Apple lança iOS 15.1 beta 3: que novidades traz?

24 Comentários

O desenvolvimento dos iOS, assim como do iPad OS, tvOS, watchOS e macOS é contínua. Mas as versões finais chegaram ao público em geral, a Apple já estava a colocar as versões beta disponíveis aos programadores. Há algumas horas chegaram as beta 3. Assim, com o iOS 15.1 beta 3 a empresa de Cupertino juntou várias correções e algumas novidades.

Se tem um perfil de programador, então veja as novidades que vão aparecer no seu dispositivo Apple.


A Apple está a deixar o iOS 15 mais otimizado e equipado com melhoramentos prometidos há algum tempo. Esta nova versão do iOS 15.1 beta 3 vem acrescentar algumas boas funcionalidades.

 

iOS 15.1 beta 3 traz captura de vídeo ProRes nativa para iPhone 13 Pro e Pro Max

A versão beta 3 do iOS 15.1 recém-lançado da Apple apresenta suporte nativo para captação de vídeo ProRes na aplicação Câmara nativa. O recurso chega alguns dias depois de Filmic Pro lançar o suporte de captação ProRes na sua popular aplicação de vídeo.

O Apple ProRes está disponível apenas para iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Para ativar o ProRes, vá para Definições > Câmara > Formatos > neste menu ative a opção Apple ProRes.

Imagem iOS 15.1 beta 3 Apple ProRes

Ativar esta opção mostrará os controlos da câmara atualizados para Apple ProRes na aplicação Câmara nativa. É importante relembrar que captar imagens nesta resolução ProRes consome muito espaço de armazenamento. A Apple avisa que um minuto de HDR ProRes de 10 bits equivale a aproximadamente 1,7 GB para HD e 6 GB para 4K.

A captura ProRes é compatível com até 30fps a 4K e até 60fps a 1080p para dispositivos com 256 GB de armazenamento e superior. Se você tiver um iPhone 13 Pro com 128 GB de armazenamento, estará limitado à captura de 1080p a 30 fps.

Imagem Câmara com ProRes ativo

Assim que a opção estiver ativada, abra a app Câmara, vá à opção Vídeo e no canto superior esquerdo ative o botão ProRes, conforme mostra a imagem.

Devido aos requisitos de armazenamento, os utilizadores verão um “Tempo máximo” restante na parte superior do ecrã, que mudará com base na resolução e na taxa de frames que seja escolhida para captar o vídeo ProRes.

Atualmente, não parece que a Apple permita aos utilizadores diferenciar entre diferentes tipos de captação de vídeo ProRes. A app Filmic Pro, por outro lado, oferece suporte à alternância entre quatro sabores populares na família ProRes, como ProRes Proxy, ProRes LT, ProRes 422 e ProRes 422 HQ.

 

iOS 15.1 beta 3 adiciona novo botão ‘Auto Macro’ para desativar troca de câmara

Com esta versão beta chegou também um novo botão para desativar a foto Macro automática na aplicação Câmara. Com o iOS 15 no iPhone 13 Pro e no iPhone 13 Pro Max, a câmara do iPhone muda automaticamente para o modo macro quando o utilizador se aproxima do assunto.

Isso pode causar uma animação estranha na app Câmara no momento em que o iPhone troca as lentes e, às vezes, simplesmente., o utilizador pode não querer que o modo macro seja ativado. Como tal, a Apple prometeu que lançaria uma opção de software para desativar o modo macro automático.

Ora, como o prometido é devido, aqui está essa opção no iOS 15.1. Portanto, se for a Definições, depois escolher Câmara, irá ver agora um botão Macro automaticamente.  Quando ativado, este recurso irá “mudar automaticamente para a câmara Ultra Wide para captar fotos e vídeos macro.

Se desativar este automatismo, poderá colocar manualmente o seu iPhone 13 Pro ou iPhone 13 Pro Max no modo macro, alternando para a lente 0,5x na câmara e aproximando-se do assunto e, em seguida, tocando para focar.

 

iOS 15.1 beta 3 corrige qualidade de imagem ‘Olhe à sua volta’ do Apple Maps

Quando a Apple lançou o iOS 15, o recurso Olhe à sua volta do Apple Maps começou a renderizar mais devagar e com imagens desfocadas. Agora, a Apple corrigiu o problema nesta terceira beta do iOS 15.1.

Imagem Olhar em volta do Apple Maps no iOS 15.1 beta 3

Esta correção é interessante, pois permite ter agora uma qualidade fantásticas dos locais que visitamos virtualmente.

