Google quer continuar a reinventar as SMS e já tem a forma certa para o fazer

15 Comentários

Apesar de estarem a cair em desuso, as SMS continuam a ter uma presença importante no dia a dia de muitos utilizadores. Estas mensagens surgiram há muitos anos e acompanham o crescimento das tecnologias que usamos hoje nos telefones.

Depois de ter apostado no renascimento destas mensagens com o RCS, a Google parece apostada em rechear de novidades este sistema e a sua app dedicada ao Android. A mais recente descoberta mostra como a Google quer reinventar novamente as SMS.

Google SMS Android mensagens

As SMS não vão desaparecer tão cedo

Mesmo com todos os serviços de mensagens que temos acessíveis atualmente, as SMS continuam a estar presentes. São uma das formas mais usadas para comunicar com os utilizadores dos smartphones, de forma oficial, por ser algo que todos têm presente.

Há ainda um papel importante associado às SMS, como um fator de autenticação. É por este canal que as mensagens de 2FA são normalmente entregues, para que depois os utilizadores possam autenticar-se em muitos dos serviços acessíveis na Internet.

Google SMS Android mensagens

Uma novidade da Google na app Mensagens

A mais recente versão beta da app Mensagens, que a Google criou para o Android tem uma novidade escondida dos utilizadores. Esta ainda não está ativa, mas foi possível encontrar as suas strings, que em breve vão ser utilizadas.

Falamos da possibilidade de gerir as mensagens que devem ser respondidas. O Android irá avaliar as que forem recebidas e enviar alertas periódicos para o utilizador nos casos em que entenda ser necessário enviar uma resposta.

Google SMS Android mensagens

Algo que já se conhecia no Gmail do Android

Na verdade, esta novidade é já bem conhecida no universo da Google e do Android. Há já algum tempo que o Gmail tem presente esta funcionalidade e ajuda os utilizadores a lembrarem-se das mensagens que devem responder. Tudo isto acontece de forma automática.

Não há ainda, naturalmente, uma data para a chegada desta novidade. A Google tem já o código presente na app e isso mostra que em breve deverá iniciar os testes para o seu posterior lançamento. Depois do RCS, não param as novidades nas SMS, algo que se pensava estar prestes a desaparecer.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Apesar de estarem a cair em desuso” Não acho que estejam.Pelo menos da minha parte não.E hei-de utilizar sempre este meio das SMS’s,pois são muito úteis. 🙂

    1. Avatar de Edgar
      Edgar

      Pois, mas essa frase de “Apesar de estarem a cair em desuso” não é representativo apenas do user SANDOKAN 1513

    2. Avatar de zé do baralho
    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Eu também uso bastante… apps online é mais para o gozo, mas quando quero dizer algo mais importante é SMS

  2. Avatar de Ze
    Ze

    Vão andar a mexer no que ta bem, é so mais treta para desactivar. Têm tanta coisa para melhorar, mas perdem tempo com aquilo que não devem.

    1. Avatar de Daniel Paiva
      Daniel Paiva

      +1
      O problema desses serviços é não funcionarem a 100% e não podemos confiar.

  3. Avatar de Ru
    Ru

    Conheço malta que tem as notificações desactivadas nas apps de mensagens. Por isso nesses casos envio sms directa para comunicar com eles. Já sei que de outra forma fico sem resposta até abirem o programa em que foi enviada alguma coisa. Nem toda a gente é “social” (entenda-se, agarrados aos ecrãs).

    1. Avatar de xico fininho
      xico fininho

      eu tenho as notificações das app de mensagens e redes socias desactivadas porque senão a maria já me tinha acaçado à conversas com as marias dos outros 🙂

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Exacto e ainda bem que não o são

  4. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    A Google a ser Google ou seja a lixar todos!!

  5. Avatar de SabiaQue
    SabiaQue

    As SMS a cairem em desuso…bem, é o que as estatísticas até 2019 mostram.

    https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0006857&contexto=bd&selTab=tab2

    No entanto estou em crer que a tendência inverta quando surgirem as estatísticas de 2020 e 2021, os anos da pandemia.

    Os bancos, seguradoras, empresas fornecedoras de energia/água/gás, os correios, os mais diversos sites, as apps móveis e afins enviam códigos de confirmação por SMS para confirmar a legitimidade/identidade das pessoas para interacção com os seus sistemas.
    As comunicações importantes da máquina da pandemia COVID foram e são feitas por SMS.
    Os alertas metereológicos, de emergências, de incêndios são feitos por SMS.
    As receitas médicas eletrónicas vão por SMS.
    Até há quem ainda use as SMS para comunicar, com os operadores móveis a “oferecer” cada vez mais milhares de mensagens SMS para envio mensal.

  6. Avatar de Luis
    Luis

    quando é importante: Telefonar ou sms…

  7. Avatar de Bibópuorto
    Bibópuorto

    O que mais me chateia nos “outros” serv. de mensagens é que mexem demais onde não devem, informam os outros quando estamos on, dão a conhecer com quem nos relacionamos. Dá a ideia que criam coisas completamente inúteis só para novas atualizações ou por não terem sentido de utilidade dos serviços.

  8. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Os sms nunca vão sair de moda…e sinceramente, prefiro isso a mensagens no messenger ou outros…