Noruega pode vender o último carro a combustão já em 2022

73 Comentários

Quando se fala em países que têm apostado forte na mobilidade elétrica, a Noruega é um dos exemplos. O país tem apostado na descarbonização, apesar de não querer fechar as suas reservas de petróleo.

Apesar da Noruega querer proibir a venda de carros a combustão em 2025, tal pode vir a ser “forçado” já para 2022. Saiba porquê.

Noruega pode vender o último carro a combustão já em 2022


A Noruega tem vindo a tornar-se um exemplo mundial de eletromobilidade. Se a tendência das vendas de carros nos últimos cinco anos na Noruega não se alterar, o último carro novo a gasolina ou a diesel na Noruega será vendido daqui a sete meses – em abril de 2022. É o “fim” dos carros movidos a combustíveis fósseis – saber mais aqui.

Nos primeiros oito meses de 2017, os carros a gasolina e a diesel representaram mais de 25 por cento, num total de 102.873 novos registos de carros.  Nos primeiros oito meses de 2021, os carros a gasolina e a diesel representaram 4,93 e 4,73 por cento, respetivamente, de um total de 110.864 novos registos de automóveis.

Noruega pode vender o último carro a combustão já em 2022

Relativamente ao TOP de vendas na Noruega, no que diz respeito a marcas, a Tesla lidera, seguido da Toyota e na terceira posição o Grupo Volkswagen. No que diz respeito aos modelos, a Tesla lidera com o Model 3, a Toyota com o RAV4 e a Volkswagen com o ID.4.

Noruega pode vender o último carro a combustão já em 2022

Apesar dos políticos considerarem que a venda de carros elétricos só ganhará força a partir de 2025, tal pode ser antecipado pelo facto do mercado entrar em escassez no que diz respeito a carros movidos a combustíveis fósseis. Para que tal cenário venha a acontecer, é necessário que o mercado mantenha a tendência até agora registada.

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mig21
    Mig21

    É tão exemplo como o Dubai equipar a policia com Ferraris e Lamborghinis. Quem pode, pode …

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto vai ser lindo, quem vai sofrer na pele esta marmelada toda são os pobres e calasse média, porque vão ver o raio do gás e da electricidade a ir para preços malucos num curto espaço de tempo.

    Estas coisas não deveriam se fazer assim a correr, porque o mundo não está preparado para deixar o petróleo e carvão do dia para noite como fonte de energia, agora existe países a usar o gás para gerar energia logo vai subir também para valores que só os ricos não se importam para eles é indiferente pagar mais 200% na conta de electricidade e mais 300% na conta do gás.

    Mas preparem a carteira…

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Assim está bem o lobby a funcionar nas perfeitas
      Luz e gás a subir assim está bem

      1. Avatar de Jon
        Jon

        Parece que já conseguiram o que queriam

    2. Avatar de Iris
      Iris

      Parece-me que os ricos se também gostam de pagar menos.
      O mais certo é instalarem um sistema com painéis solares, eficiente.

      1. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        Como carregam o carro quando estiverem longe de casa?

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Vão obrigar os EVs a terem USB-C também?

          2. Avatar de eu2
            eu2

            Querias que tivessem entrada para mangueira?

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Quero veres como ligas o forno e o fogão para jantares?
        Na UK já subiu 300% o gás.
        https://www.cnnbrasil.com.br/business/europa-enfrenta-disparada-do-preco-do-gas-natural/

  3. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Hipocrisia no seu melhor…

  4. Avatar de Russel
    Russel

    Posso confirmar que na Noruega um tesla é como um VW em Portugal, está por todo o lado.
    Mas isso apenas acontece porque quem compra recebe tantos subsídios que fica muito mais barato.

    A Noruega sempre foi hipócrita nestas coisas, ao ponto de gastar milhões para electrificar uma….. plataforma petrolífera. A Noruega ao não produzir carros vai limitar-se ao que os outros países fazem, que é comer e calar.
    Por agora sim, ainda conseguem carros eléctricos.. mas daqui a uns anos vão baixar a bolinha.
    O carro eléctrico nunca será o futuro e já todos viram isso. O hibrido neste momento é a melhor solução.

