Tecnologia da vacina da AstraZeneca pode ajudar no tratamento do cancro

22 Comentários

A vacina da AstraZeneca volta a ser notícias, mas por boas razões. Ainda em estado de pandemia, a comunidade científica continua a fazer descobertas muito importantes para combater a COVID-19, mas também outras doenças.

De acordo com notícias recentes, a tecnologia usada na vacina da AstraZeneca pode ajudar no tratamento do cancro.

 Tecnologia da vacina da AstraZeneca pode ajudar no tratamento do cancro


Vacina da AstraZeneca: Testes realizados mostram redução no tamanho do tumor…

Investigadores do Jenner Institute de Oxford e do Ludwig Institute for Cancer Research adaptaram a tecnologia envolvida na inoculação da COVID-19, usada na vacina da AstraZeneca, para produzir um tratamento para o cancro. Os resultados têm sido muito promissores em testes com animais. O novo tratamento é uma vacina terapêutica contra o cancro de duas doses.

Os investigadores revelaram que a vacina está pronta para entrar em testes em humanos ainda este ano, depois dos testes em ratos de laboratório mostrarem uma redução no tamanho do tumor, tendo melhorado a taxa de sobrevivência. O estudo em estágio inicial será realizado a 80 participantes com cancro de pulmão de células não pequenas.

“Esta nova plataforma de vacina tem o potencial de revolucionar o tratamento do cancro”, disse Adrian Hill, diretor do Instituto Jenner à Reuters.

 Tecnologia da vacina da AstraZeneca pode ajudar no tratamento do cancro

Tecnologias como a RNA mensageiro têm vindo a ser usadas no combate à pandemia e os resultados têm sido muito importantes. Este tipo de tecnologia pode também ser usado para tratamento do cancro.

A vacina de Oxford usa o vetor da vacina COVID-19 para transportar o código genético que faz com que o corpo atinja duas proteínas presentes na superfície de muitos tipos de células cancerosas. Mas isso não é tudo. A tecnologia de vacinas também produz fortes respostas de células T.

Essas células T consistem em “células T assassinas” que podem encontrar células cancerosas e então serem estimuladas a matá-las e “células T auxiliares” que organizam e orquestram a luta contra o cancro.

Leia também…

COVID-19: AstraZeneca anunciou medicamento com 77% de eficácia

 

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mitra
    Mitra

    A tal vacina de 2€ que ninguém quer a Europa fica com ela só para fazer caridade com países pobres.

    É uma vergonha o que a Europa faz e Portugal, não a querem dar aos seus habitantes mas já serve para dar a outras povos pobres 🙁

    1. Avatar de Vítor M.

      Tens razão, concordo. Nunca vamos resolver o problema da pandemia sem ajudarmos os países mais pobres a vacinar os seus cidadãos. Completamente de acordo.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Não é com esta vacina que se vai resolver o problema da pandemia e é impossível resolver o problema da pandemia, pois teríamos que vacinar toda a população mundial em poucos meses o que é teoricamente impossível. Portanto, vamos andar sempre atrás das variantes até que o vírus desapareça por si.
        É uma falácia quem pensa que vamos vencer o vírus, temos todos os dados que isto continua fora de controle.

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Estas a misturar a pandemia com o vírus. Ninguém quer vencer o vírus. Primeiro quer-se manter o número de infectados dentro dos limites do sistema de saúde, depois quer-se passar de um vírus pandemico para um vírus endémico. Neste momento, consegue-se isso de duas formas, ou o confinamento e todas as medidas, ou a vacina. Como não é possível manter durante muito tempo o confinamento, resta a vacina.

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Se não vencermos o vírus, com as novas mutações voltamos à estaca zero não tarda nada e voltam os confinamentos.

        2. Avatar de Vítor M.

          Mas é mesmo isso, vacinar toda a população. Outras doenças foram assim erradicadas. E hoje temos muito mais facilidade que em décadas anteriores. E mais, se os grupos de risco estiverem protegidos, os outros, mediante a sua movimentações, poderão parar as transmissões.

          Há países que estão a conseguir controlar muito bem.

          1. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Sempre a mesma tecla, vacinar todos.

        3. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Nunca vais voltar à estava zero, porque vai haver sempre alguma imunidade e à medida que novas variantes surgem, a população vai ganhando imunidade natural, sem nunca chegar a estado de pandemia.

      2. Avatar de O que será será
        O que será será

        A história dita muito bem a ajuda que temos dado aos países pobres que serviram e muito como cobaias para muitas vacinas

        1. Avatar de Vítor M.

          Essa parte não sei, não tenho nada que me diga isso. No entanto o que entendo, como forma de ultrapassar esta pandemia é vacinar o mais possível. E os países mais pobres deveriam ser ajudados pelos mais ricos.

    2. Avatar de kidie
      kidie

      Isso é questao politica, AstraZeneca e feita em UK, e como UK saiu da UE a europa faz isso 🙂

  2. Avatar de AlexS
    AlexS

    O problema da pandemia não se resolve com estas vacinas que têm prazo de eficiência à volta de 6 meses.. Só possivelmente infectando todos é que se resolve.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      E a imunidade dos infectados não vai diminuindo, tal como na vacina? E confere imunidade para as novas variantes? Pois…

  3. Avatar de R
    R

    A tecnologia mRNA tem também potencialidade para tratamento oncológico (para quem não souber)

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      E que sabe a medicina oficial sobre oncologia? Remissão expontanea para justificar o que não lhe interessa estudar.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    “Tecnologias como a RNA mensageiro (usadas na vacina da AstraZeneca)” -> Não se se esta informação está certa… Pelo que sei apenas Moderna e Pfizer usam mRNA. Astrazeneca e Janssen usam um tipo de coronavirus que não se pode multiplicar no corpo

    1. Avatar de gigbola
      gigbola

      também tenho essa ideia……segundo percebi a AstraZeneca usa umas variantes cultivadas em macacos com umas alterações nos alelos…….

  5. Avatar de Fernando Dias
    Fernando Dias

    A tecnologia mRNA que eu saiba não foi a utilizada nesta vacina mas sim na da Pfizer e Moderna. Convém rever a publicação para que as pessoas não fiquem baralhadas.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim. Obrigado pelo reparo.

  6. Avatar de meister
    meister

    AstraZeneca

    vacina “de vetor viral”: tem como base
    outro vírus (um adenovírus de chimpanzé) que foi debilitado e geneticamente modificado

    Mais ou menos a mesma tecnologia da vacina da janssen, embora se não estou em erro o adenovírus desta vacina seja outro.

  7. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    Claro que sim. Combate essa e outras enfermidades. Se não te salva da Covid17, ao menos quando morres deixas logo o cancro para trás.

    1. Avatar de Joao Silva
      Joao Silva

      Chamei-lhe 17 para ser diferente.