Recorde! Preço da eletricidade vai atingir os 288,53€/MWh

79 Comentários

Os rumores do aumento da eletricidade confirmaram-se e o preço da eletricidade aumentou no passado dia 01 de outubro. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) determinou uma subida de 1,05 euros por mês para a maioria dos consumidores em mercado regulado.

Mas o preço da eletricidade não para de subir e esta quinta-feira vai bater todos os recordes!

Recorde! Preço da eletricidade vai atingir os 288,53€/MWh


Preço da eletricidade com valores nunca vistos…

O preço da eletricidade no mercado grossista ibérico (Mibel) vai atingir esta quinta-feira um valor recorde! Segundo as informações, o preço da eletricidade vai atingir os 288,53€/MWh, segundo o operador que gere o mercado ibérico diário e intradiário (OMIE).

O preço de 288,53€/MWh será o valor médio, já que o valor máximo atingido deverá chegar aos 319,03€/MWh (entre as 20h e as 21h) um valor nunca registado. O valor mínimo de 249,08 euros por MWh deverá ser registado por volta das cinco da manhã.

Recorde! Preço da eletricidade vai atingir os 288,53€/MWh

O valor máximo tinha sido registado na passada sexta-feira, altura em que atingiu os altura os 216,01€/MWh. De relembrar que a tarifa de energia reflete o custo de aquisição de energia do Comercializador de Último Recurso (CUR) nos mercados grossistas, sendo uma das componentes que integra o preço final pago pelos consumidores no mercado regulado.

A atualização dos valores no passado dia 1 de outubro deveu-se ao aumento de preços de energia no Mercado Ibérico de Eletricidade  que obrigou a atualização  do preço da tarifa de Energia do mercado regulado, em 5 euros por MWh. Vamos ver o que acontece com esta nova subida.

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Pedro Miguel
    Jorge Pedro Miguel

    As novas torres, que agora aparecem nas planicies alentejanas, instaladas durante a pandemia, querem dizer alguma coisa não?

    1. Avatar de Miguel Patrão
      Miguel Patrão

      Pois e!

    2. Avatar de Joao Magalhães
      Joao Magalhães

      É tudo de borla, o pessoal pensa que se vão ter energia renovável de borla, que ninguém vai pagar o investimento.

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        O investimento deveria ser com o que os clientes já pagaram, e não com o que irão pagar.

  2. Avatar de Andre Silva
    Andre Silva

    E claro…. A UE a recomendar mexer nos impostos da eletricidade e Portugal como é submisso já disse que não o vai fazer e está fora de questão mexer no IVA da eletricidade.

  3. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Vá cabeças de vento, é verde é elétrico é carneiro, é a conta se faz favor. Uii tão caro? Que nada, é a descarbonizacao, é o ambiente e as gretas desta vida.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      As formas mais baratas de produzir eletricidade HOJE, são as renováveis.

      Achar que isto é culpa das renováveis é simplesmente burrice.

      Basta ver os preços do carvão e principalmente do gás natural para ver onde está o problema.

      1. Avatar de Joao Magalhães
        Joao Magalhães

        Acho que não oh inteligente, produzir talvez seja mais barato mas o investimento necessário para se produzir isso alguém vai ter pagar. Querem renováveis ? Vão ter mas alguém vai pagar os investimentos. Painéis, ventoinhas, etc para sustentar o consumo mundial quanto é que vai custar ? Burrice é pensar que a energia renovável vai cair do céu sem ter que se investir Biliões de €

        1. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          O investimento é amortizado ao longo dos anos, quando o pessoal refere que as renováveis são a fonte de energia mais barata é já tendo em conta a amortização do investimento inicial, ou achas que centrais termoelétricas não envolvem um grande investimento inicial?

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            exactamente, não é por nada que estão a fechar as nucleares a torto e a direito na europa apesar de serem baixas emissoras de CO2… fica mais barato fazer o investimento inicial + operacional em solar e eólicas do que as manter as nucleares abertas.

