Astronautas sentem o cheiro de fumo. Algo está queimar no módulo da Rússia na ISS

9 Comentários

Disparou há poucas horas um alarme de fumo no segmento russo da Estação Espacial Internacional (ISS) e os astronautas sentiram o cheiro de “queimado” a bordo, disseram à agência espacial russa e à NASA.

O incidente, que a agência espacial russa Roscosmos disse ter acontecido pelas 02:55 (hora de Portugal continental) antes de uma caminhada espacial programada, é o mais recente numa série de problemas que estão a gerar grandes preocupações de segurança sobre as condições no segmento russo.

Imagem módulo russo da ISS


Módulo da Rússia na ISS tem hardware velho

O módulo russo da Estação Espacial Internacional tem tido vários problemas e o seu estado poderá estar a deixar os responsáveis pela ISS bastante preocupados. Em causa poderá estar a segurança de todo o observatório, que custou mais de 150 mil milhões de dólares e está a gravitar a 400 quilómetros da Terra.

Nesta madrugada um alarme fez despertar a atenção dos astronautas residentes na estação espacial que sentiram o forte odor de queimado.

Um detetor de fumo foi acionado no módulo de serviço Zvezda do segmento russo da Estação Espacial Internacional durante o carregamento automático da bateria, e um alarme disparou.

Disse a Agência Espacial da Rússia, a Roscosmos, em comunicado.

O astronauta francês Thomas Pesquet disse que “o cheiro de plástico queimado ou equipamento eletrónico” chegou ao segmento americano da estação, informou a agência de notícias estatal russa, RIA Novosti, citando uma transmissão da NASA.

A tripulação russa ligou um filtro e depois de o ar estar limpo, os astronautas voltaram a dormir, disse Roscosmos.

 

Viagem espacial programada irá acontecer

A agência espacial disse que tem uma caminhada espacial planeada e que esta será realizada conforme programado. Os russos Oleg Novitsky e Pyotr Dubrov devem deixar a estação para continuar a trabalhar no módulo de ciências Nauka, que atracou em julho.

Todos os sistemas estão a operar normalmente.

Disse mais tarde a Roscosmos.

O segmento russo da ISS experimentou vários problemas recentemente e um oficial do espaço alertou no mês passado que um software desatualizado poderia levar a “falhas irreparáveis”. O módulo de serviço Zvezda, parte do segmento russo, já teve várias fugas de ar, inclusive no início deste ano e em 2019.

É já um tema recorrente que o módulo russo tem o hardware envelhecido e que a Rússia já informou que planeia deixar a ISS após 2025 e lançar a sua própria estação orbital.

Em julho, toda a ISS saiu de órbita depois de os propulsores do módulo Nauka reacenderem várias horas após o acoplamento.

 

Leia também:

O que será da ISS se a Rússia a abandonar?

 

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    São boas noticias! Se conseguem cheirar é porque não foram infetados com COVID-19.

  2. Avatar de Iuri Gagarin
    Iuri Gagarin

    Foram os americanos que estiveram a fazer torradas !

  3. Avatar de Unknown
    Unknown

    Deve ter sido o Carlov que estava a fumar escondido

  4. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    Se conseguem cheirar é porque não apanharam covid-19.

  5. Avatar de Russos
    Russos

    Os russos saíram e deixaram a ISS a arder

  6. Avatar de zakarias
    zakarias

    ” … depois de o ar estar limpo, os astronautas voltaram a dormir … ”
    Mas antes foram todos pra cozinha cantar : “The roof is on fire”

    1. Avatar de Helder Pinto
      Helder Pinto

      Enquanto bebiam uns shots de vodka!!

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    A orbitar a 400 km da terra????

    1. Avatar de Vítor M.

      A estação espacial encontra-se em órbita da Terra a uma altitude de aproximadamente 400 quilómetros, uma órbita tipicamente designada de órbita terrestre baixa.