Clive Sinclair, pai do computador ZX Spectrum morreu aos 81 anos

45 Comentários

Provavelmente as gerações mais recentes não conhecem o ZX Spectrum, mas certamente já ouviram falar deste equipamento que marcou gerações. Ligar o ZX Spectrum,  meter cassete e esperar que o jogo fosse carregado… era este o procedimento.

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu recentemente aos 81 anos na sua casa.

Pai do computador ZX Spectrum morre aos 81 anos


Clive Sinclair, o homem do ZX Spectrum, morreu aos 81 anos

Clive Sinclair, será um nome que ficará para sempre na história do mundo da tecnologia. Empresário, Clive Sinclair inventou a calculadora de bolso, mas ficou mais conhecido por popularizar o computador doméstico, levando-o às lojas a preços acessíveis.

O responsável pelo ZX Spectrum deixou de estudar aos 17 anos e trabalhou durante quatro anos como jornalista especialista, para angariar fundos para fundar a Sinclair Radionics. No início dos anos de 1970, Sinclair inventou uma série de calculadoras projetadas para serem pequenas e leves o suficiente para caber no bolso, numa época em que maioria dos modelos existentes eram do tamanho de salas.

O seu primeiro computador doméstico, o modelo ZX80, batizado com o nome do ano em que apareceu, revolucionou o mercado informático. Custava 79,95 libras (cerca de 94 euros) em peças e 99,95 libras (cerca 117,12 de euros) montado, cerca de um quinto dos preços de outros computadores domésticos na época.

Pai do computador ZX Spectrum morre aos 81 anos

Na altura, vendeu 50 mil unidades, enquanto o seu sucessor, o ZX81, que o substituiu, custava 69,95 libras (cerca de 82,02 euros) e foram vendidas 250 mil unidades.

Estes dois computadores fizeram com que Sinclair, que tinha sempre o objetivo de criar tecnologia barata, enriquecesse. Em 2010, Sinclair revelou ao The Guardian que teve um lucro de 14 milhões de libras (16,41 milhões de euros) num só ano”.

Em 1982, foi lançado ZX Spectrum 48K. As teclas de borracha, os estranhos visuais e o som metálico não o impediram de ser fundamental no desenvolvimento da indústria de videojogos.

Leia também…

Spectrum vai ser “ressuscitado” com ajuda da Indiegogo

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Cordeiro
    David Cordeiro

    Grande maquina que o homem criou… Foi o meu começo!

    1. Avatar de Domdiego
      Domdiego

      O teu começo e de muitos outros.. Descanse em paz.

    2. Avatar de César Oliveira
      César Oliveira

      O meu também. Eu criei duas aplicações nele para uma empresa.
      Ah e fazia versões diferentes de um jogo. Com cenários diferentes.
      Aquilo era versão 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
      Os meus primos quando iam lá a casa tinham sempre um jogo novo para jogar feito por mim. hehehehe
      Era incrível.
      Eles perguntavam-me como eu conseguia fazer aquilo, eu respondia-lhes curiosidade de perceber como as coisas são feitas. Eles ficavam a ver navios. heheheh

  2. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Horas depois horas de felicidade e ansiedade para que não desse ” loading tape error”. A programação em basic e nas revistas da altura também era uma aventura. Tempos fantásticos . Tudo o que era uma novidade fazia horas e horas de conversação na rua onde se juntavam quase sempre dezenas de putos a brincar na rua aqui na minha zona. E para não esquecer o famigerado “target renegade”

    1. Avatar de José Bacalhau
      José Bacalhau

      “R – tape loading error”

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      6 horas a passar um programa de um livro para o computador, abrir uma cassete virgem, meter no gravador e Save trabalho. 5 segundos e tá gravado. Rebobinar Verify trabalho. 5 segundos OK.
      Desligar o computador. Dia seguinte continuar. 3 dias depois, havia uma bola a saltitar pelo teclado e a fazer barulhos estranhos. 😀

  3. Avatar de JP
    JP

    os Poke e Peek .. para quem programava (comecei com o 48k) .. saudades de correr um aplicação nossa o impacto que causava (na altura uma “BD” para arquivo de filmes 🙂 e os jogos …… fantástico

    1. Avatar de JP
      JP

      Bolas estou mesmo velhote 🙂

    2. Avatar de Some_IT_Guy
      Some_IT_Guy

      Jornal A Capital as sextas-feiras…. POKES & DICAS

      1. Avatar de Some_IT_Guy
        Some_IT_Guy

        Coletânea fantástica do Pokes e Dicas digitalizados
        http://planetasinclair.blogspot.com/2018/10/jornal-capital-pokes-dicas.html
        Bem-haja ao autor desse post: Mário Viegas

      2. Avatar de Domdiego
        Domdiego

        Ainda tenho em casa a minha “Bíblia”… um encadernamento que fiz numa aula de trabalhos manuais. Pelo tamanho e espessura, parecia uma bíblia de bolso. Aí, religiosamente anotava alfabeticamente, os pokes que apareciam no suplemento d’”A Capital” às 6ªs… Sendo eu ateu convicto, os meus pais ficavam muito admirados com a quantidade de amigos que me perguntavam se podiam consultar a minha “Bíblia”.

