Espanha: 500 km de autoestradas com portagens pagas passam a ser gratuitas

11 Comentários

Nos últimos tempos o tema “portagens em autoestradas de Espanha” tem sido alvo de notícia. Por um lado os 12 mil quilómetros que vão passar a ter portagens pagas e agora a informação que há 500 km onde deixa de ser necessário pagar para circular.

Conheça quais as autoestradas nas quais poderá circular de forma gratuita já a partir de 1 de setembro.

Espanha: 500 km de autoestradas com portagens passam a ser gratuitas


A partir da próxima quarta-feira, 1º de setembro, 550 km de rodovias que hoje são pagas serão “liberadas” após o término do prazo de concessão que lhes foi outorgado e não será renovado. Depois de várias décadas operadas por concessionárias privadas, serão administradas e mantidas pelo Estado Central ou, em alguns casos, pela Generalitat catalã.

Troços de autoestrada grátis a partir de 1 de setembro

Em causa está parte da AP-2, entre Alfajarín (Saragoça) e El Vendrell (Tarragona), com uma extensão de 215 km e também a AP-7: Tarragona-La Junquera (245 km) e Montmeló-El Papiol (31 km). A circulação nestes troços custava 25,95 €, 20,05 € e 2,6 €, respetivamente.

Espanha: 500 km de autoestradas com portagens passam a ser gratuitas

Serão grátis também duas rodovias de gestão direta da Generalitat da Catalunha: a C-32 (75 km entre Barcelona e Lloret que custa 4,95 euros) e a C-33 (entre Barcelona e Montmeló, um trecho de 18 km que custa 1,7 euros).

O processo de liberalização da rede de autoestradas teve início em dezembro de 2018, quando expirou a concessão da autoestrada AP-1 entre Burgos e Armiñón (84 quilómetros). Além disso, em 1 ° de janeiro de 2020, o AP-7 entre Alicante e Tarragona (373 km) e o AP-4 entre Sevilha e Cádiz (94 km) tornaram-se gratuitos. Ambos foram construídos no final dos anos 60 e no início dos anos 70 do século passado.

Segundo o Ministério dos Transportes Espanhol, a eliminação de todas estas portagens fará com que muitos dos veículos que circulam nas rodovias paralelas às vias de pagamento as escolham para os seus percursos, com o consequente aumento do tráfego nas vias expressas e liberalização das vias convencionais. 

Este facto obrigará a que sejam tomadas novas medidas, como a melhoria das ligações e a adaptação do pavimento às novas condições de tráfego, algo que já está a ser tido em consideração e que está a ser orçamentado.  Este processo de “liberalização” da rede de autoestradas teve início em dezembro de 2018, quando expirou a concessão da autoestrada AP-1 entre Burgos e Armiñón (84 km). Além disso, no dia 1 de janeiro de 2020, a AP-7 entre Alicante e Tarragona (373 km) e a AP-4 entre Sevilha e Cádiz (94 km) tornaram-se gratuitos. 

Leia também…

Espanha vai introduzir portagens em 12 mil quilómetros

 

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    Atenção que isso é temporário e assim que sejam feitos novos concursos vão passar a ser pagas… como os 18000 pórticos que serão colocados nos próximos 2 anos e pouco.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Era bom se fossem compatíveis com ViaVerde…

      1. Avatar de luis nascimento
        luis nascimento

        em espanha há autoestradas compativeis com a “via verde” eu já utilizei. temos de parar e esperar que a barreira levante.

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Exatamente,muito bem dito,”Manuel da Costa”.É que é mesmo assim.

    3. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      A EU obrigou a meter portagens em todo lado porque Espanha não tem dinheiro. Se não geras mais dinheiro que gasta não podes ter coisas gratuitas. É a vida.

  2. Avatar de Luís Espírito Santo
    Luís Espírito Santo

    Por cá o Costa Bazofias prometeu desconto nas autoestradas do interior, em benefício dos habitantes locais. Prometeu…. Mas ficou tudo igual

    1. Avatar de Chacal
      Chacal

      Compra um elétrico e tens redução de 75% na via verde.

  3. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Qual a possível associação entre esta notícia e tecnologia, o tema central do sítio?

    1. Avatar de GajoComAquartaClasse
      GajoComAquartaClasse

      Enchimento de chouriços , enquanto não há mais qualquer coisa maravilhosa da Apple ou um feature louco do Windows

  4. Avatar de Joel
    Joel

    Sao compatíveis qte em França podes utilizar a via verde

  5. Avatar de miguel real
    miguel real

    Não ouvi os ‘industrias’ de transportes internacionais a dizer que iam baixar os preços em consequência deste fim temporário de portagens !!!

    Nada de anormal mas ainda a semana assada diziam que o aumento dad mesmas ia encarecer a coisa !!!