COVID-19: Variante Mu desafia a eficácia das vacinas

212 Comentários

Uma nova variante da COVID-19, designada de Mu, terá a capacidade de escapar à imunidade conseguida pelas vacinas. Os especialistas asseguram que não há motivos de preocupação, mas a verdade é que esta variante tem vindo a ser detetada em cada vez mais países.

Apesar de a prevalência mundial da variante Mu e dos casos identificados terem diminuído e serem atualmente inferiores a 0,1%, a prevalência na Colômbia (39%) e no Equador (13%) aumentou constantemente. A nova variante Mu já foi detetada em Portugal, mas não há novos casos desde o final de julho.

COVID-19: Variante Mu desafia a eficácia das vacinas

A variante – B.1.621 (Mu) foi classificada como variante a seguir

A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a vigiar uma nova variante do coronavírus, batizada de “Mu”, que foi identificada pela primeira vez na Colômbia em janeiro. A variante – B.1.621, de acordo com a nomenclatura científica – foi classificada como “variante a seguir”, precisou a OMS, no boletim epidemiológico sobre a evolução da pandemia.

A OMS especificou que a variante apresenta mutações que podem indicar um risco de resistência às vacinas e sublinhou que são necessários estudos suplementares para compreender melhor as suas características.

COVID-19: Variante Mu desafia a eficácia das vacinas

Todos os vírus, incluindo o SARS-CoV-2 responsável pela COVID-19, mutam com o tempo. A maioria das mutações tem pouco ou nenhum efeito nas propriedades do vírus.

Algumas mutações podem afetar as propriedades do vírus e influenciar, por exemplo, a facilidade com que se propaga, a gravidade da doença ou a eficácia das vacinas, dos medicamentos, dos meios de diagnóstico ou de outras medidas sociais e de saúde pública.

Comentários

212

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Vira o disco e toca o mesmo. A quantidade de variantes que este virus ja provocou em tao curto espaco de tempo e uma coisa abismal. Presumo que ha algum site oficial a falar desta variante perigosa ou e so mais uma noticia dos media ? A atirar com o barro a parede a preparar terreno ?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Haver muitas mutações bem sucedidas onde um vírus anda à vontadinha é totalmente normal.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          “A maioria dos doentes graves são pessoa não vacinadas”

          Não, é mesmo a variante BU de burros como tu.

          1. Avatar de roger
            roger

            Bu, também está bom!

            http://www.covid-datascience.com/post/israeli-data-how-can-efficacy-vs-severe-disease-be-strong-when-60-of-hospitalized-are-vaccinated
            http://www.beckershospitalreview.com/public-health/nearly-60-of-hospitalized-covid-19-patients-in-israel-fully-vaccinated-study-finds.html

            The study?
            https://www.science.org/news/2021/08/grim-warning-israel-vaccination-blunts-does-not-defeat-delta

            Se o problema fossem os não vacinados (vacinados reclassificados como não vacinados por motivos diversos, e.g., uma dose, menos de 14 dias, duas doses mas menos de 14 dias, e agora:
            http://www.timesofisrael.com/israel-offers-covid-booster-shot-to-all-www.cnbc.com/2021/08/30/israel-doubles-down-on-covid-booster-shots-as-breakthrough-cases-rise.html

            Não há vacinado que não seja “não vacinado” com um pouco de magia estatística. Repara que de Agosto com 60% de internados vacinados passou nas notícias de Setembro para “maioria de não vacinadas”. 😉

    2. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      De facto eu também acho que o medo foi uma das armas escolhidas pelos media para controlar os casos. Não dúvido disso por um segundo..
      Mas no que toca a isto, é perfeitamente natural haver mutações. É assim que os virus funcionam. Não é uma coisa anormal de acontecer.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      LOL quem é que ainda não tinha ouvido falar desta variante? Ignorantes como tu, talvez…

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Mais outra variante ?? Outra ?? Nós nunca mais nos vamos livrar disto.Já é demais. 😐

    1. Avatar de Vítor M.

      Por isso é importante todos estarem vacinadas. As variantes surgem pela evolução da doença entre povos, porque grande parte do planeta ainda não está vacinado. Não havendo com até através da vacina, o vírus, que tem capacidade de adaptação, começa o seu processo de mutação e daí o aparecimento de novas variantes em diferentes regiões do mundo.

      1. Avatar de Pablo
        Pablo

        As farmacêuticas agradecem.

        Forca aí Vítor!

        Daqui a nada podes ir à terceira dose.

          1. Avatar de roger
            roger

            @Vitor M.
            > Por isso é importante todos estarem vacinadas. As variantes surgem pela evolução da doença entre povos, porque grande parte do planeta ainda não está vacinado.

            Continuas a espalhar as parvoíces do sistema.

            Desde sempre a lógica foi não tomar antibioticos se não se precisa porque aumentam o risco de resistências. Todos os organismos evoluem no sentido de contornar limitações.
            Agora com as vacinas, essa lógica já não é válida? Porquê? Estes injetáveis, pela lógica propagandeada têm o mesmo efeito em termos de nos vírus SARS-CoV-2 que os antibióticos em batérias.

            “The Antibiotic Resistance Crisis”
            https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4378521/

            Queres-me explicar, para adultos, porque é que a evolução adaptativa em vírus seria diferente?

          2. Avatar de Vítor M.

            Parecem miúdos já. Não querem não tomem. Afinal são uma percentagem pequena, abracem-se e façam um retiro. Já não há paciência para tanta idiotice.

            Já tanto de falou, já vimos que com a vacina a vida voltou a normalizar mais um pouco… vão lá brincar ao MMA. É que não há paciência.

          3. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            “A maioria dos doentes graves são pessoa não vacinadas”

            Não, é mesmo a variante BU de burros como tu

        1. Avatar de SANDOKAN 1513
          SANDOKAN 1513

          Olhe,vai ele e vou eu.E eu não me importo nada.

          1. Avatar de roger
            roger

            Força nisso. Só mais um roleta e já está.

            Year Zip File CSV File
            (VAERS DATA) CSV File
            (VAERS Symptoms) CSV File
            (VAERS Vaccine)
            All Years Data* 364.94 MB
            2021* 113.37 MB 395.76 MB 52.66 MB 38.13 MB
            2020 11.30 MB 42.18 MB 4.57 MB 4.49 MB
            2019 11.22 MB 41.38 MB 4.70 MB 4.45 MB
            2018 10.31 MB 39.95 MB 4.61 MB 4.47 MB

        2. Avatar de Pedro V
          Pedro V

          Quem é que lhe paga o ordenado? Era a brincar, se calhar.

        3. Avatar de Fo
          Fo

          É as que forem necessárias! Podes continuar a jogar a roleta russa se te sentes com sorte…

        4. Avatar de Vítor M.

          Espera lá que é isso mesmo que te incomoda, o que ganham as farmacêuticas, como se todos nós soubéssemos efetivamente o que está por trás desse teu discurso. Já não pega, deixa lá isso.

          Vacinem-se, é a única forma de resolver a pandemia.

          1. Avatar de Pablo
            Pablo

            A única forma de acabar com a pandemia é deixar falar dela. Dois verãos completamente paranóicos sem razão nenhuma.

            O pessoal vai à pica pensar que é a salvação. A salvação é promover um estilo de vida saudável. E aceitar que somos mortais.

            Falas com a ideia que irás parar a uma UCI se não a tomares. Uma ideia completamente paranóica.

            A comunicação social fez bem o seu papel.
            Ou o milionário Froes… Lol

          2. Avatar de eu2
            eu2

            Não, esquecer o problema não o resolve. A negação é uma forma de quem já está farto disto de “resolver” o problema fazendo-o desaparecer de vista: https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/ScNYkpguBDqu5xMCI0xGQP4UGPw=/0x0:900×500/1400×788/filters:focal(378×178:522×322):format(jpeg)/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_image/image/49493993/this-is-fine.0.jpg

            Mas há formas mais eficazes de o resolver, por ex. com a vacinação. Mas têm todos que fazer isso. E nós temos de fazer a nossa parte, pois fazemos parte do “todos”.

          3. Avatar de AqueleAmigo
            AqueleAmigo

            Vacinem-se e deixem-se de m3da$.
            “A única forma de acabar com a pandemia é deixar falar dela”

            Estes comentários são hilariantes haha. Como é que os profissionais de saúde nunca pensaram nisto!? Vamos calar os media e resolve-se o assunto!
            Oh Pablo, vai dizer isso às pessoas que enterraram familiares que morreram à espera da vacina, que vais ver para onde ele te mandam.

          4. Avatar de Pablo
            Pablo

            “Aquele amigo” se parassem de falar no verão, seria um verão perfeitamente normal.

            O pessoal estaria mais contente, os negócios não faliam, estaríamos todos psicologicamente melhor.

            No Inverno, sempre foi o caos que foi… Agravado desta com o medo, isolamento, e com a falta de pessoal, provocada pelos isolamentos profilaticos parvos.

            Sempre houve picos de pneumonias atípicas. Sempre houve pessoal a morrer infelizmente.

            Agora dizer que uma vacina de mRNA, em que só estimula proteção contra uma proteína do vírus é a salvação, é de rir. XD

            Vai acreditando em histórias da carochinha…

            E já agora vacina te de mês a mês. Acho que assim de certeza isto acabava tudo. XD

          5. Avatar de rui
            rui

            Para o Pablo

            Isso mesmo, vamos deixar de falar disso e assim o virus fica aborrecido e vai embora.
            Vamos todos assobiar para o lado quando se trata do virus….

            Comparar Covid com gripe (no inverno)… do melhor!
            Vacinas não servem para nada ( as de mRna). E as outras? qual é a tua ideia ….

            Sobre a vacina, se for preciso tomar mais dose, que seja….as que foram preciso.
            Eu prefiro arriscar com a Vacina (que tenho a certeza que é melhor do que o virus)

            Sobre os teus posts:
            Não sei o que andas a fumar, mas tens de por mais tabaco… 🙂

          6. Avatar de Vítor M.

            Só se forem mesmo vocês, é que já não tenho paciência. Agradeço a vossa disponibilidade…

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Resolver os problemas ao não falar deles? Se alguém tinha dúvidas em relação à estupidez desta gente isto disto muito sobre o que vagueia naquelas cabeças ocas.

          8. Avatar de Vítor M.

            Pois, eu também não entendo como se resolvem os problemas ignorando-os. Mas ok, desde quase vacinam, para ver se entramos numa mais normal anormalidade, por mim está tudo tranquilo com`ó esquilo.

          9. Avatar de Eu
            Eu

            E os que morreram ou estão agarrados a uma cama de hospital devido a complicações de vacinas????
            Podes ficar com as doses todas!!!!!!!!!!!!!!!

            Vacinar LOOOOOOOOOL, deve ser verdade!!!!!!!!!!!!!!

          10. Avatar de Hugo
            Hugo

            Se o teu receio é cair numa cama de hospital ou morrer sê inteligente e toma a vacina. Se não conseguires fazer os cálculos acredita que as probabilidades ficarão a teu favor.

          11. Avatar de rui
            rui

            Para o Eu

            Quantos mortos e pessoas acamadas devido a vacina? Não mandes para o ar, diz valores e mostra dados fiaveis.
            Depois compara com os mortos e pessoas internadas, ou com sequelas, devido a covid.
            Vais ver a diferença de valores

            O problemas associados as vacinas são inferiores ao do virus, em valores abismais.

            Não quer vacinas, tens esse direito. Agora vires mandar postas sem dados… isso não.
            Quer discutir dados, ok. Se não for isso melhor nem aparecer

        5. Avatar de Antonio
          Antonio

          Andaram a brincar com o fogo.
          O pior está para chegar…aguardem…

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Para os que se acham super homens, o filho de uma amiga com 21 anos saudável está no hospital super mal com um dos pulmões a 50%

            O nosso momento pior foi quando protelamos o isolamento no ano passado por causa das eleições e da escola. É preferível estamos numa situação com algumas restrições mas controlável, do que numa situação completamente fora do controle.

        6. Avatar de eu2
          eu2

          As farmacêuticas agradecem a quem não se vacina e ajuda a que a pandemia se prolongue e gere mais variantes.

