Debian 11 Bullseye: Chegou uma das melhores distros Linux!

26 Comentários

O Linux Debian é uma das distribuições mais populares do mundo e também uma das que serve de base para muitas outras como, por exemplo, o popular Ubuntu.

Hoje foi apresentado oficialmente o novo Debian 11 Bullseye. Conheçam as principais novidades.


Após 2 anos, 1 mês e 9 dias de desenvolvimento, o projeto Debian apresentou hoje uma nova versão da sua distribuição. A versão estável e final do Debian 11 Bullseye passa a estar hoje disponível e terá suporte durante os próximos 5 anos.

O Debian 11 Bullseye vem com diversas aplicações e ambientes de área de trabalho. Entre outros, estão incluídos os seguintes ambientes de área de trabalho:

  • Gnome 3.38,
  • KDE Plasma 5.20,
  • LXDE 11,
  • LXQt 0.16,
  • MATE 1.24,
  • Xfce 4.16.

Este lançamento contém 11.294 novos pacotes de um total de 59.551 pacotes. Foram atualizados 42.821 pacotes e 5.434 pacotes permaneceram sem alterações. O bullseye é a primeira distro que vem com kernel Linux com suporte para o sistema de ficheiros exFAT.

O Debian 11 bullseye inclui muitos pacotes de software atualizados (mais de 72% de todos os pacotes da versão anterior), tais como:

  • Apache 2.4.48
  • BIND DNS Server 9.16
  • Calligra 3.2
  • Cryptsetup 2.3
  • Emacs 27.1
  • GIMP 2.10.22
  • GNU Compiler Collection 10.2
  • GnuPG 2.2.20
  • Inkscape 1.0.2
  • LibreOffice 7.0
  • kernel Linux série 5.10
  • MariaDB 10.5
  • OpenSSH 8.4p1
  • Perl 5.32
  • PHP 7.4
  • PostgreSQL 13
  • Python 3, 3.9.1
  • Rustc 1.48
  • Samba 4.13
  • Vim 8.2
  • mais de 59.000 pacotes de software prontos para usar, construídos a partir de 29.000 pacotes-fonte.
  • Saber mais aqui.

Num próximo artigo iremos ensinar como podem usar esta distribuição. Estejam atentos.

Debian 11 Bullseye

 

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dude
    dude

    Mais um derivado… Se se juntassem todos e fizessem um melhor. Passavam pelo windows a mach 3…

    1. Avatar de sweet
      sweet

      Não é um derivado, é uma distribuição original, das primeiras, lançada em 1993.

    2. Avatar de Ru
      Ru

      Derivado de quê?

    3. Avatar de Johnny
      Johnny

      OH dude.. neste caso é mais ao contrário.. é de onde a maioria deriva de 😀

      1. Avatar de Rogério
        Rogério

        Vou aprender manda o tutorial…desde o início…como dar boot na máquina, instalar a partir de um Pen drive que já tenha o boot do win instalado…bora lá, mostre me como!
        Valeu!

    4. Avatar de Dumb&Dumber
      Dumb&Dumber

      Ja pesquisava qq coisa antes das habituais postas de pescada..

      Se calhar passou por si a mach 5 o debian…

    5. Avatar de VC
      VC

      Dude antes de falares informa-te, para nao correres o risco de dizer anseiras como o que acabaste de escrever. Debian é a base de mais de 80% das distribuições Linux

  2. Avatar de Insider
    Insider

    O que digo há muitos anos!

  3. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Outra? Que também é das melhores… O Linux é do mais fragmentado que há. Grande confusão!

    1. Avatar de Gustavo Porto
      Gustavo Porto

      Até porque Linux é o kernel usado em vários sistemas GNU, é parte de um todo por si só já fragmentado

    2. Avatar de Dumb&Dumber
      Dumb&Dumber

      Confusao onde?
      Linux para início de conversa, é um kernel.

      Um kernel usado no Android, nalguns sistemas operativos, e ate outros dispositivos que possa ter em casa.

      Um kernel faz de ponte entre hardware e software (drivers e essas coisas).

      A partir daí existem varios sistemas operativos que montam aplicações em cima desse kernel.

      Liberdade de escolha é muito importante. Voce pode escolher alguma coisa no windows ou mac?

      Diferentes distribuições nao passam de diferentes escolhas de aplicações instaladas de base.

      Nada mais.
      Onde está a confusao?

      Comprar carro tb é confuso?
      Motores vag em vw, audi, seat, skoda..
      Motores renault na renault, dacia, nissan, nalguns mercedes..

      É a mesma treta… Um kernel (motor) varias carroçarias… Interiores diferentes com + ou menos botoes…

      Basicamente é isto.

      1. Avatar de Delaware
        Delaware

        GNU Linux para crianças. Boa!+1

      2. Avatar de Caravela Portuguesa
        Caravela Portuguesa

        Gosto!

    3. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Melhores!? Vi-me tramado para instalar e depois de instalar não havia ambiente gráfico ou seja DVDś para o lixo 🙁

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        DVD em 2021? Wow
        Esse PC não faz boot de uma thumb drive USB??

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Faz mas tenta fazer uma sem as apps!!

      2. Avatar de Ru
        Ru

        Usa um livecd, se não estás habituado a isto.
        Se andares naqueles menus com os *, tens que marcar o desktop environment para teres logo ambiente gráfico.
        Em alternativa, sudo apt-get install task-desktop

        https://wiki.debian.org/DesktopEnvironment

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Mas eu marquei o desktop environment e resultado foi o que eu disse!!

      3. Avatar de Delaware
        Delaware

        Depende do que instalou. Se instalou a versão mais simples, ou um *BSD, sim. Caso contrário instalou mal

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Se por versão simples entenderes 3.7 Gb!! Mas tenho cá para mim que foi a app que não bem a iso no DVD. Já gravei depois, com a mesma app, outras isos e deram barras. Claro que deixei de usar a app Brasero. Não foi a drive pois uso o SimpleBurn e as isos ficaram bem gravados nos DVD’s.

          1. Avatar de Delaware
            Delaware

            Então o problema não é do software (Linux) mas do aplicativo que usou. Faça sempre correr o SHA256.

      4. Avatar de Luís Nabais
        Luís Nabais

        Ser fácil ou difícil de instalar, no mundo Linux, não influencia em nada a qualidade da distribuição. Debian é das melhores pois é estável a um nível de empresas grandes, apesar de não ser tão desatualizado quanto isso. A estabilidade de Debian é quase ao nível De Red Hat Enterprise Linux.
        Além disso, Debian é a base de muitas das grandes distribuições conhecidas, como por exemplo Ubuntu ou Mint.

  4. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Estranho. Nunca tive um único problema com o software Brasero. CD’s e DVD’s sempre ficaram impecáveis.

  5. Avatar de nilton gastardi
    nilton gastardi

    esto usando e gostei
    bem mais rápido e bonito

  6. Avatar de irlm
    irlm

    Há também um iso para máquinas mais recentes que poderão ter problemas com o hardware no momento da instalação que é o : “firmware-11.3.0-amd64-DVD-1.iso” que já traz firmware incluida na própria imagem.