Moedas digitais poderão substituir o dólar dentro de cinco anos

67 Comentários

Num mundo cada vez mais tecnológico e altamente voltado para o online, o crescimento das moedas digitais parece quase inevitável. De tal forma que os bancos alertam para a possibilidade de as moedas digitais, por exemplo, substituírem o dólar, dentro de cinco anos.

O alerta foi dado no sentido de os próprios bancos estarem cientes da possibilidade e preparados.

Criptomoeda Bitcoin

De acordo com um inquérito recente dos executivos da indústria financeira, através da consultoria da Deloitte, os ativos digitais (como é o caso das criptomoedas) irão, provavelmente, substituir as moedas fiat – segundo o Observador, este é o nome dado à moeda emitida pelos Estados quando não é convertível num metal precioso -, dentro de cinco a dez anos.

O Global Blockchain Survey 2021 da Deloitte afirma que os bancos devem abraçar o seu futuro digital inevitável. Numa mudança sísmica, os líderes financeiros veem cada vez mais os ativos digitais como o futuro.”

Referia o relatório.

Além disso, 76% dos inquiridos também afirmou que os “ativos digitais servirão como uma forte alternativa, ou um substituto definitivo para as moedas fiat nos próximos 5-10 anos”. Este valor indica que o crescimento da moeda digital poderá estar bem perto e que aqueles que não o abraçarem poderão sair prejudicados.

A participação na era dos ativos digitais não é uma opção, é inevitável. […] Os líderes são deixados apenas a decidir como utilizar os ativos digitais e a nova infraestrutura global de serviços financeiros para seu maior benefício.

Concluiu o relatório.

Afinal, numa tendência que se prevê crescente, o dinheiro está a ser cada vez mais armazenado em meios digitais, pelo que as organizações e os investidores estão a procurar novas formas de se adaptar.

 

Banco de Espanha vai apertar o cerco às criptomoedas! Multas são pesadas

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Prefiro dinheiro na mão…

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ora mais nada.É cá dos meus. 🙂

      1. Avatar de Toyti
        Toyti

        2 cripto-ignorantes.
        É isso e chamarem fiat, nem sabem a matéria em bom português. Enfim… segundo o Observador… tb dá vontade de rir sobre a fonte de informação.
        “afinal”…… a sério Sherlocks?

        1. Avatar de Yur-pt
          Yur-pt

          FIAT = Federação Inernacional de Alérgicos ao Trabalho

      2. Avatar de JR
        JR

        “Prefiro dinheiro na mão”….
        Parecem as mesmas pessoas que disseram que a existência de eletricidade era coisa de bruxas… Ou quando chamaram o projecto do telefone um autentico fracasso….

      3. Avatar de Test User
        Test User

        Se tens o dinheiro no Banco, já é digital.

        1. Avatar de FAR
          FAR

          Shh, não fale muito senão a cabecinha dele ainda implode.

    2. Avatar de paulo
      paulo

      dinheiro que desvaloriza!

      1. Avatar de Str
        Str

        E as cripto só valorizam? Perceba, se um dia as cripto passarem a dinheiro corrente, não vai ser nada parecido com o que são hoje, ou acha que bastará comprar uma gráfica e ficar sentado a ver o dinheiro nascer do nada? Quando esse dia chegar, se é que algum dia chegará, as cripto vão ser controladas, só serão aceites aquelas que foram mineradas pelos bancos centrais/governos, todas as outras cripto sejam btc e afins serão rapidamente ilegalizadas e banidas. Mas até esse dia chegar, repito se é que vai chegar, ainda há um longo caminho a percorrer, mais longo que 5 anos certamente.

        1. Avatar de Alvara
          Alvara

          Ninguém precisa de autorização para utilizar uma crypto moeda, qualquer crypto que nao for, imutável, resistente há censura, aberta, descentralizada e colaborativa, nao terá qualquer valor e morrerá.

    3. Avatar de TiGaSPT
      TiGaSPT

      +1, ponham essas “CrYpToMoeDaS” naquele sitio, nada melhor que dinheiro na mão

      1. Avatar de Ioski
        Ioski

        Tenta atravessar qualquer fronteira com esse dinheiro na mao e vais ver a rapidez com que desaparece.

      2. Avatar de Test User
        Test User

        Se tens o dinheiro no Banco, já é digital.

    4. Avatar de Test User
      Test User

      Se tens o dinheiro no Banco, já é digital.

    5. Avatar de Elsa Santos
      Elsa Santos

      O dinheiro na mão não pode acabar. Se isso acontecer é o fim das liberdades individuais e mais vale chamarem-nos escravos, por será isso que as pessoas passarão a ser.
      Ter dinheiro no banco e vir um governo roubar é basicamente andar a trabalhar de borla….