          1. Avatar de Pablo
            Pablo

            Pois, engraçado as novas variantes apareceram exactamente onde foram testadas estas vacinas. (África do Sul, Brasil, uk).

            Mas amigo, basta usar a mesma fórmula que usamos para acabar com o vírus da gripe.

            Máscaras, álcool e lockdowns.

            Easy…

          2. Avatar de rui
            rui

            Pablo
            Essa das variantes aparecerem onde foram testadas as vacinas é nova. Sempre a inventar…

            Engraçado é as variantes aparecerem onde a taxa de vacinação é mais baixa….
            Porque será?

          3. Avatar de eu2
            eu2

            Pablo, 30000-40000 vacinados em países daqueles é uma quantidade irrisória de vacinados.
            Já as variantes surgem onde a disseminação do vírus anda rampante e descontrolada.

          4. Avatar de Pablo
            Pablo

            Rui não é invenção é um facto.
            Tiveste a variante Sul África. Tiveste a variante brasileira e a britânica. Pouco dps do início dos teste da vacina.

            Epah, a vacina tornou se num dogma. Verdade absoluta. E esta que não tem nada a ver com as tradicionais.
            Químicos que ninguém sabe directamente na veia. XD
            Para o vosso bem.
            Fiquem com saúde… Levam a vacina mês a mês e comam uns donuts. XD

          5. Avatar de rui
            rui

            Pablo

            Variante inglesa (foi antes de começarem as vacinas)
            Variante sul africana e brasileira (vai ver a taxa de vacinação e vais perceber o porque de aparecer variantes)

            Se a vacina mRna é melhor que as tradicionais, isso eu não sei pois não é a minha area, mas acredito na ciencia.
            Para além de que esta tecnologia já esta em estudo há decadas e inclusivamente já é usada em tratamentos de cancro com resultados muito bons (o tumor chegou a desaparecer em doentes já considerados terminais)

            Sobre químicos nas veias. Acredita que é mais preocupante tudo o que comes do que medicamentos ou vacinas. A industria farmacêutica é muito mais controlada que a alimentar.
            Verifica tudo o que comes e vais ter surpresas.

            Eu levei 2 doses (AZ) e se for preciso levo mais. Confio mais nas vacinas do que no Covid.
            Donuts não gosto, mas obrigado pela dica.

            Fica bem.

          6. Avatar de eu2
            eu2

            Pablo, a África do Sul, o Brasil e o UK foram escolhidos para os ensaios das vacinas precisamente por serem onde havia mais casos. Pesquisa.

          7. Avatar de Pablo
            Pablo

            Até pode ser uma causalidade. Até dizer que é estúpido dizer variantes aparecerem onde haviam os testes da vacina. Até pode ser.
            Como deve ser estúpido dizer que as variantes aparecem por causa UE há não vacinados. Kakaka

            É um vírus tão Mas tão perigoso que tens que testar para saber que o tens. Enfim… Continuem com a lenga lenga do fim do mundo.

            “Imaginem que preparam uma salada russa para um almoço de amigos. Toda a gente come menos um.
            Umas horas depois, todos (menos um) estão com uma intoxicação alimentar por causa da maionese.
            De quem é a culpa?
            Obviamente, do gajo que não gosta de maionese.”

          8. Avatar de rui
            rui

            Pablo

            Exemplo simples:
            Virus do HIV, EBV, CMV entre outros TENS de testar para saber que o tens.
            Tens sintomas e fazes teste para confirmar ou não que tens o vírus.

            Estes exemplos que dei não são perigosos? (não tanto como o Covid, mas já o foram)

            Podes me informar qual a variante que apareceu em paises com grande taxa de vacinação? e por favor DEPOIS de começarem a vacinar.

            Essa na Maionese mostra bem a tua imaginação. Compara intoxicação alimentar com uma doença viral!
            Cada vez melhor!

        7. Avatar de Pedro V
          Pedro V

          Quando levarem a décima dose já não podem deixar de tomar porque o sistema imunológico foi à vida.
          O covid é racista, não quer nada com África.

          1. Avatar de rui
            rui

            A África do sul fica onde mesmo?

        8. Avatar de Francisco
          Francisco

          As melhores notícias do dia são as que são sobre a ironia do destino – “negacionista morreu com covid”

          1. Avatar de Pablo
            Pablo

            https://www.visiontimes.com/2021/08/08/israel-hospital-vaccinated.html

            O pessoal que está a morrer não completou a 3a dose. Quase garantido!
            Oo

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            “Of the 72 hospitalized COVID-19 patients, 25 patients were in “critical condition,” 38 were in “moderate” condition, and 9 were in “mild” condition. There were 2 deaths reported at the time of the interview”

            Lol o que eu gosto quem usa nestas notícias como arma de arremesso é que só se estão a contradizer.

            Israel desceram os casos e estiverem normais durante 6 meses graças à vacinação. Quando a imunidade dada pela vacinação começou a cair começou a subir.

            Ou seja a vacina funcionou esse tempo. Mas na tua opinião é estúpido a 3 dose em pessoas de risco.

            É só incoerências maravilhosas

          3. Avatar de CRP
            CRP

            Noticia sensacionalista para provocar “O Medo”.
            (VerdadeAldrabada)

            Conclusão da autopsia?
            Morreu de ou com?

            “”As melhores notícias do dia são as que são sobre a ironia do destino”” – “Vacinado (2doses) morreu de Covid”.

      2. Avatar de maxim
        maxim

        não estou a ver como a vacina vai acabar com as variantes. Não existe base nenhuma para afirmar isso.

        1. Avatar de Vítor M.

          Há vários estudos que referem que a vacinação reduz a probabilidade do aparecimento de novas mutações. https://www.nature.com/articles/s41598-021-95025-3

          […]As expected, we found that a fast rate of vaccination decreases the probability of emergence of a resistant strain.[…]

          Vacinem-se. É a única forma de voltarmos a uma possível normalidade. A vacina previne os casos graves da doença. Diminui a possibilidade de contágio e permite uma vida mais tranquila.

          1. Avatar de Maxim
            Maxim

            “We operate under the assumption that vaccine efficacy not only impacts disease manifestation but also blocks transmission at the same rate, which is a reasonable assumption based on previous vaccine performance but has not yet been demonstrated.”

            Artigo baseado em assumpções (erradas). Vamos voltar à normalidade sim, mas so quando o que acont3ce hoje for considerado normal

          2. Avatar de Pablo
            Pablo

            Maxim estamos no tempo do “acho”, “pode”, etc.
            Sim é por isso que digo que a pandemia acaba quando houver este filme todo à volta dos testes, mortos, variantes.
            Este vírus deve ter vindo substituir a gripe. 😉

      3. Avatar de Eu
        Eu

        Vítor,
        Os negacionistas continuarão a sua lenga lenga até estarem numa UCI e darem conta que já é tarde de mais!
        Só tenho pena dos inocentes que morrem sem ter acesso à vacina ou a cuidados médicos adequados, como acontece em alguns países mais pobres.

        Agora, destes “inteligentes” e “tão” informados, não!
        Só tenho pena se não tiverem um destes sustos para aprenderem alguma coisa na vida.

        1. Avatar de Pablo
          Pablo

          Olha outro profeta do Apocalipse.

          Este vírus que mete toda a gente numa UCI…

          Pareces o Batista Leite: “nunca vi tanta gente a morrer num turno”… Dps afinal foi só um.
          Mas esta gente, claro, continuam a ser os principais convidados pelos tele jornais.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    O vice almirante chamado à recepção, por favor.

  4. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Oh boy… here we go!

  5. Avatar de PORTUGAL
    PORTUGAL

    Mais uma. Vacinem-se pessoal por favor.

    1. Avatar de C.V.
      C.V.

      É por isso é que no mês de Agosto os internamentos aumentaram 900% em relação ao mês de Agosto do ano passado em que não havia vacinas.
      Continuem a espalhar o medo e a promover a desinformação que fazem um bom serviço.

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        LOL o que é que desinformação e medo? Que aumentaram 900 %?

        Se não consegues juntar o Tico e o Teco para perceber que o ano passado as pessoas estavam muito mais receosas e não havia a bandalheira de veres pessoas no Bairro Alto ( p exemplo) a festejar como se não houvesse amanhã e isso talvez (apenas talvez) causar um bruto aumento no número de casos.. tens que ver se consegues que os teus dois neurónios façam faísca. Já para não falar nas restrições de viagem que ainda havia na altura que não se comparam com as de agora.. mas enfim, é o normal dos manipuladores negacionistas: pegar nos dados e só falar do que lhes interessam para tentar comer alguns de lorpa

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Calma chalupa, eles “pensam” pela “própria cabeça” lol

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Estes pobres coitados que pensam que são os iluminados e os guerreiros de Deus seguem agendas de outras pessoas mas realmente pensam.

    2. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1
      Podem reclamar depois se quiserem Lol

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        +infinito. O melhor é aqueles que não podem reclamar depois de morrerem porque decidiram ser burros e não ser vacinados lol lol lol lol lol

        1. Avatar de Pablo
          Pablo

          Pois vamos lá ver: estou nos 30.
          A mortalidade nesta faixa está nos 0.02%? E isto é tirado do universo dos infectados. Juntando a probabilidade de ser infectado num espaço de tempo de 1% (na pior das hipóteses). Tenho 99.998% probabilidade de sobreviver?
          O Chalupa… Só peço, deixa-me em paz! XD
          Tu ainda estas com um escudo protector portanto deixa-me viver em paz…

          Psicologia de massas, super interessante:

          https://odysee.com/@jermwarfare:2/mattias-desmet:6

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Pablito Pablito sempre sedento de atenção! Tu é que vieste responder quando nem estavas na “conversa”.. Será que queres realmente estar em paz? XD XD XD XD Não me parece xD XD XD (ai que eu estou tão na moda a utilizar emojis eheheheheh)

            A questão não és tu, é mesmo as pessoas que tu contactas diariamente, mas pela tua resposta temos duas opções: estás-te a marimbar para as outras pessoas ou simplesmente és ignorante e não foste à procura dessa informação. Não sei qual é a melhor para ser sincero.

            Eu tenho precisamente 30 e fui-me vacinar para poder estar com as pessoas mais velhas da minha família com um “escudo protector”..

            O que dá mais pena é quando aparecem aquelas notícias do “morreu porque dizia que a vacina era um complô mundial e não se vacinou”. E ele só queria que o deixassem em paz XD XD XD XD

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Sim, sabes quem é que costuma usar essa “psicologia de massas” Geralmente aqueles líderes de pessoas que se metem em cultos e acreditam em teorias da conspiração que estão todos contra eles.

            Curioso que depois são precisamente essas pessoas que pensam que estão a ver fora da caixa que estão mais dentro da caixa XD é triste.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            A probabilidade de morreres com a vacina ainda é menor…

          4. Avatar de rui
            rui

            Muito bom!
            Como estas nos 30 e as tuas chances até são boas…. o resto do pessoal que se f….
            Pode apanhar, ser assintomatico e passar aos outros.
            Só espero que não apanhes e sobretudo não o passes a alguem que te seja querido, e sobretudo que não mereça…

            I

          5. Avatar de Pablo
            Pablo

            Oh chalupa. Em Israel tb tem o escudo protetor… Parece que dura mto pco pq 1milhao já tem 3a dose. Kaka
            Opah de rir é o pessoal pensar que fica imune tomando uma vacina. Dps vai se encher de macdonal’s, ou de donuts piorar a sua diabetes ou obesidade.

            A informação é correcta. Só não tenho certeza sobre o pior pico de incidência, até pode ser um pco mais que 1%,mas é irrelevante nas contas.

            Rui, olha nunca fiquei doente. Ninguém dá minha família tb. Eles sabem da minha posição, se quiserem que não os vá visitar não vou.

            Para além do mais, estou dentro dum teste de anticorpos, até hoje estou limpinho. Portanto não me metes dentro da vossa psicose.

            Fiquem com os vossos “certificados pela liberdade” (ver Israel).

