Quantos dias tem de trabalhar para comprar um iPhone 13?

92 Comentários

A Apple lançou recentemente o novo iPhone 13. Como sabemos o novo smartphone da gigante da maçã está disponível em várias versões e os preços não são propriamente amigáveis. Há, inclusive, uma versão do iPhone 13 que custa 1859 euros.

Para quem tem ideia/ambição para comprar a última versão do iPhone, saiba quantos dias tem de trabalhar.

Imagem iPhone 13


Nº de horas de trabalho para comprar o iPhone 13

O site moneysupermarket apresentou recentemente um estudo onde mostra quantas horas é preciso trabalhar em cada um dos países para comprar um iPhone 13. Olhando para a seguinte imagem, ficamos a saber quem em Portugal para comprar um iPhone 13 (versão normal) é preciso trabalhar 195,1 horas (cerca de 8 dias).

Para comprar um iPhone 13 mini os portugueses têm de trabalhar 174 horas. No caso da versão Pro, será necessário trabalhar 247,5. No caso da versão Pro Max, de 128 GB, os portugueses têm de trabalhar 268,5 horas.

Portugal não é dos melhores nem dos piores países.

Nas Filipinas é preciso trabalhar 775,3 horas, na Índia 724,2 horas e no Brasil 690,5 horas. Do outro lado da balança temos a Suíça, onde apenas é necessário trabalhar 34,3 horas, no Luxemburgo 40 horas e nos Estados Unidos 49,5 horas.

As opções do iPhone 13 são diversas e como tal, há também diferentes preços. O modelo mais barato do iPhone 13 custa em Portugal 829 euros. Trata-se do iPhone 13 mini com 128 GB de memória de armazenamento. De referir que este smartphone tem um ecrã de 5,4 polegadas. A versão com 256 GB de memória vai para os 949 euros e a versão com 512 GB custa 1.179 euros.

Relativamente ao iPhone 13, que vem com um ecrã de 6,1 polegadas, o valor para a versão com 128 GB é de 929 euros. Caso o cliente pretenda um com 256 GB de capacidade terá de pagar 1.049 euros. Se for com 512 GB, o valor sobe para 1.279 euros.

Relativamente às versões PRO e PRO MAX podem ver aqui os preços.

Comentários

92

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de GM
    GM

    “…versão Pro Max, de 128 GB, os portugueses têm de trabalhar 268,5 dias.”
    Ganhamos mesmo pouco. É necessário quase um ano de trabalho para comprar esta versão. Se trabalhamos de Janeiro a Julho só para pagar impostos, o resto do ano não nos chega para comprar o ProMax.
    Serão talvez 268,5horas, não?

    1. Avatar de R41M31
      R41M31

      Horas. Mas também não sei onde vão buscar as estatísticas para chegar a estes valores…

      1. Avatar de GM
        GM

        Eu percebi, a questão foi a transcrição do artigo original terdado origem a um discrepância 24X maior.

      2. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        Também não sei em que valores é que se baseiam

        (829/195) *40 *22 = 3471 Euros

        Era bom era se o salário médio fosse 3471€

        1. Avatar de Gil Reis
          Gil Reis

          A mutua paga bem, é uma questão de organização pessoal, no entanto é caro e custa no lombo 😀

        2. Avatar de Henrique
          Henrique

          Se fizeres as contas corretamente:
          (829/195) * 8 * 22 = 750 (aproximadamente)
          Estás a multiplicar 40 horas semanais por 22 dias

          1. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            ooops que estupidez!
            Tens razão 🙂

          2. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            Foi o texto do artigo que me pôs confuso com essa troca de dias por horas em várias partes 😀

        3. Avatar de Jose
          Jose

          Contaram as horas de um dia inteiro (24h) como horas de trabalho.

      3. Avatar de Pedro Sequeira
        Pedro Sequeira

        Se ganhares 1300€ por mês, vai dar mais ou menos isso, mas o “Português comum” nao chega lá perto

      4. Avatar de Louro
        Louro

        Salário médio de cada país, se ganhas abaixo da média, entao tens de trabalhar mais horas.