Portanto, esta beta 3 do iOS 15.1 veio trazer várias correções e melhoramentos de funcionalidades. Isto depois das betas anteriores já terem acrescentado algumas boas funcionalidades, como o SharePlay para FaceTime. Não se sabe o que mais ainda virá, mas espera-se que estas novidades saiam todas na versão final que… também não se sabe quando sairá a público.

 

Leia também:

AirPods recebem novo Firmware e já suportam a funcionalidade Conversation Boost

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    “Apple lança iOS 15.1 beta 3: que novidades traz?”

  2. Avatar de BitorApple
    BitorApple

    Não entendo o que a malta ve em iphones. Nem da para copiar a musica dum iphone para um pc. E preciso sincronizar com itunes e apaga tudo logo se algum amigo vosso quiser uma musica do vosso iphone não podem passa la. Sinceramente android e so copiar e colar, ou partilham por wifi ou bluetooth. Nem podem esconder um album de fotos no iphone com password, que coisa mais limitada. Nem da para ver o espaco que ocupa cada foto no iphone. A serio porque e que ainda usam isso? So pode ser por status

    1. Avatar de Jccg
      Jccg

      Não entendes? Foi o marketing a funcionar. Não tenho dúvidas que os iPhones são bons, mas daí a ser o melhor em tudo como muitos defendem está muito longe. Sempre fui utilizador de android, mudei para iPhone, mas vou retomar ao android. Talvez pixel 6 ou Samsung s22

    2. Avatar de nocode
      nocode

      Dou-te razão na falta de flexibilidade…agora, com a ascensão do streaming (Spotify, Apple Music, eSound…) quem anda ai a tentar ripar MP3 e a transferir de um lado para o outro? Para tudo isso que disseste à solução para o iPhone (mais ou menos straight forward). Agora, se tens um iPhone e um MAC é tudo seamless. A menos que tenhas um Samsung, atende lá chamadas do pc. A cena das fotos…bem…google cloud e apple cloud servem para muita coisa especialmente para as fotos não ocuparem espaço no tlm.

      Por fim não tem nada a ver com status. eu frequentemente salto entre iOS e Androids topo de gama pois todos os anos tenho direito com um acordo da empresa a trocar. Gosto de ambos. Gosto da flexibilidade do android e espetar lá uns APK’s que saco do APKMIRROR de apps que não há na playstore ou updates ainda não chegaram a Portugal. Gosto de ter acesso ao filesystem para o que me apetece. Gosto do dex da samsung etc. Na apple gosto como nunca fiz figura de urso ao querer tirar uma foto de grupo e a camera dar um force close ou um reboot do nada ou o facto de os updates sairem por região (no caso da samsung) em vez de general availability que podem demorar meses a chegar a Portugal (desbloqueados tem custcode TPH) com funcionalidades diferentes.

      Apple apesar de ter os seus altos e baixo, é mais consistente na qualidade de apps e de sistema. Android é uma plataforma que dá para tudo, mas esse generalismo faz com que muita coisa não seja tão estável.

      my 5 cents.

      1. Avatar de Uncle
        Uncle

        Olá pessoal, dá para “copiar e colar” vários anos, basta procurar 🙂

    3. Avatar de Vítor M.

      Só mesmo sem perceber nadinha é que se faz um comentário destes. Vamos lá então esclarecer.

      Primeiro, passar música é coisa do ano de 1999. Hoje com serviços streaming e com a cloud passar música? 😀 estás a brincar?

      Depois, se queres ouvir música que é tua, basta arrastar, para quê copiar e colar? Estás mesmo a zero do que é o ecossistema Apple.

      Depois, ligar o cabo ao computador? Não meu caro, estás out… Basta estar na mesma rede Wifi e nem precisas de cabo para teres o iPhone ligado ao Mac. E até nos dispositivos o iPhone permite comutar de rede Wifi para se ligar ao mesmo dispositivos.

      E mais, tu tens de parar num lado e começar do outro? Esquece, no iPhone onde parares, podes agarrar no iPad ou computador e continuar onde ficaste.

      Copiar e palavra passe na rede wifi? Tu estás mesmo desalinhado do que se pode fazer. Repara, no iOS basta um amigo ao teu lado ter o teu contacto e tu automaticamente ficas com a password preenchida… qual colar e copiar? 😀

      Tudo é experiencia de qualidade num iPhone. Por exemplo, o iOS deteta que tens ali ao lado uma HomePod ou os AirPods e podes usar, atender chamadas e até passar os auscultadores de forma automática para o iPad, para o Mac ou voltar ao iPhone e continuar a conversa.