            E quem diz essas diz as de carvão nos EUA, só estão a sobreviver devido ao estado que está lá a meter dinheiro todos os anos…

          2. Avatar de Alexandre
            Alexandre

            As centrais nucleares que agora estão a ser fechadas vão estar mais de 50 anos a queimar o uranio num processo lento de encerramento para depois haver a mesma quantidade de resíduos tóxicos para tratar. a Energia Nuclear é quase neutra em termos de CO2. não era melhor usar as centrais até ao fim. se virmos o exemplo da Alemanha que fechou as Centrais nucleares para agora usar centrais a carvão de baixo índice calórico que produz mais CO2 que a nossa central de Sines. (sim a nossa era a mais eficiente, que agora vai ser fechada para dar origem a um projeto de Hidrogénio que vem do Gás natural.) é tudo politica e dinheiro , na pratica ninguém quer saber do ambiente.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Renovaveis tem investimento grande e custos de manutenção muito elevado, ao irmos todos para renovaveis o preço só tenderá a subir, talvez só daqui por 20 anos possa vir a estabilizar.
            As centrais nucleares só estão a ser fechadas devido ao acordo de paris e mesmo assim os nordicos não tencionam fechar nada.
            A produção mais barata de energia que podemos ter é com carvão e gás, a mais cara é com solar e eolica.

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          procura lá no google “Levelized cost of energy” ou LCOE.

          “The levelized cost of energy (LCOE), or levelized cost of electricity, is a measure of the average net present cost of electricity generation for a generating plant over its lifetime.”

      2. Avatar de João
        João

        Mais um que as renováveis aparecem do nada sem investimento. Além disso a única renovável que é garantida ou pelo menos previsível é a água, porque pode ser armazenada.
        Andamos subsidiar eólicas para transportar água para montante é cumprir metas fictícias.
        Há barragens que produzem energia há mais de 40 anos e hoje ainda são mais eficientes. Daqui a 40 anos algumas centrais fotovoltaicas já terão sido recicladas duas vezes.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Basta ir ao google e procurar o que é “Levelized cost of energy”.
          Isto inclui o investimento de instalação, de operação e de desmantelamento, e ver qual é o mais barato.

          https://www.ise.fraunhofer.de/en/press-media/press-releases/2021/levelized-cost-of-electricity-renewables-clearly-superior-to-conventional-power-plants-due-to-rising-co2-prices.html

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Falta aí o nuclear, é sempre o mais barato, embora não produza a energia mais barata, custo de energia é sempre carvão.

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Tem noção de que estes aumentos estão relacionados com a quebra e (obvia) dependência energética do gás, não? Se não tem devia ter antes de espalhar desinformação.

  4. Avatar de Pedro L
    Pedro L

    Umas duvidas – Falam num valor minino às 05 da manhã. Isso é um preço garantido ao produtor ? Éolicas a trabalhar em madrugadas ventosas a energia é vendida a esse preço a alguém ? Ou é comprada a esse preço e depois descarregada em terra ?

    1. Avatar de Andre Silva
      Andre Silva

      O preço é determinado por quem fechar o consumo da hora. Para ser este preço, são as termoelétricas. Se fosse eólicas a fechar o consumo, o preço seria mais baixo.
      Este preço é pago a todos os intervenientes, seja eólica, hídrica, etc.

  5. Avatar de RM
    RM

    Acho muito bem, depois no final do ano o estado dá um beneficiozinho fiscal.. e dividem os lucros pelos boys..

    Viva ao PS/PSD/CDS/CDU e Bloco.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Isto é um problema transversal para toda a Europa, não é um problema exclusivo nosso. Por exemplo no UK:
      https://www.theguardian.com/money/2021/sep/21/uk-households-face-second-record-energy-bill-rise

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        O problema é que as pessoas dão demasiada atenção ao que não podemos controlar nem que nos calha a nós. Não vais pagar a luz do resto da europa. Vais pagar a mais cara da europa que é a que se usa por cá. Esse é que é o problema. O “toda a europa” que se ****. O que interessa é que o estado, para nós pagarmos 2€ eles recolhem 4€. A electricidade pode subir. Existe investimento, existe maior consumo, existe mais isto e mais aquilo. Mas os papões só se interessam é em impostos e taxas sobre esses impostos.

