Paris vai ter limite de velocidade de 30km/h na maioria das ruas

46 Comentários

É já a partir desta segunda-feira que a maioria das ruas de Paris terá um limite de velocidade de apenas 30km/hora. O objetivo passa por melhorar a qualidade da cidade e também a segurança de quem circula.

A redução da velocidade tem recebido críticas das associações de motoristas.


Ruas principais com limite de velocidade 50 km/h e periferia 70 km/h

A notícia foi avançada hoje pela agência de notícias espanhola Efe que refere que Paris aplicará a partir de amanhã, segunda-feira, um limite de velocidade de 30 quilómetros por hora ao tráfego rodoviário em praticamente todas as suas vias, com o objetivo de aumentar a segurança e melhorar a qualidade de vida na capital.

Apenas algumas ruas principais terão um limite máximo de velocidade de 50 km/h, enquanto na faixa periférica o limite permanecerá nos 70 km/h.

O jornal francês “Le Parisien” divulga este domingo o resultado de uma sondagem realizada este mês. De acordo com o que foi revelado, 61% dos parisienses estão a favor da limitação de 30 km/h e 71% dos inquiridos acreditam que a medida aumentará a segurança, principalmente dos “mais vulneráveis, como as crianças, seniores e ciclistas”. A maioria também acredita que a medida pode ajudar a combater as alterações climáticas e a diminuir a poluição sonora.

Apenas 34% dos habitantes da capital francesa possuem carro, portanto grande parte dos carros que circulam nas ruas são de moradores da periferia que vão trabalhar ou para se deslocar a zonas de lazer e serviços.

Esta medida não é novidade nas cidades europeias. Nos últimos anos muitas cidades têm limitado a velocidade de circulação dos veículos e em alguns casos deixou de ser possível a circulação.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Boa medida. Não faz sentido nenhum 50km/h tanto em estradas com 2 ou 3 vias, como a circunvalação, como em ruas residenciais.

  2. Avatar de Vasco
    Vasco

    Eu sou a favor da redução de velocidade em ruas estreitas, imediações de jardins, zonas residenciais e comerciais e em todas aquelas em que pelas suas características seja necessário aumentar fortemente o grau de protecção de peões – que somos nós todos, ao fim e ao cabo. Mas, perante esta notícia, penso que o que a cidade de Paris pretende é desincentivar fortemente a utilização do carro próprio, e esta é mais uma medida nesse sentido. E, sejamos razoáveis, estamos numa época de transição acelerada para a implementação de novos paradigmas de trabalhar, comprar, vender e ocupar os tempos de lazer nas zonas urbanas, e temos de caminhar para algo que volte a humanizar o espaço urbano, bastas vezes convertido em selva por filas de carros intermináveis. Eu penso que o futuro está nos sistemas de transporte público inteligentes e no transporte individual partilhado e acho que estas medidas tomadas em Paris só fazem sentido à luz das primeiras. O futuro o dirá.

  3. Avatar de JOliveira
    JOliveira

    Acho que devia ser 10 km/h…30 km/h é um exagero.
    E os transportes pubblicis 5 km/h.
    E para respeitar as regras colocacao de limitadores de velocidade!!

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Pá isso é a velocidade de caminhar

      1. Avatar de JOliveira
        JOliveira

        Sim e 30km/h é o quê? Já 50 km acho pouco …. lol

      2. Avatar de Joao Pequeno
        Joao Pequeno

        ele tava a ser irónico. :facepalm:

  4. Avatar de Trumpetas
    Trumpetas

    Quando o limite de velocidade é baixo 30-50 normalmente tem menos transito e circula-se melhor. Apesar de ser mais lento, é mais flui melhor com menos paragens.

  5. Avatar de EuÉqueSei
    EuÉqueSei

    Eu acho que 10km/h é um exagero o ideal seria mesmo tirar os carros todos e andarmos todos a pé.

  6. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Tá na hora de comprar uma carroça e já não se corre o perigo de ser multado, visto que veiculos movidos a animais não têm obrigação de ter odometro…
    Ideias de m***a de gente ainda mais m****sa.

    1. Avatar de Miguel Gonçalves
      Miguel Gonçalves

      Odometro não mede velocidade, mede distâncias…

      1. Avatar de victor
        victor

        E por isso que o mundo esta uma me/&a cada presidente

    2. Avatar de robin
      robin

      + 1
      políticos com caca na cabeça, depois admiram-se de certos partidos terem votos, os idiotas estão no poder.

