Fim do certificado COVID para entrar em restaurantes? Parece que sim

85 Comentários

O certificado eletrónico COVID-19 vai deixar de ser obrigatório para ter acesso ao interior de estabelecimentos de restauração às sextas-feiras ao jantar e aos fins-de-semana, na nova fase de desconfinamento que deverá entrar em vigor a 1 de outubro.

Esta nova alteração deverá ser anunciada hoje, após a reunião de Conselho de Ministros.

COVID-19: Fim do certificado para entrar em restaurantes? Parece que sim


Hoje deverá ser aprovada a fase 3 do plano de deconfinamento contra a COVID-19

O certificado digital COVID da UE abrange a vacinação, teste ou recuperação da COVID-19 e está disponível em formato digital e em suporte papel.

O Certificado Digital COVID da UE abrange três tipos de certificados:

  • Certificados de vacinação: que comprova que a pessoa foi vacinada contra a COVID-19
  • Certificados de Testagem: que comprova que a pessoa tem resultado negativo em teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) – RT-PCR, RT-PCR em tempo real, Testes Moleculares Rápidos – para identificação de SARS-CoV-2
  • Certificados de recuperação: que comprova que a pessoa teve COVID-19, mas que já recuperou da doença

Fim do certificado COVID para entrar em restaurantes? Parece que sim

De acordo com informações do jornal Público, em cima da mesa vai também estar a decisão sobre a obrigatoriedade do certificado no acesso a hotéis e afins.

Estas alterações fazem parte da fase três do plano de alívio das medidas de combate à pandemia. De referir também que, de acordo com números recentes, Portugal tem cerca de 85% de população vacinada e regista uma trajetória sólida de descida da taxa de incidência de infeções (atualmente em 137,4 casos por 100 mil habitantes) e em que a taxa de transmissão se encontra abaixo de 1, mais precisamente em 0,82.

Tal como está previsto no plano do executivo, nesta fase três deixam de existir limites máximos para o número de pessoas em grupo no interior dos restaurantes, cafés, pastelarias e em esplanadas, bem como são levantados os limites de lotação para estabelecimentos, espetáculos culturais e eventos familiares.

O Governo salientou também a importância de ser transmitida uma mensagem de prudência sobre a necessidade de se conservar uma elevada responsabilidade individual em termos de adoção de comportamentos que evitem a propagação da COVID-19.

A ministra da Saúde, Marta Temido, alertou já que a máscara deve ser mantida em espaços fechados ou onde não seja possível preservar o distanciamento social aconselhável.

Nesta reunião de quinta-feira do Conselho de Ministros, o Governo também vai dar o primeiro passo na “operação de limpeza” de normas, regulamentos e diplomas que foram aprovados com caráter excecional ao longo do último ano e meio de pandemia de covid-19.

 

 

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zpl
    Zpl

    O certificado foi so uma forma de pressao para vacinar o maximo possivel. Agora deixa de fazer sentido usa lo. Os sortudos que nao foram vacinados vao poder usufruir da sua vida normal com a vantagem de não terem problemas de saude futuros com efeitos secundarios indesejados como infertilidade que e o principal objectivo das vacinas para controlar o crescimento da populacao.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      E de poderem ser heróis, matarem a família toda e os amigos, conseguindo que a próxima estirpe tenha o nome dos parvos que não se vacinaram…
      Já agora, já avisou os seus familiares que foram vacinados, que os próximos descendentes da sua família vão ter 70 braços de 80 pernas? Ou que vão ser antenas de 8G capazes de suportar 60000 telemóveis em simultâneo? Ou que vão conseguir tirar colheres e facas da gaveta, bastando levantar o pé do chão?

      Negacionistas, candidatos do Chega ás autarquias que nem sabem responder a uma pergunta, sem irem aos seus sites perguntar qual é a resposta…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Eu sou vacinado, mas posso te dizer que não existe nenhuma evidência que um vacinado não passe a mesma carga viral que um não vacinado, logo essa teoria cai por terra.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Existe a evidência de que um vacinado tem menos probabilidade de ficar infectado, e existe a evidência de que a taxa de contágio tem vindo a cair assim que a maioria da população mais jovem ficou vacinada.
          Ou seja, as pessoas estarem vacinadas reduz significativamente o risco para contagiar outros.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Errado, só existe evidencia que existem menos pessoas testadas e menos positivos.
            Além disso, depois de 10% da população já ter tido covid, é natural que os casos desçam.
            Na verdade não existe nenhuma evidência que um vacinado tem menor probabilidade de ficar infectado, mas sim de manifestar sintomas, principalmente sintomas graves, além disso a carga viral diminui sim para os vacinados, embora isso não aconteça com a variante delta, predominante no nosso país.