    3. Avatar de César Oliveira
      César Oliveira

      JP, Eu também comecei com o 48k e depois passei para o 128k
      Eu fiz duas aplicações nele.
      Uma para a gestão de vendas e outra para fazer todas as contas e depois gerar uma fatura com isso.
      Cheguei também a criar versões diferentes de um mesmo jogo. Com cenários diferentes.

      Copiar o código hexadecimal das revistas era obra complicada.

      Sr. Sinclair muito obrigado e boa viagem.

  4. Avatar de R
    R

    Grandes memórias, mas nem todas boas, com por vezes 40 ou mais minutos de espera para ver um jogo bloquear!!! Mas adorava os da Ocean!

    1. Avatar de César Oliveira
      César Oliveira

      Sim, eu também adorava os jogos da Ocean. Será que ainda existe hoje a Ocean ?

  5. Avatar de lopes
    lopes

    Parece que foi ontem o meu primeiro contacto com um pc , em 1983 com um Timex Sinclair 2068, o gravador de cassetes para carregar e gravar os programas e jogos, escrever os programas em linguagem basic, bem ainda ao fim de 38 anos, ainda tenho o dito ali guardado religiosamente como no dia em que o comprei, mais tarde ainda me deram um 2048 ZX que também ainda tenho ali guardado.

    Bons tempos se passou com estas belas máquinas, é sempre bom recordar.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      O meu 2068 está a funcionar, e está guardado na caixa original.

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Já tive o 48k.
      Melhor era usar o gravador para fazer o loading do jogo, abria e parar a cassete, trocar por uma cassete de música e play. 😀

      1. Avatar de César Oliveira
        César Oliveira

        De tanto uso eu partia os botões do leitor de cassetes. O dono da loja onde comprei o ZX Spectrum arranjava-me isso e dizia-me que os botões do leitor de cassetes tinham que se tratar muito bem como se deve tratar a uma mulher. hehehehe Grande figura.

  6. Avatar de Some_IT_Guy
    Some_IT_Guy

    RIP Sir Clive Sinclair

    Ahh memórias do O P Q A SPACE….

    LOAD ASPAS, ASPAS ENTER (teclas J = LOAD e Symbol Shift + P = Aspas

    D BREAK – CONT repeats, 0:1

    Deixo aqui um site de jogos spectrum para jogar diretamente no browser
    http://torinak.com/qaop/games

  7. Avatar de RM
    RM

    RIP Sir Clive Sinclair e obrigado por ter dado tanto a tantos.
    Que boas memórias e algumas saudades desses tempos.

  8. Avatar de ruben
    ruben

    LOAD “” [ENTER]
    [PLAY] (do leitor de cassetes)

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    https://loadzx.com/
    A visitar, Museu “Load ZX Spectrum” em Cantanhede

    1. Avatar de JP
      JP

      O lugar com uma das melhores adegas cooperativas do país, com um grande museu.
      Será que tem direito ao Marquês de Marialva – edição ZX Spectrum? 🙂

  10. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Andei a chatear os meus pais para pagaram já não sei quantos contos pelo ZX Spectrum 48K. A jogatana era tanta (Manic Miner, Jet Set Willy, Penetrator, Knight Lore, Football Manager) que eu, os meus irmãos e os nossos amigos demos cabo do teclado num verão. Depois foi a arranjar e durou até ir para a universidade. Ainda o tenho lá em casa, completamente funcional.

  11. Avatar de Vítor M.

    Justiça seja feita, corria o ano de 1987 ou 88, não consigo precisar, e foi quando tive contacto pela primeira vez com um computador. Sim foi um ZX Spectrum.

    Não era meu, era do meu vizinho, na altura o meu melhor amigo e passávamos tardes entre os jogos de computador, que depois de meter a cassete, dava tempo para ir lanchar 😀 , e o jogar à bola no campo da escola.

