LinuxDeluxe – Descubra locais onde existe Linux em Portugal

106 Comentários

Depois de aqui termos deixado a compilação dos 50 locais onde existe Linux, e posteriormente alguns locais onde o SO existe no Brasil, decidimos fazer também uma pesquisa acerca dos locais onde o sistema operativo OpenSource actua no nosso país.

Iremos apresentar 10 locais portugueses que preferiram o Sistema Linux desenvolver o seu trabalho, e no final se viram satisfeitos com os resultados obtidos.

imagem_linux_em_portugal

A pesquisa foi longa, mas os locais foram aparecendo. Mas a verdade é que Linux é cada vez mais uma aposta nas empresas de todo o Mundo. Em Portugal, segundo um estudo de 1999 levado a cabo pela IDC, somente 5% dos servidores corriam Linux. Mas passamos 7 anos, em 2006, essa percentagem aumentou para 26%, e a ICD indicou que “Linux tem vindo a ganhar quota de mercado”.

Vamos então conhecer algumas das empresas que, em Portugal, utilizam Linux.

 

1. PORTUGAL TELECOM

PT

A nossa grande empresa de telecomunicações e multimédia, Portugal Telecom, ou simplesmente PT, é uma das que adoptou pelo sistema operativo OpenSource Linux. A empresa utiliza como distro Linux o Red Hat de forma a ter uma  infra-estrutura com normas abertas e para “beneficiar das inovações em tecnologia OpenSource e alavancar a certificação global da plataforma e suporte em todo o ecossistema robusto de hardware certificado e de plataformas de software”.  Conforme indica o gestor de TI da Portugal Telecom, a utilização do Red Hat na PT possibilitou que toda a complexa e exigente infra-estrutura tecnológica da empresa conseguisse oferecer uma mais ampla qualidade de serviços que os seus clientes necessitam.[via]

2. SUMOL + COMPAL

sumol_compal

Depois que a Sumol e a Compal decidiram fundir as suas empresas, surtiu a necessidade de implementação de uma infraestrutura de IT uniforme que decorresse através de um processo com o mínimo de operações. A opção da Sumol+Compal foi a instalação da distribuição Suse Linux Enterprise Server, para que suportasse as suas principais aplicações corporativas e assim beneficiar de custos mais baixos em consonância com uma elevada disponibilidade, flexibilidade e segurança. Segunto Luís Gravato da Sumol+Compal, “…O SUSE Linux Enterprise Server foi uma das nossas primeiras opções […] Quando descobrimos que a flexibilidade do SO da Novell nos permitia utilizá-lo em quase todos os tipos de hardware, a sua escolha tornou-se na opção mais lógica. […]” A migração para a distro teve a duração de apenas 3 meses, sem perturbações.

Com o SUSE Linux Enterprise Server, a SUMOL+COMPAL dispõe de total liberdade de escolha quanto à futura plataforma de hardware para o seu software SAP; além disso, poderá recorrer à comunidade activa de utilizadores de código aberto e aos recursos técnicos da Novell para obter a melhor assistência. [via]

3. FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO – FEUP

func-geral

A FEUP não se fica apenas pels utilização do Linux como também foi autora de uma distribuição do SO OpenSource. O software designa-se por Ubuntu Edição FEUP e teve origem depois do projecto “Linux para PCs: que distribuição usar na FEUP?”. Assim foi criado o Ubuntu Edição FEUP, que tem como objectivo ser instalado nos cerca de 1000 computadores das salas de informática e anfiteatros da FEUP que sejam geridas pelo Centro de Informática, e nos computadores dos utilizadores como docentes e funcionários.  A criação conta já com três distribuições, o FEUP Salas, o FEUPLive, e o FEUPVirtual, disponíveis para download aqui. [via]

 

4. PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS – PCP

komunix

O PCP, Partido Comunista Português, é outra entidade portuguesa que usa, promove e apoia o software OpenSource. No conhecido evento da Festa do Avante, o Partido reserva um espaço para as Tecnologias da Informação e Comunicação, onde dá a conhecer a distribuição Linux que apoia, o Komunix.

O Komunix 1.0 começou por ser baseado em Knoppix, sendo apenas necessário CD para disfrutar do SO. A distro tem sido actualizada quase anualmente e a mais recente é o Komunix 5.0, já baseado em Ubuntu. As distribuições contêm várias aplicações, desde processadores de texto, clientes de e-mail, browsers, e gravadores de CD. Na Festa do Avante são disponibilizados CDs com as distribuições gratuitamente. Em 2007, o PCP havia também proposto o aumento da utilização do OpenSource na Assembleia da República. [via]

5. ZON

lusomundo

A ZON é uma das grandes empresas portuguesas a aderir ao software OpenSource. Os cinemas Lusomundo são um dos locais onde a empresa migrou os seus computadores para Linux. Os computadores tácteis utilizados pelos funcionários dos Cinemas, estão equipados com Linux Caixa Mágica, projecto desenvolvido também em parceria com a IBS e de forma a obter uma melhor performance com custos e efeitos de mudança reduzidos. [via].

6. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Linius

Uma das fortes entidades a utilizar Linux é o Ministério da Justiça, que adoptou o SO OpenSource na Direcção-Geral da Administração Extrajudicial (DGAE), no Gabinete de Política Legislativa e Planeamento (GPLP), no Gabinete do Secretario de Estado da Justiça e ainda no Gabinete do Secratério de Estado Adjunto da Justiça. A distribuição escolhida para dar resposta a estes serviços foi o Linius, projecto português desenvolvido em parceria com o ISCTE e baseado na Caixa Mágica. O projecto tem como objectivo reduzir os custos em tecnologias de informação. Em 2005 o projecto foi desenvolvido e já em 2006, mais de 26 computadores, 72% do total, funcionavam com Linius na DGAE, ao passo que a GPLP contava com 60% do total, ou seja, mais de 74 computadores migrados. [via]

7. INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA

INE

O Instituto Nacional de Estatística, INE, é mais uma forte entidade portuguesa a apostar na utilização do software livre. O projecto para a migração teve início em 2005, e o INE começou por efectuar a instalação de Linux nos mais variados serviços. O Sistema Operativo Windows foi substituido por alternativas OpenSource, como o Samba para gestão de partilha de ficheiros e impressoras, o OpenDAR para gestão de utilizadores, Oracle para a base de dados, proxy para controlo de acessos web, sistema de anti-virus e anti-spam na gateway de email, Firewall, servidor VPN com autenticação de utilizadores e controle de acessos, servidores Linux com 3 a 6 Tb em discos SATA, servidor Jabber com SSL e gateways de acesso ao MSN, ICQ e Yahoo, utilização do OneOrZero para helpdesk centralizado e ainda a preferência por software livre como Firefox, DIA, FileZilla, 7zip, WinSCP, PDFCreator, Gimp, entre outros.

Estas alterações permitiram que o INE obtivesse uma dimunuição de custos de licenciamento, contratos e manutenção, flexibilidade, disponibilidade, produtividade e robustez, aumento da capacidade e performance do sistema, diminuição dos requisitos de largura da banda, dimunuição de incidentes de segurança e interoperabilidade, isto é, facilidade e capacidade dos sistemas comunicarem entre si. [via]

 

8. GRUPO PNEUMOBIL

pneumobil

A Pneumobil é uma empresa portuguesa de pneus, formada por quatro oficinas situadas em Lisboa e no Porto e um escritório central em Lisboa. Especializada em pneus e serviços de mecânica rápida, a Pneumobil pretende ser uma referência, na área, em Portugal. Talvez por isso também esta organização tenha preferido Linux para os seus sistemas informáticos. A migração para o SO OpenSource iniciou-se nos postos de trabalho das oficinas, onde os sistemas anteriores falhavam constantemente. A Pneumobil passou a utilizar SO Linux com OpenOffice, Firefox, Kmail e uma configuração ADSL bridge mode. A empresa procedeu também à centralização dos serviços de email, Internet e migração de postos de trabalho da administração e implementação de gateway e fax. A aposta em Linux trouxe à empresa inúmeras vantagens, tais como uma maior estabilidade e segurança, um menor número de falhas e mais rapidez na resolução dos problemas. [via]

9. BBVA BANCOMER

BBVA

O BBVA Bancomer, ou Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, é a maior instituição financeira do México. Tem mais de 7500 sucursais espalhadas por 37 países, e cerca de 35 milhões de clientes. O BBVA encontra-se também em Portugal, e é mais uma das grandes entidades a utilizar o Sistema Operativo Linux. O Banco apostou na competetividade do MindTheBox, e implementou-o em 6700 utilizadores concorrentes através de um cluster com 100 servidores Linux com alta disponibilidade e redundância. Esta opção permitiu que a organização obtivesse uma maior flexibilidade em relação aos sistemas operativos, criasse ambientes controlados para diversos géneros de utilizadores, conseguisse reduzir custos, e ainda obtivesse uma maior segurança e eficiência na gestão de hardware. Através da implementação do Linux Terminal Server, pela dri, o banco passou a centralizar todas as aplicações dos computadores clientes, e as operações foram geridas, suportadas e executadas pelo servidor. [via]

10. EXÉRCITO PORTUGUÊS

exercito

O nosso Exército adoptou Linux para colmatar a necessidade existente do controlo de acesso à Internet, distribuída com gestão e monitorização centralizada. Assim, a solução encontrada para este caso foi a implementação da Appliance CAMES, um sistema desenvolvido com base em Linux, levada a cabo mais uma vez pela Caixa Mágica. O sistema foi aplicado em todos os locais onde o exército executa funções, num total de 159 Appliance CAMES, e tem como finalidade controlar o acesso à Internet. O Exército possui assim um sistema que monitoriza o estado de funcionamento dos sistemas remotos, uma tecnologia nacional adaptada às suas necessidades, e uma rede descentralizada com vários pontos de acesso à Internet, e gestão e monitorização centralizadas. [via]

Existem decerto muitos outros locais, empresas e organizações portuguesas a utilizar Linux, e talvez este artigo posso vir a ter uma segunda/terceira edição. Em Portugal o número de distribuições Linux é notável, bem como a qualidade das empresas que de esforçam para promover a utilização do Software Livre nas organizações, como é o caso da ESOP.

