Imagens mostram altas concentrações de oxigénio na atmosfera de Marte

12 Comentários

A missão espacial dos Emirados Árabes Unidos (EAU) é uma das que também está no “terreno” de Marte. Como é sabido, neste momento existem três missões a Marte. A missão da China, Estados Unidos e, pela primeira vez, Emirados Árabes Unidos. As três missões tiveram início em julho de 2020, quando a distância entre a Terra e Marte era relativamente curta.

Recentemente imagens da sonda dos EAU mostram altas concentrações de oxigénio na atmosfera de Marte.

Sonda mostra altas concentrações de oxigénio na atmosfera de Marte

Imagens mostram as variações das concentrações de oxigénio e monóxido de carbono em Marte

Al Amal (Hope em inglês), Tianwen-1 e Perseverance são as sondas em operação para a descoberta de Marte. A Amal (que significa esperança em árabe) é dos Emirados Árabes Unidos, a Tianwen-1 é a sonda chinesa e a Perseverance é a sonda dos Estados Unidos.

A missão espacial dos Emirados Árabes Unidos (EAU) publicou este sábado imagens de Marte que mostram altas concentrações de oxigénio na sua atmosfera.

Sonda mostra altas concentrações de oxigénio na atmosfera de Marte

Em comunicado, a missão afirma que…

as observações contêm características completamente inesperadas que terão consequências de grande alcance para os modelos existentes da atmosfera marciana e na compreensão do seu comportamento

Segundo o líder da missão, Hessa al Matroushi “Não tínhamos antecipado estruturas desta magnitude e complexidade”.

As imagens obtidas pela sonda espacial Hope mostram as variações das concentrações de oxigénio e monóxido de carbono na atmosfera de Marte no lado diurno e revelam a abundância de oxigénio.

A ministra do Estado e Novas Tecnologias dos EAU, Sarah al Amiri referiu que…

Estes dados vão ter um impacto nos modelos até agora conhecidos da atmosfera marciana, assim como no nosso conhecimento das mudanças em Marte

De relembrar que a sonda “Al Amal” foi concebida para fornecer uma imagem completa da dinâmica meteorológica do planeta Marte, “mas é acima de tudo um passo para um objetivo muito mais ambicioso: a criação de uma colónia humana em Marte dentro de 100 anos”.

Pela primeira vez, estão também disponíveis mais de 110 GB de dados sobre Marte. Pode descarregar aqui.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kodiakshadows
    kodiakshadows

    Alá será o Deus de Marte

    1. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      Porque será que os crentes Judeus, Cristãos e Muçulmanos se reconhecem como ‘tendo’ o mesmo Deus e até parte do mesmo ‘Livro’ e andam desde séculos com quezílias, guerras e tretas? será porque pensam que estão em Marte, (deus da Guerra), filho de Juna e Jupiter, ao quais chamamos Mitos mas será uma falta de respeito pelo que os tinham fé nesses Deuses , (ex.: Ares para os antigos gregos e Marte para os romanos), os que pensam que só a própria religião é a verdadeira não devem merecer que os “Outros” pensem o mesmo?
      Mas vivemos no planeta da deusa Terra acordem.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Marte_(mitologia)

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Marte e outros planetas são habitáveis…
    Não convém é dizê-lo… Isso, agora que vários países lá chegaram é q descobrem as mentiras….
    Assim como Pedro alvares Cabral sabia que existia terra no Brasil antes de lá chegar…
    Não convinha era divulgar antes..
    Os americanos também já sabiam do oxigénio.

    1. Avatar de Meio termo
      Meio termo

      Claro que sabiam. Porquê todo este investimento e celeuma na colonização de Marte e não da lua, muito mais próxima? Porque sabiam que Marte tinha condições que a lua não tem. Andam a enganar meninos.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Abundância de oxigénio não significa que podes ir lá e respirar normalmente como o fazes na Terra. É mais complicado do que julgas.
      Não há mentira em lado nenhum. Tu é que não procuras informação.

    3. Avatar de João
      João

      Lá porque tem oxigénio não quer dizer que seja habitável. Não sejas ignorante.

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      A nossa atmosfera (e ar que repiramos) é constituida principalmente por nitrogénio. Uma atmosfera pode ser rica em oxigenio e ser toxica

      1. Avatar de Miguel Real
        Miguel Real

        Exato, se for oxigénio atómico, (O), e não molecular, (O2) como na Terra é toxico ou seja ‘tudo’ oxida no contacto com oxigénio atómico isto para ser simplista. Alem de ser utilizável para podemos ‘transformar’ em molecular logo respirável mas também como catalisador .
        É que podemos encontrar algo tipo: Tardigrados, Thermococcus, psicrófilos, Deinococcus, radiodurans, Spinoloricus ou outros extremofilos. não conhecidos ainda e podem ser fatais para nós e vice-versa.
        https://pt.wikipedia.org/wiki/Extremófilo

  3. Avatar de Podence
    Podence

    Bravo, não vou ler nada mais ignorante que isto hoje.

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    A vida dos seres vivos como existe hoje foram muitos milhões de anos de evolução inclusivé a forma como respiramos portanto respirar noutros ambientes só com tecnologia e artificialmente.

    1. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      Gostei pois ambientes podem ser por cá: debaixo de agua, em altitude onde o ar é rarefeito e não conseguimos ter O2 suficiente para respirar bem. Povos dos Himalaias e Andes ‘parecem’ ter alguma diferença genética adaptativa que lhes permite respirar melhor em grande altitude e os andino mascam a folha de coca, (natural), para potenciar o acessos de oxigénio, (O2), ao sistema nervoso central desde á seculos eparece funcionar com toda a gente.

  5. Avatar de Otlavezalloz
    Otlavezalloz

    Já repararam que as fotografias dos planetas tem vindo a aumentar de qualidade a medida que o CGI evolui?