    3. Avatar de JOliveira
      JOliveira

      Mas nao esquecer de levar pá e nao pode ser de plástico, saco de papel e detergente e ja agora desinfetante …. depois da recolha levar a local apropriado devidamente licenciado pelo ministerio do ambiente (ou equivalente) para tratamento de bosta ….

  7. Avatar de A.F.
    A.F.

    Quer dizer que não se pode correr em Paris, porque o jamaicano Usain Bolt chegou a uma velocidade média de 45 km/h, coitado do homem que era logo multado.
    Os Deuses estão mesmo Loucos.

    “Homem é capaz de correr a mais de 60 km/h, diz estudo”
    https://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2010/01/100126_homemcorridaml

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Lança-lhe um leão atrás que o homem chega aos 80 km/h

  8. Avatar de sf
    sf

    que consumo tem um carro a circular a 30 km h ? tem de andar sempre em 3 velocidade . E a poluicao .?

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Exactamente,tem de andar sempre em terceira. 🙂

    2. Avatar de Estradiol
      Estradiol

      1) grande novidade, muitas cidades europeias da Holanda, Alemanha, etc têm limites de 30 kmh (se bem que sensatos porque só onde é mesmo necessário).

      2) a 30 kmh vais em plano em 3a a 1000 – 1200 rpm que num carro atual tem mais que força sem fazer grande esforço, logo a poluição é baixa. Como não precisas fazer grandes acelerações (de uma fila ou semáforo) até 30 kmh então ainda menos poluição

      3) a ideia é forçar ir de transportes públicos e mota/ patim eléctrico.

      No total, generalizar os 30 kmh é uma excelente ideia SE fosse adaptada só a zonas em que é preciso. De resto cria congestionamento se for numa via com várias faixas de rodagem, desenhadas para o trânsito fluir…

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      3a? Com o diesel não saio de segunda com o carrinho de fim de semana a gasolina não saio da primeira, a primeira vai até aos 70km…

      1. Avatar de JOliveira
        JOliveira

        Temis que andar com carrinho de mao e sem correr !! Como vamos andar como o caracol acho que podem reciclar os semaforos…. enfim

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Quem está preocupado com a poluição evita a utilização de carros

    5. Avatar de JOliveira
      JOliveira

      A essa velocidade nao gasta !! O governo ainda vai pagar …..

    6. Avatar de anon
      anon

      Isto. Baixar velocidade, lombas, semáforos, é tudo para aumentar ainda mais a poluição.

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    E ainda falam de Portugal,kkkk… 🙂

  10. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    É tão útil quanto a redução de velocidade máxima nas aes holandesas para 100 kmh, em que as emissões de gases poluentes de uma só produção pecuária do país emite o que se poupa num ano inteiro de tráfego.
    Quem decide pensa que só circula nas cidades quem nelas vive. Era bom era, mas há quem precise de entrar e quem precise de sair delas. 30 kmh em zonas residenciais é excelente, na restante cidade estrangula o trânsito. São normais medidas destas quando quem decide não sabe o que custa a vida porque vive numa bolha bem alheada da realidade. Vivem no seu mundo imaginário.

    1. Avatar de Estradiol
      Estradiol

      1) “gases poluentes de uma só produção pecuária do país emite”: a produção pecuária é necessária, ou a 120 ou 100 kmh é uma opção;

      2) existe uma redução de cerca 15 a 20% de consumos / emissões entre 100-120 kmh, por isso é muito.

      3) concordo que não é aí que se deve cortar, é regredir. Deviam aumentar e muito os apoios a carros eléctricos e pôr impostos altíssimos a carros muito poluentes. Deixar andar autocarros, carrinhas, etc ainda abaixo de Euro 5 devia ser altamente penalizado.

      1. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        Talvez não me tenha explicado bem. O que a Holanda ganhou a nível de emissões de gases poluentes, ao reduzir a velocidade nas aes dos 130/120 kmh para os 100 kmh entre as 6h e as 19h, representa a emissão de gases poluentes de uma só exploração pecuária do país. Vi esta notícia pouco depois da aplicação da redução, no nltimes, salvo erro.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        A melhor maneira de apoiar os carros eléctricos é igualar já o ISP do gasóleo e da gasolina (o resultado é gasóleo uns cêntimos mais caros que gasolina no mesmo posto).