  2. Avatar de DB
    DB

    um áifóne por 1800 euros?

    1. Avatar de Vítor M.

      1859 euros… calma lá 😀

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Foi o que disse à dias, pouco me importa o preço do IPhone, preocupa-me a constante perca de poder de compra em Portugal, nem parecemos um país da UE… somos cada vez mais 3º mundo.
    Obrigado a todos os corruptos e tachos e etc.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida. Basicamente o país, com esta crescente carga de impostos está a fazer os portugueses aninharem. Estão a perder poder de compra porque têm de pagar os luxos de terceiros e pagar investimento completamente errados que o país fez nos últimos anos. Combustíveis estão a um preço pornográfico, a energia nem se fala, as empresas têm uma carga fiscal que é obsceno… e o povo vai contente porque vem aí a bazuca!!!

      Será que o povo aguenta?

      1. Avatar de GM
        GM

        Como dizia o outo há 10 anos atrás: ai aguenta, aguenta. A menos que o Povo abra os olhos e comece por mudar as cruzinhas. Podem (podemos) começar já no próximo Domingo.

      2. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        Vítor, vá viver para Espanha.
        Depois poderá queixar-se de mais 6700 milhões em portagens e 8000 milhões no ISP . No entanto, o seu salário lá seria de 1603 euros, pagando 43% de IRS.
        Ou para a Alemanha, onde o IRS desceu 18% nos últimos anos, só que a inflação subiu 4%, no maior valor da Europa.

        1. Avatar de Vítor M.

          Portanto, na sua opinião, estamos bem, é isso?

        2. Avatar de Pedro V
          Pedro V

          Bom bom é Portugal! Ganha-se dinheiro a rodos.

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          Até podias ir para a Suiça, onde normalmente se diz “ganhas muito, mas gastas muito também”…
          Imaginemos que gastam 80% do salário Suiço, que pode rondar os 8000€, agora imaginemos um Portguês que se esforce bastante e consiga gastar apenas 80% do ordenado de 1000€.
          No final o Suiço fica com 1800€ de poupança e o Português que se esfolou para poupar 80% poupou 200€.
          O Suiço em 1 ou 2 meses compra o IPhone e o Português precisa de 10 meses.

      3. Avatar de Paco
        Paco

        “Ai aguenta, aguenta…” como dizia o outro !!
        Enquanto o povo português não perceber que não é votando nos mesmos que nos têm destruído ao longo dos últimos 47 anos e preferindo se abster do voto, nunca iremos lá.
        https://www.youtube.com/watch?v=fyoHqth0IFs

      4. Avatar de Filipe
        Filipe

        Tanto aguentam que continuam a colocar os mesmos pacóvios à vez a governar este barco a ir ao fundo cada vez mais.

      5. Avatar de Pedro
        Pedro

        Reclamam do quê? Essa é a base do socialismo
        Tirar do que ganha mais para dar ao que ganha menos
        Se eu quiser empreender e começar a trazer dinheiro para o país, vem aí o estado e o fisco atrás de mim, sendo que quanto mais me esforçar para ganhar dinheiro mais o estado vem atrás de mim
        Além de contribuir para o PIB e para o fortalecimento da economia, também poderia abrir postos de trabalho
        Depois falam em incentivos para abrir empresas e empreender, lol
        Quem trabalha mais, mais paga, basta ver como está as tabelas de IRS
        E os que não querem fazer nada, como recebem tanto apoio, cada vez menos querem sair da sua situação, pois têm tudo com o menor esforço
        Vai tudo bem assim
        Se votam sempre nos mesmos é porque anda tudo satisfeito

        1. Avatar de Vítor M.

          Eu só acho admirável haver quem ache que o país está bem como está.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Com todo o respeito pela sua opinião Vítor M, leva me a crer que tem viajado pouco.
            Acredite vivemos num país fantástico, podemos ganhar pouco e pagar muitos impostos disso não discordo, mas temos um país que ajuda os que pouco têm, somos um país que podemos ir ao médico de borla, podemos enviar nossos filho à escola, se perdemos o emprego temos quem nos ajude, é injusto dizer que Portugal é mau porque não podemos comprar um brinquedo de 1800€, igual ao que compramos no Ana passado.
            Vivemos num país que temos um passaporte na mão podemos ir para onde quisermos sem recear o que pode acontecer à nossa família, não é perfeito e pagamos muitos impostos mas tomara muitos povos terem um país tão mau como o nosso

          2. Avatar de Vítor M.

            De facto no último ano viajei pouco é verdade, mas acredite que já estive em países bem mais evoluídos economicamente que o nosso, assim como países muito menos estruturados.