      E usares o Apple Watch para desbloqueares o iPhone? Não, não precisas de mais nada, basta agarrares no dispositivo e está feito. Até abrir a porta de casa com o relógio 😉 HomeKit!

      Sim, podes agarrar no iPhone, dois cliques no botão power e pagares a conta num terminal de pagamento… ou então esticares o braço e já está. Até entrares no avião com o ticket no relógio ou no iPhone 😀 (se clicares 5 vezes chamas o 112 😉 )

      Aaa espera, se quiseres esconder imagens? Fácil, basta colocares numa pasta oculta que só tu sabes e até podes esconder conteúdo (texto, vídeo, fotos) nas notas com password.

      Mas há mais, tudo o que precisares, tens apps que fazem isso e até muito mais. Com o SharePlay podes, por exemplo, estar a fazer uma chamada de vídeo em grupo, partilhar um vídeo, uma música, conteúdo variado sem que o conteúdo fique “picotado” 😀 Podes partilhar o que estás a ouvir com os teus auscultadores e com o da tua irmã.

      Podes pegar num iPhone 13 Pro e fazer um filme em ProRes com uma qualidade incrível, ou fazer uma foto em ProRaw para depois editares e tirares o melhor que há na fotografia. Não podes noutro smartphone? Pois não.

      E mais, tu tens um telemóvel que em dois anos não tens mais atualizações, no iPhone tens pelo menos durante 6 anos e mesmo mais antigos a Apple ainda faz atualizações de segurança.

      Pronto. Agora não digas mais coisas sem sentido. Apanhas logo outros que também não percebem e o status é “desligados”.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        A serio k nao apostaste o meu comentario Vitor? Nota-se bem que é do tempo da PIDE, até devias pertecencer a ela

        1. Avatar de Vítor M.

          Está lá sim, mas como não acrescentaste nada, deve ser por isso que não o vês. Ora repara se não está lá :O 😀

      2. Avatar de Ru
        Ru

        E mais isto:
        “Podes pegar num iPhone 13 Pro e fazer um filme em ProRes com uma qualidade incrível, ou fazer uma foto em ProRaw para depois editares e tirares o melhor que há na fotografia. Não podes noutro smartphone? Pois não.”
        Tantos telemóveis que suportam Raw…. Isso do proraw acaba por ser um “híbrido” entre raw e jpeg. É melhor que o jpeg, é pior que o raw. Mas para quem não pesca de fotografia, já tem um pseudo-raw com muita info para brincar. Por acaso até gosto da ideia e gostava de ver implementada em android. Mas em nenhum lado proraw é melhor que raw.

    4. Avatar de Rderir
      Rderir

      Por isso é que não tens um iPhone. Tens uma visão limitada. Continua com essa visão curta. Estás bem onde estás

    5. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Passar músicas por Bluetooth é uma porcaria. Eu só passo por infravermelhos, muito mais cómodo.

      Não sei porque há pessoal a comprar androids. Não dá para passar toques por infravermelhos. É mesmo só por status.

      1. Avatar de Edgar
        Edgar

        best comment

    6. Avatar de Steve Jobs
      Steve Jobs

      Dizes isso porque nunca tiveste um iPhone, se tivesses 1 ias ver que é muito melhor do que android.

      Quem experimenta iOS já não quer android para nada, pois só o facto de as aplicações funcionarem muito melhor já não justifica ter android.

    7. Avatar de Rderir
      Rderir

      Por isso é que não tens um iPhone. Tens uma visão limitada. Continua com essa visão curta. Estás bem onde estás

  3. Avatar de Jonas
    Jonas

    Traz mais bugs?!

    1. Avatar de Steve Jobs
      Steve Jobs

      Bugs nada…mas esse projeto treble como anda?

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    O que tenho de fazer para ter estes updates?

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Instalar o beta profile. Ou melhor, esperar pela versão final!

  5. Avatar de Apenas Sempre
    Apenas Sempre

    Quantos bugs novos desta vez?

    1. Avatar de Steve Jobs
      Steve Jobs

      Bugs nada…mas esse projeto treble como anda?

  6. Avatar de Fusion
    Fusion

    Bruh não é só para programadores, a public beta também já está disponível desde ontem

  7. Avatar de Horácio Paulino
    Horácio Paulino

    Gostaria de saber qual o telefone que faz melhores chamadas, que é para isso que basicamente serve

    1. Avatar de Vítor M.

      Hoje em dia é do que menos se usa no smartphone. Hoje são computadores de bolso que, por mero acaso, dão para fazer e receber chamadas.

    2. Avatar de Steve Jobs
      Steve Jobs

      Se só usas para chamadas então ainda estás no ano 2000?
      Bem-vindo a 2021.