Roubados mais de 600 milhões de dólares em criptomoedas

59 Comentários

É verdade que o mundo das criptomoedas pode vir dar mais transparência à área financeira, no entanto, também é verdade que, sendo digital, a exposição acaba por ser maior.

De acordo com notícias recentes, mais de 600 milhões de dólares terão sido roubados naquele que é já considerado como um dos maiores ataques a criptomoedas de sempre.

Roubados mais de 600 milhões de dólares em criptomoedas

Ataque a criptomoedas é o maior da história…

Foram mais de 600 milhões de dólares em criptomoedas que os hackers conseguiram roubar. De acordo com o que se sabe, os hackers terão conseguido explorado uma vulnerabilidade numa plataforma que liga diferentes blockchains, a Poly Network. Sabe-se também que parte do valor terá já sido “congelado”.

Roubados mais de 600 milhões de dólares em criptomoedas

A plataforma Poly Network deu conhecimento do sucedido, através de uma publicação na rede social Twitter com a seguinte mensagem:

Caro hacker, somos a equipa da Poly Network. Queremos estabelecer contacto e pedimos que devolvas os ativos roubados. A quantidade de dinheiro roubado é a maior na história das finanças descentralizadas.

As autoridades de qualquer país vão encará-lo como um grande crime económico e serás perseguido. É muito insensato fazeres mais transações. O dinheiro que roubaste pertence a centenas de milhares de membros da comunidade cripto, ou seja, a pessoas. Devias falar connosco para trabalharmos numa solução.

A Poly Network não deu a saber quantos milhões de dólares em criptomoedas foram roubados, no entanto, a empresa de segurança SlowMist fez saber que são mais de 610 milhões de dólares em criptomoedas. De acordo com as informações, o dinheiro foi transferido para três endereços diferentes, tendo sido apenas possível congelar 33 milhões de dólares da criptomoeda Tether.

O ataque terá sido preparado durante muito tempo e neste momento é a “caça ao hacker”, sendo que várias bolsas cripto estão a colaborar com a Poly Network com o objetivo de recuperar o “dinheiro”.

Leia também…

A Bitcoin pode ser destronada “a longo prazo” pela Ethereum

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Agora os donos desses valores agarram-se ao pífaro… lol

    1. Avatar de Luis dos Bancos
      Luis dos Bancos

      Os do novo banco ficaram agarrados ao que?

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Qualquer instituição bancária, dá garantias até um certo montante, é de lei.
        Criptomoedas, não há a mínima garantia.

        1. Avatar de Paulo Pereira
          Paulo Pereira

          “Qualquer instituição bancária, dá garantias até um certo montante, é de lei.”

          Nisso tens razão, mas o problema no BES foi a quantidade de dinheiro de trocaram de contas à ordem para contas investimento, sem autorização, e aí não existem garantias!

          1. Avatar de Manuel da Costa
            Manuel da Costa

            E nas criptomoedas pagas comissões, pagas wallets e ficas sem elas, ainda ficas a dever mais comissões e wallets para poderes fechar as contas.
            Quem ganha é quem as rouba, pois é 100% legal faze-lo.

          2. Avatar de Paulo Pereira
            Paulo Pereira

            Manuel da Costa tens toda a razão, “E nas criptomoedas pagas comissões, pagas wallets e ficas sem elas”, em tudo se paga comissões, ou então tens limitações…

        2. Avatar de SergioM
          SergioM

          Faz-me lembrar o caso do BES, ainda hoje há pessoas que não receberam o seu dinheiro e não houve entidade nenhuma que as tenha protegido…

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            É verdade mas, essas pessoas foram atrás de produtos com valorização estratosféricas, e foram essas pessoas que ficaram sem os €€, quem tem depósitos a prazo até aos 100000€, está descansado.
            O problema foram as pessoas que investiam a conselho dos gerentes que eram produtos seguros e na verdade estavam a investir em produtos de alto risco, quando ganhas ganhas a valer, mas quando perdes também não é nada meigo.