  11. Avatar de BC
    BC

    Vou só buscar pipocas para ler os comentários dos especialistas em circulação rodoviária em cidades e periferias, que juram a pés juntos que andar a 100kmh em 2 faixas, é que devia ser e é bem mais seguro.

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    E Portugal já segue um pouco esse exemplo, em Aveiro são cada vez mais as zonas de 30 km/h.. se calhar a diferença está na falta de fiscalização. Não adianta criar regras que depois não trazem consequência em volume

  13. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Ainda bem que a minha trotinete não tem matrícula….. se não ainda era multado por excesso de velocidade!!

  14. Avatar de fm
    fm

    não esquecer de multar as bicicletas e afins que circulem a mais de 30

    1. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      Pela lei, as trotinetes elétricas não passam dos 30km/h, e as bicicletas elétricas deixam de ser assistidas electricamente quando chega a essa velocidade. O propósito desta medida é não haver discrepância entre a velocidade da micro mobilidade e o trânsito normal, para diminuir os acidentes. É uma questão de tempo até Paris restringir circulação a motores de combustão.

    2. Avatar de A.F.
      A.F.

      Já que estamos nessa onda, multemos também o Usain Bolt se estiver a correr nesses locais de 30 km/h.
      E para que não venham com historias disto e daquilo, quando ando na minha mota eléctrica pela manha e vou a 32/38km/h, ultrapassa-me muito artista desportista.

      Não sou contra este limite, mas vamos ter tino onde aplicar.

  15. Avatar de Ana
    Ana

    Há que dar utilidade aos 3 milhões de euros que a Camorra do PS vai gastar em bicicletas

  16. Avatar de Pedro L
    Pedro L

    Deviam fazer o mesmo com os aviões a jacto . Se voassem mais lentamente havia menos acidentes e quando houvesse havia menos vitimas . Há que também pensar nas micro-mobilidades areas onde os planadores e balonistas contribuem para uma sociedade melhor com muito menos impacto na ecologia das aves migratórias.

  17. Avatar de Manuel Ferreira
    Manuel Ferreira

    vou-me rir, o transito com veículos automóveis vai ser impossível e muita mais poluição, vão dar em doidos Aaaaaaaaaaaaaaaaaa

    1. Avatar de Carlos Natario
      Carlos Natario

      A ideia e mesmo essa, quanto mais difícil e chato for utilizar o carro mais pessoas vão começar a usar as alternativas. A mim pessoalmente já me convenceram, no sitio onde moro existem barreiras físicas para limitar a velocidade e radares de velocidade em cada esquina, o resultado é apenas usar o carro para deslocações para as quais não existe alternativa.

  18. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Se proibissem o uso do smartphone nesses locais o limite poderia ser de 100Km/h e não haveria acidentes.
    E assim as pessoas socializavam um pouco ao invés de estarem todos a olhar para um ecrã a contar os likes.

  19. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Como em Paris há atentados dia sim dia sim, com esta medida pretende-se que os terroristas não fujam muito depressa.
    Indo no máximo a 30 serão mais facilmente apanhados…

  20. Avatar de XneloX
    XneloX

    A minha trotinete bate 40km/h , acho boa medida para não ser ultrapassado por esses monstros

    1. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      Então é ilegal. Pelo nosso codigo, nao pode ultrapassar os 25km/h e não ter mais de 250w de potência. Pode ser apreendida segundo a nossa legislação.

  21. Avatar de Grunho
    Grunho

    Em ambiente urbano o tempo das deslocações não depende das velocidades que atinges. Depende do tempo que perdes parado. Portanto, se aceleras até 100 e travas a fundo para o vermelho, chegas ao mesmo tempo que o tipo ao teu lado que veio calmamente a 30 e chegou no momento em que abriu o verde. Ou mesmo depois. Os 30/hora na cidade fazem todo o sentido.

    1. Avatar de JOliveira
      JOliveira

      Mas nao é para circular a 100, mas sim a 50 max. O absurdo é reduzir para 30 quando 50 ja é moderado e seguro. Ate parece que com 30 nao vai haver semaforos e o transito vai fluir sem constrangimentos …. enfim

      1. Avatar de Miguel A.
        Miguel A.

        Depende sempre das zonas. Se for uma segunda circular obviamente que não, mas se for zonas de esplanadas e muito movimento pedestre, muitas vezes andamos a essa velocidade e nem damos por ela.