Spotify está descontente com as alterações que a Apple fez na App Store

21 Comentários

A Apple decidiu fazer alterações na App Store para resolver uma ação em tribunal. Agora, os programadores poderão usar novos métodos de comunicação (como e-mail) para notificar os clientes sobre os tipos de pagamento disponíveis fora das aplicações iOS. Os utilizadores serão alertados que existem vários meios de pagamento e que aquele que passa pelo seu site é (potencialmente) mais barato. Contudo, o Spotify não gostou desta alteração e já mostrou a sua revolta.

Esta alteração anunciada há dias, trouxe uma série de mudanças na loja de apps que, dependendo da aprovação do tribunal, resolverá uma ação coletiva de programadores norte-americanos.

Imagem Spotify na App Store com novas regras para programadores


Spotify continua a batalha contras as regras da loja da Apple

Há alguns dias, a Apple decidiu resolver um processo de ação coletiva contra a empresa nos EUA, ao alterar regras da App Store. Assim, as novas diretrizes da loja deixa os programadores contactarem os utilizadores por e-mail para os informar que podem subscrever serviços fora da App Store.

Além disso, os criadores terão mais escolha no preço da aplicação. Para estimular estas alterações (e a própria App Store), a Apple oferecerá 100 milhões de dólares aos pequenos criadores. Todos os detalhes podem ser encontrados nesta informação da tecnológica de Cupertino.

No entanto, o Spotify observa que a Apple não permite pagamentos de terceiros em aplicações iOS, continua a proibir os programadores de redirecionar os utilizadores para os seus sites. Além disso, mesmo com estas alterações, a empresa de Cupertino ainda tem acesso a informações sobre o negócio das aplicações, podendo usas as mesmas para criar outras, suas, concorrentes. Portanto, para o serviço de streaming a luta está tudo menos acabada.

 

Apple diz que acordo beneficiou os programadores, outros dizem que foi uma farsa

A Apple disse que fez grandes concessões, mas um exame mais detalhado sugere que a gigante da tecnologia e os advogados dos programadores das aplicações foram os grandes vencedores.

O acordo do processo foi complexo e várias pessoas na indústria de tecnologia tiveram reações muito diferentes, conforme vimos. A Apple e as pessoas que a processaram enquadraram o negócio como uma grande concessão da Apple e uma vitória para os programadores.

Alguns dos críticos da Apple, incluindo empresas que pagam milhões de dólares em taxas de aplicações, consideraram a modificação como uma “farsa” que pouco fez para mudar o controlo da Apple sobre as apps.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pwk
    Pwk

    Temos pena, o apple music e bem melhor.

    1. Avatar de Vítor M.

      Melhor não será, mas é uma alternativa que o Spotify tem de considerar. Atualmente o Spotify quer estar dentro do ecossistema Apple, mas não quer pagar nada à Apple para lá estar. No entanto, é do ecossistema Apple que o Spotify mais lucra. Estranho verdade?

      1. Avatar de iAndroid
        iAndroid

        Claro que depende sempre da utilidade que cada um lhe dá, mas olha que eu saí do Spotify para o Apple Music e não sinto falta de absolutamente nada que tinha no Spotify, e como utilizador do ecossistema da Apple fiquei a ganhar na integração deste serviço com os equipamentos, logo, na minha perspectiva Apple Music é melhorzito que o Spotify.

        1. Avatar de Edgar
          Edgar

          Para mim, o Apple Music também é melhor. UI bem melhor do que o Spotify (aquela faixa para o Facebook na app do computador não faz sentido nenhum, feio como tudo), integração fantástica com o iOS + utilização da bateria mais reduzida. E as letras das músicas aparecem perfeitamente na AM, enquanto que no Spotify nunca consegui colocar isso a funcionar normalmente (ás vezes aparecem “curiosidades” sobre a letra, em vez de aparecer a própria letra). O único ponto negativo é para pessoas que têm iPhone mas depois não tèm um computador da Apple, que é o meu caso. O iTunes no Windows é péssimo, para Linux nem se fala, a única alternativa é AM versão web que ainda não é perfeita.

  2. Avatar de LA
    LA

    É errado continuarem a ter acesso a informações sobre o negócio, das aplicações.

    1. Avatar de Vítor M.

      Esta acusação é sempre dúbia, se não vejamos. A Apple na app Câmara não tem muitas funcionalidades avançadas para dar espaço a apps tipo Câmera + e outras do género. No entanto, a app da Câmara no Android vem sempre muito mais recheada, não dando grande espaço a apps de terceiros.