            Nota: Estou vacinado, assim como toda a minha familia, apenas vale a pena passar informação certa.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Zé Fonseca A.,
            o R(t) tem estado a descer!
            Existe sim evidência de que um vacinado tem menos probabilidade de ficar infectado – por infectado estou a referir ao virus se multiplicar no corpo. É aliás algo natural quando se adquire imunidade.
            O que não há de certeza é evidência, aliás há provas do contrário, de que estar vacinado é uma garantia de que não se é infectado.
            Segundo ponto. A questão da carga viral da variante delta, estás a confundir/generalizar os dados de comparação entre pessoas sintomáticas. Ora a vacina reduz a probabilidade de desenvolver sintomas…

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Tadeu, informa-te sff, não espalhes mais desinformação.
            As vacinas não conferem qualquer imunidade, por esse motivo já se espera que toda a população fique infectada após o levantamento das medidas, apenas não se manifeste com sintomas na grande maioria dos casos.
            Com a variante delta a carga viral é praticamente igual estando vacinado ou não.

      2. Avatar de Zpl
        Zpl

        O que muita gente não sabe e que houve uma reuniao secreta dos governos quando se atingiu o numero 8 bilioes de pessoas e se disse que seria insustentável e a populacao deveria ser reduzida a metade ate 2100 para sobrevivermos. O covid surge no pais mais populoso do mundo nao foi por acaso e a teoria do excesso de populacao ja tinha sido abordada por dan brown em inferno e ate pela marvel com Thanos. A vacina foi feita para controlar o crescimento populacional. Nada contra, sou completamente a favor.

        1. Avatar de Bruno Teixeira
          Bruno Teixeira

          Amigo aconselho vivamente que saia de casa….deixe de ver esses filmes, séries e documentários que só lhe fazem mal…
          A vida não é um jogo onde fazes reset… Abre a pestana…
          Se muita gente não sabe dessa “reunião” como podes tu saber? és membro dos governos? lolol

        2. Avatar de Andre
          Andre

          Quando começas a misturar a ficção com a realidade, está na altura de teres uma consulta de psiquiatria, ou se calhar até mesmo ir directamente às urgências de psiquiatria. A Psicose é um problema sério.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            É o que dá ler tantas teorias da conspiração como se fossem verdades absolutas.

        3. Avatar de Thomas
          Thomas

          Em portugal é facil controlar o crescimento da populacao se quiserem. É colocar um imposto por cada filho xD Nao é preciso “matar”. Quando ha formas de que tanto portugal adora.

        4. Avatar de DAN
          DAN

          …WTF?! Você devia fazer um filme:) LOL

        5. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Mete mais tabaco nisso

        6. Avatar de rui
          rui

          Gosto da teoria com a Marvel
          Para a tua informação o Thanos foi criado há quase 50 anos (1973) e sempre foi a ideia dele reduzir a população do universo.
          Ou seja, acho que o Jim Starlin fazia parte dessas reuniões secretas e foi minando a população que lê banda desenhada, para que estejam preparados para a redução da população, e mais importante a sua obrigatoriedade..

          Eu gosto da Marvel, mas não confundo comics com realidade……

          Outra teoria que deve gostar: Matrix…….

          🙂

      3. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        O teu discurso não favorece o sistema que por coação quer atingir objetivos que só aceita uma opinião, a sua.

        1. Avatar de Joaquim Sobreiro
          Joaquim Sobreiro

          Dirigido a Manuel Costa

      4. Avatar de Duarte
        Duarte

        Estás a falar de ébola certo?

        É que pelo que vi o covid tem uma taxa de mortalidade de cerca de 2%, sendo que nesses 2% a esmagadora maioria são idosos e doentes crónicos. Depois ns contas aqueles que morreram de covid quando foram atropelados!

        Acho melhor começar a vender os rolos de papel higiénico e latas de atum que angariou no início de 2020.

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Comparas o ébola ao Sars-cov2. É o mesmo que comparar alhos com bugalhos.

          1. Avatar de Duarte
            Duarte

            Porquê? O covid mata familias inteiras saudáveis como passatempo?

        2. Avatar de Mangostão
          Mangostão

          2% ?!!?!??!?!?!