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Tendencialmente concordo contigo, mas depois lembro-me do BES e acaba tudo por ser a mesma coisa.. querem segurança? É guardar o dinheiro como o outro em sacos do pingo doce

      1. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        No BES existiram esquemas… mesmo assim, este valor de 600 milhões deve ser calculado a 1% do real valor, pois só na Turquia desapareceram 7000 milhões de dólares, no Canadá foram 18000 milhões…. a preços correntes. E ninguém é acusado de nada.
        Um casal turco até gastou 3 milhões de dólares a comprar uma mansão na Tailândia, fugiram para lá com mais de 2700 milhões de dólares e já converteram em dinheiro vivo mais de 1000 milhões. Os que lhes pagaram para tomarem conta das cripto é que estão a arder e sem hipótese de fazer alguma coisa.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Mas quem é que paga a alguém para lhes tomar contar de criptomoedas? Alguém pagaria a outra pessoa para guardar euros ou dólares? lol

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Sim pagas, o teu banco não cobra taxas de serviço?
            No fundo pagamos para guardar o nosso dinheiro.
            Só vejo duas opções, ou” legalizam” as cripto moedas e aplicam regras universais para salvaguardar que é vitima de roubo, ou então são completamente proibidas e é a selvageria total

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Agora também tenho direito de chamar burro?
            Não pagas ao banco?
            Não há gente que confia poupanças de uma vida a outros e muitas das vezes acaba sem nada?

            Esquemas e problemas existem em todo o lado

          3. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Pessoas são diferentes de bancos, bancos são entidades reguladas, se não consegues ver a diferença tens graves problemas. Darias o teu dinheiro para ser guardado por pessoas aleatórias que te prometiam retornos de 50% ao mês?

            Podes chamar burro a quem confiou milhões de euros em criptomoedas a pessoas que davam altas percentagens de retorno anormais sim.

    3. Avatar de JR
      JR

      Valores eram dos Devs.
      40%, até agora, foi ja recuperado.
      Os movimentos sao publicos ao qual não é de todo possivel fugir ou mexer tais quantidades sem ser apanhado.
      E no fim um exploit foi corrigido e o dinheiro praticamente recuperado e os valores das moedas em si subiram na mesma…
      Quanto estás a ganhar nas contas investimento e poupanças do bancos? 0.0001?
      Have fun

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        40% foi recuperado. E os restantes 60%?

    4. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      yo bro informe-se essa carteira ja esta a ser vigiada e qualquer movimento feito sera seguido , o tipo se tentar vender vai dentro,… crypto nao e como o novo banco socialista onde o dinheiro desaparece em fumaca,… mas tenho que reconhecer que Socrates esta cheio de cryptos que roubou ao povo tuga!

      sem duvidas falha de seguranca da poly network,…

    5. Avatar de Daniel Marques
      Daniel Marques

      Claramente não conhece o mecanismo por trás …
      Leia um pouco antes de fazer comentários ignorantes

  2. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Estas criptomoedas conseguem fazer com que o meu coração pareça o Fort Knox

    1. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Colchão lol

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      tou cheio de pasta gracas as crypto,… e irei fazer mais!,… aziados aguentem…. crypto e o futuro,…

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Agora vão trabalhar para ganhar dinheiro!!

  4. Avatar de dfs
    dfs

    Este é para mim um dos problemas das criptomoedas. Guardar em hardware específico ou carteiras de software tem também os seus problemas, nomeadamente prever o que acontecer em caso de morte do proprietário. Sem serem resolvidos estes problemas será difícil uma generalização do uso.

    1. Avatar de Meio Parvo
      Meio Parvo

      Tal como tu ages como o teu próprio banco quando morres, é coerente que tu como indivíduo tenhas tomado as devidas precauções em caso de falecimento. Já há serviços para este efeito, mas com cripto a regra geral é, not your keys not your crypto.

