Estudo: não há diferenças entre os agressores online e da vida real em discussões políticas

30 Comentários

O comportamento online dos utilizadores é um dos temas que mais tem preocupado a sociedade no geral. Recentemente lançámos uma sondagem para saber a opinião dos nossos leitores e a maioria indica que as redes sociais deveriam moderar ainda mais os comentários.

Agora, um recente estudo diz que não há diferença entre os agressores online e os da vida real, nomeadamente em discussões políticas.



Não há diferença entre bullies na Internet e na vida real, diz estudo

Se considera que a Internet torna as pessoas mais agressivas, especialmente quando se envolvem em discussões sobre temas sensíveis, como a política, então pode estar enganado. De acordo com um novo estudo publicado na American Political Science Review, não há diferença entre os agressores online e os da vida real em discussões políticas. Ou seja, parece que as pessoas que intimidam outros pessoalmente são tão maus como aqueles que o fazem através da Internet.

O estudo refere que o mundo online apenas torna mais visível o comportamento das pessoas agressivas. Os resultados apontam que as pessoas simpáticas podem evitar as discussões políticas negativas online.

Para além disso, os investigadores descobriram que os níveis de hostilidade das discussões políticas online são mais graves do que as discussões na vida real, pois há também uma maior visibilidade. Mas a frequência desses comportamentos é quase a mesma em ambos os cenários.

De acordo com o estudo:

A agressão não é um acidente desencadeado por circunstâncias infelizes, mas é uma estratégia que as pessoas hostis adotam para conseguirem o que querem, incluindo um sentimento de estatuto e domínio nas redes online.

Segundo os detalhes, os investigadores deixaram ainda uma subtil crítica ao Facebook. Na opinião destes, os esforços da maior rede social para que as pessoas se envolvam em discussões civis sobre temas como a política falharam redondamente. Dizem ainda que “as discussões online sobre política acabaram por se tornar desagradáveis, brutais e nem de longe são curtas o suficiente“.

Pode aceder ao estudo aqui.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Discordo. Na vida real as pessoas, na sua grande maioria, são mais ponderadas e para além disso na Internet existem os trolls que se confundem com bullies embora se estejam apenas a divertir ao deixar o seu sarcasmo incendiar as redes sociais.
    Também acho que no cara a cara as discussões tendem a acabar mais rapidamente pois a conversa flui mais rapidamente e o argumentos têm de ser incisivos. Nas redes sociais dá-se a volta ao texto e qualquer afirmação serve pra discutir mais um pouco.

  2. Avatar de Spoky
    Spoky

    Claro que não.

    Vejamos os exemplos das virgens ofendidas:

    Chamar branco a um branco: normal
    Chamar preto e a um preto: racismo

    Chamar hetero a um hetero > normal
    Chamar homossexuais / Gay / Ela ou ele > Homofóbico

    Não ter a mesma opinião sobre orientação sexual sobre ser gay nao ser normal > insignificante!

    Não gosto de África nem de alguns pessoas lá > Xenofobia

    Gosto de USA e dos comportamentos agressivos e vídeos de rapppers com navalhas, drogas, cães e gajas > normal

    Não gostar de ver mulheres com pelos > Machista

    Enfim, e depois vem os LGBT a chorar. Querem que a sua orientação sexual e opinião seja respeitada. Mas não conseguem.respeitsr quem tem uma opinião diferente e que não gosta da escolha.

    Não vamos rir.. literalmente a maioria das pessoas metidas em grupos e manifestações LGBT são virgens ofendidas. Enquanto isso podiam estar com o marido com marido.

    E claro casal de homens podiam até estar a se reproduzir… (Espera isso é possível não é)

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ahah não é bem o que a notícia fala, mas tá porreiro

    2. Avatar de João
      João

      Sou só eu que acho profundamente irónico este post sobre virgens ofendidas?

    3. Avatar de Meio Parvo
      Meio Parvo

      Cá pra mim foi o Spoky que veio aqui chorar por já ter sido acusado de algumas das coisas que referiu.

    4. Avatar de Rudi
      Rudi

      O nome técnico é subversão ideológica.

    5. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Não percebi o que tem uma coisa a ver com a outra. Qualquer cosia serve para mandar os comentários da agenda política.

    6. Avatar de deepin
      deepin

      e o melhor de tudo é as redes socias, YT, blogs e afins censurarem estupidamente tudo o que não vá a favor da narrativa ideológica deles ou de quem manda neles! Estão a ver a cena, né….?!?!

  3. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    É preciso ter muito cuidado com estas questões, porque há uma linha ténue entre o insulto e a liberdade de expressão! À boleia de calar os insultos, espero que não nos retirem a liberdade de expressão!

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Espero é que à boleia da liberdade de expressão não se caia numa “libertinagem de opinião”. É que, sendo difícil responsabilizar alguém online, cada um diz o que lhe apetece, sem consequências, e se o tentarem moderar atira com a “liberdade de expressão”.

