Estudo diz que desinformação no Facebook gera mais tração do que as notícias

19 Comentários

A desinformação que circula online tem sido uma outra pandemia difícil de combater. E com o aparecimento de novas redes sociais, estes conteúdos têm assim mais oportunidade de se disseminar.

Curiosamente, um recente estudo revela que a desinformação partilhada na rede social Facebook gera mais tração do que as notícias verdadeiras.



Desinformação gera mais tração no Facebook

Um novo estudo elaborado por investigadores da Universidade de Nova Iorque e da Universidade Grenoble Alpes, na França, mostra que a desinformação gera seis vezes mais tração no Facebook do que as notícias verdadeiras.

Segundo o The Washington Post, referido pelo The Verge, o estudo analisou as publicações de páginas do Facebook de mais de 2.500 editores de notícias entre agosto de 2020 e janeiro de 2021. Os resultados revelam que as páginas que publicaram mais informações incorretas, por norma recebem mais ‘gostos’, partilhas e comentários.

Este aumento de tração foi observado na generalidade das visões políticas. No entanto, o estudo apurou que “os editores da direita têm uma maior tendência para partilhar informações enganosas do que os editores de outras categorias políticas“.

Os investigadores vão divulgar o estudo durante a Internet Measurement Conference, em novembro deste ano. Mas, segundo a investigadora Laura Edelson, a pesquisa poderá ser lançada até antes dessa data.

Rede social diz que se deve olhar para o alcance

Por sua vez, um porta-voz do Facebook diz que o estudo olha apenas para a tração e não para o alcance. Este pormenor é o que permite saber quantas pessoas veem um conteúdo no Facebook, independentemente de interagirem ou não com ele.

A plataforma de Zuckerberg não disponibiliza os dados relativos ao alcance aos investigadores. Mas, quem tiver curiosidade, poderá recorrer à CrowdTangle, uma ferramenta de análise do Facebook. No entanto, em agosto, a rede social barrou o acesso destes investigadores a esses mesmos dados.

Leia também:

Maioria diz que as redes sociais deveriam moderar ainda mais os comentários

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Proibir já.

  2. Avatar de Vilna
    Vilna

    Barrar já para não descobrirem o que tanto escondem.

    1. Avatar de Adeus
      Adeus

      é mais barrar já para não se inventar e influenciar erradamente….

  3. Avatar de Aguinaldo
    Aguinaldo

    Novidades?
    Os partidos de direita gastam 880000 vezes mais em marketing de redes digitais do que o centro e esquerda.
    Ou alguém acha que a sondagem da comercial que teve 164 milhões de perfis individuais a votar podia ser real?
    Chega com quase 120 milhões, PSD com 37 milhões…. Tudo real. Com 163,8 milhões de perfis de direita é fácil promover informações que dão jeito.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Portanto a desinformação é apenas dos partidos de direita… Lol!

    2. Avatar de Cucu
      Cucu

      Dizer-se que o PSD é de direita é de uma falta de noção de ideologias políticas que dá dó.

      1. Avatar de p_t
        p_t

        Dizer-se que o PSD não é de direita é que é uma falta de noção e claro sintoma de quem está tão à direita que acha que tudo o que está à sua “esquerda” é de esquerda.

        1. Avatar de FreakOnALeash
          FreakOnALeash

          Foi o próprio Rui Rio que berrou que o PSD não é de direita…ele e outros velhacos que pululam aquele antro de jotinhas.

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      loll,…. mais um bloquista a espalhar desinformacao.
      twatter, suckbook e noogle sao plataformas radicais de desinformacao da esquerda,… cultive-se!

      1. Avatar de p_t
        p_t

        LOL diz o nu ao roto….

  4. Avatar de lk
    lk

    o problema é que o FB não é de confiança quanto à legitimidade dos conteúdos!

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Nenhuma fonte de informação é de confiança.

  5. Avatar de AlexS
    AlexS

    Ridículo. Como se as notícias não fossem na maior parte das vezes desinformação.

    1. Avatar de António M.
      António M.

      Essa é que que é a maior verdade, mas muita boa gente, está com palas (nos olhos) laterais.

      Tenho falado com muito Povo (turistas Nacionais), que não acredita na vacina, mas optou pro vacinar só para poder viajar, ir ao restaurante, ir de ferias, etc…, e a 3º dose garantidamente não vão tomar(já têm o certificado para não serem incomodados).

      Este tipo de imagem é que eu gostava de ver nas noticias. Isto não é fake-news, é a realidade.

      1. Avatar de Vítor M.

        Estás a falar de hipócritas. Aaaa eu só me vacinei para viajar porque só penso no meu umbigo. Hipócritas.

        1. Avatar de António M.
          António M.

          Concordo contigo “Victor M.”, mas poder estar dentro dum restaurante sem certificado durante os dias de semana, mas aos fins de semana não, também não será uma hipocrisia?
          (7 dias da semana sempre cheios, jantar)

          Foi o comentário que mais ouvi aqui no Sul de Portugal.

          1. Avatar de Vítor M.

            Ìsso é outra idiotice. Mas não vamos confundir o governo a usar a pandemia como manobra de diversão com a pandemia em si.

    2. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Já nem olho para um telejornal como desinformação, para mim é mais uma novela de mais de 1h de propaganda! Os 10-15min que ouves na rádio são o suficiente para te manteres a par dos acontecimentos.

  6. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Grupos de Facebook e Telegram.

    Muita desinformação nessas plataformas.

    Infelizmente há pessoas que comem toda a palha. Não vão verificar as fontes…