    2. Avatar de Steven Coelho
      Steven Coelho

      Se o foco era controlar o crescimento da população…não teriam tido tanto trabalho em procurar uma vacina e obrigar as pessoas em ser vacinados….bastava deixar a malta morrer…ainda lucravam…

      1. Avatar de Zpl
        Zpl

        Mas matar não e moralmente correcto, a vacina permite que a fertilidade desca para numeros abaixo dos 10% o que vai permitir reduzir a populacao mundial para metade ate 2100.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          É uma boa teoria. Oxalá se concretize pois os contraceptivos ainda custam dinheiro lol
          10%? Tens números exactos e tudo. Que espetáculo.

        2. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Gostaste do livro do Dan Brown, foi ?

        3. Avatar de scp
          scp

          Não faz sentido, a população europeia já está em decréscimo e a projeção é para a mesma tendência daqui a 50 anos.

          Se é para controlar o crescimento da população mundial através das vacinas então porque é África tem +-5% de vacinados?

          Não te entra na cabeça que uma vacina é para salvar vidas e efeitos de uma doença?!

          Agradece teres nascido num tempo onde várias doenças já estão erradicadas graças à vacinação.

          1. Avatar de Zpl
            Zpl

            O virus e a vacina não foram feitos para a europa mas o mundo todo, sao os chamados efeitos colaterais.

      2. Avatar de Zpl
        Zpl

        Dou lhe o exemplo dos pombos que durante anos e anos eram capturados e mortos e a populacao deles continuava a crescer. A solução foi criar pombais com milho anti concepcional que finalmente ajudou a reduzir a populacao deles a numeros minimos mas estaveis.

        1. Avatar de Darkny
          Darkny

          Só espero que o Zpl não meta ovos… senão estamos tramados

      3. Avatar de aiaiai
        aiaiai

        Matar não enriquece as farmacêuticas e os seus amigos…

    3. Avatar de aiaiai
      aiaiai

      Claro que foi uma forma de pressão que já não faz sentido.
      Mas…
      Cuidado com essas afirmações… já já aparecem os cientistas de bancada a dizer que isso é conversa de negacionista!

    4. Avatar de kodiakshadows
      kodiakshadows

      Zpl, achas isso, ou estás brincar. Bom é que na França e no resto da Europa, está-se a pensar , quando esses que não foram vacinados e se algum dia ficarem doentes, não há subsídios de doença e ainda ficam a cargo com as despesas.

    5. Avatar de Hugo
      Hugo

      Os sortudos não, os medrosos, ou ignorantes, ou egoístas, ou quem sabe, todas elas. A verdade é esta. O facto de associares infertilidade a uma vacina tão recente, só porque sim, coloca-te automaticamente na última que referi, independente de vires a ter razão, ou não.

        1. Avatar de roger
          roger

          E a referência mais adequada para os doutorados serem o grupo com mais “hesitantes em relação às vacinas”:

          https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.07.20.21260795v1.full.pdf

    6. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      “infertilidade que e o principal objectivo das vacinas para controlar o crescimento da populacao.”… simplesmente delirante…

    7. Avatar de Zezinho
      Zezinho

      Tens toda a razão Zpl, é por isso que os HOMOSEXUAIS NÃO APANHAM COVID!!!
      Pensem bem, conhecem algum homosexual que tenha apanhado covid?!?!?
      Abram todos os olhos e estão safos, não precisam de se vacinarem.

    8. Avatar de xyr
      xyr

      É cada parvoíce…eu contesto muito do que se diz sobre a vacinação , mas isso que diz é um disparate…são pessoas como você que levam ao descrédito dos que contestam a vacinação em massa com base nos estudos científicos . O certificado digital foi criado porque políticos ignorantes e pseudo peritos pro vacinação acreditavam que os não vacinados não poderia ficar infetados , quando desde o início da pandemia , quem realmente percebe do assunto , os avisou que não era assim . Agora que já não podem esconder mais esta realidade ..voltam atrás…aliás a forma como era aplicado nos restaurantes em Portugal era uma anedota própria de políticos medíocres.