    1. Avatar de Iris
      Iris

      Se a eletrificação da plataforma utilizar maioritariamente energias renováveis pelo menos parece-me melhor do que continuar a utilizar energias fosseis.

      Consigo entender que neste momento os carros elétricos não sejam uma boa alternativa, mas não consigo entender porque dizem que o carro elétrico não é o futuro.

      A tecnologia de certeza que vai evoluir muito na próxima década(Olhem o exemplo do PC/Telemóvel), a batereis o mais provável é ficarem cada vez melhor e eventualmente alternativas a baterias ditas normais (neste momento) também vão surgir.

      Não se esqueçam que se o hidrogénio vingar os carros continuam a ser elétricos!

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        O PC/telemovel é um excelente exemplo, as baterias mal evoluíram nos ultimos 20 anos, vão aumentando de capacidade apenas, e muito marginalmente, o que aconteceu foi que os pcs e telemoveis começaram a ser equipamentos com componentes de cada vez consomem menos bateria e com SOs cada vez mais optimizados e mesmo assim nunca se conseguiu chegar à era pre-smartphones nem a 1/10.
        A tecnologia das baterias vai levar decadas até estar pronta para os EVs serem uma solução global e não de nicho.

        No que diz respeito ao hidrogenio, a evolução do mesmo procura que deixem de ser electricos e passem a ter motores capazes de consumir o hidrogenio directamente sem necessidade de bateria.

        Nesta decada vamos assistir a crises energeticas que poderão ditar uma nova guerra mundial, e tudo em prol da pseudo neutralidade de carbono.

        1. Avatar de Iris
          Iris

          Referia-me mesmo à evolução computacional, de processamento, do seu desempenho energético e às várias inovações na área computacional tanto doméstica como comercial.

          Concordo consigo em parte na questão da evolução das baterias em dispositivos móveis, mas apesar disso tenho de considerar que existe também uma grande habituação da população no que toca a carregamentos diários de baterias nesses dispositivos móveis exatamente por serem pequenas e demorarem cada vez menos pouco tempo a carregar. As empresas acabam por de certa forma não investir tanto na investigação por causa desta habituação do mercado funcionar bem desta forma.

          Esta habituação parece-me mais difícil de acontecer com os veículos elétricos, para já as pessoas não querem carregar um veículo diariamente mesmo que tenham carregamentos ditos rápidos. Poderá isto pôr em causa a estagnação na investigação de novas baterias ou de alternativas mais viáveis?

          Eu espero sinceramente que exista nos próximos anos várias descobertas e que as baterias utilizem cada vez menos subprodutos / produtos raros de mineração, que carregam mais rápido com menos degradação.

          Existe algum avanço em relação ao hidrogénio consumido diretamente sem necessidade de bateria (link)? Não conhecia a existência desta possibilidade.

          Seja ou não pela “em prol da pseudo neutralidade de carbono” tenho de dizer que fico contente pelo fator de não ter de respirar tudo que sai pelos tubos de escape quando ando pelas ruas. Claro que não é só aqui o grande problema, mas gostaria que fossem reduzidos ao máximo em todos os locais problemáticos.

          Se tivesse que ser o hidrogénio a ajudar não me importaria de o recomendar e aplaudir a sua adesão.

        2. Avatar de eu
          eu

          Os carros a hidrogenio nao usam baterias e ja sao eletricos. Mas levanta outros problemas nomeadamente a disponibilidade de postos de abastecimento.

        3. Avatar de RC
          RC

          Sabem tanto de veiculos a hidrogénio como eu de lagares de azeite. LOL

          Carros a hidrogénio são eléctricos na mesma, mas consomem 5x mais de energia eléctrica e recursos como minerais, portanto se eléctricos não são solução, muito menos será com hidrogénio, já que consomem mais.

          Se fossem bons a todos os niveis, o que não faltavam eram carros a hidrogénio a andar por ai.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      cá está o russel boa corrida ontem puto, a noruega será o primeiro pais a ter todos os carros eletricos e toda a eletrecidade necessaria a vir de energias renovaveis e daqui a uns anos olhamos para lá dizemos “aqueles nordicos é que sao espertos neste pais não se faz nada disto” que é exatamente o que fazemos agr mas a culpa não é dos governos o que aconetece é que os nordicos são muito mis intiligentes que nós enquanto eles já estao a mudar tudo para eletricos nos estamos aqui a discutir se extrair petroleo e refinalo é melhor do que usar o sol e o vento para carregar o carro

    3. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      @Russel… Portugal deve ser o Pais da desinformação, da ma formação etc… Electrico é 100% o futuro, Hibridos ja morreram em todo mundo… e se ainda sobrevivem em Portugal é graças a Portugal estar sempre atrasado em tudo, tal como no teu comentario.