Qual o local que mais vos surpreendeu? Conhecem outros? E qual a organização portuguesa onde seria pertinente a migração para Linux?

Artigos Relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

106

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinto

    Fantástico artigo Marisa 🙂 Parabens

  2. Avatar de Vítor M.

    Excelente trabalho de investigação e informação. Parabéns.

    1. Avatar de Darcy-CidadeCool

      Faltou mesmo acertar no sistema operativo. Visto que o linux constitui 0.25% do sistema 😀 que tal gnu+linux para a proxima?

      1. Avatar de CarlosM
        CarlosM

        Para a próxima, esperamos um contributo teu! 🙂

      2. Avatar de int3
        int3

        GNU/Linux é o SO em si. Até o OSX usa programas do GNU Project. Então vai se chamar GNU/OSX? …..

  3. Avatar de macosta

    Se toda a estrutura do estado optasse por usar Linux, poupar-se-iam muitos, mas mesmos muitos euros e era uma das formas de cortar gorduras! Agora como eles fazem, é matar o Zé Povinho!

    1. Avatar de Gil
      Gil

      Atenção que nem todas as distros de Linux são free. O Red Hat, por exemplo, é pago.

      1. Avatar de Hélder Ferreira
        Hélder Ferreira

        Gil, o Red Hat não é, digamos, propriamente pago…

        O que pagas é uma subscrição anual de manutenção e suporte, contudo, quando pagas a primeira subscrição, eles enviam-te o CD do Red Hat, se continuares a pagar, sempre que sair uma nova versão, eles também te enviam.

        1. Avatar de Luís Nabais

          Não é só isso. Sem a subscrição paga não tens actualizações. E não me refiro às novas versões apenas, mas sim actualizações de segurança inclusive, aquelas que acedes por repositórios oficiais.

  4. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    A FEUP já tem o ubuntu há anos! 😀

    1. Avatar de YourPaysafe

      A maior parte das faculdades de eng. usam Linux penso eu.
      Na Ualg, os cursos de informática são todos lecionados em Debian.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Sim, muita universidades e escolas utilizam Linux, e algumas mesmo com distribuições adaptadas!

        1. Avatar de Luis
          Luis

          No ISEP usam Fedora, apesar de que bastantes alunos nos seus portáteis usam ubuntu como é o meu caso. VIVA o LINUX!! Bom Post 😉

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Na FCUL também usam Fedora em combinação com o XP e tal como o Luís, o melhor é o usar o nosso próprio portatil com Ubuntu xD

          2. Avatar de Luís Santos
            Luís Santos

            Uso Ubuntu mas na ULHT eles gostam muito da Microsoft (ele é Visio, é Visual Studio, etc…) , o que dificulta um bocado as coisas… Até agora o Google tem sido um bom conselheiro, só não consegui alternativa ao Sybase PowerDesigner, se alguém souber aceitam-se sugestões

  5. Avatar de kekes
    kekes

    So uma coisa o BBVA Bancomer pode ser Mexicano, pois foi o BBVA que o comprou mas o que temos aqui é o BBVA espanhol.

    BBVA Bancomer e BBVA sao diferentes, apesar do BBVA ser o dono maioritario do Bancomer.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Certo, mas o Banco é Mexicano.

      “O BBVA Bancomer é a maior instituição financeira do México. Fundado em 1932, o Bancomer passou a pertencer ao grupo BBVA a partir de 2000 [..]”

      1. Avatar de kekes
        kekes

        http://en.wikipedia.org/wiki/Banco_Bilbao_Vizcaya_Argentaria

        O Bancomer é uma rama do BBVA no Mexico, em Portugal é o BBVA directamente de Espanha que actua.

        1. Avatar de kekes
          kekes

          PS: com isto quero dizer que com o que está escrito da a intender que o banco é mexicano mas de facto é espanhol

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Com o que está escrito dá a entender que o BBVA usa Linux, essa é a mensagem principal 🙂

          2. Avatar de kekes
            kekes

            Ups pensei demais ao escrever lolol, sim tens razão dá para perceber bem, so achei que deveria referir pois não estava muito correcto, anyway, artigo muito interessante.

          3. Avatar de Marisa Pinto

            eheh
            Mas ainda não respondeste às perguntas no final do artigo.. 🙂

          4. Avatar de Peixe-agulha
            Peixe-agulha

            Boas,

            Só para esclarecer.

            O BBVA Portugal é uma entidade independente das demais do grupo BBVA sendo uma sociedade de direito nacional.

            http://www.bportugal.pt/pt-PT/Supervisao/Paginas/CreditInstitution.aspx?IcID=4685

            No entanto,é da propriedade inteira do grupo BBVA de sede em Espanha.

            Trabalhei lá até Fevereiro de 2009 e até à data a rede de agências continuava a ser Windows.

