Já deixou de comprar algum equipamento devido à escassez de componentes?

21 Comentários

A escassez de componentes é atualmente um dos grandes problemas mais abordados no mundo tecnológico. A pandemia foi a principal causadora desta situação que tem provocado grandes constrangimentos no setor, uma vez que afeta diversos mercados ao condicionar o envio dos equipamentos para as lojas.

Desta forma, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se já deixou ou se viu impossibilitado de comprar algum equipamento tecnológico devido à escassez de componentes. Participe!
chips

Já deixou de comprar algum equipamento devido à escassez de componentes?

Até antes do início da pandemia da COVID-19, a indústria de componentes funcionava dentro de um determinado padrão de normalidade. No entanto assim que o novo coronavírus se tornou num assunto mais sério, as fábricas e empresas no geral tiveram que tomar decisões duras em nome de um bem maior.

Desta forma, muitas fábricas fecharam portas e, consequentemente, deixaram de produzir os seus produtos. Por sua vez, outras acabaram por reduzir drasticamente a quantidade de trabalhadores em funções de forma a diminuir a probabilidade de contágios.

chips

Assim, estas medidas contribuíram fortemente para uma quebra acentuada na produção enquanto que, ao mesmo tempo, aumentava exponencialmente a procura também devido à pandemia. Ou seja, as pessoas confinadas em casa, com teletrabalho, telescola e muito tempo livre procuraram massivamente equipamentos tecnológicos, especialmente computadores, smartphones, impressoras, consolas, entre outros. Em suma, aumentou a procura e diminuiu a oferta, o que resultou na escassez de chips.

O problema está a afetar diversos mercados, atingindo já 90% da produção de smartphones e algumas fabricantes de automóveis já encerraram mesmo a sua produção.

Desta forma, queremos então que nos diga se já deixou de comprar algum equipamento devido à escassez de componentes.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Já deixou de comprar algum equipamento devido à escassez de componentes?

  • Não. (53%)
  • Sim. (47%)

Total Votos: 1.154

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lopes
    lopes

    Deixar de comprar não, mas ter de aguardar até haver preços mais convidativos dado á situação sim.

    1. Avatar de Indignado
      Indignado

      Estava a pensar exatamente no mesmo !!!

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Sim, essa é a resposta certa para muitos.

    3. Avatar de Koso
      Koso

      ps5, custou (tempo) mas foi!

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Aqui deste lado só mesmo devido à escassez de carcanhol eheh

  3. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Placa gráfica…

  4. Avatar de kyllaz
    kyllaz

    A pioneer tem equipamentos esgotados à mais de um ano. Algumas lojas, por exemplo no modelo ddj1000, inflacionaram o preço em mais de 200€ mesmo não tendo stock para vender, é simplesmente vergonhoso.

  5. Avatar de Imf
    Imf

    Ps5, nao existem… e ja foi lançada a quase 1 ano

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Porque queres, elas andam aí a conta gotas mas andam

      1. Avatar de Imf
        Imf

        Elas andam ai…. e novidades???
        Eu a pensar que esta a fazer quase um ano do seu lançamento e ainda nao tinha saido a primeira lol

        Eu nao vou andar a correr a tras de um produto, não vou para a fila quando sai o novo iPhone, nao vou a correr ao supermercado porque o papel higiénico esta a acabar…
        Isso são as ovelhas, e os carneiros, que pagam depois o preço inflacionado, pelos revendedores, etc.

        O meu tempo também o valorizo, é um brinquedo, qualquer coisa espero ate a versão “pro”, nao me estou para chatear o meu tempo vale mais que isso

    1. Avatar de LG
      LG

      +1… ta complicado!

      1. Avatar de Imf
        Imf

        Agora virou tudo ciclistas de alta competição, uma bicicleta barata ja não serve

  6. Avatar de Str
    Str

    Penso que esta pergunta é de difícil resposta uma vez que um retalhista diz apenas que o artigo está esgotado nada mais. Esta pergunta faz me lembrar outra que aqui foi feita se os leitores confiavam mais na condução autónoma ou na dos humanos, quantos dos que responderam já experimentaram um carro autónomo para terem uma base de comparação?

  7. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Placa gráfica 3070-80.
    SSD Western Digital WD Blue SN550 (trocaram alguns componentes e agora a performance está a 50%).

  8. Avatar de Helder Gomes
    Helder Gomes

    Já…devido à escassez de componentes na minha carteira…

  9. Avatar de Softman
    Softman

    Estou a verificar que estão a deixar de aplicar processadores Mediatek pelo Unisoc novos tablets e smartphones novos. Deverá ser pelo facto da Mediatek ter as unidades mais caras

  10. Avatar de Jose Manuel
    Jose Manuel

    Em dezembro de 2020 encomendei um SONY AMPLIFICADOR STR-DH790 e continua sem stock.

  11. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Se os preços estivessem mais “normais”, já tinha trocado de placa gráfica.

  12. Avatar de Sapo
    Sapo

    Multímetro.
    Ando em busca de um fluke 87v faz meses mas os poucos que encontro estão a preços absolutamente absurdos, coisa de 100…200e mais caros que 2 anos atrás. Se tem relação com a escassez de semicondutores eu não sei.

  13. Avatar de Sergio
    Sergio

    Deixei de comprar um carro de determinada marca por causa da escassez