      1. Avatar de RC
        RC

        nem mais, nem menos.

  5. Avatar de Carl Marx
    Carl Marx

    Típico das sociedades marxistas. O estado e idiotas a planear a economia. Já todos sabemos qual vai ser o resultado.

    1. Avatar de @morcomzola
      @morcomzola

      Fonix … Independentemente da ideologia politica que tu apoias e das que tu odeias, tomara a todos nós que Portugal estivesse aos níveis dos calcanhares da Noruega economicamente. E vens falar da Carl Marx … Então estás a enaltecer o comunismo 🙂 …. ou estás apenas a ser irónico?

  6. Avatar de Duarte
    Duarte

    Obrigado, com os “bolsos” cheios de petróleo também eu.

    Na Europa com o avançar da coisa começarem (que já começou) a distribuir o dinheiro dos impostos sobre combustíveis fósseis nas facturas de electricidade é que vai ser ver a malta chorar.

    1. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Chora chora. Quando pt chegar ao salário mínimo de 1000 na EUR na Noruega vai em 7 ou 8 mil. Lá, a partidocracia pia mais fino.

    2. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Angola, Brasil, Venezuela têm petróleo, não têm é a gestão norueguesa. É gastar até não haver nada. Depois vê-se. O mundo é para os espertos, não é para os chorões.

      1. Avatar de Duarte
        Duarte

        És Angolano, Brasileiro ou Venezuelano?

        1. Avatar de Pedro V
          Pedro V

          Nem angolano, nem brasileiro nem venezuelano, mas conheço gente dos 3 países. Uma semelhança entre eles é a fuga da origem sem retorno, segundo apregoam. Noruegueses ainda não trabalhei com nenhum. Parece que sabem como gerir os lucros do petróleo. Parece que não precisam de emigrar para ganharem dinheiro que lhes permita viver, ao invés de sobreviver.
          Portugal está no rumo certo para se tornar um dos 3 supra mencionados. O que é pena.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            O problema não é só má gestão, o problema maior é corrupção.
            Angola é o país mais rico do mundo em riqueza natural, petroleo, dimantes, ouro, tudo em grandes quantidades, e quem já lá foi percebe quem realmente beneficia da riqueza.

  7. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Países super-Rico’s em petróleo como a Noruega, não tem falta de petróleo para queimar para criar eletricidade.
    O resto do mundo continuará a comprar o petróleo deles, por isso vão continuar a enriquecer.
    Eles vivem numa utopia. Que bom para eles…

    1. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      * lol autocorrect fail

    2. Avatar de paulo g
      paulo g

      Como vês não é utopia…
      http://noctula.pt/energias-renovaveis-que-paises-estao-na-linha-da-frente/
      A Tesla também era uma utopia e agora andam todos atras do prejuizo.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não anda ninguém atrás do prejuízo, anda tudo atrás de uma fatia do bolo do lobby dos EVs e do green.
        It’s always about the money, no one cares about ideology.

        1. Avatar de Iris
          Iris

          Infelizmente penso que tem razão no que toca ao negócio.
          Mas eu que não tenho influência na matéria quero saber da ideologia, talvez seja esse o problema.

        2. Avatar de RC
          RC

          Lobbys do ev, essa é mesmo para rir, marcas com 99% de carros a combustão e têm apenas um eléctrico, estão dentro de um lobby de eléctricos.

          Será que a malta tem memória curta e não se lembra do escandalo das emissões, normas euro, etc,etc ?

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      sim enquanto têm montes de petroleo vendem no e voluem o pais deles para melhor daqui a uns anos estao eles com o pais 30 anos a frente dos nossos burros somos nos que continuamos a comprar petroleo e nao seguimos o mesmo caminho

      1. Avatar de RC
        RC

        E depois dizem que são hipocritas.