            Não tenho conhecimento que tenham alterado, mas se o fizeram ainda bem.

            Cumprimentos

          5. Avatar de kekes
            kekes

            Exatamente Peixe-agulha.

            Marisa, entao deixo aqui a minha resposta 😀

            Como vivo no estrangeiro nao conheço ninguem que use linux assim de supreendente, na minha universidade fizeram o upgrade do XP para o Win7 e os poucos PC’s que tinham linux passaram para win7.
            A coisa que mais me supreendeu foi a Compal+Sumol, fico bastante satisfeito por saber que as empresas cada vez olham com melhores olhos para Linux.
            Na minha opiniao Linux deveria ser mais divulgado nas escolas, nao estou a dizer que devia ser usado unicamente pois acho que Windows nao deve ser irradicado sendo o mais utilizado no mundo nao podemos viver na “ignorancia”, mas muitas vezes poem-lo lá e nao ensinam ao pessoal a usar-lo… De quê isso serve? So para ganhar frustaçoes e odios a um simples sistema operativo que funciona tao bem como qualquer outro.

          6. Avatar de Marisa Pinto

            eheh, 🙂 Sim, a Sumol+Compal também me surpreendeu 😛
            Nas escolas, sei que há bastantes escolas onde Linux está implementado, agora também sei que o é como alternativa, sendo Windows a principal opção. Já aqui contei que, numa escola, um aluno disse que o computador tinha virús após se ter deparado com Linux… Mas lá está.. existe, mas é trabalhado? É utilizado? A que nível são abrangidas as formações, alunos, professores, funcionários..?
            Acho que este artigo precisa de um segundo volume 😛

  6. Avatar de Ze
    Ze

    Faltou o exemplo da Radio Popular…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Obrigada! Fica para a próxima.
      Acredito que há muitas empresas com Linux, muitas até que nos poderiam surpreender, o problema está na falta de divulgação..

      1. Avatar de Ze
        Ze

        A Radio Popular é um bom exemplo porque serve como Case Study pela forma como a migração para Linux foi feita de forma faseada e com sucesso.

        Também acho curiosas algumas entradas que disponibilizam no FAQ do site (http://www.radiopopular.pt/institucional/servicos/faq.php)

        1. Avatar de Rodrigues
          Rodrigues

          Desde sempre me lembro de ter Linux na Rádio Popular e já lá trabalho há mais de oito anos. É pena que não o adoptem a nível comercial, pressionando os fornecedores a criar um ou outro modelo com esses sistemas operativos já que por vezes há clientes que procuram (compreendo que a procura seja ainda baixa mas a oferta também cria procura).

          1. Avatar de RaCcOn

            De referir que mais de 90% dos sistemas na rádio popular acentam em sistemas Linux na maioria debian havendo apenas meia dúzia de servidores em Windows e o pessoal de arcozelo que usa Windows também.
            Bem haja a todos 😉

  7. Avatar de BacK|TracK
    BacK|TracK

    A radiopopular também usa uma distro de linux. Bom artigo 😉

    1. Avatar de higuita
      higuita

      Alias, a radio popular usa linux em muitos sítios, inclusive em desktops… uma frase de um dos principais desta empresa disse uma vez: “Nós agora investimos em matéria cinzenta, não em licenças”

  8. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Alguns já conhecia, outros não. Bom post Marisa.

    Falta ai o IST, entre muitas outras univs.

    cumps!

  9. Avatar de Mário César
    Mário César

    Sem dúvida que o que mais me surpreendeu foi o Ministério da Justiça. Parece que o lobby da Microsoft está a perder força…

    1. Avatar de falso
      falso

      É falso. O ministério da justiça é conhecido por ter sido um flagrante caso de falhanço na implementação de software open source. Aquilo desde que saiu de lá o m. valente está novamente com microsoft em força.

      Aquilo foi desastroso.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        @Falso.. [parece-me seres o único aqui], podias pelo menos mostrar/indicar fontes para basear essa afirmação, uma vez que todas aquelas disponíveis, ou pelo menos as dezenas que consultei, demonstraram o contrário do que referes, e vão de encontro ao que o artigo assente: O Ministério da Justiça utiliza o Linius nos departamentos indicados.

        Cumprimentos.

        1. Avatar de falso
          falso

          O M. Valente faz questão de dar nas suas aulas o exemplo do ITIJ como caso pratico de insucesso na implementação de SW open source. Se continuas a dvidar e ainda me chamas falso ao invés de rectificares a informação contacta o responsável (http://mvalente.eu/) pelo trabalho em vez de andares a fazer trabalhos de google e wikipedia.

          Ficam aqui links: Este de um caso de estudo:
          http://www.slideshare.net/ruif13/opensource-itij

          Mas se ainda tiveres duvidas podes ir ler http://www.itij.mj.pt/PT/CatalogoServicos/ServicosTransversais/LicenciamentoSoftwareMicrosoft/Paginas/default.aspx :

          Acordo estabelecido com a Microsoft para aquisição de licenças e serviços de manutenção de software através de contratos públicos celebrados com as seguintes entidades: DGAJ, DGRN, DGSP, IGFPJ, IRS, ITIJ, PJ, SG e INML.