      Dinheiro fisico é algo fundamental. Mas dinheiro digital é algo que será bastante usado no futuro….. mas não será diferente da actualidade, com cartões e transferências bancárias.

    6. Avatar de eu2
      eu2

      Não poderão haver moedas e notas de Bitcoin?

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Destruía um dos conceitos do Bitcoin.
        A malta que anda a falar de lavagem de dinheiro é afins não sabe o que fala.

        Tu com o Bitcoin, qualquer pessoa sabem quanto dinheiro uma carteira qualquer têm, de onde recebeu ou enviou e quanto.

        Se a transferência não for digital, perdes esse tracking, podias forjar notas falsa, etc.

      2. Avatar de Gallu
    7. Avatar de TRaveller
      TRaveller

      Os gajos da Venezuela também num dia compravam uma casa no outro dia nem um pão compravam com o mesmo dinheiro que tinham na mão.
      Ou ainda não sabes que o dinheiro que tens não mão não é mais que papel impresso que hoje podem valr x e amanha valer 0.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    As moedas digitais só se tornarão comuns se forem geridas centralmente por alguém que assuma a responsabilidade e que não deixe o valor variar do 0 ao 1000 só porque sim, e sim que consigam manter o valor estável e +/- previsível… e que seja mais fácil de utilizar e seguro que as actuais… que estão constantemente a ser furtadas dos dispositivos com as maiores das facilidades.

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Se toda a gente a utilizar no seu dia a dia o valor não vai variar do 0 ao 1000 só porque sim.

    2. Avatar de Asiuol
      Asiuol

      Uma moeda digital controlada centralmente não tem qualquer valor, é uma base de dados com um nome giro.

    3. Avatar de Carlos Oliveira
      Carlos Oliveira

      Se não entendes o funcionamento da oferta e da procura (não estou a criticar pois não é fácil de perceber na intangibilidade destes ativos não estando totalmente informado) começa por perceber que existem as chamadas stablecoins. 1 criptomoeda é sempre = 1$. Por exemplo. E a tecnologia blockchain é igual. E a não centralização e transparência das transações é algo bonito que as massas têm que se começar a mentalizar que isto é o futuro meus caros.

    4. Avatar de Carlos Oliveira
      Carlos Oliveira

      E apenas acrescentar que de hoje para amanhã ninguém se vai lembrar de dizer “afinal não quero que valha 1$ a partir de agora vai variar” – como já ouvi dizer – isto não vai acontecer! Os smart contracts são algo imutável. Daí a não centralização em nada nem ninguém.

  3. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    Computador infectado => Ficas na miséria

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Por favor explique-se, estou a precisar de uma boa gargalhada. 🙂

  4. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Moedas digitais não são o mesmo que criptomoedas. Comvém não confundir.
    A China tem em desenvolvimento o seu projecto de criptomoeda, ligado aos seu banco central, ao mesmo tempo que está a atacar a mineração de criptomoedas e a utilização do sistema financeiro para transações de criptomoedas.
    Outros países têm em desenvolvimento projetos de criação de moedas digitais.

    Quem olha para as criptomoedas como o futuro do sistema financeiro entrou numa ilusão perigosa. As criptomoedas foram criadas pelo capitalismo selvagem para explorar os desesperados. Caso entrem nisso tenham em atenção que é pura especulação.

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      A China está a criar a sua moeda digital (não uma criptomoeda, obviamente).
      Vai dar muito jeito ao governo para saber o que cada um compra e vende.

      1. Avatar de Adeus
        Adeus

        O governo precisa de controlar. Menos controlo=menos segurança + corrupção

        1. Avatar de Eu sei lá
          Eu sei lá

          Isso já deve vir no livro “O pensamento de Xi Jinping”, que vai começar a ser estudado nas escolas.
          Se procurares no YouTube encontras este vídeo:
          https://www.rtp.pt/programa/tv/p37144

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Só se for na ficção,numa realidade alternativa distópica !! Era bom,era.Tá quieto !! 🙂

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Eu já não uso € fisico há algum tempo

  6. Avatar de fm
    fm

    se os t´tós que fazem estas previsões tivessem de pagar multas quando nada do que eles dizem acontece… não havia estes magnificos artigos de caca