            Agora, vou voltar a dizer, o nosso país tem uma carga fiscal pornografica, tem funcionários públicos a mais (basta ver as maiores câmaras do país). Devíamos avançar para a regionalização. Gostava que houvesse coragem 😉 mas não há.

            Fora isso, não misture, o país é brutal, eu dentro de portas corro de norte a sul, do interior às ilhas e adoro este país. Mas poderíamos ter muito melhores condições de vida.

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            @B@rão Vermelho, o SNS é pago com os nossos impostos, logo não é gratuito.
            O foco estava ser a parte mais económica.
            De resto também partilho das vossas opiniões.
            Temos um país excelente para viver que é seguro, pacífico, livre, excelente tempo, etc.
            Temos até várias coisas que grandes países da Europa não têm.
            A situação é só a parte económica em que o país tem um enorme potencial que não está a ser rentabilizado e está cada vez a ficar mais para trás em relação à Europa.
            Se repararmos tudo o que envolve estado é onde há sempre problemas.
            O resto é tudo muito bom.

          4. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @Pedro tudo é pago com os nossos impostos, mas como sabe há pessoas que não pagam impostos nenhuns e continuam a poder ir ao médico. Eu acho que quando vamos a um hospital público devíamos receber a factura do real valor do ato médico em causa, só para as pessoas terem a real noção de quanto custa.
            Há impostos que não consigo compreender o IMI, na nossa morada fiscal, eu tenho casa arrendadas é dessas até intendo o pagamento agora da morada fiscal até parece crime ter património

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            Vitor M. o pessoal esquece que vive na UE e que somos constantemente ultrapassados pelos vizinhos em tantas escalas.
            Se fossemos um país com menos taxas, facilmente tinhamos mais empresas. Bastava organização e teriamos melhor SNS e escolas.
            Teriamos melhor custo de vida, etc. É possível, já vários países sairam do buraco financeiro que estamos.

        2. Avatar de iSad
          iSad

          Pena os salários ai estarem assim. Quando sai de Portugal a 8 anos ganhava pouco menos de 20 000 anuais. Agora estou nos 40 000 este ano e conto com mais no próximo. O problema e a falta de empresas que pagam de acordo com as competências dos funcionários. Para nao falar do que foi dito acima. Desculpem teclado nao e portugues.

  4. Avatar de Mitra
    Mitra

    Suíça 34 Horas, bem dita terra.
    Muitos emigrantes na Suiça com muito trabalho em 2 décadas conseguem ter uma boa casa em Portugal, um bom carro, e um bom pê de meia, sem dever nada ao banco, Portugal é bom para férias com esta corja de politicos…

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Falta-lhe saber as noites de meia hora e os 30 dias a trabalhar com a mesma roupa, aproveitando o bónus de a lavandaria do hotel as lavar e secar em 30 minutos.
      É pena que se guincha tanto sobre os “emigrantes” sem saber o que eles sofreram. É por isso que os “novos emigrantes” não estão a conseguir os pé de meia (nem 1%!!!!) que os que para lá foram nos anos 60-70. Comer 2 carcaças e uma fatia de queijo é diferente de um jantar de 70 euros. Ambos ganhavam 30000 euros anualmente, acertando a inflação e os valores monetário.

      1. Avatar de Mitra
        Mitra

        O problema é que aqui trabalhas 45 anos e ainda estas a pagar a casa ao banco e muitos estão cheios de dividas, aqui mal dá para pagar as contas ao fim do mês coitado do casal que tiver salário mínimo em Portugal tem que comer atum e frango para poder pagar a renda da casa mais o credito pessoal e mais o credito do carro.