          Inclui 25000 estações de trabalho (desktops) distribuídas pelos organismos acima mencionados. Para cada computador pessoal consta o seguinte software:

          Upgrade do Sistema Operativo
          Microsoft Office Professional Edition:

        2. Avatar de falso
          falso

          Deixo-te mais um:

          http://kantoximpi.blogspot.com/2011/03/injustica-em-portugal_01.html

          Nessa altura, avançou a reforma e foi criado um produto designado por ‘Linius’, baseado num projecto de divulgação do Linux em língua portuguesa conhecido por Caixa Mágica. Este projecto, porém, passou a ser progressivamente abandonado quando o Governo de Sócrates começou a celebrar protocolos com a Microsoft, em 2007.

          Quem é o falso Marisa ? Cruza informações, já devias saber disso.

          1. Avatar de int3
            int3

            Defenitavemente é mais um troll da net AHAH

  10. Avatar de Glink
    Glink

    o continente usa linux nas caixas, infelizmente no resto dos terminais ta la o windows…

  11. Avatar de Renato Peixe
    Renato Peixe

    Na empresa em que trabalho quase todos os servidores instalados nos clientes são Red Hat Linux. No entanto, a nível dos computadores pessoais dos colaboradores, a utilização é mínima. Creio que falta esse esclarecimento neste artigo. Se a utilização do Linux nas empresas referidas for apenas ao nível dos servidores, não é significativo e estamos na mesma porque há muito tempo que são usados servidores com Linux em Portugal.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Claro que é significativo. Se o servidor for Linux, toda a base do teu trabalho será processada através desse sistema.. logo o desempenho da empresa é mais ou menos funcional, e neste caso, empresas com servidores Linux, traduzem-se em empresas com um nível de desempenho superior, para além de outras vantagens supracitadas.
      Talvez o grande problema ainda esteja sim na migração em computadores pessoais, mas aí é problema de mentalidades e de comodismo.. ah e de haverem empresas que não se importam de gastar rios de dinehiro :/ eheh
      Cumprimentos

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Bom, no meu caso o meu trabalho é todo processado localmente no meu PC, portanto o servidor ser linux, windows ou outra coisa qualquer é indiferente.
        Em relação aos computadores pessoais, em muitos casos é como dizes, noutros é uma questão de disponibilidade de aplicações. Mais uma vez no meu caso, nunca poderei usar linux, enquanto não existirem as aplicações que necessito em linux.

        1. Avatar de int3
          int3

          A “diponiblidade de aplicações” eu chamo-lhe de programadores que sofrem de perguiça. Só um aqui poderá me entender.

  12. Avatar de André M.
    André M.

    Boa tarde,

    Gostei bastante do post, parabéns!

    O local que me surpreendeu mais em usar linux foi o GRUPO PNEUMOBIL por ser a “instituição mais pequena”, digamos assim, comparando com as outras listadas.

    Peço desculpa se estiver errado em relação ao “tamanho” do GRUPO PNEUMOBIL!

    Cumprimentos,
    André M.

    1. Avatar de Luis Pinto
      Luis Pinto

      Acho que o linux é a melhor opção para as pequenas e médias empresas visto ter um custo zero na distribuição. Quanto às grandes empresas, que façam o que bem entenderem visto terem maior capital para outros gastos mas, mesmo assim, acho sempre o linux a melhor opção, quer em termos de gastos, suporte ou mesmo estabilidade.

      1. Avatar de int3
        int3

        Tem mais capital mas tem mais necessidades. 🙂
        A própria microsoft, a infra-estrutura (ou infraestrutura) pelo menos metade é Linux. E garanto que os servidores deles de downloads e o proprio http://www.microsoft.com é Linux. Que distro? não sei.
        O IIS não aguenta milhares e milhares de pessoas a acederem ao mesmo tempo, nem mesmo com cluster (Windows AZURE).
        A melhor opção deles foi um cluster Linux a correr NGinx (se não estou em erro).

  13. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Bom, devo dizer que fiquei surpreendido com o Ministério da Justiça.
    A maioria dos casos acaba por implementar o Linux em servidores, e não ao nível dos utilizadores finais.

    1. Avatar de int3
      int3

      Sabes quanto custa uma licença do windows server? e do SQLServer ? é que tem valores absurdos, piores que a apple nos computadores. Estou a falar de preços de 15mil euros…. MySQL é free, é da Oracle, e ainda temos MariaDB. ou seja, várias opções livres de escolha e quase tudo gratuito a nível empresarial.