  4. Avatar de Manuel Ferreira
    Manuel Ferreira

    hoje tudo é insulto, depende do estado emocional de cada um, mas penso que existe outro motivo por detrás deste estudo

  5. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Eu gostava era de saber quem é que faz estes estudos.
    Devem ser mais uns sociólogos de uma das madrassas cá do sítio…

    1. Avatar de Vítor M.

      Manda-lhe um email a marcar um zoom.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Lamento, Victor, mas eu não quero proximidades com gente desta estirpe.
        Mas obrigado pela dica:)

        Só para ver como o autor deste ” estudo ” é um tretas, dou lhe desde já este exemplo.
        Com algumas agressões verbais que alguns users me têm feito, se mo fizessem cara a cara, antes de chegarem a meio da frase já estavam a receber energia cinética grátis nas ventas.
        Portanto, o que se tira daqui é, atrás de um teclado somos todos um Rambo, no mundo real já não é bem assim, se bem que alguns continuem iguais a maioria não tem nada a ver.

        Já me faz lembrar aquelas notícias em que apanham um serial killer, um pedófilo, um terrorista, e os vizinhos ficam todos surpreendidos porque ele era uma pessoa super simpática para todos e nunca desconfiaram de nada…

        1. Avatar de Vítor M.

          Ei lá. Temos um justiceiro? Esquece lá isso. Frente a frente eras, como todos, simpático, e cordial. Atrás dos ecrãs é que há só rambos. Deixa lá isso.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Aqui não há justiceiro nenhum.
            Justiceiro por cá só se for o Ivo Das Rosas, esse é que faz justiça da boa…

          2. Avatar de Vítor M.

            Hehehe, e não só, há muitos 😉

        2. Avatar de AP
          AP

          “não querer proximidade com gente desta estirpe” dá razão ao artigo logo à partida.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Dá razão porquê? Mas agora vc é quem decide quem tem razão ou não?

  6. Avatar de AlexX
    AlexX

    Se por um lado é verdade que não existe diferença entre os agressores online e a vida real, por outro lado não implica serem os mesmos. A Internet funciona para muitos como uma segunda vida, e tal como há pessoas boas que mostram o seu lado mau na Internet, também há pessoas más que mostram o seu lado bom na Internet. É um mundo cheio de desiquilibrados 😀 Mas a maioria das pessoas é ainda boa nas suas intenções e ações. Não estará errado dizer que o mal tem crescido estatisticamente mas não acho no entanto correcto atribuir culpas por isso à Internet, política ou redes sociais. É tudo no seu conjunto. Maus exemplos chegam de muitas frentes e sendo o ser humano tão facilmente programável, é muito fácil para este assimilar maus exemplos qualquer que seja a sua fonte, e achar serem um comportamento normal quando não existe quem os corrija. Há um pequeno clip com texto elaborado pela malta da Academy of Ideas e que recomendo vivamente, mostra duma forma muitíssimo resumida como chegámos aqui apesar de tanto estudo já feito acerca do comportamento humano. Muito mais haveria a dizer mas só a imensa minoria presta atenção a estas coisas: MASS PSYCHOSIS – How an Entire Population Becomes MENTALLY ILL

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “…e sendo o ser humano tão facilmente programável…” Como ?? Será que estou a ler direito ?? O ser humano ser programável ?? Mas agora nós somos algum tipo de máquina ?? Esta agora… 😐

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Ah pois somos máquinas somos. E bem controlados.
        Para que pensa vc que serve a comunicação social?
        Para o informar imparcialmente? LOL…;););)

      2. Avatar de PePe
        PePe

        Nem tu sabes o quanto… não dás é por isso.

      3. Avatar de AP
        AP

        Então e os chips das vacinas, servem para quê?

      4. Avatar de AlexX
        AlexX

        Mais que máquinas, um robot muito avançado que se move a electricidade. Com uma consciência, ou filamentos eléctricos invisíveis ligados ao cosmos. Como a maioria renegou esta última parte e com isso a intuição e criatividade, passaram a ser simples robot operados a lógica e outros conceitos que lhes foram instalados. Não é por acaso que tens o programa escolar, programa alimentar, programa de férias, programa eleitoral, programa televisivo, agenda de programas etc. E num modo bruto ou forçado, mk ultra que já foi desclassificado.

        Não recordas os Salada de Frutas?
        Olhó robot
        É p’ró menino e p’rá menina
        Trabalha muito e gasta pouco
        É muito útil p’ra quem manda
        Está pronto a ser programado.

        Lena nunca te diria isso mas digo eu; referiam-se a pessoas, não ao Robocop nem a bonecos a pilhas ou robótica industrial.

  7. Avatar de jack
    jack

    Alguns que insultam online, não terão coragem para o fazer cara a cara, o que é natural não acham? A coragem cai ao chão com medinho de levar nas orelhas d`osso

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Como dizia um conhecido meu Xuxareco no outro dia, , o que faz falta a alguns é um dildo terapêutico, ou seria um cacete ou um cassetete?
      Fiquei sem perceber o que ele prefere… provavelmente, tudo…
      Ele há coisas…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não o renegues à partida. Podes até gostar e não há mal nisso, embora penses o contrário lol