      2. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Não percebi o teu raciocínio, onde é que queres ir buscar o petróleo em Portugal “para fazer evoluir o nosso país”? Nem carvão temos, quanto mais…

        1. Avatar de Seal
          Seal

          Temos petroleo e gas natural e em 2015 estava tudo encaminhado para perfuraçoes exploratorias. Se era comercialmente viavel não se sabe , porque com a mudança de governo foi dada ordem de cancelar qualquer tentativa de exploraçao…

          1. Avatar de RC
            RC

            Não sabem os especialistas, mas os especialistas comentadores de noticias afirmam sempre que não há petróleo em Portugal. looool

          2. Avatar de Seal
            Seal

            Sim…loll
            Como se a Australis Oil & Gas, Eni, Partex, Galp, Repsol, Portfuel e outras não tivessem mais nada que fazer ao dinheiro…Tomou-se a opção, meramente politica, da cabar com tudo.

    4. Avatar de Elk
      Elk

      Na Noruega não se queima petróleo para produzir electricidade. À excepção de Svalvard, onde não existem condições (por agora) para produzir electricidade de fontes renováveis -utilizam o recurso natural disponível na zona, carvão – toda a electricidade produzida na Noruega é “verde”.

    5. Avatar de RC
      RC

      Eles ou nós ? que não queremos eléctricos, nem petroleo, enfim não sabemos o que queremos e eles é que vivem numa utopia ?

  8. Avatar de Rui
    Rui

    A Noruega pode dar-se a qualquer luxo, como este! Mas Portugal não pode!!!!!

    Já agora, é engraçado a Noruega tomar decisões destas, quando são um dos grandes exportadores de petróleo do mundo!!!!!

    1. Avatar de Iris
      Iris

      São porque os outros compram. Se não houver compradores é difícil vender…

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      engraçado? são é espertos enquato os burros compram o petroleo estao eles a evoluir o pais deles daqui a uns anos vivem só das renovaveis

    3. Avatar de RC
      RC

      Exacto, se você fosse produtor de melancias não gostava de vender o máximo e consumir o minimo ?

  9. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Em casa onde há pão ninguém ralha e todos têm razão.
    Bem podem chorar que têm petróleo, que têm isto e que têm aquilo. Alcançaram o que alcançaram por mérito próprio e por preferirem fazer-se à vida ao invés de esperar pela esmola do Estado. Certamente que não têm debates sem fim acerca do vestido da apresentadora ou das linhas de fora de jogo. Cada povo colhe o que planta.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Concordo, Portugal é medioce porque tem governos mediocres que são eleitos por pessoas mediocres.

      1. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        Aqui estamos de acordo, Duarte.
        Mas não se pode esperar melhor quando o maior “educador” só dá papas e bolos. Mais engraçado ainda é ouvir o discurso do Balsemão e depois comparar com o conteúdo da programação dos canais sic. É mais um hipócrita que vive bem neste mundo de espertos. Faz como eu digo, não faças como eu faço.

      2. Avatar de RC
        RC

        O problema não está nos governos, está em quem lá os mete,basta ler os comentários para ver o nivel de cultura dos Portugueses.

  10. Avatar de Viajante
    Viajante

    Vejam o video abaixo e depois pensem se ainda querem um carro elétrico!
    ~
    https://www.youtube.com/watch?v=ZIpJczF1mWU

    1. Avatar de Gomes
      Gomes

      Então e a verdade escondida dos carros a Diesel/Gasolina?
      Gostava de ver esse filme também. Pelo menos um já existe, que é o “Deepwater Horizon”

    2. Avatar de eu
      eu

      Esse video apenas torna mais evidente a necessidade de carros elétricos. Visto que salienta que devemos extrair menos matérias primas (petróleo incluído) as baterias estão a evoluir ano após ano. E cada vez se torna mais urgente reciclar e reutilizar essas matérias primas. Ja para não falar no facto de alguns dos problemas salientados nesse video são causados pelo próprio governo chines. Ao se recusar a reconhecer a poluição como um problema urgente de resolver.

      1. Avatar de Viajante
        Viajante

        Pois mas isso é o que não está a acontecer com os carros elétricos.
        A poluição está a aumentar com a produção dos carros elétricos e isso é bem evidente no video!