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Existem wallets físicas, em pen ou micro-sd, que permitem aceder aos dados, se não forem utilizados durante 12 a 60 meses. Se o utilizador falecer, desde que a família saiba que aquela pen é uma wallet, podem esperar até o tempo vencer e verem o que lá está, decidindo o que fazer. Os preços é que começam nos 450 euros… como basta ver por aqui que qualquer “investidor” já tem 6000 milhões de euros de lucros, não seria problema.

  5. Avatar de V99
    V99

    “É verdade que o mundo das criptomoedas pode vir dar mais transparência à área financeira” JURA????

  6. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Resultados das novas oportunidades

  7. Avatar de Meio Parvo
    Meio Parvo

    Inundação de comentários desinformados em 3… 2…

  8. Avatar de NotFUD
    NotFUD

    Têm bom remédio: não deixem as vossas moedas em exchanges! Aprendam a criar carteiras localmente, e de preferência offline.

    Para além disso, apenas altcoins foram afetadas neste ataque. Não teve impacto na Bitcoin.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      As bitcoins? ROTFLLLLLLLLLLL
      Olha os turcos que gastaram 3 milhões de dólares numa casa e já tem mais de 1000 milhões de dólares na conta bancária e algures acima do dobro disso em cripto que andam a trocar pouco a pouco.

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        este comentário é tão estúpido que nem dá vontade de responder

  9. Avatar de jota
    jota

    Roubados? Então este sistema das criptomoedas não era seguríssimo? Eu sempre disse e reafirmo, as criptomoedas estão feitas para servir os hackers!

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Se eu te der um saco de dinheiro e te roubarem, é culpa tua, minha ou do ladrão?

      Cripto é seguro se não deres o dinheiro a exchanges, vaults etc.

    2. Avatar de joao
      joao

      metes do!
      a blockchain nao foi atacada, uma exchange e que foi…
      investiga melhor como as coisas funcionam, ta?

  10. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    A notícia está desactualizada.. O hacker já começou a evolver o €.. existia uma falha no protocolo mas em geral as blockchains são seguras

  11. Avatar de eu2
    eu2

    Agora era todos venderem para o preço descer e os hackers ficarem a chuchar no dedo

    1. Avatar de GM
      GM

      Para uns venderem outro/s teria/m de comprar. Ou não?

  12. Avatar de Bit777
    Bit777

    Se forem a correr ainda os apanham.

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Cripto lixo os estados é que emitem moeda Cripto só de graça e vendo na hora
    ..

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Lê abaixo e aprende algo

  14. Avatar de JR
    JR

    Ao qual já 40%, neste altura, foram devolvidos.
    Como é obvio um exploit foi explorado de forma a conseguir tirar tais valores.
    E esses mesmos valores pertencem aos DEVS e não ao investidor comum.
    Esses valores seriam impossiveis de serem mexidos sem serem vistos.
    E assim o que aconteceu foi que um exploit foi encontrado e corrigido, melhorando a segurança da network em causa e parte ja do valor foi restaurado e continua a ser. Sem contar que as moedas que estavam envolvidas tiveram subidas consideraveis.. No fim foi algo benéfico

  15. Avatar de HOS
    HOS

    A diferença meu caro, e isto é bom que as pessoas entendam para tomarem as suas decisões no futuro, é que no modelo das cripto o problema é teu, unicamente teu porque confiaste, ou nao soubeste guardar devidamente as tuas moedas. No modelo tradicional de finanças, o problema de poucos transforma-se em uma crise financeira para todos, incluindo pessoas que nunca investiram dinheiro nenhum. Viva a descentralização e o ANCAPISTÃO para ONTEM…. desculpem, para ANTEONTEM!

  16. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Sandokan se vieres cá comentar lê os do JR e HOS antes de dizeres algo enfadonho como se pre fazes

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      E quem disse que o JR e o HOS são sumidades do assunto das criptomoedas? Tu, ervilhoid?