        Não comparem com a Suiça, com 2 salários mínimos na suíça ainda consegues pagar tudo ter um bom carro e juntar dinheiro é essa a diferença.

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Acho que tens avião para a Suíça logo de manhãzinha.

      2. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        Vem à Holanda que eu mostro-te o meu frigorífico e o meu irs.
        O que escreveste é só aldrabices. Ou então os exemplos que dás é dos teus amigos carochos que emigraram.

      3. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        As natas desses pastéis andam azedas. É demasiado BE nessa cabecinha.

      4. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        Começo a achar que és um bot.
        Quantos minutos tem um dia?

      5. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ah rapaz, diz-me lá, vivendo normalmente na Suiça (não inventes gastos desnecessários) quanta percentagem gastas do ordenado?

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      “…sem dever nada ao banco…”…não é bem assim. O custo de vida na Suíça é muito elevado. E isso não foi aqui tido em consideração. E os emigrantes na Suíça chegam a Portugal nas férias e a primeira coisa que fazem é ir bater à porta do banco pedir um empréstimo para construir o palacete demonstrando que com os rendimentos que lá ganham já conseguem pagar cá o empréstimo.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Andas muito enganadinho!

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Isso achas tu. Estás muito desligado da realidade.

      2. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        Para depois só usufruírem dele daí a 30 anos, já a precisar de obras de manutenção… É tudo uma questão de mentalidade.

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Sim. Isto é uma questão cultural. É a cultura da posse. Muito enraizada na nossa sociedade.

  5. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    A pronto? 11,5 dias

  6. Avatar de João Martins
    João Martins

    Ou sou eu que estou baralhado ou então é o artigo..para um país falam em horas, para outro falam em dias. Já há pouco vi um artigo idêntico noutro local e para Portugal dividiam por 24h o que dava aproximadamente 8 dias..mas para outros países já era só por 8h o que dava muito mais dias.. nem sei se foi sem querer ou se foi só para parecer que ganhamos melhor do que realmente se verifica ahah

  7. Avatar de Jonny
    Jonny

    Ridículo esse preço por um telemovel que faz tudo igual a qualquer outro de 200€

    1. Avatar de jlxpmme
      jlxpmme

      Também posso comprar headphones de 20€ mas prefiro uns de melhor qualidade que me vão durar mais tempo pagando pelo menos 100€. Tendo em conta que oiço música todos os dias, posso apreciar algo melhor. Também posso trabalhar num computador de 400€ mas não vou ter a mesma capacidade de trabalho e vou estar limitado em muita coisa em vez de comprar um computador melhor. Ambos fazem o mesmo, certo? Esse argumento não faz sentido. Compra o que podes, gostas e te satisfaz. Se não percebes o porquê do preço, seja Apple ou Samsung ou Google, é porque não é para ti.

      Todos sabemos que dá para usar smartphones mais baratos, fazem todos o “mesmo” mas não são todos iguais. Só o que me vem à cabeça de repente – não vais ter nenhum smartphone com o mesmo nível de suporte, tens a melhor performance no mercado, tens das melhores camaras do mercado, um dos melhores ecrãs do mercado, e tens iOS que imensa gente prefere a Android(gostos, não vale a pena debater esta parte que cada um tem as suas preferências).

      Eu uso o meu telemóvel pelo menos 4/5 horas por dia, todos os dias. Não há mal nenhum em gastar mais para ter algo que queira e que goste e ter um experiência melhor. Tal como durmo numa cama 8 horas por dia não vou comprar o colchão mais barato apesar desse mais barato fazer o mesmo. Telemóveis mais baratos fazem o mesmo(provavelmente nem é verdade sequer) mas sequer insinuar que são iguais é absurdo. Um telemóvel de 200€ pouco ou nada tem de comparação com estes telemóveis topo de gama.