        1. Avatar de eu
          eu

          A maior parte daquelas consequencias sao das duas 1

          1 – Provocadas pelo facto de o governo chines se estar a borrifar para o seu proprio povo
          2 – Se estar a borrifar para a poluicao

          Ja agora a produção de carros a combustao interna tambem faz aumentar a poluiçāo … a adopcao dos carros eletricos reduz as emissoes de co2, e isso acho que nao pode ser desmentido. O problema das baterias esta a ser resolvido aos poucos… a solucao nao e a ideal mas e melhor do que continuar a queimar petroleo, e ignorar os factos das emissoes de CO2

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            A visão é mesmo limitada, no video demonstram a china, mas aquilo passa-se por todo o mundo onde tenhas mineração de grafite, litio, cobalto e niquel, seja qual for o país, precisas de ter lavarias montadas que apenas funcionam por intermedio de metais pesados como mercurio e que poluem rios e lençois freaticos, e com isso matam as populações e ecossistemas num raio de 200km por mais do que 1 século.
            Intensificar a produção de EVs só vai piorar o cenário e vai fazer com que mais minas se abram, até em países como Portugal e Alemanha.
            Para se produzir o mesmo numero de carros EVs do que se produzem a combustão a fatura da poluição será exponencialmente maior do que a dos combustiveis fosseis, o CO2 não é um bicho papão quando comparado com rios e lençois freaticos contaminados durante 100 anos e com ecossistemas mortos e populações deslocadas 200 km.

          2. Avatar de Gomes
            Gomes

            Respondendo aqui ao caro Zé Fonseca.
            Alguns elementos, como o cobalto, são usados também para refinar a gasolina, mas vamos ignorar isso para já.
            Ao contrário da extracção de petróleo, que é um consumivel e tem de continuar a estrair sempre mais, e mais, e mais, etc, para o poder queimar, as baterias têm vida util para além do carro, e mesmo para além disso, podem ser recicladas em +90%. Além disso, está a haver grandes progressos no seu desenvolvimento, nomeadamente para usar menos metais raros ou contaminadores.

            É também sabido que a sociedade vai ter de usar menos o carro, seja ele eletctico, a gasolina, hidrogénio, etc.

            Mas também, entre contaminar uma zona por 100 anos, ou fazer derreter o polo norte que tem milhões de anos, não sei o que será pior, venha o diabo e escolha.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Que grande lol.. o cobalto no refino é usado como catalisador, chamas a isso utilização? Todos os dias tenho gases em maior quantidade…
            As baterias podem ser recicladas sim, mas mesmo recicladas vão durar uns 20 anos no máximo, e para isso era preciso existirem empresas e programas para essa reciclagem, neste momento o que tens é tudo DIY, nada que possas massificar. Já a evolução das mesmas para outros metais, boa sorte na espera.

            Usar menos o carro? Essa é para rir, mesmo que passemos a usar menos o carro é indiferente face ao crescimento da população mundial, a tendencia é sempre para piorar e nunca melhorar, eu pessoalmente nunca vou deixar de usar carro e tenho metro à porta, é tudo uma questão de opção.

            Se para ti matar milhões de animais e plantas e matar familias que não se deslocam porque não têm empregos nem o que comer noutro lado não é um problema já podias ter avisado.
            Mas ficas informado que para chegar ao nível de todos os carros mundiais passarem a EVs isso vai acontecer mais perto da tua casa que imaginas.
            Já o derretimento dos glaciares é algo inevitavel que ninguém pode fazer nada em relação a isso e que o impacto do aumento da temperatura e do nivel do mar não é tão grave quanto os cientistas alarmistas fazem crer.

          4. Avatar de RC
            RC

            Zé Fonseca A. porque vão durar 20 anos máximo, é você que decide quanto vão durar ?

            Quanto aposta que tenho uma bateria de um ev com 23 anos e a funcionar ?

          5. Avatar de RC
            RC

            Ze Fonseca A.

            Mentira, não invente, então porque a VW já tem uma fabrica de reciclagem, está em construção outra que é a maior da europa na Alemanha, a RedWoodMaterials já recicla à muito as da Panasonic e tesla. A Renault tem um Loures um centro não de reciclagem, mas de triagem, recuperação, desmontagem e recondicionamento de packs, ou seja, para de vários fazer outros.