  14. Avatar de lmx
    lmx

    Boas…
    Parabéns Marisa antes de mais, por tornares publica a utilização de software livre/baixo custo, a ver se as mentalidades mudam… 😉

    Já agor aproveito para deixar também a info de que a Caixa Magica já esta em Silicon Valley nos US, através da loja de venda de aplicações para dispositivos com Android, e já tem imensas aplicações…
    http://www.bazaarandroid.com/

    cmps

  15. Avatar de CarlosA05
    CarlosA05

    Radio Popular – Linux Caixa magica

    1. Avatar de RaCcOn

      Nada disso…

      Debian meu caro, puro e duro…sendo que nos terminais nas lojas o que é usado uma sistro Debian desenvolvida pela empresa e para a empresa.

  16. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    A empresa Rádio Popular Electrodomésticos tb usa o Linux

  17. Avatar de Mike
    Mike

    O grupo Auchan tb usa linux nos POS automaticos e normais.

  18. Avatar de Carlos Miguel [CM]
    Carlos Miguel [CM]

    já experimentei o linux e ubuntu feup. para mim são distros desactualizadas e não la grande coisa

    1. Avatar de int3
      int3

      “desactualizadas” sempre tens ArchLinux, updates do kernel quase todas as semanas lolollol

  19. Avatar de Carlos Miguel [CM]
    Carlos Miguel [CM]

    quero eu dizer. o linus linux

  20. Avatar de Mr_mufy
    Mr_mufy

    Boa tarde.

    Cara Marisa mt bom artigo.

    Deixe-me apenas referir uma empresa em Portugal (porto) que desenvolve um sistema operativo em LINUX juntamente com um gestor documental e que o usa diariamente.

    iPortalMais com o SO IPBrick e gestor documental iPortalDoc.

    http://www.ipbrick.com

  21. Avatar de João Nascimento

    Grande artigo e grande pesquisa. Os meus parabéns e viva ao Linux.

  22. Avatar de tMACTX
    tMACTX

    só tenho a acrescentar a EDP. (principalmente os servidores) pois cada maquina tem Linux e Windows.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Boa 🙂 Também é outra grande empresa 🙂

  23. Avatar de bsdfan

    Parabéns, acabaram de poupar trabalho aos “crackers”.

  24. Avatar de Anfanger
    Anfanger

    Muito bom o artigo. Parabéns!
    Só para que conste, a FCT UNL também usa Linux à largos anos. Todos os computadores do Departamento de Informática estão equipados com este SO.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Obrigada pela dica.. como já referi, acho que este artigo vai mesmo precisar de uma II versão 😛

  25. Avatar de Pedro Coelho
    Pedro Coelho

    Muitas empresas privadas portuguesas utilizam Linux como servidor de ficheiros, cópias (NAS) ou servidores web.
    A empresa em que trabalho utiliza:
    – Linux no datacenter;
    – Linux no desenvolvimento das plataformas de E-mail, Blog e Cloud;
    – Mac nos departamentos comercial e de design;
    – Windows nos departamentos administrativo e financeiro;
    – Windows e Linux no desenvolvimento e implementação do ERP.
    Temos clientes com servidores de ficheiros, com servidores Web e servidores de VPN (OpenVPN), tudo em Linux.
    Como o ERP que implementamos é Windows based e apenas usa o MS SQL Server, os servidores de Base de Dados têm que ser Windows, assim como os postos de trabalho.
    No entanto temos aplicações Web que expandem o ERP que estão em servidores Linux e que se ligam ao servidor de base de dados para a comunicação com o ERP.
    Ou seja, como muitas empresas, utilizamos os sistemas operativos que nos servem melhor pelas nossas necessidades e aconselhamos os clientes a fazer o mesmo.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de int3
      int3

      ficava muito caro fazer imigraçao de uma BD super gigante para MYSQL. É que não é propriamente fácil fazer exportação de uma BD MSSQL para MySQL. 😀

  26. Avatar de Manuel
    Manuel

    Na PT é usado o Linux onde? Nos departamentos financeiros e administrativos não é…

    1. Avatar de int3
      int3

      vou te dar uma ajuda: O texto que envias-te passou por inumeros Linux’s.

  27. Avatar de Francisco Tomás Silva
    Francisco Tomás Silva

    No IST usa-se Debian em alguns dos PC’s e a maioria dos alunos utiliza Ubuntu, excepto pelos que usam Mac. Também há uma cadeira leccionada especificamente em OpenSuse…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      No IPGuarda utiliza-se Ubuntu e CentOS.

  28. Avatar de mane
    mane

    As escolas portuguesas do PTE receberam 110 000 computadores HP com dual boot (windows e linux caixa mágica). Na minha escola substituí por ubuntu. Qual SO é mais utilizado é outra questão, pode ser que daqui a 2 anos quando as escolas tiverem de pagar as licenças à M§ as coisas mudem, a M§ devia subsidiar as escolas e não cobrar licenças, pois estamos a viciar os futuros utilizadores no seu software.

  29. Avatar de flavio
    flavio

    na univ de aveiro é possivel escolher no dual-boot entre xp e ubuntu

  30. Avatar de Bruno Bonito
    Bruno Bonito

    Boas desde já muitos o parabéns por este excelente artigo!