      1. Avatar de xyr
        xyr

        correção : acreditavam que os vacinados …

    9. Avatar de Bicho
      Bicho

      Não tomei lol

    10. Avatar de DAN
      DAN

      WTF?! Com cada maluco…

    11. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Estas aqui, estás com zumbidos na pinneal gland…

    12. Avatar de Tiago
      Tiago

      Agora é infertilidade a nova teoria dos negacionistas, oh pá porque vocês não vão para uma ilha deserta e ficam lá para sempre? Todos que são contra vocês agradecia-mos, vocês são em conjunto com outros vários tipos de pessoas o que de pior existe na sociedade.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Viva as eleições desaparece o covid, desaparece as máscaras, desaparece o certificado…

    1. Avatar de kodiakshadows
      kodiakshadows

      ahahah!!! Os Governos estão falidos e vão começar a catalogar o Covid como uma gripe, para sair mais barato

    2. Avatar de campeao dos precos baixos
      campeao dos precos baixos

      Portugal é tão importante que o covid desaparece com as autárquicas portuguesas

    3. Avatar de teixas
      teixas

      … por isso defendo eleições de 2 em 2 anos (anualmente era enfadonho)… assim terminavam os problemas e os buracos nas estradas…

  3. Avatar de Fernandes
    Fernandes

    Isto é gozar para quem já foi vacinado. Mais uma excelente mentira dos Xuxalistas

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Gozar porquê. Quem esta vacinado está mais protegido. Mentira só se for na tua cabecinha.
      E como só é vacinado quem quer, também só morre quem quer.

      1. Avatar de tiremMeDesteFilme
        tiremMeDesteFilme

        uhmmm,só morre quem quer?
        Mais um imortal..ou baralhaste noticias e pensas que deves estar a responder á dos cyborgs?
        Lamento informar,mas os vacinados tb vão morrer,por enquanto

  4. Avatar de contacto
    contacto

    Covid desapareceu misteriosamente antes das eleições. Alguém que procure o Covid porque o Covid também deve querer votar nas eleições

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Devias visitar agora os hospitais deste país e comparar com o estado desses mesmos hospitais no inicio do ano (se tambem os tivesse visitado) em vez de fazeres afirmações demagogas.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Basta comparar com o ano passado e ver que está pior, se é para comparar com o início do ano, aguardemos pelo início do próximo ano.

        1. Avatar de Pablo
          Pablo

          Não digo que será pior. Pior é complicado. Mas deve ser igual aos outros anos da gripe.
          Mas tudo depende das alterações climáticas! XD ainda vem uma onda de frio daquelas…. Oo
          Estou curioso para ver se a gripe irá ressuscitar. XD

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            A gripe tem as condições ideais para ser pior que em anos anteriores. Básico.

        2. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          O que é estar pior ? Sabes como é que se comportam as ondas pandémicas ? Dou-te uma dica : são ondas. E cada onda tem um contexto : no ano passado, tinhas vacinas ?

    2. Avatar de jlxpmme
      jlxpmme

      Ah sim, claro. Desapareceu assim de um dia para o outro para obra e graça do divino, como se estes últimos meses não tivessem existido… Espero que não estejas a falar a sério…

    3. Avatar de contacto
      contacto

      Como é de reparar a minha frase tinha a ver directamente com as recentes decisões políticas. Não tinha a ver com negacionismo porque eu não sou negacionista . E estou a ser irónico na frase. É favor usar a inteligẽncia para perceber a frase

  5. Avatar de jlxpmme
    jlxpmme

    Nem vou chegar a usar o meu então, boa. Ao menos forçou toda a gente a ser vacinada

  6. Avatar de Ze das Quintas
    Ze das Quintas

    Tal Republica das Bananas, então chutam para onde tão virados o Governo? Não voto no Domingo é só!

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Eu também não votava mas percebi que é isso que querem.
      Agora o meu voto vai sempre para os mais odiado no meio politico e jornalistico.

      1. Avatar de John
        John

        O meu também, contra o politicamente correcto, força

  7. Avatar de Mangostão
    Mangostão

    Dinheiro e poder andam de mãos dadas meus amigos.
    A vacina pode ser muito boa… para quem lhe vai trazer benefícios, não para os outros.

  8. Avatar de Bicho
    Bicho

    Tantos cegos, diria Saramago…

  9. Avatar de Marco
    Marco

    Pois, porque realmente essa ideia dos certificados de fim de semana é só ridícula e sem sentido algum na minha opinião.
    De 2a a 5a posso ir a restaurantes a pinha almoçar e jantar que não contagio ou mato alguém, mas entre a hora de jantar de 6a a hora de jantar de Domingo se vou a um restsurante sou um perigo público, um autêntico serial killer… enfim!

    1. Avatar de Ru
      Ru

      À semana és cereal killer, ao fim de semana serial killer.
      Eu estou vacinado, mas deixei de comer fora aos fins de semana. Sou contra isto dos certificados, não vou dar força à coisa.
      Da mesma forma, também não irei a bares/discotecas enquanto andarem a pedir isso. E a vida continua.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Eu por acaso vou mais a restaurantes durante a semana, que ao fim de semana mas de qualquer forma acho sem sentido.
        Não estou vacinado mas cumpro escrupulosamente todas as medidas de segurança penso que acima das vacinas, a responsabilidade de cada um e isso infelizmente não a vacina que exista ou valha.

