Microsoft resolve a falha de segurança das impressoras, mas com custo para utilizadores

8 Comentários

Os últimos meses têm sido muito complicados em termos de segurança para a Microsoft, em especial no campo das impressoras. As falhas de segurança são constantes e a gigante do software não está a conseguir dar a resposta esperada.

Depois de várias soluções e de novos problemas, eis que a Microsoft lançou finalmente o que poderá ser a solução final. No entanto, traz limitações aos utilizadores, que deixam de controlar totalmente o Windows.

Windows impressoras falha segurança Microsoft

Ao longo dos últimos meses os problemas de segurança do Windows não param de aumentar, sem solução à vista. Estes parecem estar focados numa questão de permissões, em especial no que toca às impressoras e aos drivers que estas usam.

Foram várias as situações em que uma solução foi lançada e apresentada aos utilizadores, prometendo eliminar de vez os problemas. A verdade é que a cada solução, surgiram novas falhas e formas de explorar os problemas das impressoras e dos drivers.

Problemas de segurança com impressoras no Windows estão longe de estar resolvidos

Disposta a resolver o problema de forma total e definitiva, a Microsoft criou mais uma solução para esta falha. Irá limitar a instalação de drivers no Windows, obrigando a que estes sejam apenas tratados por um Administrador do sistema operativo.

Esta é uma solução que poderá funcionar, em especial no que toca à instalação não autorizada de drivers de impressoras, mas tem um preço. Os utilizadores passam a ter de usar uma conta com privilégios elevados ou a ter de pedir a um administrador para o fazer.

https://videos.sapo.pt/AQzk7FyrWpWDSvSCy1QZ

Curiosamente, poucas horas após ter sido anunciada esta nova solução, há já quem a coloque em causa. Um dos investigadores de segurança que tem acompanhado esta situação revelou um vídeo em que continua a conseguir ganhar privilégios elevados explorando a falha inicial.

Esta não deveria ser a solução que a maioria esperava. Ao limitar a instalação de drivers, é dado um maior controlo, mas a verdade é que limita também os utilizadores. Para casos especiais, a Microsoft tem uma solução em que esta permissão é eliminada.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sdfg
    sdfg

    claro que esta e a solução, a microsoft tem muitos defeitos, mas nunca um utilizador com privilegios baixos devia ter permissoes para instalar drivers. mais vale tarde que nunca

    1. Avatar de Anônimo
      Anônimo

      Certo, mas podiam permitir drivers genericos como ocorre no linux e Mac, que usam o https://www.cups.org/

      As impressoras apeas funcionam. E muitas impressoras wifi o utilizador nem necessita adicionar basta estarem ligadas na mesma rede que aparecem na lista de impressoras.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        No caso da impressoras da marca Canon o cups não funciona!! Esta marca é a única que não funciona com o cups 🙁

      2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Para Linux recomendo hplip . Em https://developers.hp.com/hp-linux-imaging-and-printing . Tem toda a informação necessária para instalar impressoras. No meu caso, até tenho fax na impressora. Foi só necessário fazer o download do software e ficou tudo a funcionar a 100%. Por caricato, a impressora hp que funcionava com o windows xp, deixou de funcionar com o windows 7 porque a microsoft retirou o software necessário para se poder instalar a impressora. No Linux, ficou a funcionar a 100%, nomeadamente o scanner. Por outro lado, tenho conseguido instalar em Linux outras impressoras que não são da hp, sem muita chatice, como por exemplo da marca epson … Pelo que sei, também é possível instalar as da marca canon em Linux, tem drivers específicos para Linux. É questão de procurar no site da canon e fazer o download para Linux.

      3. Avatar de bxjxns
        bxjxns

        no windows os drivers correm no kernel, alguns tem parte fora (como os graficos) ou entao usam drivers genericos como teclados e algumas impressoras. ou entao mudam a forma como as impressoras funcionam.. mas n sei se isso e escolha da ms. ja tem tanto de linux no windows ninguem ia reparar se meterem o cups tambem

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Pois, se até para aceder ao gestor de dispositivos é preciso privilégios de administrador, faz sentido que instalar uma impressora também o exija.

  3. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Uma impressora que me deu dor de cabeca para instalar no linux foi a Brother