            Nunca pensei em pleno séc XXI tamanha descriminação é mentira…

          6. Avatar de rui
            rui

            Pablo
            – Israel ( e os outros tb vão fazer) 3 dose para grupos de risco e idosos (que é quase “normal” virem a precisar), mas se te informares melhor a EMA não autorizou ainda na europa.

            Não conheces ninguem que ficou doente? Parabéns. Eu conheci varios e pelo menos um amigo meu morreu.
            Os teus familiares não te verem até agradecem ( e como os percebo)

            Estas dentro de um teste de anticorpos? Gostaria que me explicasse isso (se conseguires)

            Chamam se certificado de vacinação…. 🙂

            Não acreditas? ok
            Não queres vacinar te? ok, é um direito teu
            Vires com as tuas teorias da conspiração, isto é tudo mentira etc….
            Isso já não

          7. Avatar de Pablo
            Pablo

            Então a Madeira não iria já vacinar com a 3a dose?… Achas que a Europa comprou mais de 2000milhoes de vacinas só pq sim? É para oferecer?

            Estou num estudo de anticorpos. Está a decorrer nos hospitais da suiça. “Amico”
            Fiz no último mês o 3o controlo… Engraçado que desta vez apareceu o resultado de dois tipos de anticorpos. Os da infecção natural, e os da vacina (sempre são diferentes). Tinha vestígios dos anticorpos da vacina por curiosidade, mas num valor residual.

          8. Avatar de rui
            rui

            Vamos ver se entendi…. e se me entendeste.

            A EMA não autorizou, mas infelizmente alguns paises decidiram avançar. Na minha humilde opinião mal. O que vale é que para já são para pessoas de risco e idosos (com eu disse)

            Se tens anticorpos naturais, é porque tiveste contacto com a doença.
            Com isso entendo a tua resposta de que como tens 30 anos esta tudo bem.
            Afinal levaste a vacina.

            Ou seja isto é tudo um embuste, paranoia etc… mas levaste a vacina.

            A suiça esta acima dos 11000 mortos com cerca de 800 000 casos confirmados.
            Portugal tem cerca de 18000 com 1 047 000 casos
            Vais ver que a mortalidade não esta assim tão diferente.

            Vacinação na suiça esta mais atrasada (cerca de 58%). Vamos ver os capitulos seguintes

          9. Avatar de Pablo
            Pablo

            Rui eu não levei a vacina. No entanto tenho vestígios de anticorpos. Como disse foi curioso esse resultado.

            A vacina aqui não está atrasada. Simplesmente as pessoas não se querem vacinar.

            Sim os números são mto semelhantes. Mas a abordagem do pessoal relação à pandemia é mto mais leve que em PT.

            Mas penso que o governo irá fazer kkr coisa para puxar (obrigar) a vacinação.

          10. Avatar de rui
            rui

            Muito mais leves?
            Talvez a população seja menos idosa. Não faço ideia.

            Duvido muito que o governo venha a obrigar a vacinação. Para isso tinha de incluir no plano de vacinação.

            Só se a UE decidir que tem de ser para todos os membros, mas duvido muito disso.

            Por mim, se me provarem que é preciso mais doses, venham elas.
            Ao longo dos anos levei outras com muito menos informação e ainda estou aqui

            Com ja disse: % de problemas com vacinas é menor que com o virus

          11. Avatar de Pablo
            Pablo

            A pop é muito semelhante. Na Europa não há grandes diferenças entre países.

            Por ex não tem a paranóia do uso de máscara. Na rua quase ninguém usa.
            Ainda tive sexta jantar pós congresso… E ninguém usava máscara. Nem os empregados…

            Houvi dizer que devem impor certificado nos restaurantes, ginásios e outras coisas.
            É quase como obrigar…

            Cada um que faça o que bem entender em relação à vacina.
            Eu não tenho medo nenhum do vírus. Já sobre a vacina tenho as minhas reservas.

          12. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Pablito Pablito, podes ter a tua opinião, mas se começas a desinformar e pegar em dados e manipulá-los para tentar enganar os que comem gelados com testa vais para a lista onde já estão o enlatado, o cêsê e outros.

            Israel vai dar a 3 ªdose como já foi dito aqui a pessoas com pior sistema imunitário que o normal, não é o mesmo que tu fazes com a gripe todos os anos? Nunca vi grandes problemas com isso e ainda por cima a vacina da gripe tem uma % de imunidade francamente inferior a estavas vacinas do covid.

            Quem pensa que fica imune por tomar a vacina é burro e tu mais uma vez vens com afirmações inválidas para tentar provar alguma coisa. O que é que tem haver as pessoas irem ao Mac, fumarem ou beberem com a vacinação? Desde que não fumem à minha beira não me vão fazer nada de mal, apenas estão a destruir-se a elas mesmo. Essa é a grande diferença que pessoas como tu teimam em não querer perceber.

            Com a vacinação reduzes a probabilidade de transmissão, sintomas e mortalidade. Se não queres tomar porque tens medo de ser o 0,000001 % que tem alguma efeito secundário grave tudo bem. No entanto só revela que não és o big boy que tentas demonstrar que és, porque no fundo estás com medo (o que é perfeitamente normal).

            Podes ir ver a diferença de mortalidade e internamentos nos diferentes estados dos EUA e aí percebes a diferença entre uma população estar vacinada ou não estar. Tudo o resto é ruído.

          13. Avatar de Preocupado
            Preocupado

            Chalupa pela verdade
            A gripe tem cura?
            A vacina conta a gripe garante que estás imune de apanhas uma gripe?

            Covide vai pelo mesmo caminho!

            A toma ou não de Vacina é uma opção que cabe a cada um, e quem toma não tem garantia de absolutamente nada.

            Se quem tem a Vacina pode na mesma contrair o Covide não pode essa pessoa ser uma incubadora para uma “Nova Variante”. É BS dizer que uma nova variante é fruto de que não está vacinado.

            Esperta aqui..
            https://g.co/kgs/Qwpskq

            O que se pode ver, já temos agora 76,4% da população vacinada (100% nunca vai existir porque crianças não são vacinadas).

            Olhando a estática do mesmo período do ano passado para hoje.
            6/9/2020 – Novos casos 315, Média 7 Dias 356.
            6/9/2021 – Novos casos 663, Média 7 Dias 1670.
            a média é de x4 mais infetados!

            Isto Parece algo que está sobre controle?

            Agora anunciam que o uso de máscara na via publica vai deixar de ser obrigatório?!?!
            Quando aqui dizem…
            https://www.who.int/news-room/q-a-detail/coronavirus-disease-(covid-19)-vaccines-safety
            “Large clinical trials are an important way to show if vaccines are safe and effective. An effective vaccine reduces mild, moderate and severe cases of COVID-19.
            After you’re vaccinated, it’s possible to spread the infection to others without getting the disease yourself. Continue to wear a mask, clean your hands, and keep a safe distance.”

            Desejo muito estar errado, mas o caso covid não está a chegar ao fim.

            A seguir vamos ter testes ao grau de imunidade, viscinas de 6 em 6 meses e a caça a quem não quer a vacina que em Portugal julgo andar nos 4%.

            Estou curioso para saber como vai ser dezembro. Já se especula que vai haver um surto de gripo muito grande. Lol … e pelos vistos novas variantes de Covide pela mistura.

          14. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Ou és pouco inteligente ou estás a fazer-te de sonso.

            A gripe não tem cura, a vacina ajuda a minimizar os sintomas de pessoas com imunidade mais fraca. Ou isto ainda não está assumido por ti?

            Ontem fui jantar ao Porto (já não ia há algum tempo). E o que é que me deparei a uma terça feira à noite? Ruas cheias de gente sem máscara. Isto acontecia o ano passado? Não, as pessoas tinham mais receio.

            O engraçado aqui é que coloques o número de infetados mas te esqueças de um pequeno, pequeníssimo aliás pormaior: número de internamentos e mortes comparando com alturas em que tivemos com este número de casos. Isto já não fizeste pois não? Porque é que será…

            Se uma pessoa com vacina reduz o risco de transmissão e reduz o risco de ter sintomas… sim tu consegues, vamos lá.. vai reduzir também o risco de criar novas variantes! Viste não foi difícil. O maior problema neste momento é não vacinares pessoas de todo mundo, porque acredita que se a Europa criasse uma bolha em que ninguém entrava e saía as variantes que estão a ser criadas fora “daqui” não chegavam. Se ainda não percebeste isto, apenas olhando de onde vem as novas variantes enfim..

            Relativamente ao uso de máscaras na rua não acho que faça sentido em espaços abertos e com distanciamento (estive na Áustria e eles só são obrigados a usar dentro de espaços e transportes públicos, aliado à obrigação de fazer testes antigénios para ir almoçar), portanto não critico essa decisão. Se fores para o Piolho ou Bairro Alto e estiveres num aglomerado de muita gente devia ser obrigatório.

            Se as máscaras vão deixar de ser obrigatórias e vamos começar a levantar restrições e não vai haver confinamentos é normal que isso vá acontecer, não me acredito é que novas variantes vão aparecer de países com uma % de variação como Portugal tem. Aliás as principais variantes tem vindo mesmo de onde?

            O covid não vai chegar ao fim, simplesmente a esperança é que com a vacinação possamos ter uma vida mais aproximada do normal. Se não vacinas a população mundial inteira e deixas entrar pessoas vindo de países sem vacinação vai sempre haver riscos.

          15. Avatar de Preocupado
            Preocupado

            Chalupa pela verdade

            Comentário interessante?
            “Ou és pouco inteligente ou estás a fazer-te de sonso.”

            Nem uma coisa nem outra … tens a tua opinião e eu a minha.

            Mas tornar uma variante da gripe uma pandemia é a estratégia de génio que já deu seus frutos.

            https://www.oxfam.org/en/press-releases/covid-vaccines-create-9-new-billionaires-combined-wealth-greater-cost-vaccinating

            Se acredito que vacina reduzem o risco de transmissão?
            Sim acredito, mas não destas.
            E se as vacinas são para ajudar quem tem imunidade mais fraca, estando estas vacinados como tu, então fiquem contentes porque estão protegidos.

            Por isso que a medida de acabar com a máscara faz sentido para ti… É por isso que quando vais jantar vês as ruas cheias de gente sem máscara.
            Estão todos vacinados por isso está tudo bem! Certo?

            Número de Mortos ok
            6/9/2020 – Mortos 2, Média 7 Dias 3.
            6/9/2021 – Mortos 12, Média 7 Dias 11.
            Tens razão está bem melhor.

            Mas também tens razão em dizer que o covid não vai chegar ao fim, simplesmente a esperança é que com a vacinação possamos ter uma vida mais aproximada do normal. Por isso que estão todos a facilitar cada vez mais.

            Dezembro vem aí, e desejo que todos que estejam a ler isto que não venham parar num hospital por cause de “Covid” ou do “Surto de Gripe” que se especula que vem aí.

            Uma infeção respiratória é uma coisa grave e muitos perdem a vida com isso.

            Em 1 Fev 2021 houve um pico de mortes de 275 pessoas num só dia em Portugal.

            Queres apimentar as coisas para justificar as ações, então este ano podem sempre dizer que vai haver 20 mortes por Covide e 500 por gripe no mesmo período de tempo.

            Mas desde que possas ir jantar fora e sem máscara, acredito plenamente que isso não te vai incomodar em nada.

          16. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Mais uma vez a demonstrar sonsice, comparando dias quando o número de casos é completamente díspar. Mais uma vez pergunto: porque é que não comparas dias com número de infetados parecidos? E mostras nº internados e mortos de 2020 e 2021 e comparamos. Ah não interessa não é? Já não vai de acordo com a tua narrativa.

            “Estas” vacinas. Mostra estudos que “estas” vacinas não resultam pf.

            Não estão todos vacinados, salvo erro tens 78% da população com as duas doses, logo cada 2 pessoas em 10 não tem vacina. E muitas das pessoas nas ruas são estrangeiras e basta teres um teste negativo que podes vir para aqui. E como já se sabe podes estar a incubar o vírus e não ser detetado, podes apanhar a qualquer momento quando estás aqui e continuas a andar como se nada fosse.. logo não não é assim tão linear.

