Dica: Deixe que o Android diga em voz alta quem está a ligar com esta configuração

18 Comentários

O Android tem alguns pormenores diferentes e que permitem níveis de personalização muito grande. Os utilizadores podem alterar pormenores que criam uma versão personalizada do sistema e que se adapta Às suas necessidades.

Uma das mais recentes novidades permite ao Android dizer em voz alta quem está a ligar sempre que receberem uma chamada. Aproveita a app Telefone da Google e é muito simples de ativar e de usar nos smartphones.

Android chamada voz alta ligar

Personalizar o Android é um processo simples e direto. Este sistema é aberto e permite alterar opções ou usar uma app para mudar completamente vários aspetos relevantes, quer gráficos, quer de funções disponibilizadas.

As próprias apps da Google permitem ajudar neste processo, em especial as que são usadas em áreas mais sensíveis. Falamos, por exemplo, da app Telefone, que recebeu recentemente uma novidade. Permite ao Android dizer em voz alta quem está a ligar.

Para ativar esta funcionalidade basta abrir as Definições da app. Carreguem nos 3 pontos que existem no canto superior direito e isso abrirá o menu, só precisam mesmo de escolher esta opção, que está no meio das 3 entradas presentes.

Na lista de opções que vão ter nas definições, devem descer até ao final, na zona destacada, com o nome Avançada. Aqui têm 2 opções, devendo ser escolhida a primeira delas, com o nome Anúncio de identificação de chamadas.

Com uma única opção presente, devem entrar e vão ver a lista que podem escolher para alterar. Existe a opção Sempre, Apenas com auscultadores e Nunca. Escolham a primeira opção ou, eventualmente, a segunda para terem essa informação sem olharem ao smartphone.

Desse momento em diante, e sempre que receberem uma chamada, o nome que têm na agenda ou o número será anunciado. Sem olharem ao smartphone sabem de imediato quem está a ligar e podem, se quiserem, atender ou não a chamada telefónica.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Celso
    Celso

    No meu Realme X2 com a UI 2.0 não me aparece essa opção 🙁

    1. Avatar de Tiago Batista
      Tiago Batista

      Experimente colocar o Telefone da Google.

      1. Avatar de Celso
        Celso

        continua a não aparecer essa opção 🙁

        1. Avatar de JCR
          JCR

          Porcaria china, estavas à espera do quê?

          1. Avatar de Theboice
            Theboice

            Portanto estás a usar tudo material NÃO FEITO; CONSTRUIDO, NA CHINA, TUDO MATERIAL FEITO, CONSTRUIDO NA EUROPA, ACERTEI? Diz aqui ao povinho o que usas e onde é fabricado pois ninguém deve conhcer esse feito…

  2. Avatar de Quando
    Quando

    Quando é que repõem o gravador que grave chamadas recebidas? Dizem que a UE proíbe isso, mas os da Xiaomi ou não leram esse memorando, ou borrifaram-se para ele.

    1. Avatar de JCR
      JCR

      Xiaomi = China = Ditadura espiã, borrifaram-se mesmo, faz queixa deles à UE!

  3. Avatar de Diogo Silva
    Diogo Silva

    No meu Poco F1 também não tenho essa opção.

    1. Avatar de JCR
      JCR

      Porcaria amarela de olhos em bico, não pode ter qualidade!

  4. Avatar de VictorT
    VictorT

    Não recomendo a quem seja comprometido e uma Maria esteja sempre a telefonar eheheh.

    1. Avatar de Luis Rosalino
  5. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Eu também não tenho essa opção Android 10 instalado.

  6. Avatar de Marco Rodrigues
    Marco Rodrigues

    O meu oppo a72 é da China e sempre teve essa configuração na aplicação telefone Google e na aplicação do telefone Samsung s8 também,mas a aplicação da Google é melhor em todos os aspectos.

  7. Avatar de Vasco
    Vasco

    Activei e é uma “pita” exceptuando ao conduzir ou com auscultadores. Em uso normal a voz repete constantemente, a ponto de se tornar algo irritante. Como uso inglês no sistema operativo ouvir o Google a ler os nomes portugueses é uma experiência hilariante.

  8. Avatar de Luis Ribeiro
    Luis Ribeiro

    O meu nokia 8…. sim antigo faz isso 😀

  9. Avatar de Chacal
    Chacal

    Alcatel X3 tem a opção, mas não testei ainda.

    Coisa boa, é que tem opção de auscultadores.

  10. Avatar de Afonso Freitas
    Afonso Freitas

    Eu tenho um Samsung A40 devidamente atualizado (Android 11) e nada daquilo que é indicado aparece.

  11. Avatar de Anildo Alves
    Anildo Alves

    o som sai muito baixo, antes da atualização do Android 10 para o 11 funcionava claro e em bom som, agora nem encostando o ouvido dá para ouvir