Portugal muito forte nas Redes Sociais comparativamente à UE

12 Comentários

A ANACOM divulgou pela primeira vez uma infografia que, num olhar rápido, nos apresenta o estado da arte das telecomunicações em Portugal e como comparam a nível da UE.

Os dados são curiosos e revelam que provavelmente é necessária mais literacia digital em Portugal.

Portugal muito forte nas Redes Sociais comparativamente à União Europeia


Portugal era o 3.º país da UE com maior proporção de acessos com 100 Mbps

É o primeiro infográfico divulgado para Autoridade Nacional das Comunicações que faz um retrato do estado das telecomunicações em Portugal em 2020,  comparativamente à União Europeia.

Relativamente às taxas de penetração dos serviços, pode ver-se que no que diz respeito aos serviços de acesso à internet residencial do nosso país ficava abaixo da União Europeia. Tal cenário acontecia também ao nível do serviço telefónico móvel (acesso por 100 habitantes).

No que diz respeito ao serviço telefónico fixo, Portugal estava à frente da UE, sendo o 3.º país da UE com maior
proporção de acessos com 100 Mbps ou mais (banda larga ultrarrápida)

Portugal muito forte nas Redes Sociais comparativamente à União Europeia

Em 2020 o nosso país contratava velocidades de download superiores à media da UE (95% vs 93%). Relativamente a serviços digitais, Portugal usava menos serviços “online” do que a UE.

Portugal muito forte nas Redes Sociais comparativamente à União Europeia

Relativamente à utilização de serviços over-the-top, Portugal ultrapassava a UE, mas perdia no videostreaming on demand pago e chamadas de voz e vídeo.

As principais assimetrias (negativas) na utilização de internet registaram-se na visualização de vídeos, no internet banking, no comércio eletrónico. Portugal esteve mais forte nas redes sociais, comunicação em websites educativos.

Por fim, na área da cibersegurança, o nosso país também estava uns pontos atrás comparativamente à União Europeia. O Phishing e o Pharming eram os principais problemas em PT e na UE.

Portugal muito forte nas Redes Sociais comparativamente à União EuropeiaO relatório pode ser descarregado em PDF aqui.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Steve Jobs
    Steve Jobs

    A maior parte dos acessos deve ter sido feito pelas pessoas especialistas de bancada do covid, para espalhar desinformação 😀

    Depois vieram os especialistas de bancada do Afeganistão 😀

    Portugal está cheio de especialistas de bancada, não sei porque não apostar neles 😀

  2. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    É uma das vantagens de sermos um dos países com mais acesso à internet.
    Os partidos de direita portugueses gastam 5000 vezes mais em marketing de redes sociais do que os colegas europeus. O Chega gasta quase 400000 euros mensais, mais de 15 vezes o que gasta o VOX espanhol.
    É por isso que temos tanto perfil activo, assim que passem as eleições, 90% deles ficam congelados. Os 10% restantes continuam a postar para publicidade.
    A TVI tentou isso com aquelas coisas do BB de sexo durante a noite. Correu mal que os publicitários estavam a falar sozinhos, sem conseguir convencer alguém de que o programa era bom. Os partidos de direita portugueses ainda vão conseguindo enganar uns quantos.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Não se percebe que num artigo tão bem detalhado você consiga tirar essa ilação e tenha aproveitado para fazer Campanha política, quando o artigo não tem nada disso. Provavelmente a capacidade que a esquerda radical tem para distorcer as coisas. O artigo não está politizado de forma alguma. Meu Deus….

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Quem usa muito as redes sociais deve ser considerado viciado e deve ser tratado 😛

    1. Avatar de SureDoc
      SureDoc

      Entao precisas de tratamento pois andas ca sempre a comentar

      1. Avatar de GM
        GM

        Não me consta que o PPLWARE seja rede social, mas enfim.

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Eu só comento o que me interessa e não passo 2 horas seguidas aqui!! Agora ao que chamas passar quase 12 horas nas redes sociais? Vicio, certo?

      3. Avatar de És mesmo Tone
        És mesmo Tone

        Onde é que este site é uma rede social? Mete mais tabaco nisso.

  4. Avatar de AqueleAmigo
    AqueleAmigo

    Tanta coisa que se pode retirar deste artigo e vão destacar esse título…?
    Enfim..

    “Os dados são curiosos e revelam que provavelmente é necessária mais literacia digital em Portugal” <—- Para mim é o mais importante a destacar.
    Ainda agora com a questão das aulas e cartões para os putos com mbway e afins, não sei quanto a vocês, mas eu sinto que falta muita educação quanto ao uso de novas tecnologias. O Facebook toda a gente sabe usar, mas o que realmente importa nem por isso. Conheço alguns casos que nem sabem mexer em apps de homebanking, mas sabem mudar mil e uma m3rd@s no fb..

    1. Avatar de Estradiol
      Estradiol

      O povo português desde há muitas gerações que é (no geral) muito pouco literado: os canais de TV ou livros são um exemplo disso, o que vêem ou lêem é informação “barata”, notícias “cor de rosa”.

      Na Internet o mesmo: adultos e jovens sabem usar as redes sociais (bisbilhotice) nas quando chega a hora de usarem ferramentas de ensino, trabalho, aprendizagem, ninguém “percebe nada”, tudo “muito confuso e complicado” e a culpa “é dos governos e professores”.

      Veja-se o fiasco do “Magalhães”: a ideia até era boa com ferramentas de aprendizagem, etc., no entanto a maioria vendeu o PC e comprou um PC gamer. Ou seja, inteligência para jogos, crack, pirataria, etc têm e procuram; para usar ferramentas como zoom, Skype e outros mais… muito “complicado”.

      Enfim, a sociedade que temos…

  5. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Acho que a treta dos tarifários com dados à grande para redes sociais também contribuem..

    lá fora também há destes tarifários?

  6. Avatar de contacto
    contacto

    Falta dizer o preço elevado dos pacotes de internet que SOMOS OBRIGADOS A PAGAR !