            E já sei que é normal nas pessoas com o teu tipo de narrativa retirarem pequenas partes das frases para susterem argumentos, Eu disse que fazia sentido não ser obrigatório usar máscara NO EXTERIOR SEM AJUNTAMENTOS. Estar sem máscara na rua com ajuntamentos não faz parte, pode ser que com caps consigas relembrar este pequeno pormenor da próxima vez.

            Relativamente ao Inverno, vamos ver.

            Tu sabes lá da minha vida para estares a fazer comentários com tanta ignorância e acusações infundadas e que caiem no esgoto. Como é óbvio tens que tirar a máscara para comer, como é óbvio os restaurantes tem que continuar a ter pessoas se não vão cada vez ficar mais pessoas no desemprego.. e continuam a estar limitados em número de pessoas seguindo as normas da DGS.

            Tal como qualquer pessoa com dois dedos de testa tive durante este ano e meio os cuidados necessários sempre que estive com os meus pais ou avós, não estando com eles em períodos de maior subida de casos, usando máscara e só tirando para comer, entre muitas outras coisas. Portanto antes de falar, cala-te, acena e sorri. Assim da próxima vez não te enterras tanto.

          17. Avatar de Preocupado
            Preocupado

            Chalupa pela verdade

            De fato para o teu problema não há cura…

            Meu tipo de narrativa?!?!
            Diz me lá uma coisa! Quantas passas tens de ter ao teu lado para ser considerado um ajuntamento? Vais estar lá para dizer “Ei pessoal sejam ressoáveis usem máscaras”
            2 pessoas em 10 na polpação não tem vacinas? CLARO CHAMA-SE CRIANCAS!
            Pessoas vem do estrangeiro?!? o Quê?? Tem várias pessoas conhecidas no estrangeiro que tem as vacinas e mesmo assim tem de fazer o teste para poder vir para cá. O que mais queres man?!? O nosso pais não vive de Turismo? Ou achas que é só por tu ou eu comer fora que isto anda para a frente?

            Mostra estudos que “estas” vacinas não resultam?? Achas! Achas mesmo que isso alguma vez seria permitido !! ora pensa bem já que dizes ter 2 dedos de testa e meio.
            Porque mal levantas pelo acontece te isto
            https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-08-25-Covid-19.-Juiz-negacionista-entrega-queixa-na-PGR-71808043
            Este é um caso extremo, claro, porque eu como pessoas respeito o uso de máscaras, distanciamento e tudo que se diz necessário para evitar o “Covid”. Mas dizerem que a vacina vai resolver tudo, hmmmm nop.

            Eu comparo dias porque são reveladores da tendência de evolução do que esta a acontecer.
            Comprar 2020 com 2021 é um pouco difícil visto que este ano ainda tem praticamente 4 meses pela frente! Desejo muito não ter razão, mas já que queres falar de pessoas internadas bla bla bla.
            Mas uma vez!
            https://observador.pt/interativo/covid-14-quadros-mostram-como-estao-os-numeros-em-portugal/
            6 setembro 2020
            Internados UCI: 43
            Internado: 354
            6 setembro 2021
            Internados UCI: 140
            Internado: 682

            Tens razão, não sei da tua vida, e se tens esses cuidados com as pessoas que amas, faz tu muito bem. Agora tu também não sabes da minha vida por isso não me faças passar burro.

            Dai o meu título, “Preocupado”.
            Achava que esto ia acabar e vem agora a noticia do MU fds..

          18. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Tenho mesmo muita pena mas contigo não dá. Pegas em suposições para mais uma vez alimentar a tua narrativa.

            Se não consegues ter dois dedos de testa para perceber que aquela multidão que agora vemos no bairro alto (pe) é um ajuntamento não sei o que te faça e que te diga.

            Não me digas que Portugal precisa do turismo? Fds não sabia. Eu alguma vez disse para acabar com o turismo? Disse sim, que como temos que abrir para o turismo vão aumentar o número de casos como consequência. Capiche? É inevitável, visto que muitos turistas vem cá para ajuntamentos e qual é que achas que são as consequências?

            Ahahahahahahahah sim, põem tudo pf. Numero de infectados com número de mortes e internamentos e vê as percentagens e talvez chegues a alguma conclusão. E continuares a comparar um período em que o ano passado estávamos com imensas restrições com outro período muito mais aberto diz tudo sobre a tua coerência. Mas enfim siga para bingo.

            Uma pessoa correta compara percentagens, a sonsa tenta pegar em tudo o que tem ao seu dispor para conseguir ter argumentos. Se para ti não entendes que ter 2 mil.pessoas infectadas por dia e estares com 20 mortes e 600 internamentos é melhor do que ter 500 pessoas infectadas por dia 10 mortes e 300 internamentos está tudo dito.

            Claro, mas eu ao contrário de ti não critiquei qualquer aspeto da tua vida pessoal nem que ias ser culpado não sei de que. É essa a pequena diferença entre nós.

            PS: diz-me onde é que disse que a vacina ia resolver tudo? É que ter uma vida mais aproximada do normal, penso que ainda não resolver tudo.

  6. Avatar de Event201
    Event201

    A vacina vai proteger desta e doutras variantes?
    Com vacina, e ainda por cima, com doses adicionais estou pra ver como vai o sistema imunitário de cada um reagir a qualquer variante ou até mesmo a uma gripe. Não se esqueçam que os vasos capilares sanguíneos são muito mais finos na região cerebral… e um afluxo em massa de leucócitos pode criar complicações graves. Agora pensem!

    1. Avatar de rui
      rui

      Sim, porque os leucócitos vão todos para o cérebro…. Cada invenção!

      Não sei se chegaste a levar vacina contra a hepatite (por exemplo). Eram 3 doses …. e não me lembro de ouvir complicações. O sistema imunitário aguentou sem problemas….

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Pois, não queiras levar as doses adicionais da vacina do tétano que também não é preciso. Ah e as vacinas do Covid vão provocar Alzheimer, uma doença nunca antes vista antes das vacinas…

    3. Avatar de j
      j

      Burros como tu nem uma tens. Eu tenho duplas e tudo! E estou aqui.

  7. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Mas ha site oficial sobre esta variante ou ainda nao ? Continua a ser uma ideia abstracta dos media ?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ao menos digna-te a responder agora: “estava a ser um burro e a falar sem quaisquer tipo de informação”. É o mínimo, a verdade.

  8. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Como assim nova? Já circula desde janeiro, mas como já não há mais nada para falar então vem isto à rivalta das notícias.

    1. Avatar de Vítor M.

      Se calhar porque começa a ser mais evidente e preocupante não?

  9. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Ok entao devo concluir que e mais uma ideia abstracta dos media.

  10. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Estou vacinado e preocupado!! Segundo o que li, e não foi aqui, esta variante têm alta probabilidade de ignorar os anti-corpos em comparação com a Delta ou seja se a Delta já ignora em cerca de 10% a Mu deverá ignorar em 20% a 30%. Nas próximas variantes que surgirem esta probabilidade vai aumentar até que surge uma que deixa ter probabilidade para ter certeza de ignorar a 100%.

  11. Avatar de Hugo
    Hugo

    Mas alguém me pode explicar como é que eles sabem das variantes!? Será que vão a cada caso, tiram uma amostra de sangue e olham para o rna dele!? Não sei pq mas parece-me BS!! Já agora, como é que a vacinação funciona!? Olhamos para Israel, e mesmo Portugal e vemos que os casos são muito mais agora com vacina que no ano passado sem vacina!! Será que ninguém vê isso!?

    1. Avatar de C.V.
      C.V.

      Finalmente já começas a abrir os olhos.

    2. Avatar de António M.
      António M.

      “Será que ninguém vê isso!?”

      Pois “Hugo”, são os tais formatados que não vêm mais além, pior é que, não é só neste assunto.

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        Pior são os formatados que pensam que estão a ver fora da caixa e mais além quando na realidade estão tão dentro de uma caixa de algum lunático lol

    3. Avatar de eu2
      eu2

      Não vão a cada caso, mas a alguns, a uma amostra da população.
      No ano passado estávamos confinados e não havia as variantes que há agora. E embora os casos não estejam a descer (também não estão a aumentar), os óbitos também são muito baixos em relação aos casos.
      E ainda nem sequer atingimos a imunidade de grupo, que segundo o vice-almirante é de 85% para a variante delta. Isso serão as duas doses mais 2 semanas para terem efeito.

    4. Avatar de rui
      rui

      no ano passado a variante delta não estava em Portugal ainda, e era apenas mais uma variante, que entretanto mostrou ser mais contagiosa e espalhou se pelo mundo.
      As vacinas dão protecção (não 100%) mas pelos dados evitam internamentos e complicações maiores.
      Outra coisa é com a vacinação abriu se mais e o movimento de pessoas é maior. Não será tudo por causa disso mas de certeza que faz aumentar os casos

    5. Avatar de Sergio
      Sergio

      claro claro, e quando chegar a fevereiro de 2022 nao vao morrer 200 e 300 pessoas por dia em Portugal, por causa dos nao vacinados lol
      Até me custa dizer isto, mas por vezes pessoas como tu, deviam de ter passado pela situação de ter um familiar em estado grave, ou uma namorada exausta quase com um esgotamento por ser enfermeira.
      Para perceber que a gravidade disto vai para além de estar em casa numa secretaria em teletrabalho.. mandar vir compras e comida em serviço take away, rapar o cabelo com a propria maquina e ver netflix o fim de semana inteiro.. e achar que nao precisa de ser vacinado porque nao se contagia nem contagia ninguem.
      Para pessoas como tu só o exemplo prático serve, mas sinceramente espero que nunca passes por ele

      1. Avatar de Pablo
        Pablo

        Basta ver a reportagem da TVI sobre a gripe em Portugal. É algo de surreal o que sempre o que se passou em Portugal.
        Com o covid a mandar enfermeiros para casa sem qualquer sintoma (tive colegas a ficar três semanas em casa só por dar positivo), claro que sobrecarrega kkr um.
        Já era mau antes, com regras assim ainda pior.

        Gastou se 200milhoes de euros em testes até agora, para termos mais de 17mil mortes? Se contratassem mais pessoal, ou aumentassem salários, seria bem mais produtivo.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          “Só por dar positivo”? Ahah realmente, que mal tem andar por aí positivo e pelos corredores dos hospitais? Que grande labrego.

          1. Avatar de Pablo
            Pablo

            Tiveste o DR Carona a quase a fazer isso. XD

            O que eu disse foi posto em prática em muitos países. Pessoal com um teste positivo assintomático, ia trabalhar. Não foi por isso que tiveram piores resultados que Portugal. 😉

        2. Avatar de Sergio
          Sergio

          Isso já são vertentes politicas nas quais não entro, porque é muito difícil cobrires uma cama de 2 metros quadrados com um cobertor de um metro quadrado.
          Se puxas para um lado, destapas o outro e vice versa, até podiamos falar de ideologias politicas, mas o tópico era a vacinação.
          Uma coisa te posso dizer, Portugal saiu-se muito bem no que ao evitar mortes, diz respeito.
          Nenhum Governo estrangeiro fez o período pandémico sem erros, ou sem avanços e recuos.
          Eu não sei se Portugal investiu esses 200 milhoes da melhor forma, na minha modesta opinião, a testagem a certa altura foi e é fundamental.
          Deixo-te factos:

          Portugal a nivel mundial é o 26º país com mais mortos
          Portugal a nivel europeu é “apenas ” o 14º país com mais mortos!! com melhores resultados que Espanha, Itália , Bélgica, Reino Unido

          E antes que fales em tamanhos, estes números são percentuais, tanto faz se o país tem 10Milhoes ou 100 milhoes.

          Tenho orgulho que o meu país tenha tido melhor controlo de mortes do que todos esses países que se consideram mais evoluídos do que nós e com economias que nos dão 10 a zero.

          Isto meu caro, tanto faz se és CHEGA se és PS ou PSD, foi um esforço de todos para que o numero de mortos seja 17 mil, se tivesses a atitude do Reino Unido, se calhar estavamos a falar de 34 mil

          1. Avatar de Pablo
            Pablo

            Sérgio aí foi um sucesso? Ano de 2020 ficou com um excesso de mortalidade de 10 mil pessoas fora Covid (sensivelmente 10%acima da média) . Bem acima da ovelha negra da Suécia (acabou com 4/5% acima da média).