    Mais tarde, e esse foi o meu o primeiro computador, que ainda o tenho, recebi este https://bit.ly/39cNHug o meu Commodore 64. Tinha poucos jogos, em Portugal pouco havia e tinha uns cartuchos. Mas foi de facto o ZX Spectrum que me trouxe a paixão pelos computadores. 😉

    1. Avatar de Lucas Caminhante das Estrelas
      Lucas Caminhante das Estrelas

      A minha experiencia foi idêntica.
      O meu primeiro contacto com computadores foi com um ZX Spectrum e um ano depois os meus pais comparam-me um C64, que ainda tenho !
      Milagres que se fazia com poucos Kb de memória.

      1. Avatar de Vítor M.

        Sem dúvida 😀 era um mundo novo ligado à TV de casa, a única a cores que havia em casa na altura, por vezes ia para uma mais antiga ainda a preto e branco jogar.

        1. Avatar de Manuel Costa
          Manuel Costa

          Foi para isso que tinha um monitor monocromático verde. Veio do 48k e passou para o zx+2. Quando a televisão estava ocupada, era ali que jogava.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Bons velhos tempos em que nem nos davamos ao trabalho de stressar ou reclamar dos load times.

      🙂
      Boas memórias.

      1. Avatar de Vítor M.

        Mesmo… se fosse hoje era um ataque a cada início de jogo 😀 mas eram outros tempos, outras vivências.

  12. Avatar de Louro
    Louro

    Fuirich ann an sìth.
    Tha mi gu math cinnteach nach dìochuimhnich thu gu bràth.

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Tha mi ag aontachadh gu tur.
      Dìleab mhòr. 😉

  13. Avatar de joão
    joão

    Bem… foi onde comecei a programar…

    Bons velhos tempos.
    isto marca o fim de uma era…

    Curiosidade:
    O Sinclair QL foi o primeiro computador com uma GUI baseada em janelas. “Bateu” a Apple (e a M$) em cerca de 1 mês.

    1. Avatar de César Oliveira
      César Oliveira

      Eu também. adorava-o de toda a minha alma. cheguei a fazer duas aplicações para uma empresa e múltiplas versões diferentes do mesmo jogo. Os meus primos quando iam lá a casa tinham sempre um jogo novo para jogar feito por mim. hehehe

      Eles perguntavam-me como eu fazia isso. Eu respondia-lhes: curiosidade para entender como as coisas são feitas e fazer. Eles só queriam era jogar. heheheh
      Mas eu não.

      Eu sabia aqueles comandos todos, de cor. Era incrível.

  14. Avatar de Petrus
    Petrus

    Inventou também o veículo Sinclair C5, um triciclo a pedais eletricamente assistido, que não teve qualquer sucesso comercial!

    1. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      Muito bom 🙂
      Não sabia. Mas já vi na net.

  15. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    O ZX Spectrum 48K de teclas de borracha foi o me primeiro “computador” por assim dizer, boas memorias e bons tempos!
    Foi onde aprendi alguma coisa de programação, BASIC e até Assembler.

  16. Avatar de Reporter
    Reporter

    Ainda tenho o meu 128k e muitos jogos como o Pang, Outrun, Paperboy dos mais conhecidos. Havia uma editora que lançava jogos muito bons, a Ocean. Consigo reconhecer em qualquer lado onde for aqueles sons iniciais do loading do jogo! Acho que os FX sonoros do filmes do Matrix inspiraram-se nele. Afinal de contas também é um loading de um programa. Que descanse em paz e gratidão pelo seu contributo na evolução do mundo.

  17. Avatar de A.F.
    A.F.

    Sir Clive Sinclair, Paz a Sua Alma.

    Já deu para perceber que poucos ou nenhuns começou por onde comecei.
    1º ZX81
    2º ZX81 + 16KB RAM Block
    3º ZX Spectrum 16K
    4º ZX Spectrum 48K
    5º Zx Spectrum 128k
    6º Etc…

    Só tenho pena de ter desfeito deles, sempre com intuído de comprar algo melhor.
    Gostava no mínimo, de ter o meu velho e saudoso ZX81, que quando o tive no primeiros meses, parecia um burro a olhar para um palácio.

    Obrigado Sir Clive Sinclair, por teres participado na minha Vida.

  18. Avatar de Petrus
    Petrus

    Eu tenho o meu 48K ainda com a embalagem 🙂 Já não tenho é o leitor de cassetes em que afinava o som usando uma chave de fendas no parafuso da cabeça de leitura.

  19. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Sir Clive Sinclair, muito obrigado, fez de mim um jovem mais feliz. Boa viagem.

  20. Avatar de Alfonso Casali
    Alfonso Casali

    Great post! I loved playing games on the Sinclair ZX Spectrum!