    Agora tenho uma dúvida: Há cerca de 3/4 semanas adquiriri um novo portátil e instalei o Ubuntu com recurso ao Wubi e dectectei alguns problemas no wireless pois parece que o sinal ficou mais fraco de que no windows! tenho o router numa ponta da casa e quando vou para outra no windows nunca houve problemas mas no Ubuntu o pc desconecta-se e volta a conectar-se várias vezes!

    Existe alguma solução? A minha placa de rede é: “Atheros AR5B95 Wireless Network Adapter”

    Cumpts e desculpem o offtopic

  31. Avatar de Nuno Ramos
    Nuno Ramos

    Existe uma distribuição baseada em linux excelente que é utilizada em muitos organismos, Ipbrick.

    1. Avatar de Anderson Gouveia
      Anderson Gouveia

      É OPEN SOURCE e não FREESOFTWARE, quer dizer, tens que pagar no minimo 1 mil e poucos euros.

      Asterisk = FreeSoftware ( distro CentOS )
      Elastix = FreeSoftware ( distro CentOS )
      Freeswitch = FreeSoftware ( distro OpenSuse )

      Este é o conceito 🙂

  32. Avatar de Jay_OR
    Jay_OR

    Podem adicionar:
    Universidade da Beira Interior – Departamento de Informatica (Polo 6)
    Fedora com ambiente GNOME

    Foto: http://4.bp.blogspot.com/_zPySlcZ9rYo/SrPD_B6W_YI/AAAAAAAAAR4/hdUmttf1C6k/s1600/UBI_-_Polo_Principal01.jpg

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa foto. Um abraço para o pessoal da Covilhã.

  33. Avatar de João Guimarães
    João Guimarães

    Na FCUP – Facudade de Ciências da Universidade do Porto usam a distro Mandriva 2010.2 de momento também. 😉

    1. Avatar de leader021
      leader021

      o mandriva está só em servidores, porque nos computadores normais é: uns só com o windows server 2008 r2, outros com windows server 2008 r2 e CentOS 5, e outros só com fedora 17.

  34. Avatar de Luis
    Luis

    Câmara Municipal de Vale de Cambra

    6 Servidores linux (ubuntu 8.04)
    1 Servidor Unix (Unixware)
    1 Servidor Windows Server 2003

    +/- 100 postos de trabalho linux (kubuntu 10.04)

    1. Avatar de int3
      int3

      Como é que os trabalhadores conseguem usar decomentos EXCEL e WORD? É que o kingsoft não é propriamente 100% compativel. humm

  35. Avatar de oNIKE
    oNIKE

    Em todas as faculdades do IPP tmbm usam linux (mas tambem têm windows)

  36. Avatar de qwerty33
    qwerty33

    A Porto Editora também usa linux na maioría dos servidores, tem quase metade da equipa de TI com desktops em linux e em alguns programadores.
    Infelizmente quem manda prefere pagar à MS e nada faz para expandir para o resto. Pelo contrário, chegam a pagar à MS todas as licenças, até do office, dos desktop que apenas têm linux instalado e a criar regras inúteis que quase obrigam o uso do windows.

  37. Avatar de Rui
    Rui

    Precisa-se de mais instituições governamentais a adoptar soluções opensource, mas preferem continuar a inchar milhões á MSoft.

    PS: Duvido muito que os pseudo-técnicos informáticos do governo soubessem implementar uma solução do género.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      btw: o distro do BBVA é tão underground que o link que puseram para a distro não tem nada a ver com ela :\

  38. Avatar de Pedro Pessoa
    Pedro Pessoa

    Dava apoio à festa do avante na loja onde trabalhava e nunca me passou pelas mãos um pc com linux, nem cheira-lo. Devia ser ssó para a festa.

    1. Avatar de Jose Silva
      Jose Silva

      Parece-me que em vez de mandar postas de pescada puderia investigar um pouco melhor não lhe ficava nada mal…

  39. Avatar de Luis Trindade
    Luis Trindade

    Gostaria de dar a minha opinião pessoal sobre este assunto,
    Não querendo entrar em polémicas, cito aqui alguns estudos feitos junto de universidades e escolas secundárias, 2005/10
    Foram questionados alunos sobre a utilização de Linux vs Microsoft nos Pcs pessoais.
    A resposta vencedora por larga maioria foi optarem pelo Windows, porque estavam habituados e era fácil trabalharem com o Office, mas a resposta mais surpreendente foi optarem pelo Windows porque os jogos que eles gostava só corriam no Windows.
    Foram posteriormente realizados alguns estudos de mercado e verificou-se que a grande maioria das pessoas escolhia Windows porque era lá que conseguia jogar os jogos que gostavam.
    Mesmo assim foi feito um estudo dando dois PC iguais um com Windows e outro com Ubuntu em que um técnico tentava instalar alguns dos jogos solicitados em ambos os PCs ficando o Linux claramente a perder mesmo com conversores não era linear que os jogos corressem.

    Penso que este estudo demonstra a realidade que é os utilizadores preferem maioritariamente os PCs para jogar e enquanto não existir uma equidade entre os SOs os utilizadores vão preferir as plataformas Windows.