            Claro que o pessoal só liga a covid… O resto dos problemas do lockdown das doenças não existem…

            11milhoes € para testes para o início das aulas. Paranóia nacional… Surreal…
            Testes funcionam… no verão…
            No inverno quando tudo fica fora de controlo já não servem para nada…

            Enfim…

          2. Avatar de rui
            rui

            Olha outro com a Suécia!
            Agora estou a entender-te.
            Como o gajo da suécia ” são os velhos que morrem, que se f….”
            Eles proprios já admitiram que estavam errados.

            Procura:
            Têm mais casos que portugal.
            Menos mortos sim, mas vê a idade média do pais, e talvez percebas o porque.
            Tem melhor sistema de saude, quase de certeza.

            Não entendo porque não comparam com paises cuja população seja mais parecida com Portugal, tipo Espanha, italia…
            Já sei… Não convêm

          3. Avatar de Pablo
            Pablo

            Rui deves ser cego…
            Os 10% de mortalidade a mais em PT foram danos colaterais… XD
            Que cá fo*am esses… não eram covid, ne?
            Kakaka

          4. Avatar de rui
            rui

            E por acaso sabes porque?
            Porque os hospitais ficaram cheio de doentes covid

            Esta doença é altamente infecciosa, e ocupa os recursos todos.

            Ao deixarem andar a doença a vontade , os hospitais ficam cheios e sem vagas para os outros.

            Com diz o outro: e o cego sou eu?????

          5. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Avec será sempre avec.

  12. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Enquanto continuarem a pensar que deve haver uma terceira, quarta, quinta ou não sei quantas doses mais, vão arriscar resultado zero. Querem protecção com uma parte do mundo sem estarem vacinados, a viverem em condições sanitárias que deixam a desejar? Esqueçam lá isso. Rapidamente a mobilidade os coloca em todos os cantos do mundo.

  13. Avatar de O que será será
    O que será será

    Só não sei porque diz que este vírus pode por a imunidade em risco….que imunidade?
    Vacinado ou não podes apanhar e passar o vírus da mesma maneira, sofrer e que podes sofrer menos já que o teu corpo já conhece o vírus e terá anticorpos para lutar, mas não dá imunidade nenhuma.

    E para acabar com a pandemia a solução não é só ser vacinado…

    1. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Isso é conversa que não interessa. Dá imunidade e ponto final. Está aqui está a ir para o Tarrafal.

  14. Avatar de AqueleAmigo
    AqueleAmigo

    Alguém que explique a este pessoal a estes iluminados a diferença de prevenção e cura sff.

    A vacina não é a salvação. A vacina não é a cura mas é mais uma proteção.
    Isto num site de tech até é facil recorrer a uma anologia.

    Quando instalam um antivirus nos vossos PC’s, vai garantir que NUNCA mais apanham?
    Não. Óbvio que não, mas vai garantir que o risco de apanhar e de causar sérios danos será consideravelmente menor.
    Todos os virus têm mutações, os virus informaticos não são diferentes, eles adaptam-se.

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Pois, a analogia está gira só que tu não és um computador estático e tens um sistema imunitário, que funciona de forma dinâmica, sabes o que é isso não sabes?

    2. Avatar de rui
      rui

      +1
      Essa analogia está muito boa.
      Pode ser que assim entendem

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Outra analogia para ajudar a entender:

        Se uma pessoa fica sem o dedo mindinho do pé, será que ignora por ser “só 1% do volume do corpo”?
        Numa pandemia, mesmo que só mate 1% da população infetada (ou 2 ou 3% ou o que for), isso é motivo de alarme para o sistema nervoso central da sociedade (governo, media, etc).
        O que acontece com as outras doenças (gripe, tuberculose, sarampo, etc) é que já nos tornamos insensíveis à dor, devido à longa história que temos de pouco ou nada poder fazer para os resolver (as vacinas só surgiram no século passado).

        1. Avatar de rui
          rui

          Seguindo a tua analogia:
          Ou seja esse 1, 2 ou 3% são dispensáveis? E por isso vamos deixar morrer?
          Se não tratares esse dedo, pode passar para o outro, e outro e sempre a crescer
          Qual é a percentagem que achas que podemos aguentar? uma perna? as duas?

          As outras doenças (como as que referiste) foram controladas na sua maioria pela vacinação. Antes das vacinas morreu muita gente por causa dessas doenças…
          Exemplo da Rubeola ( se não me engano) foi erradicada graças a vacinação.

          Fica bem

          1. Avatar de Pedro V
            Pedro V

            Danos colaterais por toma das vacinas já são aceitáveis! Faz parte não é.

          2. Avatar de rui
            rui

            Pedro V
            Quais danos? Em que percentagem?
            Tens medicamentos que tomas sem receita com mais efeitos adversos que as vacinas.
            Isso das percentagem serve para os dois lados. Para uns 1% é pouco e nao vale a pena falar disso, mas 0.1% já é muito (como o caso de possiveis problemas nas vacinas)
            Cada um leva para o lado que lhe dá jeito.

            O que quero dizer é:
            A % de problemas com as vacinas é muito menor que a % de problemas com a Covid.

          3. Avatar de eu2
            eu2

            Sim era isso que queria dizer. Mesmo um dedo, a gente vai e protege. Mesmo 1% a sociedade toma medidas drásticas para se proteger.

            Foi a varíola que foi erradicada.
            E refiro-me ao argumento que todos os anos morrem milhões de pessoas com tuberculose por exemplo.

          4. Avatar de rui
            rui

            Eu2

            Tens razão, foi a varíola.

            Fica bem

    3. Avatar de Pedro L
      Pedro L

      O sistema imunitário é o Windows defender ? Muita gente não usa um externo 😛

      1. Avatar de rui
        rui

        Verdade, mas deviam…
        🙂

    4. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Já se compara seres humanos com máquinas… Chama-se a isso raciocínio falacioso.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não, é uma metáfora.

  15. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Muitos dos defensores acérrimos das vacinas são parte interessada. Uns porque o patrão é uma das farmacêuticas, outros porque têm dinheiro investido nelas, outros ainda porque são papagaios e têm amigos médicos, idóneos (não daqueles que viajam anualmente à conta de um qualquer laboratório), que lhes asseveram que as vacinas não irão, em momento algum, prejudicar os seres humanos. Eles garantem e juram a pés juntos, da mesma forma que o Hussein tinha armas de destruição massiva. E não é que o cherne também está nisto…
    Comem gelados com a testa e pensam que andamos todos ligados à máquina da distração futeboleira, das ego redes sociais ou dos reality shows.

    1. Avatar de C.V.
      C.V.

      E os defensores acérrimos desta tecnologia das vacinas também são aqueles que vão de joelhos a Fátima e juram a pés juntos que a nossa senhora estava em cima da oliveira.

      1. Avatar de CRP
        CRP

        Me desculpem os defensores acérrimos, mas este comentário é de Rei.

        Obrigado @C.V. pelo breve momento que proporcionaste a minha risada.

      2. Avatar de Há Cada Gajo
        Há Cada Gajo

        É o contrários, referes-te aos negacionistas e aos crentes em histórias da carochinha.

      3. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        LOL por acaso quem se mete em teorias de conspiração normalmente são os que gostam de estar em cultos e se sentir em manada, logo mais depressa fazem parte de uma religião que o contrário. Saiu um bocado furado lol

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      LOOOL a pouca vergonha destes tolos. É inventar estatísticas à desgarrada AHAHAH siga…

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        surgiu uma nova, segundo dados estatísticos lançados a semana passada, idiotas desinformados sem ponta de informação factual, têm uma esperança média de vida bem abaixo dos 50 anos lol
        Só gostava que esta malta viesse passear a Angola sem vacina nenhuma

        1. Avatar de CRP
          CRP

          Ò @António M. isso é “estáticas inventadas”, desgarra-te disso. Next….
          (Devia ser censurado e proibido esse tipo de desinformação)

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            E alguém contrariou essa informação oh b&%$o?
            Foca-te nas afirmações literais que o tolo fez e não em pormenores descontextualizados. Eu sei que é o vosso forte mas vá lá…usem a cabeça uma vez na vida.

  16. Avatar de C.S.
    C.S.

    Engraçado, este rui e este Hugo não têm uma ideia própria, não entendem nada do que estão a dizer, não percebem nada de vírus, mas têm uma certeza, se a minha avó não morresse ainda hoje era viva.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Cs
      Ja estava com saudades tuas!
      Como tu tiveste um enfarte viraste especialista em virus e tudo mais.

      Isso vindo de uma pessoa que acha que o HIV se transmite pelo suor diz muito!

      Pelo menos ainda não começaste com as tentativas de ofensas

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      A minha “ideia própria” é que és ignorante. É para mal dos teus pecados já o comprovante algumas vezes. A tua “ideia própria” na verdade nem é tua,é apenas uma ideia diferente e que por sinal tem uma grande probabilidade de ser falsa. O que nos diferencia é isso, eu ainda deixo margem de dúvida para as tuas teorias, já tu despreza qualquer informação que vá contra o que pensas. Diz o que quiseres mas descredibilizar factos é ser burro e é pior do que a falta de informação. Estás ao nível dos terraplanistas. Parabéns.

    3. Avatar de LR
      LR

      “não têm uma ideia própria, não entendem nada do que estão a dizer, não percebem nada de vírus” Engraçado, como as tuas palavras te descrevem tão bem.
      1. “não têm ideia própria” tal como tu, que vais mudando de argumentos conforme te é mais favorável;
      2. “não entendem nada do que estão a dizer” coisa em que que és um verdadeiro expert, como já provaste largamente nos teus comentários, desde como funcionava o layoff, até à forma de propagação e disseminação de virus;
      3. “não percebem nada de virus” coisa em que és um verdadeiro Mestre, como provaste pelos teus conhecimentos profundos sobre o HIV e seus meios de transmissão.
      Over and Out.

  17. Avatar de rui
    rui

    Estou curioso para ver essa pérola!

  18. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Nao ha duvida nenhuma que a comunicacao social gosta muito de criar bolas de sabao para as pessoas e as iludir. De vez em quando uma bola de sabao rebenta e la vao eles criar uma nova, e preciso e manter as pessoas com medo e panico. Por acaso com todos estes comentarios que li aqui, ja alguem se questionou se essas variantes que tem surgido um pouco por todo o mundo e com os nomes mais bizarros, se a tendencia e uma variante ficar mais perigosa que outra ? Eu nao entendo muito de medicina mas custa-me a crer que ao surgir uma variante nao tem de ser propriamente mais perigosa que a outra. Mas se estou errado ha algum link oficial que demonstre isso ? (Artigos de opiniao, nao obrigado). Ainda acrescento ao comentador que falou que para a pandemia desaparecer e deixar de falar dela. Nao poderia estar mais de acordo. E a historia ja nos mostrou isso ou alguns de voces tem memoria curta ? Sim falo da (mais uma pandemia falsa criada pela OMS essa organizacao tao respeitada cof cof) gripe A em que a comunicacao social ia comecar a arrancar com isso e inundar as televisoes dos Portugueses com essa propaganda suja, mas nao foram muito mais longe. Ora com esta pandemia a CS pode muito bem amanha se quizer terminar com esta parvalheira do covid. Mas calma que eles nao terminam, o patrao ainda nao deu ordem, entao e para continuar. Posto isto chego a conclusao que o virus veio mudar muita coisa nao ha duvida, mas tambem veio manchar a comunicacao social. Quanto a voces nao sei mas da minha parte ja nao acredito na maior parte das coisas que venha da comunicacao social. Alias ja mentiram no passado continuam a mentir no presente e vao mentir no futuro. 11 de Setembro uma das farsas. Este virus veio demonstrar que consegue escalar chegando as chefias. O que isto quer dizer ? Que existe a OMS que passa informacao a DGS e a mesma da directivas ao governo, que por sua vez esta pronto para enterrar os Portugueses, e depois temos as empresas que mandam os empregados fazer o que o Governo quer. Entenderam ? No final tudo nao passa de uma ilusao e uma guerra invisivel que ninguem ve o inimigo. E fico por aqui.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Já agora.. o 11 de Setembro não aconteceu? De caminho as torres gémeas não caíram e foram vídeos falsos? LOL

      Tu sabes lá o que é controlo.. vai fazer uma visita à Coreia do Norte e depois talvez comeces a acordar dessa estupidez que infelizmente estás submergido e a sair dela aos poucos.

