Há mais uma passadeira 3D em Portugal! Saiba onde fica

36 Comentários

As passadeiras 3D foram criadas no Japão e chegaram a Portugal em 2018. As primeiras passadeiras de peões 3D apareceram na Maia e o objetivo era garantir uma maior segurança rodoviária.

Portugal ganhou recentemente mais uma passadeira 3D. Saiba onde fica.

Há mais uma passadeira 3D em Portugal! Saiba onde fica


Passadeira 3D é feita através da pintura…

As primeiras passadeiras tridimensionais foram implementadas na cidade Ísafjörður, na Islândia, que colocou em prática uma forma inovadora de diminuir a velocidade dos automóveis nas estradas: pintou uma “passadeira 3D”, criando ilusão ótica e por consequência os condutores reduzem e travam quando se aproximam.

O Município de Vieira do Minho, atento à prevenção rodoviária, procedeu recentemente à repintura de passadeiras para peões no perímetro urbano da Vila.  Adicionalmente foi pintada uma passadeira tridimensional na lateral da Praça Dr. Guilherme de Abreu. Assim, Vieira do Minho passa a fazer parte de um lote restrito de Municípios em Portugal que dispõe de passadeiras 3D.

Há mais uma passadeira 3D em Portugal! Saiba onde fica

A implementação deste tipo de passadeiras é feita através da pintura, tal como nas passadeiras convencionais, mas de forma diferente do habitual: é desenhada com o propósito de gerar uma ilusão de ótica aos automobilistas, a partir de uma certa distância. As faixas brancas parecem um obstáculo flutuante que leva os condutores a abrandar.

Como é natural neste tipo de desenhos, a ilusão só funciona de um certo ângulo, mas neste caso é o ângulo correto, ou seja, de modo a ser visto pelos condutores que se aproximam.

Estes efeitos 3D na estrada, mostram ser uma medida eficaz para reduzir a velocidade rodoviária.

Leia também…

Portugal vai ter 10 radares que calculam velocidade média

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Mas decerto alguém se lembrou que os motociclistas passam entre as linhas brancas, certo? E que isto nos obriga a manobras EVASIVAS.
    Deixem-se estar com as lombas normais que é melhor.

    1. Avatar de Jorge Martins
      Jorge Martins

      A serio?

    2. Avatar de mavidoor
      mavidoor

      Deves ser um anjinho….no transito….piuuuu

    3. Avatar de zequinha
      zequinha

      Não dizes coisa com coisa.

    4. Avatar de Bibópuorto
      Bibópuorto

      As lombas devem ser todas removidas, podes reduzir até parar que estraga sempre o carro.

    5. Avatar de Bibópuorto
      Bibópuorto

      As passadeiras (e semáforos) estão lá por uma razão. Os acidentes vão acontecer sempre porque há quem arrisque, como por exemplo o de uma mãe que põe o carrinho com bébé à frente para dar sinal que quer atravessar – eu já vi.

  2. Avatar de JF
    JF

    O que esta gente inventa, para gerar mais acidentes.

    1. Avatar de robin
      robin

      quem olhar a ultima pensa que são pedras na estrada trava de repente lá se vai uma traseira.

      1. Avatar de eu2
        eu2

        quem olhar a ultima e não trava lá se vai a mãe e o filho que iam a atravessar

  3. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Underglow? Espera aí! Isso confunde quem está a conduzir e gera acidentes!
    Passadeiras “3D”? Bem-vindos ao “futuro” super seguro

  4. Avatar de Fusion
    Fusion

    Uma pessoa dentro dos limites de velocidade legais que veja essa passadeira pode assustar-se e fazer uma manobra perigosa, embater em algo que esteja nas laterais da estrada ou fazer uma travagem a fundo e um possível embate na traseira por parte de um condutor.

    1. Avatar de zequinha
      zequinha

      Passa na jornais da TV e já todos ficam a saber, ninguém se assusta e todos veem melhor, sobretudo á noite. È como as luzes de presença dos carros durante o dia. Ajuda.

  5. Avatar de CRP
    CRP

    Ainda há outra ao fim de passar 3 ou 4 vezes, o efeito “mental” desaparece.
    Alem do perigo, nas primeiras vezes assustar o condutor, nas restantes pode atropelar o peão.(Vai concentrado que ali há uma passadeira 3D, esquecendo-se do principal.)

    1. Avatar de zequinha
      zequinha

      Só dizes parvoíces!

  6. Avatar de Lucas
    Lucas

    É só estúpido.
    Tem tudo para correr mal.