  7. Avatar de O Pensador
    O Pensador

    Moedas digitais fazem parte de uma agenda maior que visa erradicar a privacidade em vendas e compras feitas de forma anónima com dinheiro físico e proporcionar um controle ainda mais totalitário a governos, Big tech e agências de segurança… Estas instituições ficarão com o poder de excluir os cidadãos por qualquer motivo que inventem e são uma ferramenta de submissão totalitária. Leiam e reflictam sobre este texto do escritor e jornalista Daniel Estulin…

    “Antes de abraçarmos a ideia de uma sociedade sem numerário (notas e moedas), temos de pensar que todo o dinheiro digital é um passo para um objectivo maior – um objectivo que tem em vista a destruição da liberdade humana. Esperem até que os grandes bancos e as agências de espionagem tenham o poder de cancelar a nossa capacidade de fazer transacções (eliminando o dinheiro físico e implementando um sistema monetário digital) ou aceder aos nossos fundos se por acaso eles não gostarem de algo que pensámos ou dissemos esta manhã na “privacidade” do nosso lar. A guerra ao dinheiro é uma guerra contra a humanidade – não deixem que tal aconteça.”

    1. Avatar de Toyti
      Toyti

      Concordo em absoluto mas infelizmente é inevitável o avanço tecnológico. Isso vai acontecer porque as pessoas vão aceitar a conveniência das moedas federais, governamentais centralizadas e o controlo e extorsão serão cada vez maiores. Mas há alternativas se as pessoas quiserem.

    2. Avatar de João Machado
      João Machado

      hmm….não sei se será bem assim, não tens nada que te conecte à tua wallet digital. Ou seja, o teu nome, email, nr de telefone, morada, etc. Portanto, se te quiserem bloquear a conta (wallet) não sei como vão fazer para associar o teu nome a determinada wallet. E podes ter 100 wallets, são todas grátis de criar. E se quiseres dificultar mais a coisa, podes usar Monero que não dá para rastrear as transações.

    3. Avatar de Test User
      Test User

      Tens Monero se queres privacidade

    4. Avatar de Gallu
      Gallu

      Google e Facebook sabem mais de tu que o governo.

      1. Avatar de Lara
  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Da forma como podem roubar e lavar o dinheiro, não me parece.

    1. Avatar de Nhaidk
      Nhaidk

      Já nos roubam e lavam o dinheiro nos bancos e ninguém se queixa. Acho que por ai ninguém vai criar problemas ahah

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Deves estar a falar quando deixas o dinheiro numa Exchange ou algo parecido, como o BES…

      Visto que ainda ninguém consegui roubar dinheiro de uma carteira privada de Bitcoin por exemplo, diria que é seguro, e melhor, podes ir tu ver se é ou não seguro, open source e tal…

  9. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    ainda há quem nao saiba que são criptomoedas, para quer servem, como funcionam e a sua tecnologia pro traz. Enquanto isto continuar a não ser bem explicado vai haver sempre alguem contra as criptomoedas.

    1. Avatar de Sardinha Enlatada
      Sardinha Enlatada

      Saber ou nao saber o que sao criptomoedas isso nao muda nada. Ja foi explicado ali em cima por um comentador qual o objectivo que querem fazer com as moedas digitais.

  10. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    O Pensador foi o único, que se aproximou da realidade.

  11. Avatar de Redin
    Redin

    Primeiro estranha-se. Depois entranha-se.
    Exército venezuelano começa a minerar bitcoin para obter ‘renda desbloqueável’
    https://news.bitcoin.com/venezuela-army-mining-bitcoin-for-unblockable-income/

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Para o exército venezuelano não há falta de dinheiro, mas quer mais.
      Também não lhe faltará eletricidade para minerar, que falta à população.

  12. Avatar de Elektro
    Elektro

    Hum… Não obrigado, se alguém perder uma carteira com Bitcoins é dinheiro que já não dá para substituir, se alguém morrer que tenha Bitcoins é outra vez dinheiro que não dá para substituir.

    Com o poder que a computação quântica promete terá capacidade para adulterar várias tecnologias entre elas Blockchain e deixa de ter o seu ponto mais positivo garantido que é a integridade.

    Portanto, irei preferir as moedas que alguns chamam de estúpidas no meu bolso ($, €….)

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Se tens o dinheiro no Banco, já é digital.

      1. Avatar de Elektro
        Elektro

        Sim, mas se me acontecer alguma coisa ele flui para outro sitio ou herdeiros ou o próprio estado ou mesmo o banco, e enquanto isso parece uma coisa má, não é, porque permite que o dinheiro flua.

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Se tiveres dinheiro físico em casa ou num cofre , não flui.
          Se por algum motivo ele for destruído, ele desaparece.

