Castelo Rodrigo: A primeira aldeia histórica sem carros a combustão

29 Comentários

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é, no seu todo, um autêntico espaço monumental que conserva importantes referências no plano medieval.

Castelo Rodrigo passará a ser a primeira aldeia histórica de Portugal sem ruído nem emissões, pois não poderão circular carros a combustão. Mas haverá outro meio de transporte.

Castelo Rodrigo: A primeira aldeia histórica sem carros a combustão


Castelo Rodrigo terá carros elétricos…

O momento é de mobilidade sustentável e em Portugal há já várias ações nesse caminho. Em outros países, a circulação de carros a combustão tem sido limitada em algumas cidades e em Portugal começam a dar-se os primeiros passos.

A Renault Portugal e a Associação Aldeias Históricas de Portugal assinaram recentemente um protocolo de colaboração com o objetivo de tornar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável – livre de emissões de CO² e de ruído!

Castelo Rodrigo: A primeira aldeia histórica sem carros a combustão

Nesse sentido, será disponibilizada uma frota de modelos elétricos Renault (Twizy, Twingo Electric, ZOE e Kangoo Z.E.) aos residentes e profissionais que exercem atividade no território, bem como aos visitantes da aldeia.

Castelo Rodrigo: A primeira aldeia histórica sem carros a combustão

Este é um projeto-piloto que poderá estender-se a áreas para além da mobilidade, de modo a reforçar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo como uma referência no domínio da sustentabilidade.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Umx
    Umx

    “… com mobilidade 100% sustentável…”
    A energia eléctrica será de fontes renováveis?

    1. Avatar de exacto
      exacto

      E as baterias, são extraídas de forma sustentável e responsável?

    2. Avatar de Ev
      Ev

      E os combustíveis são extraídos, transportados, refinados, novamente transportados e posteriormente consumidos de forma sustentável? 70% da energia produzida em Portugal é de origem renovável…

      1. Avatar de fm
        fm

        queres dizer 33% da produzida ( 54% da consumida ) inventaste os 70%

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Castelo Rodrigo ficava perfeito sem qualquer tipo de carro. Não há necessidade alguma de haver carros dentro da Aldeia.

    E depois:
    – Ruído? O barulho do rolar dos pneus naquelas estradas abafa mesmo o som de motor de um trator.
    – Emissões? Muito preocupante, pois a zona é muito abafada com imensos carros a circular a toda a hora!

  3. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Se mal cabe um carro naquelas ruas, deviam era proibir todo o tipo de veículos. Depois comem palha porque o camião que transporta a comida é a diesel…

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Bom documentário para verem sobre essas tais energias “verdes”
    https://youtu.be/stxkY2JelZ0

  5. Avatar de Eth
    Eth

    Se eu for visitar essa Aldeia vou ter de trocar de carro? 😛

  6. Avatar de JF
    JF

    A Aldeia de Castelo Rodrigo ao utilizar carros eléctricos, está prejudicar gravemente a Natureza, o Meio-Ambiente, e o Ser-Humano, pois estes veículos – para além de terem uma manutenção muito cara e um rendimento inferior – são extremamente poluentes.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Os carros elétricos são poluentes ?? Agora é que me está a dar uma nova.Eu nem acredito no que leio.

    2. Avatar de Blam-O
      Blam-O

      “para além de terem uma manutenção muito cara e um rendimento inferior – são extremamente poluentes.”

      Postas de pescada a seco é que não

      1. Avatar de EV
        EV

        Esta gente vê a publicidade da BP “Somo carbono 0” e pensam que eles é que são ecológicos ao atestar o carro… A internet foi uma das melhores coisas que inventaram, pelo acesso à informação e aproximação de ideias e pessoas, mas para os ignorantes que não sabem filtrar aquilo que leem e verificar a veracidade dos factos, é uma ferramenta muito perigosa, que leva a ideia extremistas sem qualquer tipo de fundamento.

  7. Avatar de AlexX
    AlexX

    A residentes e profissionais ainda entendo, agora visitantes… será que estes últimos têm obrigatoriamente que levantar o carro na sede de concelho para depois deixá-lo à entrada da aldeia? Se é para aqueles que não suportam andar 100 metros a pé ou pessoas com mobilidade reduzida, acho que seria bem melhor a Renault passar a fabricar também tuk-tuk eléctricos, sempre apreciavam melhor o meio envolvente que de dentro dum carro.. Engarrafamentos com buzinadelas…

    1. Avatar de inEVitável
      inEVitável

      O twizy é uma espécie de tuktuk, arejado, mono lugar…

      1. Avatar de inEVitável
        inEVitável

        … bilugar vá

      2. Avatar de AlexX
        AlexX

        Nem conhecia esse.. Sim, até podia ser uma solução interessante para os visitantes se removessem a capota e montassem mais dois bancos costas com costas.. E para conhecer o concelho, não apenas a aldeia.

  8. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Felizmente faço intensão de nunca lá meter os pés.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      https://www.infopedia.pt/$intencao-ou-intensao

      “Intensão quer dizer, entre outros sentidos, «aumento de tensão; intensidade»”

      Tem calma rapaz, já vi que estás tenso…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1
      Qualidade de vida é viver num local com bastante trânsito e fumo.
      Não há nada melhor que estar numa esplanada junto à uma rua/ estrada movimentada na hora de ponta.

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Sócrates diria que o que está em falta ali é ferro, betão e alcatrão. Adaptavam a circunvalação para três faixas em cada sentido e montavam um sistema de metro suspenso percorrendo do alto todas as ruas. Uma roda gigante no castelo para que vissem tudo melhor e faziam da aldeia uma mega discoteca/bar aberta 24/6… E aeroporto internacional em Figueira 😀

    3. Avatar de kodiakshadows
      kodiakshadows

      Não sabes o que perdes, enfim … mas também é caso para te sentires que não fazes lá falta.

  9. Avatar de Robin
    Robin

    Mas pode ser absorver radiação electromagenica não deita cheiro .

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Típico idiota português nos comentários admirando que o país não esteja pior…

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      São os mesmos que afirmam que para reduzir a poluição nas cidades é necessário retirar as bicicletas e melhorar as estradas para aumentar a circulação de automóveis.

  11. Avatar de fm
    fm

    portanto os residentes passam a ter carro á borla, com energia para os alimentar paga pelo estado, ou seja por todos nós, e certamente a renault vai fazer manutenção á borla e acrescentar veiculos caso a “frota” não chegue.

    é um daqueles esquemas que têm data de fim ( o final do protocolo assinado)

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Sem dúvida tem data de fim. Não sabemos no entanto se os residentes poderão carregar os carros à borla.
      É um mundo de esquemas, basta teres uma boa ideia de investimento no interior rural e nem precisa ser original que existem apoios do estado e de empresários para que a executes. E o país ainda está cheio de pequenas aldeias lindíssimas e praticamente desertas, que já não é o caso desta no artigo.

  12. Avatar de inEVitável
    inEVitável

    A Renô a fazer cheque à concorrência?
    Haverá pontos de carga para alimentar esses KWs todos?