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Chalupa mas tu sabes ler Portugues ? Claro que aconteceu, mas foi trabalho interno, estamos esclarecidos ? Mania de passarem a vida a deturpar os comentarios. Antes de comentares qualquer coisa e clicares no botao para submeteres, le duas ou trez vezes o que escreves para nao te induzires em erro.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Estava a ser irónico. E saber ler português =/ interpretar só para tua informação.

          Já sei que estavas a levar para as teorias da conspiração que isto foi fabricado pelos EUA para depois irem invadir o Afeganistão por causa das matérias primas. E isso é algo que não está ao nível de dizer que a terra é plana ou que o covid é um complô mundial para nos controlar.

          E relativamente a isso, acho que toda a gente com dois dedos de testa sabe que (independentemente de terem sido eles a fabricar o 11 de Setembro ou não) eles só vão para países em ajudas “humanitárias” com o objetivo de terem lucro de uma maneira ou outra. Zero novidades aí.

          Agora estares a comparar isso com uma conspiração a uma escala mundial já entras no mundo da chalupice máxima.

        2. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          E se dás sugestões para ler duas ou “trez” vezes o que escreves também devias fazer o mesmo para não cometeres este tipo de erros.

          “Mania de passarem a vida a deturpar os comentários” Oh a sardinha não gostou que fizessem o mesmo que ela está constantemente a fazer? Oh coitadinha.. é chato não é?

        3. Avatar de Hugo
          Hugo

          Lol claro que foi trabalho interno. Se estás esclarecido mostra aí provas factuais que o mostrem sff.
          Já agora o Michael Jackson é o Tupac também estão vivos, garantidamente. Foi pensado pela minha própria cabeça.

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Os hologramas contam como se tivessem vivos?

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Só o facto de achares os nomes das variantes bizarros mostra que devias ter estudado mais.

  19. Avatar de Rui
    Rui

    Muitos dos que se opõem, diria, de forma insana à vacinação, são os mesmo que não têm qualquer problema em ir para os “Lux’s” desta vida, “pastilharem-se” com qualquer m*rda que lhes ponham nas mãos, sem saberem do que é feito e por quem… fritam os miolos alegremente e não têm qualquer problema com isso!!
    Se calhar, por isso, é que agora vociferam as alarvidades que nos vemos obrigados a ouvir e a ler… como diria o outro: “acho uma graça!!”

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Dois laboratórios independentes, em Espanha e Estados Unidos, analisaram as 4 vacinas e seus ingredientes e chegaram aos mesmos resultados, já nem é segredo. O que talvez desconheças é que, uma coisa é ingestão de forma oral de qualquer porcaria nociva que seja, outra completamente diferente é injectá-la num músculo. Veneno de serpente é um exemplo disso.

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        Foram “laboratórios independentes” pagos por malucos como tu?

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          No entanto o chalupa és tu. E pelo que vejo, chalupa pela mentira.

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Claro, vir para aqui dizer que não sei que laboratórios disseram não sei o que e não apresentar factos e estudos é de uma verdade inquestionável que temos que aceitar imediatamente porque quem comentou está fora da caixa e vai contra a manada das sheeps percebem?

          2. Avatar de AlexX
            AlexX

            Disse o que tinha a dizer e a mais não sou obrigado. Nem adiantava. Queres saber, pesquisa, fiz o mesmo. Ou o pato tem ossos?

          3. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            ahahahahah tu és aquela típica pessoa que debita o que quer numa discussão e depois diz “pesquisem que é tudo verdade”.

            Normalmente uma pessoa que tem a certeza do que diz apresenta os estudos de onde vai buscar essa informação, se não só passa de um pato assado no forno.

          4. Avatar de AlexX
            AlexX

            Tás tão enganado… estou entre <1% da população, isso de "típico" tem o nada. Debitei o que quis porque é o que é. E disse que no teu caso nem adiantava mostrar estudos feitos, primeiro porque aquele feito em Espanha foi numa universidade e isso não tem qualquer credibilidade, segundo porque nunca quiseste saber o que disse o inventor dos testes PCR acerca de como estes estavam sendo usados antes de ter sido removido de cena, para mais foi um drogadito, terceiro porque agora tão pouco queres saber o que tem dito um dos envolvidos na criação das vacinas mrna acerca de como estas têm sido usadas provavelmente também porque é outro velho "centenário" caduco e muito menos quiseste saber de todos aqueles que puseram seus empregos em risco para dizer o que disseram entre eles virologos e epidemiologistas porque enlouqueceram, quarto porque foste todo formatado num irreal ideal que serve os teus propósitos quaisquer que sejam enquanto cá andares e tudo o resto foi e é conspiração. A boa notícia é que vais levar com o 4°, 5°, 6° boost no pêlo e talvez ainda com 2 comprimidos diários até caíres e não conseguires levantar mais. Melhor notícia ainda é que depois o bitxo mau não te apanha de novo tão cedo.
            Não sei que fizeram dessas máscaras amarelas com bico de pato mas ficava-te bem uma. Se andasse entre vós e fosse o tal "típico", também ia querer usar uma máscara para esconder a cara pela vergonha em ter sido cúmplice por arruinar com milhares de vidas no país e milhões pelo mundo, muitas mais que o bitxo mau papão.

          5. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Ahahahahahahahah fds o que eu me ri. Obrigado por este momento imperdível ao final do dia.

            Sabes que para seres uma pessoa típica de algo não significa que seja uma maioria das pessoas assim certo? É que não me pareceu por esse comentário. Por exemplo, existe o típico Avec que vem de outros países com máquinas alugadas para se armar no maior cá do sítio quando passa o resto do ano a poupar. Isso não significa que todos sejam assim, bem pelo contrário,.são cada vez menos.

            O resto é um conjunto de argumentos completamente despropositados e sem razão de ser porque (como é típico de negacionistas, estás a ver? Mais um exemplo que podes estar na minoria e ser típico na mesma) porque não tocamos em metade dos assuntos para aí descritos.

            Tenho amigos que trabalham em hospitais e nenhum deles veio dizer que isto é mentira, devem certamente estar todos a ser ameaçados, eu bem vejo o suor que cai na testa deles sempre que toco no assunto ahahahah

            Sim, claro a culpa é minha looool devias ir para comediante rapazote, só não digas é que acreditas no que estás a dizer,.assim garanto-te que tens sucesso.

            E queres trazer alguma coisa para o assunto traz testes, traz resultados, qualquer pessoa pode ser um gênio num assunto e ficar ultrapassado num par de anos. Olha o Mourinho, genio durante dez anos e agora está cada vez pior.

          6. Avatar de AlexX
            AlexX

            Perdão mas típico envolve sempre uma maioria senão o termo é mal usado. Nunca me viste negar que existe algo que põe as pessoas doentes, se a profilaxia usada nos hospitais foi a adequada é que já é questionável. Por mim jamais recorria a um hospital caso tivesse sintomas. Mas nadei no lodo quando criança e fiquei imune a tudo. Só não comi morcegos na China porque a fome não era assim tanta.
            O negacionista és tu e nem percebes, negas a realidade. Não sabes o mundo em que estás, nunca viste com os teus olhos nem ouviste com os teus ouvidos de quem sabe e tão pouco serei eu a dizer-te. E claro que não tocas naqueles assuntos, não conseguiste deduzir que foi isso mesmo que disse? Mas por acaso sou rapazote, tenho uma jovialidade que quem dera a muitos com 25 que já são velhos sem terem vivido nada, o meu humor é que tende para o negro e nem todos percebem ou a todos agrada.
            Insistes nos testes, passas de pato a papagaio chiça… Pede o teste chinês, esse é que deve ser. Salvem as mulheres o futuro porque vocês já nem para protegê-las servem. Tem calma e segue as setinhas, mais um pouco e ser-te-ão reveladas coisas mais interessantes. És no entanto livre de comprar umas caixas para tomar boosts semestrais em casa na eventualidade da vacina vir a ser retirada do mercado.

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            “Por mim jamais recorria a um hospital caso tivesse sintomas” Podes não negar a doença mas ao negares a ciência estás ao mesmo nível intelectual de quem o faz. Não é uma opinião.

          8. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Errado. https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/t%C3%ADpico

            E se gostasse do teste chinês havia algum problema? Ou além de negacionista também és homofóbico? Nada que me surpreendesse como é óbvio.

            Quanto ao resto leva a bicicleta, já vi que aqui só perco tempo.

          9. Avatar de AlexX
            AlexX

            @Hugo Se a ciência está errada, porque motivo hei-de defendê-la? Preferia comer ratos e gafanhotos vivos que vender-me e fazer parte dum culto que deixou a economia mundial de pantanas. Não é uma opinião.
            Aquilo que chamas de “ciência” tem várias faces e muitas ideias contraditórias. Umas são promovidas por todos os canais oficiais, outras são silenciadas a qualquer custo que envolve muitas vezes a morte dos investigadores. Por opção preferes defender a narrativa oficial. Eu sei há muito onde estou e preferi ouvir o que todos têm a dizer, não foi preciso grande reflexão para entender porquê tanto esforço em silenciar médicos quanto a mim bem mais sérios, que estão nesse campo de batalha e sabem melhor que ninguém o que se passou e segue passando. Os Faucci desta vida que vendiam os seus pais e filhos se fosse preciso, terão a seu devido tempo aquilo que semearam. Tem também calma que isto ainda mal começou e tem ainda um inverno pela frente com muito a piorar.

          10. Avatar de AlexX
            AlexX

            Chalupa, entendo que mesmo com a descrição à frente dos olhos não percebeste patavina 😀

          11. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Hugo esquece a ciencia. Ela nao te vai ajudar. Muitas instituicoes da vida ja foram manchadas por causa do covid, ou achas que eles internamente nao sofrem pressoes para continuar com a narrativa que eles querem ? De vez em quando algum medico ou virologo quer dizer um basta mas depois vemos o resultado disso. Entao tu tal como eu e outros somos induzidos em erro devido a informacao que nos chega, e o que nos tem chegado ultimamente sao estudos ou entao opinioes contraditorias de cientistas. Algures pelo meio haver alguma verdade , mas nao es tu nem eu que vamos saber, so quem esta no terreno e conhece a genetica do virus e sabe como funciona. Entao o erro aqui e eles passarem ca para fora informacao mesmo de cientistas que tem indicacoes para dizer apenas o que eles pretendem. E por isso que as noticias chegam ate nos sem sabermos a verdade apenas as espalham pelos quatro cantos do mundo e a maioria de nos engole aquilo com gosto. Eles misturam acucar e caramelo para ficar mais apetitoso. Adiante. Estamos por nossa conta e risco, quem quizer saber a verdade vai ter de a procurar e ter conhecimentos na area de virologia, mas nao e a informacao que nos passam que serve para algo, porque actualmente como isto esta, a cada hora por dia e uma noticia covid, e informacoes contraditorias. Provas ? Nao tenho, mas consigo ver a minha volta que e isso que se passa. Por acaso achas que um corrupto vai deixar algures um documento ai perdido a declarar que fez todos aqueles desvios de dinheiro ? Epa se pensarem que as pessoas sao serias nestes assuntos estao muito mal enganados, nao tenham ilusoes nos nao pertencemos aquela elite, somos a rale e vamos continuar a ser. Nao ha volta a dar. Apenas aconselho a todos mesmo todos os que estao muito nervosos e com medo disto do covid a irem a algumas aulas de relaxamento e descansarem a mente, talvez consigam ver melhor o panorama actual. Va la sejamos honestos. Fica aqui uma pergunta directa que ja fiz varias vezes, e gostaria de saber se a conseguem responder com verdade e honestidade. Esta : Porque razao este numero de mortos covid que existe actualmente e ja vai a quase 2 anos, e um reflexo de perigo eminente para o resto da populacao em geral ? Vamos ver se este comentario passa.