    2. Avatar de J.C.Lopes
      J.C.Lopes

      “Viva ao PS/PSD/CDS/CDU e Bloco”.
      Resta o quê?

      1. Avatar de Celso
        Celso

        Aqueles que nunca governaram, logo, não tem ligação direta com os disparates das finanças públicas.

        1. Avatar de André Silva
          André Silva

          Que eu saiba a a cotação do gás natural não é definida por tabela…
          Ah já sei o partido daquele “pastorinho” vai colocar eletricidade á borla, combustivel á borla, tudo á borla…

          1. Avatar de Celso
            Celso

            Não, mas se eliminassem taxas e taxinhas que não se sabe bem para que servem a não ser servir clientelas, o preço seria muito mais reduzido e o impacto no aumento dos preços quase nem se notavam. Mas se achas que os sucessivos governos que nos têm governado estão a desempenhar bem o seu papel, então força.

            Se votam sempre nos mesmos, não esperem resultados diferentes.

      2. Avatar de Pjs
        Pjs

        ….a Espanha tomar conta deste rectângulo abandonado.

      3. Avatar de FAR
        FAR

        O… A… pessoa de extrema direita que tem conseguido seguidores labregos e pseudo-fascistas à lá Trump.

    3. Avatar de PR
      PR

      Errado!
      Quem votou a favor do aumento do IVA da eletricidade de 6% para 23% foi o Governo PSD/CDS.
      Energia elétrica deixou de ser um bem de primeira necessidade para passar a ser bem de luxo.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Quem votou a favor foram esses e este governo que lá está já há uns bons anos não pode reverter isso, pois não? Vê-se cada um…

        1. Avatar de PR
          PR

          Pode e deve. Podemos acrescentar PS. 😉

    4. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Portanto, as promessas do IL de IVA a 35% como taxa única, em que cada pão custaria 7 euros, uma bica 3 euros e um litro de gasóleo 9 euros, é que são os melhores para liderar Portugal… grande inteligência anda aí… Vê lá não fiques preso na porta quando saíres de casa.

      1. Avatar de Celso
        Celso

        Gostava de ver essa proposta da IL…

      2. Avatar de Celso
        Celso

        A única proposta que encontrei foi uma taxa única de 15%:

        https://iniciativaliberal.pt/descomplicarportugal/

      3. Avatar de Luis
        Luis

        Onde é que viste essa taxa oh ovelha?

  6. Avatar de André
    André

    Aqui na Suiça o preço médio do MWh custa 212,00chf, ou seja, 196.95€.
    Inacreditável… e tenho vários salários portugueses por mes. O que importa é salvar o mundo ou o bolso de algém.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      A Suiça é muito boa mas é para lavar o dinheiro sujo dos criminosos do mundo inteiro. Depois têm um nível de vida elevado e acham-se superiores, quando deveriam era ter vergonha por ajudarem os maiores criminosos do mundo a esconderem o dinheiro. Enfim…

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Homem… não se cure não.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Isso já não é assim, há muito que a suiça divulga actividades suspeitas a policias internacionais. Por isso anda tudo noutros paraisos fiscais como Panama, Belize, Dubai, etc.
        Suiça maior problema foi ter enriquecido com depositos de saques dos judeus mortos, 90% da sua riqueza foi à custa do conluio com os alemães para serem o banco deles.

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      A razão para isso é o câmbio fixo em que o o banco central suiço já despejou mais de 80000 milhões de euros para o manter nos 1,20…

  7. Avatar de Miguel Patrão
    Miguel Patrão

    A eletricidade cada vez mais cara, os carros eletricos vao ser uma armadilha. A malta pensa que poupa e depois vai acabar por pagar o mesmo e ainda trocar de baterias viciadas. O meu diesel vai durar uns 30 anos

    1. Avatar de David Cordeiro
      David Cordeiro

      A vantagem do elétrico é que podes carregar com paneis solares, como é o meu caso.
      Coleta a energia de dia, armazena e depois é só usar á noite!
      Não estamos dependentes dos preços externos.

