Cientistas querem enviar robôs autónomos para explorar a Lua

9 Comentários

Os cientistas não esquecem a possibilidade de enviar humanos para o espaço, através dos vários meios possíveis. Para facilitar essas viagens, estão agora a treinar robôs autónomos para que sejam, mais tarde, enviados para a Lua.

O objetivo é que esses dispositivos explorem o satélite natural e extraiam os materiais que encontrarem por lá.

Lua

Recentemente, a NASA atribui uma bolsa de 500.000 dólares – destinada ao desenvolvimento de métodos de mineração espacial – a uma equipa de investigadores da University of Arizona. Nesse âmbito, aquela vai trabalhar num conjunto de robôs autónomos que poderá, no futuro, procurar e extrair metais das terras da Lua.

A equipa desenvolveu um processo eletroquímico que perfura as rochas cinco vezes mais depressa do que qualquer outro método conhecido. Além disso, combinou os robôs com uma técnica neuromórfica chamada Human and Explainable Autonomous Robotic System (HEART), que treina os robôs para trabalharem em conjunto e melhorarem as suas capacidades de colaboração ao longo do tempo, através de aprendizagem de máquinas.

De forma a preparar os robôs, aperfeiçoando as suas capacidades de trabalho em equipa num ambiente seguro, a equipa está a treiná-los na Terra. Posteriormente, quando já forem capazes, o objetivo é que sejam enviados para a Lua, para explorarem os recursos e construírem estruturas básicas sem as instruções da Terra.

Investigadores da University of Arizona Engineering Faculty e um exemplar dos robôs autónomos
Investigador Jekan Thanga (à direita) e Moe Momayez (à esquerda) da University of Arizona Engineering Faculty.

Conforme explica Jekan Thanga, investigador que desenvolveu o HEART, “estamos a criar talento a partir destas criaturas, ou de toda uma família de criaturas, para realizar certas tarefas”. Mais do que isso, revelou que “a ideia é que os robôs construam, preparem e façam todas as coisas sujas, aborrecidas e perigosas, para que os astronautas possam fazer as coisas mais interessantes”.

A exploração sob a superfície da Lua poderia reduzir fortemente a dependência do transporte de materiais da Terra para o satélite natural. Isto, porque há possibilidade de serem extraídos metais como titânio, ouro, platina e hélio-3. Uma vez descobertos e extraídos pelos robôs autónomos, os metais poderão ajudar a responder a várias necessidades técnicas e de estrutura dos astronautas.

 

China quer construir uma central solar no espaço

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dude
    dude

    Os chinocas não têm já lá um robot desses?

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Está lá… só que as capacidades são iguais ás do Soujorner que a NASA enviou para Marte em 1997.

  2. Avatar de .
    .

    Um ensaio para Marte?!

  3. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    robots para a lua ? então mas não tinham ido lá uma vez ? ou não chegou a gasolina e tiverem que vir embora a meio do caminho ?

    1. Avatar de Sardinha Enlatada
      Sardinha Enlatada

      lol

  4. Avatar de Duarte
    Duarte

    Querem muita coisa, apresentam é pouca.
    Atualmente muita ciência apenas serve para futurologia falhada e artigos de treta.

  5. Avatar de Gates
    Gates

    Em vez de gastarem os $$$$$ em defesa da Terra contra asteroides, tentar dissipar a fome no mundo , criar sistemas eficazes de produção de água potável, novas terapias médicas, etc etc na TERRA , andam a gastar biliões na rocha chamada Lua.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Para a água potável, dissipar a fome, salvar vidas… é preciso que 37% da população do planeta desapareça de uma só vez. Sem isso, nunca será possível. Mais de 4000 milhões de humanos já ultrapassam os 100% da produção do planeta. Somos quase o dobro do que o planeta pode produzir e cada vez gastamos mais recursos…

      1. Avatar de Malthusianismo 2.0
        Malthusianismo 2.0

        A sua filosofia anti-humana tem pressupostos embasados em raciocínio lógico ou está apenas a destilar o seu ódio à vida humana.Essa filosofia anti-humana teve o seu expoente na Inglaterra com Malthus há alguns séculos,onde toda a população pereceria por falta de recursos,bem ao contrário,a economia e os recursos disponíveis aumentaram para níveis nunca,antes,sequer imaginados.O excesso de população que existe(sim,existe)é essencialmente de marxistas e as suas variantes democráticas que,no fundo,compartilham o ódio a toda a pessoa virtuosa,não conformista e fatalista.
        A inveja e ódio a tudo aquilo que é superior e harmonioso.Essa é a base de toda sanha anti-humana.