MIT quer fundir humanos com máquinas a fim de ‘acabar’ com as deficiências

24 Comentários

A tecnologia é um mundo imortal e tem vindo a evoluir bastante rápido. Por essa mesma razão, começam a surgir ideias e oportunidades que, inicialmente, parecem impossíveis. Contudo, há entidades que não conhecem esta palavra como, por exemplo, o MIT.

Muita gente defende que o mundo precisa da evolução das tecnologias direcionadas a pessoas com deficiências físicas e neurológicas, e o MIT parece ter um plano.

Imagem fusão de humanos com máquinas



De acordo com a Amputee Coalition, ocorrem anualmente cerca de 185 mil amputações no Estados Unidos e 3,6 milhões de pessoas irão viver com membros em falta até 2050. Estes enormes números não podem ser ignorados e, por isso, o MIT está a planear fazer algo para alterar estes dados.

Solução encontrada pelo MIT

A solução que o instituto encontrou surgiu diretamente de um filme de ficção científica onde fundem seres humanos com máquinas a fim de abordar as amputações físicas e neurológicas.

O novo centro de investigação do MIT, estabelecido graças a uma doação de 24 milhões de dólares da filantropa Lisa Yang, chama-se K. Lisa Yang Center for Bionics.

O Centro K. Lisa Yang Center for Bionics proporcionará um centro dinâmico para cientistas, engenheiros e designers de todo o MIT trabalharem juntos em respostas revolucionárias aos desafios da deficiência.

Disse o presidente do MIT, L. Rafael Reif, numa declaração. Reif acrescentou que com este presente visionário, Yang estava a enviar um sinal ao mundo de que as vidas dos indivíduos com deficiências são profundamente importantes.

Imagem L. Rafael Reif, presidente do MIT

O centro será dirigido por Hugh Herr professor do MIT Media Lab, que é ele próprio um amputado duplo e um pioneiro no campo das próteses robóticas. O cientista afirmou que têm de trabalhar continuamente para um futuro onde a deficiência já não seja uma experiência de vida comum.

Mas afinal, nada de novo?

Se tudo isto soa um pouco familiar é porque as tentativas de fundir a mente com fatores externos têm-se tornado bastante comuns nos últimos anos. A Neuralink de Elon Musk está a procurar fundir mentes com computadores e estão a surgir cada vez mais colaborações humanas e de máquinas.

O futuro pode mesmo ver esta fusão de máquinas com seres humanos ir além de simplesmente lidar com deficiências, tornando-nos mais sobre-humanos, dando-nos força e inteligência superiores.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rm
    rm

    Projecto ambicioso com o qual concordo plenamente, com o evoluir da tecnologia será cada vez maior a evolução nesse sentido, uma fusão entre o ser humano e a tecnologia e esse será o nosso futuro até evoluirmos para além do nosso ser físico para além….

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não concordo.

    Cada vez mais, os que dizem que é teorias da conspiração, aos poucos e poucos estão a abrir os olhos.

    Isto meus amigos, assim como o Neurolink do Elon Musk é transformar os humanos em robots, por tanto sabem os filmes futuristas onde há drones a patrulhar? Polícias em robots? Armas em drones e robots?

    É isso que vai acontecer, não vale a pena disserem que não, só estão a adiar o inevitável. Será assim como nos filmes. Óbvio que não é da noite para o dia.

    E como se fazem os testes? Utilizando nas vacinas. Sim sim, venham quem vier dizer que “vês muito filmes”

    Os filmes as vezes são ficção que pode passar a realidade… Ou ninguém se lembra dos carros autónomos? Em tempos antigos? Antes também era teoria e uma coisa louca, hoje já se vê.

    Aliás para os anti-teorias da conspiração perguntem aos vossos avós ou país que nasceram nos anos 60 e 70 e se tiverem menor, perguntem se alguma vez imaginavam que o que existe hoje, era possível.

    Naquela altura era teoria da conspiração! Hoje é realidade. Independente do tempo ou ano!