      1. Avatar de Pe@ce
        Pe@ce

        Mas não é a custo 0 pois não? Com certeza fizeste as contas estimares em quantos anos tens o investimento pago, de preferência antes to final da vida útil das baterias.
        Ou és daqueles que faz 300Km para ir cortar o cabelo a 5€ pq ao pé de casa custa 10?

        1. Avatar de David Cordeiro
          David Cordeiro

          Já ando nisto há uns bons anitos…. Ainda sei fazer contas!

  8. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    mais cara porquê?

    o nuclear é energia infinita. o que falta para investirmos mais no nuclear e parar com esta estupidez?

    1. Avatar de Mitra
      Mitra

      Só faltava isto 😀
      Nuclear como solução?

      A ciência, história, informação para algumas pessoas passa mesmo ao lado.

      1. Avatar de Jc
        Jc

        Man, tens ai a tua resposta… Fecharam o nuclear, agora paga

    2. Avatar de boa memoria
      boa memoria

      E os resíduos?

      1. Avatar de André Silva
        André Silva

        E os resíduos dos carros elétricos? E os resíduos das centrais a carvão?
        E as eólicas em fim de vida que não são recicláveis?

        1. Avatar de Jc
          Jc

          Sim, são todos maus… Mas o nuclear baixa o valor

      2. Avatar de Carlos Santos
        Carlos Santos

        lê o link acima

      3. Avatar de iDroid
        iDroid

        Estão planeadas centrais nucleares que utilizam resíduos gerados por outras centrais nucleares:
        https://www.neimagazine.com/features/featureusing-waste-to-fuel-future-reactors-8786936/

        https://whatisnuclear.com/recycling.html

        1. Avatar de Jc
          Jc

          Uiiiii… Assim que os ecologistas/terroristas souberem disso…

    3. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      E acontece um incidente, 70km2 ficam inutilizados, 300000 milhões de euros para evitar que aquele espaço fique perdido durante 600 anos, nada de errado.
      E não é infinita. Com uma carga de 3400T dava para abastecer a Europa toda, só que terias de enterrar 3400T de detritos e 700000000000000000000000000000000 m3 de água ao lixo, todos os anos.

      1. Avatar de Apenas Sempre
        Apenas Sempre

        tens que rever a tua matemática. a energia nuclear não é uma série da netflix

      2. Avatar de iDroid
        iDroid

        Quantos metros cúbicos de água?
        O número que enunciaste equivale a 7.0 × 10^23 quilómetros cúbicos de água
        A totalidade de água existente no planeta é de 1.38800455 × 10^9 quilómetros cúbicos

        Pessoal, toca ir a Marte buscar a água que nos falta (E talvez mais alguns centenas de planetas)!

      3. Avatar de Jc
        Jc

        Pronto ganhaste… As centrais nucleares estão a fechar… É isso que queres é isso que tens…. Mas vais pagar isso com língua de palmo

      4. Avatar de Jc
        Jc

        Sim claro claro… Mas enquanto o acidente não acontece… Morre meio mundo de fome por causa dos excêntricos com palas, que comem tudo que lhes põem a frente

    4. Avatar de Jc
      Jc

      Mas a canalhas ecologista afirma que não é seguro…. Agora não morem a brilhar mas morem de fome

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    querem mudança radical nas energias, aí está o resultado, caímos sempre na tentação de falar do imposto nacional, mas este problema é europeu. Mas fica bonito ler as noticias ” elétricos passam vendas de carros a combustão”, sem pensar na falta de estrutura que temos para tais mudanças de momento

  10. Avatar de Joao Cordeiro
    Joao Cordeiro

    E em Giga watt hora?

  11. Avatar de JF
    JF

    É uma consequência das más políticas que têm vindo a ser praticadas pelo Governo liberal do Primeiro-Ministro António Costa.