          Carteira com Bitcoins tens fazer uma distinção:
          -> maioria são nas exchanges, cliente não têm chaves. Na pratica é
          comparável com um banco, estas a depositar o dinheiro em forma moeda
          digital.
          -> Se tiveres uma chaves privadas de uma carteira. Sim nesse caso pode
          desaparecer e não flui. Tens os mesmos riscos no dinheiro físico.

          1. Avatar de Test User
            Test User

            Ao trocares dinheiro por bitcoin, exchange vai aplicar o dinheiro logo vai fluir.
            Comparável com ouro .

  13. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    A Interoperabilidade Vira através da Quant (qnt)

    dyor

  14. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    É só rir com ignorantes do “dinheiro em mão”. Metam os olhos em El Salvador

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Se têm o dinheiro no Banco, já é digital.

  15. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Se as criptomoedas substituir a moedas fiat será a maior asneira já alguma vez feita!! Basta cair e começarem a valer €0.10 cêntimos e lá vai a economia mundial para… Resultado se avançarem mas vale começar a comprar barras de ouro!!

    1. Avatar de João Machado
      João Machado

      Stable Coins? já ouviste falar?

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        “as stablecoins são lastreadas em ativos reais, concretos, como o ouro, o petróleo ou as moedas fiduciárias nacionais (euro, dólar, etc.).”
        e agora

        “De acordo com um inquérito recente dos executivos da indústria financeira, através da consultoria da Deloitte, os ativos digitais (como é o caso das criptomoedas) irão, provavelmente, substituir as moedas fiat – segundo o Observador, este é o nome dado à moeda emitida pelos Estados quando não é convertível num metal precioso -, dentro de cinco a dez anos.”

        A palavra chave é substituir as moedas fiduciárias (fiat) nacionais. As stable coins não substituem as fiats pois são anexadas a elas.

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Tens fiat indexadas a outra fiat (normalmente ao Dolar). As indexadas não substituem original.
          Tudo têm valor se for aceite para troca.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      A substituição não acredito q aconteça pelo menos tao rápido.
      As criptomoedas continuam a ser muito voláteis mas não até esse valores. Pelo menos as mais estáveis.

    3. Avatar de BragaFly
      BragaFly

      A todos os CriptoCegos…
      Gostamos ou não, se os bancos Centrais não tivessem controle na moeda, hoje a maioria estava á fome.
      Vejam a ginástica necessária para conseguir fintar a treta deste covid19.
      Endividados, sim, mas ainda vivos.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Se os bancos Centrais não tivessem controlo sobre a moeda agora estarias a comprar um quilo de massa por 30 euros. “Pior que um cego é aquele que não quer ver”!! Reza para que as tuas criptomoedas não passem a valer menos de €0.20

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Tudo muito bonito. Dividas são pagas nalgum momento.
          Se tiveres inflação pagas mais caro. Se tiveres desvalorização cambial pagas mais caro.
          Alguns dizem que verdadeira crise não chegou, bancos centrais são estão adiar.

  16. Avatar de Rui
    Rui

    Para as pessoas que dizem que preferem dinheiro em mão refletirem um pouco.

    – o ordenado vem e fica guardado no banco
    – pagam as compras com cartão débito / crédito
    – fazem transferências ou pagamento de serviço no multibanco ou pela app/site do banco

    Nestas operações onde são usadas as notas e moedas físicas?

    E neste ponto de vista a comparação entre € e bitcoin não é mt diferente.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Almoçar num café que não tem MB, comprar linhas numa retrosaria que não tem MB, ir ao mercado de Santana onde apenas 1 comerciante tem MB, Ir comprar pregos de qualidade na loja onde não há MB. Achas que chega de exemplos ou queres mais?

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Ó “Samuel MG”,deixe lá isso.Eles pensam que o mundo real anda à volta totalmente do mundo virtual.Não sabem o que é o dia a dia.Não se incomode que eu também não. 🙂

  17. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    Boas, Quando se diz no inicio do artigo:”alerta foi dado pelos proprios bancos” pouco mais á a acrescentar porque ja é hipocrisia a mais !!! mais anonimo que o dinheiro vivo na mão não conheço !!! pelos menos sem isenso trabalho ou falcatrua !!! Claro que aos bancos, (e a reserva federal dos EUA é um banco privado.), agora adoram ‘o algoritomo’ dos bitcoin dás-lhes imenso jeito !!! aida ontem apareceu mais uma ‘bug’ na Azur e nas outras ??? que de direito não deixa que o novo hardware e software sejam devidamente produzidos TESTANDO AFINCADAMENTE, logo dá sempre problemas exmemplo: Lembram-se que a ‘guerra das estrela” foi ‘cancela por problemas de software???