  10. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    Será que agora, mesmo sendo vacinado já posso ir ter uma refeicao fora ao fim de semana caso precise sem ter de mostrar nada??

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Por mim já deviam ter feito há muito tempo, passar a tornar obrigatorio validação do certificado em qualquer dia da semana, e obrigar os funcionarios não vacinados a testes semanais pagos do proprio bolso. Só assim se conseguiria vacinar as 250.000 pessoas que se recusaram.

  11. Avatar de outra vez !!
    outra vez !!

    Penso que o certificado tinha duração de seis meses…muito bom.
    Á parte das várias teorias da treta penso também que a ” qualidade de um País está na sua população “, se as elites são fracas e o povo gosta e permite é tudo possível até mesmo a regressão intelectual, civilizacional, cívica e cultural, e talvez seja isso que esteja acontecer no momento ou a umas decadas.
    Quando um povo deixa de participar, deixa de lutar por questões que lhe diz respeito tudo é possível.
    Como exemplo dou o que se passou na Islândia sobre a banca, já por cá além da banca, venderam ou deram sectores estratégicos importantes para o País como a energia, telecomunicações, correios, etc e o povo comeu e calou…ou seja, não votar não ajuda, e votar em quem demonstra ser horrívelmente pior que mau ainda é pior.
    É só uma opinião, vale o que vale.
    Saude !

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Sim, a Islândia está numa situação económica invejável…. Uma divida que é 10 vezes o seu PIB nacional…quantas gerações foram hipotecadas por essa brilhante atitude patriótica do povo ?

      1. Avatar de roger
        roger

        >Sim, a Islândia está numa situação económica invejável…. Uma divida que é 10 vezes o seu PIB nacional…

        Tens dados que corroborem isso que dizes?
        Na Islândia, desde que fizeram “a revolta dos tachos” e julgaram os responsáveis políticos e da banca que estiveram a melhorar, e é dos países europeus com menos dívida externa.
        https://tradingeconomics.com/iceland/government-debt-to-gdp

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Sabes o que eles fizeram ? Renegociaram a divida, que era o que a esquerda radical nacional queria cá fazer e que (ainda bem) não se fez.

          1. Avatar de roger
            roger

            Parece que lhes correu bem.

            Prender os responsáveis por atos criminosos e defender os direitos dos cidadãos é de esquerda radical?
            E eu a pensar que era apartidário.

          2. Avatar de roger
            roger

            > que (ainda bem) não se fez.

            Algum motivo em particular, ou é apenas porque serias um dos que estaria em apuros se o tivessem feito?

  12. Avatar de مكافحة الاختناق
    مكافحة الاختناق

    Conselho aos que pensam diferente dos covideiros, façam como eu.

    No início ainda lhes respondia…até perceber que esta gente se alimenta da nossa atenção, assim fiz, passei a condena-los ao desprezo e à insignificância que representam!

    Se ninguém contestar as ideias deles, passam a falar sozinhos ou entre eles, acabando por se calarem.
    Contrariar sofómanos é mesma coisa que dizer que Deuses provavelmente não existem, e eles dizerem que têm provas e factos da sua existência.

    Com isto, não estou dizer que o covid não existe nem sou contra a vacinação que todos já tomamos, agora a vacina covid, outras politicas praticadas e meios aplicados, são e foram os maiores crimes praticados.

    Podem responder ao meu comentário, mas com certeza levam com o desprezo.
    Covideiros, passei a condena-los ao desprezo e à insignificância que representam!

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Mas que crimes foram praticados ? ?

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Proteger pessoas é crime na tua mente? LOL.

  13. Avatar de Sempre na boa onda
    Sempre na boa onda

    roger
    23 de Setembro de 2021 às 17:17

    Parabéns !
    Matas o comentário obsessivo compulsivo com factos e mesmo assim o ” inteligente ” demonstra ainda mais o seu problema… Enfim, se não fosse tão mau até seria de rir.
    Pelos vistos , bom é ter criminosos ou dejectos a encherem os seus cofres enquanto destroem o País…ou a humanidade.

    Hahahaha!!

    Anedótico ou hilariante …

    Hahahaha!!

  14. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Eu so tenho curiosidade em saber uma coisa com isto dos certificados. Em relacao as viagens a longo prazo tambem vao deixar cair o certificado ou e para continuar ? Algum rumor a circular sobre isso ?