    Liberalismo = desemprego, miséria, fome, sub-desenvolvimento, ausência de liberdade, censura, fim das liberdades civis, pseudo-ciência, máscaras, prisão domiciliária dos cidadãos (confinamento), descriminação de pessoas com base no sexo e práticas sexuais, crises económicas, corrupção, impunidade, insegurança, aumento da criminalidade, caos, cultura do cancelamento, perseguição das identidades, costumes, e tradições dos povos e países.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O que descreveste foi o socialismo | comunismo. Queres dizer que Cuba, Venezuela, China Coreia do Norte são liberais HHHAHAHAHAHAHAHAHHA.

      1. Avatar de Celso
        Celso

        +1

        Ahahahahahahah. Há mesmo pessoas sem noção do que é o socialismo e depois dizem que são políticas liberais.

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Então a Holanda, Irlanda, Bélgica, Alemanha que tem governos de direita é que estão bem? Eles pagam o mesmo que nós… no caso da Alemanha já há polémica pois o Gás Natural vai subir 180% para os consumidores já em Novembro e ainda há dúvidas se não irá sofrer novo aumento antes do final do ano… porque um gasoduto russo não está terminado e a Rússia quer que a Polónia, Alemanha, França e Suiça paguem o valor que a Ucrânia pede por ter o gasoduto no seu território.

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Ahahah és ridículo

      1. Avatar de André Silva
        André Silva

        Caro Luis, quando não se tem argumentos, acaba-se a dizer isso.
        Mas pronto, os hoje se queixam do socialismo, são os que amanhã vão andar a chorar porque não têm dinheiro para pagar a consulta do médico imposta pelo Liberalismo.

  12. Avatar de boa memoria
    boa memoria

    Isto são os srs do gás, petróleo e carvão a dizer: Renováveis? Quem manda aqui (ainda) somo nós, ponto final.

  13. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    A razão para estas subidas está no gás natural… A Rússia está disposta a cortar o fornecido a 280 milhões de europeus, se não lhes pagarem os valores que a Ucrânia está a pedir pela utilização de um gasoduto que processa quase 65% de todo o gás natural que chega à Europa.
    Há pouco mais de 3 dias a Argélia (a origem do outro gasoduto e que nos abastece) proibiu todos os voos e barcos franceses e espanhóis de operarem nas 20 milhas em redor do país, ao mesmo tempo que ameaçou para o fornecimento de gás durante 2 semanas.
    Com as regras do tratado de Paris, sobre as taxas de carbono, a Europa e os EUA não podem comprar taxas aos países africanos e asiáticos. Algo habitual que era comprar essas taxas em troca de ajuda humanitária ou reconhecimento de uns governos (foi um dos maiores erros da “cimeira climática, com países africanos a ter 60000% do que produziam anualmente, criando um mercado muito lucrativo). Entretanto, a China é quem tem estado a comprar essas taxas, ao mesmo tempo que comprou 3700000 cargas marítimas de gás natural. Ora isso são 2 meses de fornecimento mundial. Se vai tudo para a China, não há produção para os outros… o que leva a um aumento do preço do crude, pois é a outra opção.
    É por isto que os preços estão a disparar… ao mesmo tempo o sul de Itália está a ser atingido por mais tempestades do que é habitual. O vulcão de La Palma também está a dar problemas para as rotas de transporte marítimo.
    Estas são as principais razões para estas subidas. Está a chegar o Inverno e é normal os preços subirem bastante, este ano há mais problemas a impulsionar o preço… as renováveis estão na 2 linha.

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      @Manuel Costa, de facto veio a publico que a China indicou que queria comprar gás natural fosse ao preço que fosse. Sabe dizer onde posso encontrar mais informação sobre o que nos indica no seu comentario?
      Obrigado!

  14. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Há que ir buscá-lo a algum lado para pagar a tantos mexias por esse mundo fora.

  15. Avatar de Oscar
    Oscar

    São boas notícias para minerar bitcoins

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Boas para quiser finalmente comprar GPUs ao PVP recomendado ao público, dizes tu.

  16. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    A minha eletricidade é de puxada. Vou continuar a pagar o mesmo, zero.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se continuares a viver no bairro sim.

    2. Avatar de Jc
      Jc

      PUCHADA??? Quem é esse operador?