Robôs Atlas da Boston Dynamics dominam o Parkour e é perturbador [vídeo]

40 Comentários

A evolução dos robôs humanoides tem sido feita de forma impressionante pela Boston Dynamics e ao longo dos últimos anos temos vistos façanhas impressionantes para uma máquina. E até onde pode ir esta evolução?

Um novo vídeo mostra como é que estas máquinas dominam movimentos como o parkour e não deixa de ser perturbador. Veja o vídeo.

Robôs Atlas da Boston Dynamics dominam o Parkour e é perturbador [vídeo]


Os robôs humanoides

Esta não foi a primeira vez que a Boston Dynamics, empresa do grupo da Hyundai, colocou o seus robôs humanoides a saltar obstáculos. O parkour parece que é uma atividade “apreciada” pelos Atlas.

No entanto, a evolução tem vindo a acontecer e é cada vez mais perturbador ver o movimento sincronizado destas máquinas e a forma como os seus movimentos se confundem com os movimentos de qualquer um de nós.

O vídeo de dois robôs a saltar plataformas, caixas e vigas, foi partilhado hoje pela empresa e pode ser visto abaixo.

Apesar de parecer apenas uma brincadeira, a Boston Dynamics tem como objetivo tornar os robôs capazes de lidar com uma ampla variedade de tarefas com destreza humana. Esperando nós, humanos, que se mantenham do nosso lado.

Quem é (o que é) o Atlas?

Atlas é o robô humanoide mais dinâmico que existe. O sistema de controlo avançado do Atlas e o seu hardware de última geração dão ao robô a força e o equilíbrio para demonstrar agilidade de nível humano.

Trata-se, na verdade, de uma plataforma de investigação da Boston Dynamics projetada para ultrapassar mesmo os limites da mobilidade de todo o corpo.

Já viu o Atlas a dançar ao lado do Spot e do Stretch?

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gallu
    Gallu

    Bem vindo ao era dos dataísmo

  2. Avatar de Markito
    Markito

    Tem algo errado nas sombras dos robôs! E a câmera anda em locais estranhos. No mínimo alguma edição ou melhoramentos de efeitos especiais aconteceu nesses vídeos.

    1. Avatar de Secadegas
      Secadegas

      A Terra também é plana e o 5G dá covid… Mais tabaco nisso.

    2. Avatar de paulo
      paulo

      concordo! ha aqui montagem!

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Pois há, foi gravado um vídeo. Há sempre uma montagem a ser feita antes de ser exportado.

    3. Avatar de Luis Costa
      Luis Costa

      Não há montagem, só ceticismo. Mas uma coisa é clara, todas as manobras foram pre programadas e isto não passa de uma demonstração de agilidade

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        É verdade. No entanto, não deixa de ser uma demonstração impressionante do que fisicamente os robôs já são capazes de fazer.

        Se juntarem inteligência artificial suficientemente avançada, aí é que a porca torce o rabo…

      2. Avatar de Vítor M.

        Certo. É um facto, apesar desta máquina controlar com precisão as ordens dadas e adaptar-se a situações novas. Há um um novo mundo robótico a despertar.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Tens toda a razão, Vítor. Embora ainda só tenhamos Inteligência Artificial fraca, a evolução tecnológica está a avançar numa linha exponencial, não linear: https://singularityhub.com/2016/03/22/technology-feels-like-its-accelerating-because-it-actually-is/

          Desta forma, mesmo os peritos não conseguem garantir quando iremos ter Inteligência Artificial forte…mas tudo indica que está mais próximo que muitos pensam (mesmo os próprios especialistas que indicam que ainda está longe de acontecer).

      3. Avatar de João Silva
        João Silva

        Mulheres preparem-se, vão ter um escravo para passar a roupa a ferro.

        1. Avatar de Emilio
          Emilio

          Ja temos robos Joao Silva e você ainda está no século passado!??

      4. Avatar de Rui
        Rui

        Luís, está enganado. As manobras não foram “pré programadas” no sentido que está a pensar. Estes robôs tem um algoritmo de IA, e depois de lhes darem o percurso, levaram um mês a cair muito até se auto programarem para fazer o percurso bem, sem caírem.
        Há montes de vídeos das quedas….

    4. Avatar de iDroid
      iDroid

      As steadycams foram inventadas nos anos 70, e agora há uma dispositivos chamados drones…

    5. Avatar de PJA
      PJA

      São tipos que estão dentro dos robôs

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Da mesma família dos que estão dentro das ATMs! Fico sempre espantado como conseguem contar notas tão rápido

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          São anões treinados desde pequeninos. Uma coisa impressionante, digo-te!