      A Apple ainda não desenvolveu apps de RA para dar espaço aos programadores o fazerem. A Apple no iPad não tem app Calculadora, são os programadores que têm esse espaço para criar. No Android há igualmente um sem número de apps que a Google poderia desenvolver, mas não o faz para dar espaço aos programadores, apesar disso, coloca mais software nativo que a Apple, basta ver o caso dos widgets que durante anos permitiu desenhar à medida a interface de cada smartphone Android.

      A app iOS Meteorologia sempre foi pobre, tinha o mínimo, isso abriu espaço a que muitos programadores ganhassem dinheiro com as suas apps. Depois a Apple comprou uma empresa que tinha a melhor app do mercado e, no iOS 15, adaptou algumas das funcionalidades. Contudo, continuam a existir apps de Meteo melhores.

      No caso do Apple Music, o serviço oferece opções que outros oferecem, mas tira proveito de outras tecnologias da Apple, como os HomePods, etc… O Spotify, retirou à Apple a oportunidade de ganhar dinheiro com a aplicação na sua loja. Ora, o Spotify além de fazer concorrência à app da Apple, ainda retirou qualquer hipótese desta ganhar com o espaço que oferece na sua loja de aplicações, no Apple Watch e noutras áreas do ecossistema.

      Tudo isto é um negócio, e as empresas visam o lucro, é no equilíbrio (no ganhar e dar a ganhar) que se vê se o negócio é bom ou ruinoso. Daqui a algum tempo, os donos das lojas deixam de ter interesse em ter alternativas deste género na sua oferta.

      Tudo isto é informação do negócio, por isso o que o Spotify alega é sobretudo para o seu lado…

      1. Avatar de LA
        LA

        Sim, desse ponto de vista, a Apple até dá mais hipóteses a apps da concorrência. Muito sinceramente não conheço muito o ecossistema da Apple. Mas é um facto que o do Android, trás mais coisas pré-instaladas.

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      As empresas que querem vender apps pela Apple Store tem de entregar o código fonte para a Apple analisar se existe lá alguma coisa que viole os termos do Itunes. Isso já é obrigatório e não é só na Apple… apesar de a Google deixar passar muito mais coisas, por ter 7000 vezes mais apps disponíveis (além de que é possível instalar apps de qualquer site que as disponibilize e sejam compatíveis com o android instalado, algo que a Apple proíbe e faz os seus aparelhos perder qualquer garantia, incluindo hardware que falhe).
      Por outro lado a Apple obrigava a que todas as apps usassem o serviço de pagamentos da Apple, dando entre 40 a 99%, do valor recebido para a empresa. Aqui, a Apple baixou os valores para entre 15% a 70%, dependendo se usam (ou não) o serviço de pagamentos.
      Um exemplo é o Netflix. Se o quiseres usar em qualquer Android, podes fazer a subscrição pelo site da Netflix e usares no telemóvel ou smartv ou computador. No caso da Apple, se quiseres usar no Iphone, tens de descarregar a App pelo Itunes e se queres carregar a conta por ali, tens de pagar à Apple que paga à Netfix.

      1. Avatar de Vítor M.

        São as regras das empresas. A Microsoft tem as suas na Xbox, a Sony tem as suas, a Amazon tem as suas, a Epic Games tem as suas, a Google e a Apple também as têm.

        Há, contudo, uma escolha. Se não quero estar no ecossistema da Apple, não vou para lá pagar, vou para qualquer outro sistema.

  3. Avatar de LG
    LG

    Isto é a Apple a atirar areia aos olhos do juri.

    Fora esses 100 milhoes de suporte para pequenos criadores, a Apple “decidiu” “permitir” a comunicação externa (como email) para a possibilidade de pagamentos alternativos… uma Regra que a Apple tinha introduzido em Junho se não me engano…

    Só o facto de a Apple já introduzir regras que dita o que se faz até fora do ecosistema Apple… é de medo mas assim se vive numa ditadura afinal de tudo…

    Não é preciso ler várias vezes essa PR da Apple para se concluir que nada muda para os developers…

    1. Avatar de Vítor M.

      A Apple mudou algumas regras, entre as mais significativas, que a Google também usou, está o programa para pequenos negócios. Onde os developers que faturem até 1 milhão de dólares por ano, pagam apenas 15% da taxa. É muito? Bom, as outras lojas, incluindo Amazon, Epic Games, Sony, etc… cobram mais. Mas não é isso que está em causa, não te deixes enganar.

      Aqui em causa estão os 40 mil milhões de dólares que a Apple já faturou no primeiro semestre de 2021. Isso é o que os programadores grandes querem meter a mão. O Spotify é um deles.

      Ora bem, o que tem a Apple a ganhar com o Spotify dentro da sua loja? Pouco (relacionado com o seu bolo), e mesmo assim já permitiu que figurasse nas apps para Apple Watch e que pudesse ser adicionado aos serviços aptos para reprodução nas HomePod.

