Bombyx: O robô do Facebook que passa fibra óptica em postes de energia

5 Comentários

já ouviu falar no Bombyx? Quando se fala em Facebook, é normal pensar-se na maior rede social do mundo digital. É verdade, no entanto, a empresa tem-se dedicado a novos e interessantes projetos, como são exemplo os óculos Ray-Ban Stories.

A mais recente novidade é o novo robô Bombyx, que tem a capacidade de passar fibra ótica em postes de energia.

Bombyx: O robô do Facebook que passa fibra óptica em postes de energia


O Bombyx (cuja palavra latina  significa “bicho de seda”) foi criado pela empresa Facebook e o objetivo é passar cabos de fibra ótica em postes de energia.

Além disso, é também objetivo da empresa poupar alguns trocos, já que com este novo equipamento o preço de operação fica mais barato que implementar nova infraestrutura/contratar recursos humanos.

De acordo com as informações, o robô usa as linhas elétricas de média tensão e vai “enrolando” a fibra ótica no cabo de energia. Todo o trabalho é realizado de forma autónoma, sendo que os técnicos apenas têm de colocar o robô nas linhas de ação.

Bombyx: O robô do Facebook que passa fibra óptica em postes de energia

O Facebook afirma que reduziu o número de fibras nos cabos. Se antes eram 96 agora são apenas 24, com protetor térmico. Desta forma a ação do robô Bombyx também é simplificada. De acordo com a empresa, uma única fibra consegue disponibilizar conectividade até mil residências.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    Enrolar a fibra nos cabos de baixa tensão? Mas estão doidos?
    Então se for preciso fazer uma emenda num cabo de BT, como é com a fibra? Fica com dois pontos de perdas por conectividade? Mais valia deixar a fibra pendurada como os cabos de BT.
    A “E-Redes” dos EUA é mais branda do que a nossa 🙂

  2. Avatar de AJ
    AJ

    ideia que não foi muito bem pensada.

    1. Avatar de nuno
      nuno

      Não concordo contigo AJ! Vamos fazer buracos na terra, ou instalar mais postes? Acho essa solução genial!

  3. Avatar de Jorge Marques
    Jorge Marques

    Em portugal será sempre o mesmo primeiro limpar cvs, postes e fachadas com linhas desativadas e onde fosse necessario urbanizar criar galerias como na expo.
    Esta vertente de juntar comunicações diretamente, em Portugal nao é funcional até porque as empresas não estão despostas a gastar dinheiro em equipamentos de elevação e cursos dirigidos a poderem intervencionar com seguranca

  4. Avatar de Luís Chaves
    Luís Chaves

    Para além que em PT as operadoras não “podem” passar cabos em postes que não sejam deles ou alugados.
    E ainda bem, há uns tempos o poste junto aqui de casa começou a arder. A EDP retomou a eletricidade em 3 horas. A MEO só para fazer uma instalação demora dias.