          12. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não ser exacto NÃO É estar errado. As tuas premissas estão erradas,
            até porque estás a valorizar “teorias”, pois até ver não passam disso, que não têm valor absolutamente nenhum. Contradizem-se duas vezes. Mais incoerentes não poderiam ser.

          13. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            O iluminado já sabemos que és tu 😀

            “Perdão mas típico envolve sempre uma maioria senão o termo é mal usado”

            Diz me uma coisa.. a francesinha é um prato típico do Porto certo? Que em termos de população mundial é uma percentagem irrisória. Então se a francesinha não é um prato típico mundial como é que podemos usar a nível microscópio?

          14. Avatar de AlexX
            AlexX

            @Hugo Ok, morreram apenas alguns em hospitais e pós vacinação porque não foram exactos. Não vais entender nunca que tudo não passa dum grande negócio e a cura já foi apresentada há mais de um ano.

            @Chalupa Tripas é que são típico no Porto. Ser no Porto não é ser no mundo. Até podes dizer “isso é típico nele” referindo-te a um indivíduo, quer isso dizer que em 10 vezes, por 6 delas vai tomar a decisão que te levou a afirmar isso. Entendes ou nem por isso?

          15. Avatar de Hugo
            Hugo

            Claro que é um negócio. Tudo é um negócio, mas que raio de conversa.

          16. Avatar de AlexX
            AlexX

            * por 6 ou mais…

          17. Avatar de Pablo
            Pablo

            Verdades são o que os especialistas pagos dize:

            Morreram cerca de 300 pessoas de covid no mês se Agosto. Segundo o Filipe Frows (pneumologista conceituado, membro da comissão técnica de vacinação, e 300mil euros mais rico devido às sua brilhantes palestras patrocinadas pelas farmacêuticas) afirmou parentoniamente que a vacinação reduz o risco de mortalidade em 15x!!

            Se não fosse as vacinas em Agosto teria morrido: 15×300= 4500! Mais de 25% dos mortos até hoje!

            Obrigado Pfizer, moderna e companhia por ter evitado esta possível tragédia!

            https://www.facebook.com/399457500101727/posts/4369773829736721/

          18. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Certo.. daí tu seres o típico negacionista que debita o que quer numa discussão e depois diz “pesquisem que é tudo verdade”. 😀 😀 😀 😀 😀

            grande volta para chegar ao mesmo sítio.. percebeste?

          19. Avatar de AlexX
            AlexX

            @Chalupa bem tentaste mas não chegaste lá. Assim levas também com o rótulo de típico negacionista da realidade. O vosso lema tornou-se sem que o assumam, “seja feito à minha vontade”, o meu segue sendo “seja feito à Vossa vontade”, sendo que “Vossa” não é a tua, a do PM, do PR, do Guterres, do papa ou das massas. Tu consideras-me o típico, eu revejo-me como atípico e a razão fica assim distribuída ok? Nunca queiras vasculhar o site da CDC que podes lá também encontrar informação dum mundo que pode ser feio. Numa historinha houve também uma maioria que preferiu ficar na caverna vendo sombras numa parede e não quiseram sair. Encher-te os olhos com links seria errado porque estaria fazendo o mesmo que te fez a TV ou outros donde mais possas ter tomado aquilo que é a tua verdade. Ainda Platão: “Aqueles capazes de ver para além das sombras e mentiras das suas culturas nunca serão compreendidos, muito menos acreditados pelas massas”. Não sendo eu para ti aquilo que aceitaste como autoridade e a quem obedeces, porquê irias acreditar ou sequer querer saber de links? Só tu podias ter procurado a tua verdade, mas já que a encontraste servida numa bandeja agora só te resta estar confiante que fica tudo bem até ao próximo boost porque já não tens volta atrás. Tão pouco sou iluminado nem me viste afirmar em sítio algum que isto ou aquilo era verdade. Muito menos ser tudo verdade. Ninguém neste mundo é detentor de toda a verdade. Há sim quem seja detentor de toda a mentira e mestre em passá-la como sendo a verdade. O mundo ao contrário. Mas a Matrix é assim mesmo, pessoas que querem que os governos e as farmacêuticas as salvem do bitxo mau papão e acreditam piamente que essas entidades só querem o seu bem de tão generosas que são, e aquela minoria de divergentes e anarquistas é que são os burros egoístas porque seguem uma Lei que neste caso até é a Natural e tão-se nas tintas para o bitxo mau papão. É giro.
            Agora votem num líder que vos organize uma final de verão 2022 24h Tera Party onde entrem vestidos num preservativo gigante da cabeça aos pés por motivos de germes e isso, hajam paletes de tabletes da Holanda com doces que vos deixem sorrindo juntinhos num êxtase enquanto fazem o amor (no sentido figurado) e cantam em uníssono uma versão remix de Surviver (Destiny s child) traduzida e cantada pelos Carreira. No final gritam “Vencemos! Somos livres!” E no dia seguinte voltam frescos ao fuso horário do som da campaínha..

          20. Avatar de AlexX
            AlexX

            @Sardinha Enlatada
            “Porque razao este numero de mortos covid que existe actualmente e ja vai a quase 2 anos, e um reflexo de perigo eminente para o resto da populacao em geral ?” Não sei que fizeram com tanto morto. Ocorre-me uma ideia para que sejam um perigo eminente para o resto da população em geral mas é tão macabra que não posso partilhar.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Este relambório todo está “por baixo” do meu comentário, onde me refiro ao Ecstasy que é, alegremente, consumido por metade (desculpem a hipérbole) dos jovens na nossa sociedade… parece que, de facto, tenho razão!!

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          😀  o relambório foi uma tripe má, é o que dá terem trocado cogumelos que são um produto grátis e natural, pela ciência de químicos martelados com substâncias que desconhecem. Mas eles lá sabem o que tomam. Ou não. Existe muito além de ecstasy e feito com melhor ciência para cozer e fundir mentalidades com sucesso 😀

  20. Avatar de António M.
    António M.

    Tenho uma pergunta.
    Como surgem as mutações dos vírus?
    Parece que alguém daqui tentou explicar, mas foi censurado, ainda fiquei mais curioso.

    “Até agora, centenas de variações do SARS-CoV-2 foram identificadas em várias partes do mundo, com a grande maioria a ter um reduzido impacto nas propriedades do coronavírus original.”

    (www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/das-variantes-em-portugal-a-eficacia-das-vacinas-os-pontos-essenciais-das-mutacoes-do-virus-da-covid-19)

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Primeira pista: não não é porcausa das vacinas.
      Segunda pista: vem de países que não tiveram vacinação em massa.

      1. Avatar de António M.
        António M.

        O meu comentário tem duas conotações diferentes, mas pela tua resposta não chegaste lá.

        Ora, aqui encaixava-te a seguinte frase dita pelo ilustre Srº “Vítor M.”:

        -“Sempre ouvi dizer, quando não sabes nada sobre o assunto, e estás numa conversa, sorri, assim disfarças o desconhecimento.”

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Lol lol

          Quem vai busca notícias ao cm sorri muitas vezes, lá isso tens razão 🙂

  21. Avatar de AlexX
    AlexX

    Por este andar temos a variante omega em fevereiro de 22, 1 ano antes das previsões.
    Mais logo estou curioso para ver um filme que passou a madrugada passada sobre a gripe das galinhas, Vírus Fatal. Tenho cá um pressentimento que morrem todos menos as aves.

  22. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Nos comentarios e engracado, todas as perguntas pertinentes sao ignoradas, mas pessoal que passam a vida aqui a desinformar as pessoas ja e motivo para comentarios.

    1. Avatar de Vítor M.

      Vacinem-se. Felizmente cerca de 85% da população está já vacinaras já 3% de pessoas que não querem, mas vão querer, mais tarde ou mais cedo.

      Apesar disso, podem não querer.

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Vitor desculpa la o mau jeito mas pareces um evangelico ou vendedor de Biblias. Ainda nao entendi porque insistem em que 100% das pessoas tem de estar vacinadas ? Algum artigo oficial ou e a tua crenca pessoal sobre o assunto ? A ultima palavra deve ser das pessoas ou nao ? Ou tambem ja querem tirar essa decisao das pessoas ? A mim ja me enviaram 2 vezes sms e a ultima foi uma chamada e de todas elas respondi NAO nao quero ser vacinado, opcao pessoal apenas isso.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não queres, ótimo, a tua que seja dada a alguém que precise. As pessoas vacinadas têm menos probabilidades de contrair a doença e menor probabilidade de a contraírem e ficarem gravemente doentes. Ainda bem que são poucos, 3%, e mesmo alguns desses, porque querem viajar, ir ao futebol, ao restaurante, acabarão por ser vacinados. Não é para poderem estar protegidos e protegerem os outros, é mesmo por puro egoísmo, mas a humanidade é assim. Seja como for, a tua vacina que seja dada a alguém que fique bem protegido e tenha uma vida londe do vírus.

          Tu com essa conversa mostras que és uma pessoa com pouca formação.

      2. Avatar de Pablo
        Pablo

        Exacto já não há liberdade se escolha.
        Não é forçada… Mas fazemos a sua vida num inferno até que se vacinem. E falamos que estamos no séc XXI.

        85%, portanto a pandemia acabou…
        Se estas vacinas reduzem a mortalidade em 10x (penso que foi o Froes a dizer isto, com uns milhares a mais na sua carteira). Não devíamos voltar à normalidade?

        Pois para mim a missa ainda vai a meio… Daqui a nada irão culpar o Natal… Ou a falta da terceira dose. 😉

        Ámen Vítor

        1. Avatar de Vítor M.

          Há liberdade de escolha, mas estamos a falar de saúde pública. Estamos a falar de uma pandemia. Estamos a falar de travar uma doença que pode evoluir para quadros clínicos graves e levar à morte. Mais do que escolha tem de haver bom senso.

          Com a vacina foi possível diminuir a mortalidade, os casos de internamento hospitalar o que permitiu voltar a tomar conta dos tratamentos de outras doenças. Já se nota uma maior normalidade. Apesar disso, ainda não passou, mas não estamos confinamos e com números assustadores de mortes.

          Com mais pessoas vacinadas, foi possível perceber que adicionando outras medidas, embora mais leves, é possível voltarmos a viajar, é possível voltarmos a um dia a dia de trabalho sem ser remotamente ou com outros entraves para a produção.

          Não queres ver essa realidade? É triste, mas de facto a vacina não é obrigatória, é acima de tudo uma questão de proteção coletiva. Vais tomar, eu sei que vais, quando for do teu interesse, vais tomar, mas é triste ser nesse nível de egoísmo. Mas és livre de ter essa atitude.

          Seja como for, pelo menos os casos de quem se recusa em Portugal (para já) não passam de 3% e desses uma boa parte são jovens. Menos mal.

          1. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Vitor entao explica-me la com essa conversa toda, porque e que a partida ja estas a considerar que toda a gente se apanhar o virus vai sentir o virus na pele e quica ate pode ir parar a UCI ? Esse e o teu primeiro erro, consideras que todos estao vulneraveis ao virus, isso nao e verdade como e contrainformacao. Mas pronto e preciso e colocar o pessoal ordeiro e meter medo com essas coisas. Tu e que sabes claro. A nossa imunidade que a usamos a vida toda, agora chega este virus especia de corrida e imaginem ate consegue escalar por cima disso. Phoneix se voces nao vem o absurdo disso eu vejo. Pelos vistos ainda ha mais alguns profetas da desgraca a solta.

          2. Avatar de Vítor M.

            Misturas assuntos para desviar a questão dos factos.

            “Vitor entao explica-me la com essa conversa toda, porque e que a partida ja estas a considerar que toda a gente se apanhar o virus vai sentir o virus na pele e quica ate pode ir parar a UCI ? ”

            É mais uma frase de egoísmo. A pessoa pode não sentir, mas vai transmitir a outros que, não estando igualmente vacinados podem ter uma quadro grave da doença e além disso serem igualmente agentes de contágio. Com a vacina, além de diminuir a probabilidade de contágio, diminuiu a probabilidade de um quadro de doença grave e menos ainda um cenário de morte.

