Activar BootScreen escondido no Windows Vista

14 Comentários

windows-vista-ultimate.jpgEsta é uma daquelas opções escondidas cuja utilidade eu não compreendo, mas à qual não deixo de achar uma certa graça. Na verdade alguém usa o bootscreen do Vista para escolher qual o SO que vai usar?

Se usam vários SO’s já passaram de certeza pelo processo de escolha antes de chegar a este bootscreen.

Esta é a razão pela qual eu compreendo a utilidade deste bootscreen alternativo, pois o arranque do Vista é extremamente simples e não requer grandes truques visuais. É para arrancar e depressa. Simples e concreto!

No entanto a Microsoft disponibiliza aos utilizadores uma interface de arranque ligeiramente diferente da que todos usamos.


Para quem não conhece ainda o bootsceren que acompanha o vista aqui têm uma imagem

image2

O bootscreen “escondido” tem como nome “Aurora” e aqui têm uma imagem do mesmo

image03

Para o activarem basta executarem o comando msconfig na linha de comandos do Vista

image04

Após isso, e na janela que abriu, devem seleccionar a tab Boot e ai dentro activarem a opção No GUI boot e cliquem em OK

image05

Será apresentada uma caixa a pedir um reboot que devem fazer. O próximo arranque já vai ser com o novo bootscreen. Para voltarem ao bootscreen inicial basta reporem a configuração do msconfig como estava, ou seja, desactivar a opção No GUI boot na tab Boot.

É possível que obtenham um erro do Windows Defender no primeiro arranque, mas podem activar o msconfig através do ícone da barra de tarefas e este problema desaparece.

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Por acaso já conhecia este truque.

    A Microsoft devería de alterar o boot padrão do vista no próximo Service Pack uma vez que o actual é muito feio. (e não sou só eu a dizer, existe muitos utilizadores a dizerem o mesmo)

  2. Avatar de Alex Ribeiro

    Putz… por mim poderia ser uma tela completamente negra apenas com a palavra “Carregando…” esse negócio de “bonitinho cheio de frus frus” só serve para deixar o pc mais lento e demorar a iniciar o que REALMENTE interessa, o SO.

    Mas para todo caso, aqueles que gostam de pc com “cara de penteadeira de moças da vida” têm vários recursos 3th part pela web.

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    essa e a imagem que aparece quando por exemplo pomos a hibernar, e depois iniciamos outra vez

    aparece essa imagem e o texto a dizer ” a retomar o windows”

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    muito bem.desconhecia esta opção,eu bem achei um bocadinho “fraquinho” um bootscreen apenas com a progress bar e sem qualquer referência que permitisse a um utilizador identificar qual o SO que está a ser carregado 😐

    melhorou,mas mesmo assim podiam ter feito melhor (okay, sou daqueles que querem sempre mais e melhor,lol)

    mas como o Alex Ribeiro referiu, existem vários recursos, é so procurá-los 😀

    Cumprimentos e Bom Fim de Semana para todos os “pplwarenianos” :p

  5. Avatar de Helder

    O Vista tem umas surpresas giras.
    E para quando as surpresas boas?? :):)

    Mentes Tortuosas

  6. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Quanta utilidade 😀 A MS devia era preocupar-se em não ter palha no SO para assim tentar ganhar um pouco mais de velocidade tanto no arranque como no desempenho.

  7. Avatar de Nuno Peralta
    Nuno Peralta

    @Ricardo Almeida

    E quem disse que era para ser útil?
    Sabes que podes mudar a GUI da boot, e aquela opção apenas desactiva o facto de poderes mudar.

    E sabes também que, se o Vista não tivesse a palha GIRA que tem, muita gente não comprava o Vista, porque, de facto, para trabalhar, o XP chega…
    A Microsoft é mais rica que tu, não é verdade? ………… será que não é por causa da palha?

  8. Avatar de akueda
    akueda

    não se trata de uma opção escondida, o próprio XP também a tem, e se fizerem a mesma opção no XP, ao carregar as configurações do windows nao aparece “loding” nenhum aparece sim um ecrã preto… e este comando “msconfig” dá direito a mais opções(pelo menos no XP) nao só esta de mudar o boot screen, tambem tem outros separadores como por exemplo, para poder-mos escolher os programas k vao ser carregado enquanto o windows faz o boot com screen ou sem ele… por isso mais uma vez digo k não é uma opção escondida, só nao está é a vista de todos, pois o utilizador normal nao precisa de lhe mexer, nem sequer sabe do k se trata…

  9. Avatar de Pouic
    Pouic

    alguém tem ai um site com boot’s destes para xp ?

  10. Avatar de Suicide-Squad
    Suicide-Squad

    Este truque conheço-o desde cedo, mas tem um problema grave:
    Se por ventura o PC for mal encerrado e arrancar o checkdisk antes de entrar no windows, o ecrã fica todo preto, apesar o do checkdisk estar a funcionar na mesma e o Windows arrancar de seguinda, o que pode gerar muita confusão a alguns users menos experientes, pensando que o boot falhou, quando na realidade tudo se está a processar normalmente, mas em modo “oculto”.

    Fica aqui o aviso 😉 Eu acabei por tirar do meu esse bootscreeen pkausa disso mesmo.

  11. Avatar de vilquer
    vilquer

    hehehe — no windows 98 também tinha como deixar a tela preta na inicialização, usava-se power toys para fazer…

    não sabia que era possível no XP e Vista… Parabéns pela dica!!!

  12. Avatar de Fábio
    Fábio

    Pouic tens aki –> http://www.myvistaboot.com/Joomla/

    eu uso o Aurora 3D

    Cumps

  13. Avatar de Nuno

    Interessante.:)

    PS:
    Já agora.. eu tenho Ubuntu e o Vista.. sem ter que desinstalar o Linux, posso “safar-me” da opção de selecção do SO?

    Abraço

  14. Avatar de dois
    dois

    AHHH… eu ja cansei disso… quando é q os nucleos dessas plataformas vao começar a vir em ROM´s ?? assim esse boot fica instantaneo e acaba esses tantos “paus” q precisam de horas p reinstalar….