      1. Avatar de jlxpmme
        jlxpmme

        De apontar, eu não estou a discordar que os telemóveis não são caros, porque são. Tal como é o caso em qualquer mercado de tecnologia. Eu também acho absurdo headphones que custam milhares de euros, que até faz o iPhone mais caro parecer barato. Ou componentes para computadores. Ou televisões. Posso continuar se quiseres. Enquanto houver mercado para o que quer que seja, vai haver mercado para quem pode gastar mais e ter uma experiência melhor, valha ou não o preço.

        Agora o que não faz sentido é sequer comparar telemóveis de 200€ com telemóveis de topo de gama como estes, não só da Apple mas de outras marcas também. Não faz sentido em qualquer que seja o mercado. É caro, ok. são iguais ou sequer faz tudo igual? não mesmo

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Jlxpmme: Não diga que são caros ou que são baratos. Aprendam a falar. O iPhone tem apenas o seu preço. Qual caro, qual barato. Custa X. A percepção de caro e barato é uma percepção individual, que cada um faz. Só faz sentido dizer que é caro, se por exemplo noutro país custar menos.

      2. Avatar de lapizazul
        lapizazul

        Quando dizes “imensa gente”, referes-te aos menos de 8% da população Mundial, certo?

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          613 milhões de pessoas é pouco, é isso que estás a dizer?

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        A situação é, será que precisas realmente dessas extras todos que um telemóvel de 1000€ traz?
        Boa parte dos utilizadores de iPhone que vejo por aí, só usam o telemóvel apenas para redes sociais, netflix, e-mail, tirar algumas fotos apenas para uso pessoal e pouco mais…
        Um telemóvel de 200€ para essas pessoas chegaria perfeitamente, boa performance, câmera suficiente, bom ecrã e bateria, mas claro uma marca premium e ter uma maçã no bolso é algo que deve dar um destaque imenso
        Mas pronto, cada um faz o que quer com o seu dinheiro

      4. Avatar de Jonny
        Jonny

        Alguém falou em Androids? Alguém falou no mais barato? Já juntar alhos com bugalhos

    2. Avatar de PTO
      PTO

      “Ridículo esse preço por um telemovel que faz tudo igual a qualquer outro de 200€”

      Ahahahahahah!
      Pois claro que faz, qual é a dúvida?
      A diferença está no que o de 200 euros não faz e o iPhone sim.
      Que “ganda” cromo!

    3. Avatar de Nuno Manuel Alves
      Nuno Manuel Alves

      Estás enganado
      Só agora e que tem écran de mais de 60 Hz.
      Não tem cabo USB C ( mas vai ser obrigado a ter )
      Não carrega rápido 20w
      Não devia custar mais de 600 euros.
      O meu telefone de 220 euros faz isso tudo impecavelmente
      Só mesmo para IRetardados

      1. Avatar de António Ferreira
        António Ferreira

        iRetardado ou aRetardado é todo aquele que não aceita e respeita as opções de escolha de cada um. Quero la saber dos 120hz, ou do carregamento rápido, quero sim um equipamento que seja estável, funcione e que receba atualizações sejam elas quais forem como é o caso do telefone da minha mulher que ainda ontem recebeu uma atualização. É um iPhone 6 Plus, há quase 7 (SETE) anos na sua mão sem problema algum, apenas a troca da bateria há 3 anos atrás. Isto sim para mim é o que interessa.

  8. Avatar de Str
    Str

    Ui, agora é que isto vai pegar fogo eheheheh

  9. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    Alguem se esta a esquecer de ter em conta o custo de vida nos paises. Por exemplo, Luxemburgo, alugar um T0 (T zero) sao 1000€ mês, a carne custa 3x mais do que em Portugal, um café Delta custa 2€, uma “Mine”, custa 2€. Portanto, o ordenado minimo lá que é 1900€ com este custo de vida não dá para muito mais, qt mais comprar um iphone. Alias, este estudo deve ter em conta dormir na rua e não gastar dinheiro em mais nada, nem em comida.

    1. Avatar de Mitra
      Mitra

      Aqui em um T1 custa 600€ em Lisboa sem ir ao melhor, o salário minimo é praticamente para o arrendamento, o resto do mês passas fome.
      Em Luxemburgo ainda tens dinheiro para comer quando pagas a renda da casa.