            Devias saber disso, mas sabes, apenas não estás a olhar para lá do umbigo. Mas tens esse direito (fica já aqui esclarecido para não haver vitimização face aos direitos e deveres).

            “Esse e o teu primeiro erro, consideras que todos estao vulneraveis ao virus, isso nao e verdade como e contrainformacao.”

            Eu não estou errado, porque são os números que nos dizem. Não são todos, são a grande parte que fica vulnerável de alguma forma. Quer como portadores e doentes, quer como agentes de contágio. Mas eu sei que não vais conseguir perceber.Mas garanto-te que não sou eu que estou errado. Sim, és tu.

            “Mas pronto e preciso e colocar o pessoal ordeiro e meter medo com essas coisas.”

            Medo? É um argumento tolo e despropositado. Afinal isto é tipo uma gripezinha verdade? Ó então não é, isto é um resfriado, nada como um copo de lixívia ou um desinfetante. Isso passa. Enfim, a conversa é a mesma desde o início. Não se aprendeu nada. Não é medo, são factos, são os números, é a realidade dos factos.

            Queres ver que os inteligentes são os que não tomam a vacina? Ora bem, se calhar não sabem, mas tiverem mais drogas no corpo (tantas vacinas tomaram no passado) menos estudadas que esta. Contudo, dantes não havia redes sociais e não tinham palco. Agora são mestres, mal abriram a conta do Facebook ficaram logo empossados com estatuto de cientistas, médicos especialistas em vírus e doenças, podem falar de tudo com elevação e propriedade.

            Tomaram vacinas que nem sabem se foram testadas e como foram testadas. Nunca nenhuma vacina foi tão estudada e documentada como esta, nunca nenhuma teve tanta tecnologia a ser usada como esta, mas esta… aaaa esta cientificamente não lhes serve. Tomaste muitas, do Tétano à Tosse Convulsa, mas agora esta não.

            “A nossa imunidade que a usamos a vida toda, agora chega este virus especia de corrida e imaginem ate consegue escalar por cima disso. Phoneix se voces nao vem o absurdo disso eu vejo. Pelos vistos ainda ha mais alguns profetas da desgraca a solta.”

            Lá está, é o que se vem a dizer há muito tempo. O Facebook é uma escola, são mestres os que se formam lá. Tu tens já mais conhecimento que qualquer cientista de carreira que esteve e está envolvido nas muitas vacinas produzidas, nos muitos estudos concretizados e nos testes que a cada dia são feitos pela proporção que esta doença ainda está a tomar. Que te posso dizer, és um mestre. OS borrados que andam há décadas nos laboratórios perderam tempo, deveriam ter ido logo para o Facebook. Palermas de cientistas, olha andaram na universidade, vê lá bem que palermas, o facebook é uma escola muito melhor.

          3. Avatar de Pablo
            Pablo

            Vítor leste o estudo inicial da Pfizer? Não pois não?
            Então um resumo: 22mil no grupo da vacina, 22mil no grupo controlo.
            No final do curto espaço de tempo do estudo mais de 100 acusaram positivo em pcr positivo. No da vacina pai uns 8. Daí a redução de 95% de casos, em termos relativos.
            Sómente isso!
            No grupo controlo nenhum foi para à UCI! Ninguém! É ninguém morreu! Já agora…

            Até mtos podem ter tudo febre alta, mas certamente não pior que muitos dos efeitos secundários da vacina.

            Vens me tu dizer que é uma questão de saúde pública???

            Saúde pública é saberes cuidar do teu corpo.

            Põem rótulos morais para obrigar a por merdas no corpo. Imoral é obrigar as pessoas a fazê lo. Ou coagirem de forma a não puderem recusar.

            Quem quiser que se vacine. Agora não me venhas dizer mersas que não foram provadas.

            Só não podes viajar, só não podes estar com queres, somente pela política!

            Essa ideia que podemos estar todos com o vírus é doentia… Mesmo doentia…

            Enfim

          4. Avatar de Vítor M.

            Já li e escrevi tanto sobre o assunto, que não serás tu, seguramente, que me vais dar lições. Essas gosto de as ter dos cientistas, médicos, especialistas que gosto de ler e seguir quando explicam (e explicaram) o assunto. Gosto de ler sobre as tecnologias envolvidas naquela que é uma das mais avançadas vacinas alguma vez criada, com recurso à tecnologia mRNA. Vai ler sobre a vacina, antes de passares à parte do argumentário tirado do facebook, da grande escola que é o facebook.

            Depois, já foste inoculado com vacinas todas elas com muito menos eficácia e muito menos qualidade de fabrico. Da tosse convulsa ao tétano, hoje estás crescido e nunca percebeste que algo nessas vacinas havia corrido mal.

            Para que não haja uma vitimização, deixo desde já a mensagem que sim, tens toda a liberdade de não ser vacinado, mas estranho seres tão ativo a tentar arrastar para esse lado outras pessoas com argumentos sem nexo, truncados da realidade e com aquela leveza de que estamos perante uma gripezinha, um resfriado. Sim tem a ver com saúde pública, tem a ver com a possibilidade de os hospitais deixarem de estar congestionados com pessoas com a doença, podendo ajudar outros com outras doenças. Sim, a vacina ajuda a libertar estes cenários, a realidade está aí, há novos infetados, mas o número de internados e casos graves não tem nada a ver com janeiro e fevereiro deste ano. Só não vê quem não quer.

            O resto que dizes são apenas argumentos que usas para te convencer. Tu estás atentar convenceres a tua própria pessoa, não reparaste? Os outros, os 85% já estão convencidos, já tomaram a vacina. Tu estás a ter esse discurso para ti, é uma luta interna tua, mas és tu que tens de resolver contigo mesmo. Não é a debitar argumentos para fora que vais conseguir resolver isso contigo.

            🙂 eu espero que tu consigas revolver essa tua indecisão, essa luta interna. Abraço.

          5. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Da vontade de rir a tua resposta Vitor. So posso concluir que foi muita parra pouca uva. E muito do que dizes ai baseiaste nessa historia dos assintomaticos nao e ? Isso nao esta provado em lado nenhum.

          6. Avatar de Vítor M.

            Sempre ouvi dizer, quando não sabes nada sobre o assunto, e estás numa conversa, sorri, assim disfarças o desconhecimento.

        2. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Por ti ainda havia gente a morrer de sarampo ou de poliomielite como já todos percebemos 🙂

        3. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          + infinito para a tua resposta Vítor.

          Relativamente ao Enlatado, realmente o cérebro ficou enlatado nalgum sítio, quando vem dizer que a história dos assintomáticos não está provada em lado nenhum diz tudo.

        4. Avatar de Pablo
          Pablo

          Bla Bla Bla Vítor não dizes nada de jeito.
          Falas com superioridade moral. A mesma superioridade que condenaram as crianças de infectar e matar os avós tal e qual a mesma conversa.

          Dps veio o director da revista “Bild” pedir desculpa pelo discurso alarmista e sem fundamento nenhum. Dando cabinde um ano lectivo a muitas crianças.

          Mas tu continuas a dizer que quem não se vacina vai continuar a espalhar a desgraça ye o terror (ver Israel).

          Sacrifícios têm que ser feitos pelo bem da saúde “Pública”.

          Nao te esqueças de comer um Donut por Dia. 😉

          Até Dezembro…
          Ai Veremos qual será a variante ou a desculpa aí…

          Inte

    2. Avatar de CRP
      CRP

      “É perigoso estar certo quando o Governo está errado”
      Voltaire

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Nem mais, e a história repete-se. Andamos assim desde sempre, por vezes só piora um pouco.

    3. Avatar de AlexX
      AlexX

      Quais perguntas pertinentes? As pessoas têm é que aprender a fazer o trabalho, a pesquisa, não podem ficar numa preguiça constante à espera que lhes dêem sempre a papinha à boca. Ou então que permaneçam na sua bolha e sigam as instruções da autoridade, obedientes que são. Esses são dispensáveis e temos que deixar cair. Já tens experiência disso, dizes algo contracorrente e apanhas com os mesmos bullies em cima, é o papel deles.

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        As perguntas são “O Dr. Xpto Nostradmus que ganhou um prémio Nobel disse que a vacinação era má e fazia dói dói, agora contrapõem isto!”

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          Não li nada sobre esse dr, não conheço. E quem quer que seja, ter ganho um Nobel não me diz nada. Isso era uma pergunta?

  23. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Como voces falam, quando vem contradizer o comentario dos outros entao voces e que tem de provar que os outros estao errados certo ? Nao e passar a vida a dizer que os outros sao idiotas e estupidos, mas depois as perguntas sem resposta ficam para tras. Estou a entender claro.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Claro, quais foram mesmo as perguntas que não foram respondidas? E pf quando quiseres fazer uma afirmação é com dados, não é com suposições de algum génio de 100 anos.

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Esta pergunta: Qual e o site oficial onde esta a explicar que esta ou outras variantes sao mais perigosas para os humanos ? Se nao existir site ou uma resposta credivel fica provado que e mais uma ideia abstracta dos media. E assim nasce mais um boato, que ja sao poucos que existem.

          1. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Chalupa mais um estudo ? Ja ha poucos neh ? Certezas e que nada.

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Surreal.

            “Qual e o site oficial onde esta a explicar que esta ou outras variantes sao mais perigosas para os humanos ? ”

            Ah já sei, se não for o dr XPTO que sem base de estudos manda uns bitaites não é real, é tudo comprado. Lol dás pena.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Começo a ter pena desta pessoa e espero que seja troll.. Custa-me a acreditar que alguém tenha tão altos níveis de ignorância em 2021.
          És um crente basicamente. Como não temos provas da inexistência de Deus, fica provado que existe.

          1. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Hugo vou-te responder desta vez. Por acaso querias que Deus fosse ao notario reconhecer a assinatura so para poderes acreditar nele ? So uma dica, usa o teu coracao, se fores pessoa de bem defendes o bem e nao a mentira das coisas.

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            André Ventura és tu? Desculpa não ser um português de bem, eu bem tento mas é mais forte do que eu..

  24. Avatar de j
    j

    Se vier a Variante Sigma vamos ter de pedir ajuda ao Ryu Hayabusa para nos salvar de mutações monstruosas. hahahaha!

  25. Avatar de Kolas, Tarik
    Kolas, Tarik

    Só vamos saber a verdade, talvez nunca. Ninguém aqui foi capaz de liderar a conversa e muito menos convencer ninguém. Pois acredito que seja isso mesmo que se pretende. Dividir para reinar, vem mesmo à cabeça numa altura destas. Claro que nós iremos continuar por aqui e noutros lados armados em sabedores daquilo que nos dizem, ou ser chatos só porque sim. Cero é que estamos todos a jogar um jogo do qual desconhecemos as regras e nem sabemos quem é a “casa”.
    Mais uma vez, milhares irão morrer sem ninguém saber ao certo a quem aproveita isso. Mas que há quem vá ganhar e muito, há. Li aqui muita hipocrisia, muita opinião mal formada e ninguém sugeriu que sendo um caso de saúde pública, que seja o planeta todo a se ter em conta para vacinação, ou África não é deste planeta? América do Sul quase toda, na Ásia também há países que ainda não têm uma % de 1ª dose aceitável. Só se vacina quem pagar, não é? Falem de coisas sérias e a sério.
    O totalitarismo ganhou novas formas, continua por cá, e são eles quem manda nisto tudo. O perigo disto tudo nem é tanto o COVID, é o aproveitamento que fizeram dele.
    Por isso não percam tempo a ofenderem-se uns aos outros, aproveitem o tempo que cá estamos para fazer coisas melhores.

  26. Avatar de João Rainha
    João Rainha

    O problema é que os vírus são uns bicharocos manhosos que já andam neste planeta há mais anos que o ser humano e os nossos antepassados, temos que nos aguentar e procurar ficar à frente deles, pois a vontade de viver que têm é tanto ou mais que nós, por isso é que há tantos, as suas mutações são enumeras, pois a duração temporal da sua vida é substancialmente (vivem dias, não anos) menor que a nossa.