      Por outro lado, o Spotify não está com muitas ideias de introduzir AirPlay 2, que irá permitir que as colunas da Apple, assim como a Apple Tv possam ter Spotify, sem necessidade de outros dispositivos, isso o Spotify está a ter dificuldades em “oferecer” aos utilizadores Apple.

      Portanto, o Spotify não tem botão para os utilizadores Apple comprarem in app o Spotify Premium, o Spotify não quer pagar à Apple parte da receita que ganha com a pub da app gratuita que tem milhões de utilizadores iOS.

      Em grosso modo, o Spotify só quer “maminha”. E o que ganha o utilizador em deixar o Spotify Premium e aderir ao Apple Music? Não perde nada, basicamente fica com uma gama maior de álbuns, som lossless já em grande parte dos temas e com uma interação melhor no ecossistema Apple.

      Portanto, o que a Apple quer, é não criar ondas, assim todos ganham e os mais de 80 mil milhões que se espera de receita em 2021 para a Apple será novamente um recorde.

      Mas o Spotify está a perder? Não, bem pelo contrário. Ao estar dentro do ecossistema Apple, tem crescido, mas quer mais, está ganancioso, quer na App Store, quer na Google Play.

      Claro que a Apple não vai dar mais a quem já ganha milhões, por isso só baixou a quem ganha menos de 1 milhão. 😉 A Apple e a Google não são uma Misericórdia LG 😉

  4. Avatar de iAndroid
    iAndroid

    Resolução fácil => deixem de estar presentes no ecossistema Apple! Ah espera, mesmo com estas “condicionantes” é onde lucram mais…Algo de errado não esta certo aqui!

    1. Avatar de LG
      LG

      Claro que lucram senão não existiam… Mas não sei onde pretendes chegar. A Apple pratica métodos anti-concorrentes… Imagina o hipermercado Continente dizer à Super Bock que esta está proibida de fazer publicidade propria a referir lojas concorrentes… “WTF?!” imaginas tu mas é basicamente isso que a Apple faz…

      1. Avatar de iAndroid
        iAndroid

        Tu esta para aí a fazer alta confusão. A Superbock para vender no Continente paga uma taxa pelo espaço, e não faz publicidade ao Pingo doce la dentro, o mesmo acontece com o Spotify na App Store e não me parece nada errado, tu não podes vender os teus produtos num espaço que não é o teu sem pagar uma taxa ao proprietário, certo? É que achares que é errado, monta uma plataforma de venda de aplicações que eu meto as minhas Apps lá para vender, lol

    2. Avatar de Vítor M.

      Nada, eles podiam dizer “vamos embora do iOS, não queremos mais”. Mas a maminha é boa, muito boa. O que querem é mais e querem de alguma forma travar a concorrência do Apple Music.

      O que o Spotify quer é colar-se às entidades reguladores (que também estão de olho nos 40 mil milhões faturados pela Apple num semestre) para pressionar a Apple a baixar a taxa. Se a Apple baixar a taxa e for de acordo com o que o Spotify quer (quase residual), a empresa sueca pode incluir o botão de compra conta Premium o que lhe vai trazer muitos mais milhões.

      O que a Apple quer é o que o Continente faz com a Unicer e com todas as empresas “meu amigos, nós compramos um ano de mercadoria, fechamos já compra por atacado, mas queremos mais rappel, desconto de não devolução e queremos ações promocionais que sejam melhores que a concorrência”.

      Mas isso é o mercado a funcionar, todos fazem isso.

      1. Avatar de iAndroid
        iAndroid

        Exatamente, o que a Apple faz é o que o mercado regulado faz em todo o lado, daí a não perceber esta pancada das compras por fora. Ainda para mais é na App Store onde ganham mais €. A ganância deles vais ser o funeral deles.

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Eu também estou descontente por receber email a dizer que vão subir o preço da mensalidade por causa de garantirem “melhoramentos no serviço”. Quais melhoramentos? O serviço continua exatamente igual.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois, o Spotify apresenta o mesmo, mas aumenta o preço. A Apple acrescentou lossless e áudio espacial pelo mesmo preço.

  6. Avatar de traumatologiaeortopedia.com.br
    traumatologiaeortopedia.com.br

    Deixa ter mais ecossistemas nos telefones. Só google e android no mundo todo, como é só windows e mac. Isso não é normal.

    1. Avatar de traumatologiaeortopedia.com.br
      traumatologiaeortopedia.com.br

      Corrigindo: só ios e android

  7. Avatar de Oiii
    Oiii

    E fácil, não concordam com a Apple vão embora
    “Estás mal muda-te”