      Sim existe uma diferença evidente 🙂

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        Eu falei em T Zero, não um T1, e ja agora acrescento, um quarto, sem casa de banho privativa, são 500€ no minimo. Para teres dinheiro depois de pagares a renda, no Luxemburgo é casa trabalho e trabalho casa, nem pensar em fazer a mesma vida aqui, casa trabalho, trabalho, tasca, minis e depois casa. E mais, ca trabalhas as tais 35 ou 40 horas por semana, no luxemburgo trabalhas ate sabados e domingos para fazer mais algum dinheiro. Eu Portugal, trabalhar ao sabado ou domingo, ui, que disparate.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Achas que alguém se lembra disso ? Falam mal do país, mas desconhecem a realidade que se vive nos outros. É tipico.

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        Quando entao comparam que no Luxemburgo o ordenado minimo é 1900€ e em Portugal é de 600€ sem olhar a mais nada, é so dizer mal porque ta na moda

        1. Avatar de Milhais
          Milhais

          Sao os mesmo que quando falas numa Polonia vao dizer que vais para o fim do mundo. Ja tive em muitos paises, e tudo uma questao de trabalho, na Polonia muitos Portugueses a trabalhar para grandes empresas com trabalhos de escritoria a ganhar muito dinheiro, sem ter de dar horas extras, ou o risco de Portugal fazer horas extras sem as receber. Mas ya continuem a olhar para os ordenados minimos e nao para o que vao receber. E mesmo aiPortugal vai para a cada da Europa, os paises de leste continuam a crescer a bom ritmo.

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Na Polonia o salário mínimo é inferior ao nosso. E nesta matéria, Portugal está longe de ser a cauda da Europa. Mas não podemos olhar para o salário mínimo em termos nominais. Essa comparação sai toda enviezada.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Salario mínimo não pode servir de base de comparação, na América nem existe e têm mais poder de compra.
            De que serve ter um salário mínimo mais alto se tens menos poder de compra e os trabalhadores qualificados recebem menos.

        2. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Claramente que é. Pois tens de incluir na comparação o custo de vida em cada uma das realidades. E não fazer esse exercício é não ser sério.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Quanto % gastas do ordenado normalmente?

  10. Avatar de Marco
    Marco

    Não digo nunca porque me pode sair o euromilhões amanhã e se vir algum smartphone desses valores ou mais que me amarre na hora era bem provável que comprasse, mas na realidade não dou mais de 800€ por um smartphone seja que marca for e mesmo assim já é uma barbaridade tenho essa noção, mas fica até derreter portanto dou 800€ de uma vez, em vez de dar 100 ou 150€ ano sim, ano sim.
    Felizmente com um pouco de esforço não era uma questão de não puder ter mas acho simplesmente uma aberração esses valores honestamente, seja iphone seja que marca ou modelo for, mas andamos todos doidos? O melhor exercício para se ter noção é mesmo pegar no valor em dinheiro vivo e perceber a quantidade de notas, de valor, do que se pode comprar com esse valor, as horas de trabalho, dores de cabeça, stress, cansaço físico e dores em alguns casos… por um smartphone!
    Nenhum vale nem metade, ok dá quem quer mas eu também posso ter a minha opinião que vale o que vale como é óbvio!

  11. Avatar de Night1991
    Night1991

    Que estudo mais ridiculo, mais de 80% da população nem com um salario de um mes compra um iphone quanto mais em meia duzia de dias.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Que afirmação absurda e ignorante!
      O iPhone SE de 64GB custa cerca de 490 euros.
      Não sabia que mais 80% da população ganhava menos de 490 euros por mês.
      As coisas que se aprende com estes comentadores de algibeira a falarem do que desconhecem.

      1. Avatar de Night1991
        Night1991

        Ignorante es tu! Aqui esta se a falar do iphone 13! A cada comentario mais estupido parece que vivem noutro planeta. Fala se do iphone 13 vai falar do lixo do SE, daqui a pouco fala do iphone 4. Cada estupidez.

