IVAucher: O que acontece se não gastar todo o saldo?

6 Comentários

O Programa IVAucher é um sistema de incentivos do Governo Português, que vai permitir aos consumidores acumular o valor do IVA pago nos setores do alojamento, cultura e restauração.

Os contribuintes vão ter três meses, de 01 de outubro a 31 de dezembro, para descontarem em compras nos setores da restauração, alojamento e cultura o valor do IVA. E se não o fizerem, o que acontece?


Se não gastar saldo do IVAucher abate no IRS…

O saldo acumulado através do IVAucher que não chegue a ser usado pelos contribuintes vai ser canalizado para abater ao IRS no âmbito da dedução por exigência de fatura. Segundo as regras já reveladas, o saldo acumulado poderá ser usado para pagar até 50% de uma nova compra.

No entanto, segundo fonte oficial do Ministério das Finanças, caso o saldo não seja utilizado (na totalidade ou parcialmente) o valor remanescente será canalizado para a dedução por exigência de fatura.

De relembrar que os contribuintes podem deduzir 15% do IVA suportado em gastos realizados em salões de beleza e cabeleireiros, restauração, alojamento, reparação de carros e de motos, ginásios ou veterinários, até ao limite de 250 euros.

De acordo com notícias recentes, os bancos vão disponibilizar os terminais de pagamento automático para operacionalizar o programa IVAucher. De relembra que inicialmente a SIBS ficou de fora deste programa, tendo o concurso sido ganho pela Pagaqui, do grupo britânico SaltPay.

Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, a solução, que “já foi apresentada às instituições bancárias” com uma “recetividade muito positiva”. Tudo deverá estar operacional a partir de 1 de outubro, data em que o valor do IVA pode ser “recuperado” pelos consumidores.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de xico fino
    xico fino

    bem, pelo menos não é “perdido” 😛

  2. Avatar de Lucas
    Lucas

    Só para avisar que a empresa onde se faz a inscrição para o ivaVoucher tem problemas a nível de conficialidade de dados.

  3. Avatar de Hopelandic
    Hopelandic

    Nem me aparece o saldo, quanto mais gastá-lo todo. Já reclamei para o e-balcão, para o IVAucher, e ninguém me consegue ajudar. Faturas corretas e validadas, CAE correto das unidades hoteleiras e saldo nem vê-lo.
    Vergonha!

    1. Avatar de Helio
      Helio

      Para aparecer na hora no saldo da aplicação do Ivaucher, só aquelas que forem registadas por QRCode que se encontra no talão, as outras que forem registadas manualmente, só aparecerão depois do comerciante enviar os respetivos ficheiros Saft.
      Pelo menos é assim que me tem aparecido, a cada dia que vai passando o saldo tem atualizado com as faturas que vão ficando disponiveis pelos comerciantes, mesmo que as tivesse registado também (aparecem duplicadas)

  4. Avatar de Gates
    Gates

    IVAucher: Governo deixa dados dos contribuintes à solta
    Número de identificação fiscal, morada, contas bancárias e preferências de consumo são alguns dos dados que o Governo, através deste programa, está a entregar, sem regras, a uma empresa internacional: a SaltPay.

  5. Avatar de Raven
    Raven

    Na APP do e fatura aparece-me o saldo…