DGS recomenda a vacinação de todos os jovens dos 12 aos 15 anos

81 Comentários

A DGS anunciou hoje mudanças na vacinação! Nos últimos tempos a questão da vacinação para os mais jovens tem sido amplamente discutido. As posições são várias, apesar de em outros países a vacinação de jovens já ser uma realidade.

A DGS passou a recomendar a vacinação de todos os jovens dos 12 aos 15 anos.

DGS recomenda a vacinação de todos os jovens dos 12 aos 15 anos


DGS altera norma sobre a vacinação

A DGS passou a recomendar a vacinação para todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos. O anúncio foi feito pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas e Luís Graça, membro da Comissão Técnica de Vacinação COVID-19 esta manhã numa conferência de imprensa.

Em vez de apenas nos casos em que existem comorbilidades, tal como estava definido, a autoridade de saúde passou agora a recomendar a vacinação de todos os jovens desta faixa etária.

Na nota enviada  à comunicação social é referido que a DGS…

Recomenda a vacinação de todos os adolescentes de 12-15 anos

Esta recomendação, que surge na sequência da análise dos dados de vacinação nestas faixas etárias, nos EUA e na UE, tem um caráter universal, pelo que as vacinas estarão disponíveis para os adolescentes, acompanhado(s) pelo(s) pai(s)/tutor legal, sem necessidade de indicação médica.

[mantém-se] a recomendação da vacinação prioritária das pessoas com 16 ou mais anos e dos adolescentes com 12-15 anos com comorbilidades de risco

DGS recomenda a vacinação de todos os jovens dos 12 aos 15 anos

A DGS salienta ainda que…

os mais de 15 milhões de adolescentes vacinados nos Estados Unidos da América (EUA) e na União Europeia (UE) confirmam que os episódios já reportados de miocardite e pericardite são extremamente raros e têm uma evolução clínica benigna” e que “não foram conhecidos novos alertas de segurança com a utilização destas vacinas na UE nestas faixas etárias

A DGS e a Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 continuam a acompanhar a evolução da pandemia, mas também toda a investigação científica.

Partilhar:
Tags:

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1514
    SANDOKAN 1514

    É uma boa medida.Ainda bem.

    1. Avatar de meister
      meister

      @SANDOKAN 1514
      Respeito a tua opinião.
      Mas será que poderias fundamenta-la?

      cumprimentos.

    2. Avatar de art
      art

      Explicado aos pequeninos , com desenhos e tudo….https://www.youtube.com/watch?v=cjMZvpmuaKY&t=512s

    3. Avatar de art
      art

      É preciso que se tenha a noção que tudo isto não passa de uma grande experiência que pode correr bem , ou mal…tal como é explicado no vídeo…. como é dito no vídeo devia haver um grande debate sobre este assunto , ao invés do que acontece em Portugal e quase no resto do mundo , onde se goza com quem diz que a vacinação em massa poderá estar a provocar um grande desastre . Acima de tudo devia-se frisar que não há certezas sobre o que se está a fazer.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        A vida é uma experiencia. Nunca tens a verdadeira certeza de nada, por isso a unica opção é fazer o melhor que podes com o que tens no momento e continuar a procurar as respostas.
        A vacinação até pode vir a matar toda a gente que tomou a vacina, ninguém sabe o que pode acontecer, certamente isso seria uma benção para o planeta.

      2. Avatar de eu2
        eu2

        À espera de certezas nada se faz.

    4. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      @sandokan és grande cromo

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        É a pessoa de quem mais gosto dos comentários aqui no pplware, é sempre genuíno, diz sempre o que pensa.

  2. Avatar de Fernando Jorge
    Fernando Jorge

    Ao precisar de recomendação de um médico, este, de certa maneira, era responsável por consentir/aconselhar a administração da vacina à criança.

    Assim, voltamos à primeira forma, qualquer pessoa que tem tomado esta vacina está a fazê-lo por sua responsabilidade (ou neste caso do tutor), não podendo ser imputadas responsabilidades a qualquer médico, à DGS ou ao fabricante.
    E assim irá continuar até, algum dia, as vacinas serem aprovadas pelas vias normais.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Todos dias mudam de ideias. Primeiro batiam o pé, agora afinal já é para vacinar. O mesmo sucedeu com a vacina da Astrazeneca. Passam uma má imagem para a população.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Passam a verdadeira imagem da incompetencia da DGS, Ministério da Saúde e SNS, que por sua vez reflecte a incompetencia da grande maioria dos ministros e do governo como um todo.
      Não é nada que não se soubesse, só tem sido gritante, principalmente a Graça Freitas, que devia ter sido demitida antes sequer do virus cá chegar.
      Isto não é mudar de ideias, isto é falta de estudo e preparação.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Incompetência do SNS?!

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Pois, passaste o último ano a dormir?
          Nada que não se soubesse de antemão, por sorte existem umas PPPs da saúde pelo meio que la vão safando o SNS e a sua fraca organização, falta de recursos, falta de meios e gestão deficitária um hospital de cada vez.