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Escreveste que “mais de 80% da população nem com um salario de um mes compra um iphone”, ou seja, quando dizes “UM IPHONE” estás a referir-te a qualquer iPhone.

          Como tal, respondi de forma perfeitamente adequada ao que tu disseste, por isso se não te sabes expressar de maneira correta o problema é teu e não meu.

          Volta para a escolinha, pode ser que consigas melhorar essa tua deficiência na comunicação escrita.

  12. Avatar de f4lc0n
    f4lc0n

    Pensava que este artigo era um anuncio para uma vpn, afinal estava enganado.

  13. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Nem que demorasse um dia a trabalhar… nunca dava 1900€ por um smartphone…. mais depressa ia viajar…

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Não me acredito! Como é que irias tirar fotografias sem o smartphone durante a viagem? 🙂

    2. Avatar de Jonny
      Jonny

      Exacto aliás mais que 200/300 é uma chulice. Mas cada parvo compra aquilo que quer enquanto houver totós que dao balúrdios por um telemóvel que faz IGUAL a outro de valor muito menor continuam a fabricar e claro lucrar.

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Eu nem vou pelo smartphone barato ou caro…. até porque antigamente só havia os nokias, digamos assim, e o pessoal viajava, curtia, tirava-se fotos com CAMARAS FOTOGRAFICAS…mas não, vamos andar com um telemovel de 1900€ para sermos melhores que os outros…enfim, cada um faz o que quer com o €€…

  14. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Eu não percebo este estudo, pois ninguém compra em Portugal com um salário mínimo um iPhone 13 Pro Max em 268.5 horas. Mesmo dividindo estas horas todas por 8h de trabalho, dá em média 33,5 dias de trabalho. Sendo que um iPhone 13 Pro Max custa no mínimo 1.299€, não chegam o número de horas fase ao ordenado mínimo nacional. Portanto estes calcúlos estão mal feitos.

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Agora volta a fazer as contas – com o salário médio.
      Lê-se “em média, são precisos X horas/dias para comprar uma iPhone – com um salário médio”

    2. Avatar de PTO
      PTO

      E onde está dito que a base do estudo foi o salário mínimo?

  15. Avatar de albinonegro
    albinonegro

    Nem todos podem ter ferraris.
    Mania de reclamar de tudo.
    Nao tem dinheiro compram outra coisa qualquer.

  16. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “O modelo mais barato do iPhone 13 custa em Portugal 829 euros.” Mais depressa comprava um carro em 2° mão do que um iPhone,kkk… 🙂

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Isto de iPhone é era quem tem estatuto na sociedade e carteira se não estudasse menino compras um de duzentos euros e dá graças a Deus enquanto tiveres para comer agradece ao patrão…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Quase que se percebe que é português o que foi escrito…

      1. Avatar de LR
        LR

        Quase…. Com algum esforço e imaginação, quase que parece português…

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Aprender a escrever direito e com pontuação é que não houve tempo, certo? O patrão não deixou.

  18. Avatar de Miguel Angelo
    Miguel Angelo

    Cada um compra o que quer e pode… eu por exemplo prefiro comprar coisas mais baratas desde que tenham alguma qualidade, andar de carro velho e ter uma casa pequena para depois poder viajar e principalmente investir para ter uma reforma antecipada.
    No entanto entendo perfeitamente quem queira ter do bom e do melhor e opte por trabalhar mais para ter cada vez mais coisas. São escolhas. E se o dinheiro vem do trabalho só temos é que deixar o capitalismo funcionar.

  19. Avatar de eu
    eu

    Tem de trabalhar mais ou menos o mesmo numero de horas que teria para comprar um Samsung Fold 3 por exemplo! Não quer dar tanto dinheiro compra um telefone mais barato ! O que não faltam são ofertas para todas as carteiras !

  20. Avatar de SureDoc
    SureDoc

    Iphone 13 pro max de 512gb encomendado, 1500 euros a cada 2 anos que é o periodo que troco de smartphone nao e nada. Gosto de usar o melhor, trabalho para isso. Os pelintras n precisam de smartphone, trabalham comem e dormem e chega, tem sorte em dormir 8h.

  21. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    Que escravatura.