    1. Avatar de int3
      int3

      só li ate aqui: “Foram questionados alunos sobre a utilização de Linux vs Microsoft nos Pcs pessoais.” já estou mesmo a ver o que vem aí. o que vem aposto que é o obvio mas pronto vamos lá ver.
      [eu a ler…]
      “técnico tentava instalar alguns dos jogos solicitados em ambos os PCs ficando o Linux claramente a perder mesmo com conversores não era linear que os jogos corressem.” Estavam à espera de que? Milagres? Se muitos jogos usam DirectX e é uma lib closed source e proprietária não se pode usar em Linux obviamente… god…
      “utilizadores preferem maioritariamente os PCs para jogar” Definição de PC é – Personal Computer – ou seja, computador pessoal e isso não muda se usar mac, windows, ou linux.
      “utilizadores vão preferir as plataformas Windows.” Grande conclusão do estudo.

  40. Avatar de Cesar Araujo

    O INE ainda tem todas as paginas em asp, logo a mudança ainda não foi total.

    1. Avatar de int3
      int3

      Errado.
      ———————————–
      rDNS record for 193.192.10.225: ine-lnx04.ine.pt
      Scanned at 2014-04-24 00:25:28 WEST for 13s
      Not shown: 997 filtered ports
      PORT STATE SERVICE VERSION
      80/tcp open http Oracle Application Server 10g httpd 10.1.2.0.2
      ————————————
      Device type: general purpose
      Running: Linux 2.6.X
      OS details: Linux 2.6.9 – 2.6.27
      TCP/IP fingerprint:
      OS:SCAN(V=5.51%D=4/24%OT=80%CT=113%CU=%PV=N%DS=8%DC=T%G=N%TM=53584BF5%P=x86
      OS:_64-redhat-linux-gnu)SEQ(SP=C7%GCD=1%ISR=CF%TI=Z%CI=Z%TS=A)OPS(O1=M5B4ST
      OS:11NW2%O2=M5B4ST11NW2%O3=M5B4NNT11NW2%O4=M5B4ST11NW2%O5=M5B4ST11NW2%O6=M5
      OS:B4ST11)WIN(W1=16A0%W2=16A0%W3=16A0%W4=16A0%W5=16A0%W6=16A0)ECN(R=Y%DF=Y%
      OS:TG=40%W=16D0%O=M5B4NNSNW2%CC=N%Q=)T1(R=Y%DF=Y%TG=40%S=O%A=S+%F=AS%RD=0%Q
      OS:=)T2(R=N)T3(R=N)T4(R=Y%DF=Y%TG=40%W=0%S=A%A=Z%F=R%O=%RD=0%Q=)T5(R=Y%DF=Y
      OS:%TG=40%W=0%S=Z%A=S+%F=AR%O=%RD=0%Q=)T6(R=Y%DF=Y%TG=40%W=0%S=A%A=Z%F=R%O=
      OS:%RD=0%Q=)T7(R=N)U1(R=N)IE(R=N)
      ————————————
      Usam redhat. O serviço HTTP e HTTPS é que suporta ASPX 🙂

  41. Avatar de Daniela
    Daniela

    tambem falta mencionar a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o Fedora em Portugal é fornecido pelos servidores da FCUP 🙂 e apesar de na FEUP terem o Ubuntu instalado nos computadores eles praticamente nem usam, só trabalham em Windows

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Pois e o melhor é que a FEUP tem ubuntu, mas serve de servidor para os downloads do Linux Mint, juntamente com a u.minho ^^

    2. Avatar de naps
      naps

      por acaso usamos bastante linux na feup, não sei em que te baseias nessa afirmação mas no meu caso tudo o que é provas de avaliação é obrigatório o uso de linux.

      como é obvio em ambiente de aula muitos dos programas necessários não existem para linux.

      para uso pessoal e fora de aulas a maior parte das pessoas escolhe windows 7 ao fazer boot, no entanto às vezes quando são coisas rápidas e simples, alguns (eu inclusive), usam linux

  42. Avatar de David Salgueiro
    David Salgueiro

    Toda a estrutura da Universidade de Évora também assenta em linux.

  43. Avatar de Pedro Ferreira

    A camara municipal de Portel tmb usa linux 🙂

    1. Avatar de Marisa Pinto

      ena, boa!
      vê se tentas saber mais para fazermos um novo post 😀

  44. Avatar de int3
    int3

    M$ boy’s nem velos aqui 😀 butthurt lalala

  45. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    Para que gastarem um balurdio visto que so devem usar do computador um programa adequado á area!?! Usam Linux!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      🙂
      Temos que fazer um refresh deste post! Obrigada

  46. Avatar de Miguel

    Fico feliz em ver aqui o Ubuntu FEUP com o qual tenho colaborado com alguns scripts. Fica também a dica histórica do primeiro e único cibercafé totalmente em Linux http://www.linuxkafe.com infelizmente agora sem portas abertas. Mas quem sabe um dia num novo conceito 🙂

  47. Avatar de Miguel Jeri
    Miguel Jeri

    Um trabalho de investigação a sério. Parabéns.