            Não diga disparates só porque acha. Procure no google primeiro.

            Olhe, perto da minha casa exploram marmores, areias, argilas, calcário, entre outros, deixam grandes buracos abertos e poluem os rios, devo ser contra isso tudo e desejar que todos vão morar para as cavernas ?

            Também tenho por perto muitos pavilhões de aves, tanto de frangos como codornizes, deixam um cheiro no ar que no verão é dificil de suportar, pó, não se pode ter as janelas abertas entre outros problemas. No entanto dão emprego e recursos às populações, também devo meter-me contra isso e que comam ervas e plantas selvagens ?

            Deixe de ser egoísta e não pense só no seu umbigo. Se fosse mau como diz o mundo não estava para ai virado, consegue-me identificar um erro a nivel global durante o passado ?

    3. Avatar de RC
      RC

      Não arranja ai o documentário ” O Lado verde das energias negras”

      Já agora: há meses que ando a oferecer almoços a quem provar que o tesla mostrado ou igual, e as eólicas usam imans nos seus motores/geradores.

      Informo que até agora ninguém ganhou um almoço…..

  11. Avatar de Lucas
    Lucas

    No meu apartamento de férias não tenho garagem.
    Não tenho dinheiro para um carro elétrico. Nem para a sua bateria nova.

    Tenho de ter dois carros para transporte para emprego de marido e mulher.

    Quando vou de férias faço no mínimo 600km para chegar ao destino.

    Quando vou para o emprego não tenho carregadores porque fica numa vila.

    Como faço? Mato-me?

    1. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Tenha olho para o negócio. Abra um posto de carregamento de evs nessa vila.

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Morria á fome em 3 tempos.

        Acho que deviam sair de Lisboa e visitar o país real.

        1. Avatar de Loles
          Loles

          Não existe eletrecidade nessa vila? Mete uma tomada pela janela que os carros eletricos não são esquesitos.

          1. Avatar de RC
            RC

            Nem mais, qualquer tomada carrega um carro.

      2. Avatar de RC
        RC

        Não é preciso posto de carregamento, qualquer tomada que dê pelo menos 1200watts ou 6 amperes dá para carregar um carro.

    2. Avatar de RC
      RC

      Quando se compra um carro ele já trás bateria, o preço que vê por ai, seja novo ou segunda mão, é com bateria, à excepção se for alugada, que são muito poucos e dá para ver pelo preço.

    3. Avatar de RC
      RC

      Não percebi, não tem dinheiro, mas tem 2 carros e passa férias longe, pois assim nunca vai ter não.

      600 kms só ? isso faz com qualquer veiculo com uma carga pelo meio, ou se tiver de férias não pode gastar 30 minutos a carregar ?

  12. Avatar de Sempre na boa onda
    Sempre na boa onda

    A Noruega limpou 200 mil milhões de dinheiro sujo se não estou em erro ( procurem ! )…

    Tenha olho para o negócio !
    Venda a casa enquanto é tempo.
    É que se trata de uma vila e talvez seja o único com carro elétrico…logo vai dar mais prejuízo, até porque também pode carregar o carro em casa… Vende a casa e compra o eléctrico. LoL
    Ou não…
    Hahahahaha!!!!

    1. Avatar de RC
      RC

      Ah afirma as coisas e diz para procurar, certo, certo, não encontrei, importa-se de mostrar ?

      Eu tenho 3 e custaram menos de 10 mil euros, não foi preciso vender a casa.

  13. Avatar de eu
    eu

    Tanta gente a falar de hipocrisia, mais hipocrita e a atacar uma tecnologia que tenta melhorar a situação so porque quer manter o carro actual, porque o “vrum vrum” e uma coisa muito linda e ter um carro a cuspir fumo negro durante anos a fio e uma optima ideia …. claro que os carros elétricos tem defeitos e as baterias precisam de mudar mas pelo menos sao um passo na direção certa, ou se calhar precisamos e todos de deixar de ter carro simplesmente. Seja ele qual for … passamos a andar a moda dos Flintstones … “yaba daba doooooo” e o catano !

    1. Avatar de RC
      RC

      Acho que confundiram hipocrisia com inveja.