      1. Avatar de JR
        JR

        Sou apenas um amador que gosta de ler e aprender mais.
        Não me considero nenhum “pro” neste mundo, algo que ninguém se consegue considerar devido à constante evolução do mesmo.
        Mas algo que acho engraçado é virem criticar a cripto de todas as formas e feitios mas no momento que praticamente todos os registos de transações são publicos, quando os registos do dinheiro que descontas mensalmente para o estado nao fazes cu de onde anda, e desde a criação do mundo de cryptocurrency até agora, +/- 1 decada que já passou, já existem relatos de locais com 90% ou mais de mineração feita a nivel sustentavel… Onde tens tais registos da impressao de dinheiro e extração de materia prima? Não possuis e já vão seculos…
        Há que começar a ter mente aberta…
        Ajuda na evolução.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Nunca disse não ter a mente aberta, atenção. Só acho que tudo deve ser analisado ao pormenor (como faço com todos os aspectos da vida).

  17. Avatar de Intersect
    Intersect

    Fico tão feliz ao ler todos estes comentários. A ignorância relativamente ao mercado das criptomoedas é diretamente proporcional aos seus futuros retornos!
    Já agora e relativamente a este caso. A grande maioria dos fundos já foi recuperada e a plataforma já se comprometeu a suportar as perdas dos utilizadores. O hacker inclusive já entrou em contacto para devolver o dinheiro.
    Cada vez é mais difícil tirar retorno de um hack a um sistema defy. Isto porque tu até podes atacar a plataforma e roubar o dinheiro para um wallet sem saberem quem tu és. O problema é quando quiseres transformar isso em dinheiro vivo ou fazer transações com ele… Por um lado fica tudo registado na blockchain, por outro, se transferires para uma exchange, estas têm a identificação da pessoa.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Se “A ignorância relativamente ao mercado das criptomoedas é diretamente proporcional aos seus futuros retornos!”, tal significa que quanto mais ignorante uma pessoa for relativamente às criptomoedas mais vai ver o seu investimento rentabilizado. Porreiro pá!

      De certeza que não querias dizer inversamente proporcional. Alguém tão culto não faria um erro tão básico quanto este.

      1. Avatar de Intersect
        Intersect

        O que eu disse era exatamente o pretendido. Quando maior a ignorância generalizada da população maior os retornos de quem já está no mundo das criptos. Isto porque é um sinal claro de que ainda estamos muito no início. Se, com uma percentagem da população tão baixa metida no mundo das criptos é possível alcançar estes retornos, imaginem quando todos começarem a perceber que este é o futuro das economias e dos mercados financeiros…

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Os mercados financeiros estão diretamente ligados à Economia, em si uma ciência social. Uma ciência social, ao contrário de uma ciência exata, não vai dar respostas que expliquem perfeitamente os resultados obtidos, e as previsões têm muitas vezes um grau de incerteza grande.

          Por isso, não se pode afirmar categoricamente que “Se, com uma percentagem da população tão baixa metida no mundo das criptos é possível alcançar estes retornos, imaginem quando todos começarem a perceber que este é o futuro das economias e dos mercados financeiros…”

          1. Avatar de Intersect
            Intersect

            iDroid, obviamente que o que eu disse não é para ser considerado como regra científica. Na prática, e sem querer atacar ninguém, o que quero reiterar é que este é um campo que ainda está numa fase muito, muito inicial e, como tal, tem um potencial imenso de crescimento quando começar a estar mais presente na vida das pessoas.
            Não sei se já viste com atenção os fundamentos que estão por trás dos diferentes projetos de cripto ou não. Eu também sou relativamente novo nisto mas posso-te dizer que, para quem goste de tecnologia, é difícil não ficar impressionado e entusiasmado.
            Acho que muitas das vezes temos, quando abordamos estes temas (seja cripto, IA, drones, política ou futebol) as discussões ficam muito extremadas e isso não é bom. As cripto sofrem muito disso… Ou se adora ou se odeia. E é este ódio que torna difícil compreender a enorme abrangência que isto pode ter.
            Quando converso com amigos deles fico com a ideia que eles acham que são tudo moedas para comprar e vender como se fossem euros, dolares ou reais. E isso é extremamente errado.
            Grande parte das criptomoedas que conhecem são tokens que têm determinada funcionalidade. A Ethereum, por exemplo, não é mais que uma plataforma gigante que te permite construir todo o tipo de aplicações de uma forma completamente descentralizada.
            E a descentralização é o fator chave. Imaginem poder começar a ter um airbnb, um uber eats, uma casa de apostas desportivas, uma rede social, etc. completamente descentralizada! Gerida de pessoas para pessoas e sem terem que andar a pagar taxas às empresas. Inclusivamente, o euro digital que o bce está desenvolver será assente, muito provavelmente, na blockchain da ETH. Estando isso em marcha, as transições serão instantaneas independentemente do montante ou do destino do dinheiro. É esse o potencial que eu acredito que as cripto poderão ter…
            Obviamente que não serão tudo boas notícias. Uma rede social descentralizada, por exemplo, tem as suas vantagens mas também tem algumas desvantagens e impactos negativos que devem ser considerados. A ausência de censura é boa mas permite, igualmente, que as fake news se propagem de uma forma ainda mais veloz, por exempo… Mas lá está, são as dores de crescimento típicos do processo de inovação.

