Há mais um browser que todos usam e que a Google finalmente abandonou

16 Comentários

Surgiram ao longo dos anos muitos browsers, em especial do lado da Microsoft e da Google, com a linha Internet Explorer a ser a mais conhecida. Esta proposta da Microsoft evoluiu, ainda que sem ser da forma como muitos pretendiam. Contudo, ao fim de muitos anos, a Google resolveu tomar uma posição relevante em relação ao IE.

Apesar de não o ter anunciado de forma oficial, a última versão do Internet Explorer perdeu o suporte de qualidade às pesquisas Google.

Google Internet Explorer browser Microsoft pesquisa

Ao longo dos últimos anos o Internet Explorer tem sido o browser que muitos usam, apesar de o fazerem sem teres essa noção. Grande parte dos utilizadores Windows quando recebem um PC novo, ou formatado, têm somente essa opção padrão.

Com o Edge já lançado, por 2 vezes, o Internet Explorer acabou por perder quota e tornou-se um browser “abandonado”.

Assim, não é de todo interessante para os utilizadores continuarem a usar este navegador quando partiu da própria Microsoft a iniciativa de o abandonar.





anterior próxima

De forma muito discreta, a Google resolveu então tomar uma decisão que acaba por colocar o Internet Explorer 11 ainda mais fora do circuito. O acesso ao Google com este browser passou a não ser suportado e as pesquisas funcionam, mas de forma limitada.

 

Google diz que é caro manter o suporte ao IE

Todas as funcionalidades que nos habituámos a ver no Google deixam de estar disponíveis, mas há várias áreas de pesquisa que são oferecidas.

Os resultados estão presentes, no entanto, de forma muito reduzida e limitada para os utilizadores.

Para tomar esta decisão, a Google avaliou os custos de manter o suporte para uma versão do browser da Microsoft que cada vez menos é usada. Ao mesmo tempo, este não tem presente muitas das tecnologias que a gigante das pesquisas exige para dar o melhor aos utilizadores.

Ativo desde 2013, o Internet Explorer 11 é um browser que está já descontinuado. A Microsoft tem novas propostas e o próprio mercado evoluiu para conseguir crescer e abandonar os browsers mais antigos e menos capazes.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Qual é a alternativa para ter um browser que corra o Java de algumas páginas das finanças? Já só o IE é que corria.

    1. Avatar de Pedro Faim
      Pedro Faim

      Pode utilizar a versão antiga do Firefox seguinte:

      Firefox Setup 52.9.0esr
      Download: http://archive.mozilla.org/pub/firefox/releases/52.9.0esr/win32/pt-PT/

      Após a instalação do firefox, convém definir para o não actualizar automaticamente.

      Em relação ao portal das finanças, creio que já não usa Java…

      1. Avatar de Operario
        Operario

        Esta versão também funciona no Lisboa Viva para fazer o carregamento dos passes?

    2. Avatar de SPCM
      SPCM

      O site das finanças já corre sem java , o edge tem uma extensão que emula o interne explorer

    3. Avatar de ohg
      ohg

      Já não usa no caso do IRS e IRC. Em que funções é que pede Java?

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    Algumas funcionalidades nas finanças ainda usa Java. Uma delas é a submissão do Saft, referente a facturação emitida.

    1. Avatar de João
      João

      Exacto, é essa página em particular a que me estava a referir.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Basta desligar o fallback no Edge e forçar abrir o E-fatura no IE e funciona.

    1. Avatar de josé gracindo
      josé gracindo

      acho que não por causa do java

  4. Avatar de Ivan Ribeiro
    Ivan Ribeiro

    Com o windows 11 finalmente acaba o internet explorer. As finanças que se atualizem…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Esse pessoal vive no passado. Envios do SAF-T ainda a usar Java.

  5. Avatar de António
    António

    Não deixa saudades….que descanse em paz!

  6. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    O IE sempre foi um lixo.

  7. Avatar de Sr. Roubado
    Sr. Roubado

    Toda a gente usou o IE…. para fazer download do Google.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ora nem mais. Além de ser o browser que faz o download de outros, é o browser predefinido em muitos serviços e é o único browser na maioria dos computadores das pessoas que não dominam a tecnologia, logo, é um browser muito usado, dos mais usados inclusive na história da internet.

      1. Avatar de Pedro Pinto 3
        Pedro Pinto 3

        Que maldição!