  7. Avatar de Blam-O
    Blam-O

    “Assim, Vieira do Minho passa a fazer parte de um lote restrito de Municípios em Portugal que dispõe de passadeiras 3D.”

    Assim esperemos que continue. Não sei quem foi a alma que teve esta ideia, mas a estrada não é o melhor sitio para arte. As estradas musicais ainda era como o outro dizia, ainda que um trabalho desnecessário… agora.. algo que só vem causar confusão às pessoas, propicio a criar acidentes? Minguem imaginou os riscos disto!?

    1. Avatar de zequinha
      zequinha

      Ver melhor causa confusão e cria acidentes?! Andas muito confuso.

  8. Avatar de R
    R

    A pergunta que se impõe é: já há provas dadas deste tipo de passadeiras?

    1. Avatar de zequinha
      zequinha

      A evidência é o automobilista ver melhor a passadeira. Não precisa de prova.

  9. Avatar de .
    .

    Se nem o artigo 49 cumprem… Ou o 50 e 51 …
    Pior é que se a polícia multasse não se via tanto , mas a Cereja ainda é a própria ansr pedir perdão para 80% das multas ( saiu num jornal ).
    Uma maravilha lusófona.

  10. Avatar de Dan
    Dan

    Bela duma notícia. Lá no Instagram até dizem que é a primeira do país. Parabéns Faltava era se informar que Cascais já tem uma dessas ha uns 2 anos ou mais. E não, não serve de nada, só para rir

  11. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Cada tiro cada melro.
    Não precisam de fazer pinturas destas em 3d a simular buracos nas estradas. Para a ausência de marcações também não precisam de inventar. São raríssimas. Para o estacionamento em segunda fila ou em cima de passeios idem.

  12. Avatar de Dino
    Dino

    Mais uma para a malta se assustar e pode levar a despistes mas enfim é o que temos

  13. Avatar de Japonês
    Japonês

    No Japão, redúzio em 87% o atropelamento em passadeiras, por isso e muito bem, como vocês todos aqui disseram, vai ser pior, como é habito no português, enfim, continuem assim cordeirinhos…

  14. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Passadeiras 3D, isso não é novidade nenhuma, ainda no outro dia vi o símbolo, quando dei por ela o carro raspou em baixo e saltou, porque a passadeira era 3D nas não tinha tinta.

  15. Avatar de Ricardo Franco
    Ricardo Franco

    Realmente tudo se critica. Encontraram aqui uma forma bastante eficaz de abrandarmos e ao mesmo tempo não danificarmos o carro caso de trate de uma lomba. Façam o mesmo para substituir as lombas.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      realmente, há pessoas nasceram só para criticarem e sem saber o que estão a dizer. Povo tão negativo, será que foram todos maltratados na infância ?

      1. Avatar de zequinha
        zequinha

        O criticar pode ser positivo quando existe racionalidade no que se diz, e o objectivo é melhorar.
        O problema é dizer mal por dizer mal, por arrogância e vaidade.
        A cultura é de facto um legado do passado, não nasce com a pessoa, é-lhe introjetado.

  16. Avatar de zequinha
    zequinha

    Realmente, o nível de comentários aqui, só atesta a incapacidade do tuga para refletir mais do que dois dedos, e a sua vontade de ser estúpido. O objetivo é apenas facilitar a visualização. Só nunca sabendo é que pode parecer estranho.

    1. Avatar de A.F.
      A.F.

      Zézinho o Mundo gira a tua volta?
      Criticar é fácil sendo ofensivo.
      “Diz o Roto para o Nu, que vestes tu”

      Next
      Gosto da ideia e se fosse funcional, com resultados positivos, era de implementar nas ruas dentro das cidades, com maior movimento de peões.

      1. Avatar de zequinha
        zequinha

        Só se pode ofender, quem não quiser aprender.
        E pelos vistos, mais uma opinião sem explicação lógica alguma.

      2. Avatar de zequinha
        zequinha

        Gostavas de explicar melhor porque achas que não funcionaria? Obrigado.

  17. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Isso não dura tempo nenhum. Passadeiras pintadas têm uma durabilidade muito reduzida, em pouco tempo as linhas começam a desaparecer. Seja 2D ou 3D. Em algumas cidades fizeram as passadeiras com recurso a pedras de cores diferentes e aí já dura.

  18. Avatar de lk
    lk

    Se vir uma destas vou parar o carro de certeza…
    …e depois vou sair e vou lá apalpar… e só depois de ter garantida a minha segurança é que volto a entrar no carro e retomo a marcha do mesmo!

  19. Avatar de A. Barreira
    A. Barreira

    Quem não estiver informado, da primeira vez, para mesmo, acho que vai ser um engarrafamento..