    Aceitem a realidade o COVID é uma arma biológica, não neguem, não digam que é teorias da conspiração. Aceitem antes a realidade. E mesmo que não aceitem. A nova ordem mundial vai ser posta quer queiram ou não.

    Quer neguem até a última gota. Estamos caminhando para lá “time is running, now” conhecem a música? Pois.

    Vamos ver se é tudo teoria da conspiração daqui a alguns anos. E o melhor é que se isto se tornar realidade, a liberdade que vocês tanto defendem vai acabar.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Caramba, este pessoal está nas drogas boas e eu nem cheirá-las…

    2. Avatar de Mig21
      Mig21

      Mal posso esperar. Vai ser optimo para nós enquanto civilização.

      1. Avatar de Pedro L
        Pedro L

        Não tenho a certeza se prefira ser um cylon ou um storm trooper. O que sei é que nunca mais preciso de comprar roupa ou sequer usar capacete para andar de moto . Só vantagens …

        1. Avatar de Sergio O
          Sergio O

          Storm tropper não ias acertar nada, sempre no desemprego xd

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Espero que estejas a escrever isto dentro de uma instituição psiquiatrica. Que mente mais retorcida.

    4. Avatar de KCar
      KCar

      “time is running, now” xD

    5. Avatar de Fusion
      Fusion

      Eu estou-me bem a cagar se sou robô ou não. Desde que a tecnologia me ajude a viver mais e bem por mim que me metam braços e pernas robóticos. Quanto ao te comentário, puto deixa de comer queijo estragado, essa cena deve ter fermentado cogumelos marados, diria que os mesmos que os pastorinhos quando triparam lá em Fátima.

    6. Avatar de Manuel Borges
      Manuel Borges

      Isso está mal… Convém por um pouco mais de tabaco futuramente. Para já é dormir que isso passa.

  3. Avatar de ZULMIRA
    ZULMIRA

    Aberrações, é no que o ser humano se está a transformar.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Se andasses numa cadeira de rodas e te oferecessem a oportunidade de andar, queria ver se te achavas uma aberração.

      1. Avatar de Nuno Camara
        Nuno Camara

        Muito bem!

      2. Avatar de Cristina F
        Cristina F

        Não fale do que não sabe., nem fale de cor

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Eu falo do que sei, e você?

      3. Avatar de k
        k

        Ou a um cego a oportunidade de voltar a ver.

        Can’t come soon enough.

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      De certeza que a ZULMIRA dizia que não, preferível ficar acamada a vida toda em sofrimento e aqueles a volta.

      1. Avatar de Zulmira Cristina Cru
        Zulmira Cristina Cru

        E o Fusion, diz o quê?

      2. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Ou então prefere a eutanásia, que resolve os problemas todos de forma mais simples e barata.

  4. Avatar de RM
  5. Avatar de AlexX
    AlexX

    Um misto de surrogates, total recall e repo men. Uns ficam em casa com 30 caixas de comprimidos ao lado da cama e um capacete comandando máquinas à distância, outros vão para o trabalho com órgãos artificiais e exo-esqueletos. Nos poucos tempos livres que tiverem podem viajar, cheirar as rosas ou fazer o que quiserem desde que em casa e ligados a uma IA de realidade virtual. Quando não puderem pagar os serviços que tão gentilmente lhes serão alugados, vêm os repo men para levar tudo.

  6. Avatar de Rosana
    Rosana

    Minha mãe era renal crônica há 15 anos …os métodos atuais debilitam muito a saúde e com minha mãe não foi diferente ..veio o coivd e a levou…e uma coisa com a qual sonhävamos era um rim artificial …pena que não deu tempo ..se não com certeza ela iria ser voluntária num projeto deste …só quem conhece o mundo dos renais crônicos ė que sabe como um projeto deste e importante e trás esperança aos que estão na luta pela vida

  7. Avatar de Vanuza Lopes do Nascimentop
    Vanuza Lopes do Nascimentop

    Eu vou adorar se acontecer pq tenho insuficiência renal e não é fácil viver através de uma máquina se eu pudesse iria pra fora do país tentar outras opções como essa. Deus abençoe que chegue logo.