  3. Avatar de JR
    JR

    Os mortais, no fim, é que são impressionantes

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Chineses a copiar isso tudo em 5… 4… 3… 2… 1…

  5. Avatar de Robin
    Robin

    A policia politica do futuro.

  6. Avatar de jon@x
    jon@x

    Não me surpreende até porque a tecnologia é já uma realidade.
    Em breve teremos exércitos de robots a fazerem as guerras connosco e contra nós.

  7. Avatar de Zé das couves
    Zé das couves

    Assusta a complexidade por de trás de um bicho destes…
    Parabens a Boston Dynamics.
    Isto é algo estrondoso.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Sem dúvida alguma. É só pesquisar no youtube alguns vídeos que mostram a evolução dos robôs humanoides e a sua capacidade de locomoção e uma pessoa fica incrédula ao verificar a velocidade a que estão a melhorar…

  8. Avatar de art
    art

    Sem saber o numero de tentativas com insucesso o filme tem pouco valor

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Percebo o que dizes. Se fossem pessoas a realizar estas manobras dar-te-ia toda a razão. No entanto, tendo em conta que são robôs, o número de tentativas falhadas deve ter sido bem menor (comparando com um humano).

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Não. A polícia política ou outras mais ou menos políticas são do homens… Mesmo com letra pequena

    2. Avatar de Guilherme Tiago
      Guilherme Tiago

      Podes ver aqui um exemplo do que aconteceu nas que falharam: https://gfycat.com/easytamegrouse

      1. Avatar de art
      2. Avatar de iDroid
        iDroid

        Obrigado pelo vídeo.

  9. Avatar de sillax
    sillax

    Este vídeo é garantidamente 75% edição.

    1. Avatar de noone
      noone

      75% não digo mas 74%.. é garantidamente..

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não gosto muito

  11. Avatar de Robin Hood
    Robin Hood

    Interessante!
    Mas o mais legal é quando erram LoL
    https://thumbs.gfycat.com/EasyTameGrouse-mobile.mp4

  12. Avatar de Jose Silva
    Jose Silva

    Eu gostava mesmo de ver o atlas dar um salto mortal à retaguarda mas depois de dar uma refeição a um idoso ou outra pessoa doente que não se passa alimentar sozinho. Este exemplo ou outro que de fato traga alguma maior valia para a humanidade.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Isto é uma demonstração. Para bom entendedor meia palavra basta.

  13. Avatar de Daniel
    Daniel

    Ainda ontem estava a ver o blade runner e pensei:
    2045 já pouco falta pouco, que falta de noção cronológica ahmmm como o “2001 odisseia no espaço”, bem que podiam apontar para 2100 para não parecer ficção e bla bla
    (falo das nossas projecções no tempo que ficam sempre aquém do que acontece no real, nada contra o “blade runner”)
    Hoje digo que 2045 até poderá ser parcialmente real…
    Autonomia do meio mecanico com integração de AI ao nível que ja conhecemos uuiiiiii (perturbador)

    Nem vou falar da superação da criação com inteligência superior Vs criador parasitário, ou do papel do homem no futuro sendo o a segunda espécie predominante (ou sua extinção)

  14. Avatar de Luis
    Luis

    Pronto ok, sou só eu que acho que o video é fake. Principalmente no mortal para trás parece-me muito lento o movimento. Mas posso estar redondamente enganado!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Há 25 anos já existiam cães a pilhas a dar mortais à retaguarda, não percebo o espanto 🙂

  15. Avatar de rm
    rm

    Por favor dêem AI a esses bichinhos……….
    Para quem não percebeu estava a ser sarcástico.
    Não sou engenheiro nem vidente mas não prevejo um bom fim nisto.

  16. Avatar de Rui
    Rui

    Alguns humanos sempre tiveram medo do desconhecido e da novidade. É natural. Mas não tem sido com os velhos do Restelo que a espécie evolui. Vamos ter robos a efectuar tarefas humanas muito rapidamente. Vamos ter viaturas com condução automática (robos com uma forma diferente) e espero que ninguém pense que de repente eles queiram atropelar multidões. Os robos virem a tornar-se maus, penso ser uma projeção dos piores sentimentos humanos.
    Mas sim, vamos ter que aprender a viver com os robos, primeiro aqueles que desempenham tarefas, depois os que poderão vir a ser um parceiro intelectual ou sentimental. Tudo será possível, provavelmente dentro de 20 a 40 anos.