        2. Avatar de Mapril
          Mapril

          O que você acaba de enunciar é o milagre da multiplicação dos pães: quando toda a população do planeta estiver informada sobre criptos, todos iremos ficar absurdamente ricos! A diferença relativamente ao milagre bíblico é que naquele havia inicialmente um pão, e neste novo milagre havia… um Byte!

          1. Avatar de paulo
            paulo

            nao precebo como vais buscar essa ideia de todos terem cripto e todos ficarem ricos! es so mais um ignorante que so opina e nao sabe do que fala!

  18. Avatar de Chifrudo
    Chifrudo

    Os aficionados da moeda virtual defendem com unhas e dentes a sua dama e tentam que o comum dos mortais invista seus dólares ou euros no ouro dos patetas. É necessário atrair mais investidores para o clube, caso contrario as fichas só são válidas dentro do clube e se quiserem tomar café no clube do lado vão ter que pagar com euros. Não pode ser há que convencer o resto da maralha a entrar no esquema.

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      ..é,já são uns quantos alienados,e a aumentar
      a nokia é que sabia

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      exposto dessa maneira parece que está a descrever um esquema em pirâmide.
      Eu confesso a minha total ignorância em relação à matéria aqui discutida, e como tal neste momento eu não me sinto confortável em apostar neste “cavalo”, o dinheiro custa muito a ganhar, acredito que o futuro passe por aqui, mas sem alguém/ Instituição a quem possa pedir responsabilidades tenho medo de abrir mão do que me custa tanto a ganhar.
      Obrigado aqueles que partilham do conhecimento que têm sem serem autênticos fanáticos.

    3. Avatar de Mapril
      Mapril

      Caro Chifrudo, é assim que funcionam os esquemas em pirâmide: só resultam enquanto há mais gente a entrar para o clube do que gente a sair. Os primeiros a entrar irão ganhar SE SAIREM A TEMPO. A grande maioria, vai perder.

      1. Avatar de VML
        VML

        Comparar criptomoedas com esquemas de permite, só pode ser piada. Ou então ignorância pura e simples. As pessoas opinam sobre tudo, mesmo sem qualquer conhecimento. Depois dá nisto…

  19. Avatar de Patinaroma
    Patinaroma

    Bem para quem está desatualizado o hacker neste caso white hacker podia ser pior se fosse outro.os tokens já foram todos devolvidos menos a stablecoin que ficou bloqueada.
    Agora ninguém fala aqui na quantidade de dinheiro que é extraviado no sistema bancário, basta fazer uma pesquisa.
    A blockchain é o sistema de transmissão de dados mais segura que existe, os contatos inteligentes é que têm que ser auditados várias vezes e ter teste de caos (stress).
    E pessoas tenham a mente mais aberta. Vejam por ex o ready player One. E sim num futuro próximo uma Amazon vai ser um Smart contract por ex…mas pronto isso sou eu que isto vi o year millinon e já estou a divagar.
    Boa noite a todos