          1. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Pelos vistos quem andou a dormir foste tu. Este último ano foi a prova mais que evidente da competência do SNS, que apesar do desinvestimento crónico, esteve à altura. O privado? Fechou as portas quando apareceu a COVID…
            A falta de recursos, por via da falta de investimento não é incompetência dos SNS, mas do Ministério das Finanças. Se 41% do orçamento para a saúde não fosse precisamente para os privados, o SNS poderia estar bem melhor. Já nem vou falar em TAP e Novo Banco…

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Ideia errada, não sei como é possível depois de tudo o que se passou ainda ficarem com uma ideia positiva.
            Ora bem, a minha mulher é medica no privado e o meu pai é medico reformado que cumpriu a sua função ao sair da reforma para ajudar na pandemia e eu já trabalhei realizei projectos em muitos hospitais, publicos e privados, em Portugal e overseas.
            O SNS demonstrou uma descordenação gigante, as camas são geridas hospital a hospital e não têm em conta a ocupação total de hospitais nacionais + hospitais campanha + privados, só quando a lotação ficava cheia é que decidiam mandar doentes para outros hospitais o que logicamente provocou overflow em alguns deles pois as decisões eram tardias, também existiam muito hospitais com alas completamente desactivadas que não se deram ao trabalho de activar para aumentar o numero de camas, as camas dos hopitais campanha raramente foi usada, estava à espera de chegar aos 100% de ocupação (absurdo), a par de tudo isto, todos os restantes doentes com outras patologias e operações necessárias foram negligenciados, muitos morreram por falta de cuidados (tive familiares nessas situações), outros viram-se em situações muito debeis e com agravamentos sérios das condições devido à falta de cuidados.
            Devemos ao privado a continuidade das consultas, tratamentos e operações e mesmo terem acolhido doentes de várias doenças e também covid nos seus hospitais, não tivesse sido pelo privado teriamos tido muito mais mortes e degradação da saúde da população.
            Tens que perceber que os privados recebem 41% do orçamento da saude mas esses 41% são serviços prestados pelos privados ao abrigo das PPPs, como o SNS não tem condições para 50% das operações e internamentos grande maioria dos hospitais mais pequenos recorre ao privado para fazerem os serviços que eles não conseguem, por falta de pessoal especializado e por falta de equipamento especializado, muitos hospitais deste país apenas servem como centro de marcações para depois enviarem os doentes para os privados, por isso é logico que essa fatura tenha de ser paga, alguém investiu nesses hospitais ao contrário dos hospitais do SNS.
            Não fosse pelos privados e pelo crescimento da população com seguro médico ou plano médico e o SNS iria ser igual ao serviço de saúde de um pais de terceiro mundo.
            Convido-vos a visitarem um hospital publico em Dezembro e Janeiro e verem como os hospitais servem de deposito para as familias que não querem passar os natais e férias com doentes acamados e vejam o que isso e um simples virus da gripe faz, onde tens pessoas a morrer nos corredores sem ninguém se aperceber, só quem não nunca circulou por estas realidades pode dizer que o SNS é competente…

    2. Avatar de Vilna
      Vilna

      De facto não se percebe tanta indecisão. Basta olhar para os estudos dos últimos 20 anos e outros países. A não ser que isto seja uma coisa nova… no mundo.

      1. Avatar de Pedro L
        Pedro L

        Também aprovaram a Pandemrix para H1N1 em uso pediatrico à pressa e depois tiveram muitos casos de narcolepsia em crianças. Foi há menos de 10 anos. google it

        1. Avatar de Vilna
          Vilna

          Simplesmente não é comparável. Óbvio que podem errar isso não é questionável. Mas não se pode comparar. Agora se queres apenas razão procura uma no google. Fica bem.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        O maior problema nem é a indecisão, mas sim mudarem o discurso diariamente. Já com a vacina da Astrazeneca foi assim: primeiro era para todos, depois não era para ninguém, depois era para menores de 50 anos, depois já era para maiores de 60 anos…
        O mesmo com as máscaras, primeiro não era preciso máscara, e nem era aconselhado o uso da mesma, afinal é obrigatório usar…

  4. Avatar de C.V.
    C.V.

    Primeiro era para serem dadas só por indicação médica, como os médicos refilaram, agora pode ser por indicação paternal.
    É engraçado, os mesmos que o governo considera como irresponsáveis por não tomarem a vacina são os mesmos que o governo considera responsáveis por decidir vacinar os filhos.
    Se a vacina é assim tão boa para os miúdos porque é que os médicos recusam a responsabilidade?

  5. Avatar de meister
    meister

    Boa Tarde.
    Será que alguém conhece algum estudo cientifico publicado esta semana que justifique esta mudança de medidas por parte da DGS?

    Atendendo ao que julgo saber apenas 4 crianças morreram com covid-19 (crianças essas com outras comorbidades, logo morreram com covid e não de covid), qual e o benefício de vacinar esta faixa etária?
    Qual e o fundamento cientifico?
    Quais são os estudos que fundamentam esta decisão?
    Eu ao fim de largas horas de leitura não sei.
    Será que alguém sabe?

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Pergunta à DGS.
      Eles não sabem o que andam a fazer, quanto mais estudos que fundamentem decisões!
      É ao sabor da onda…

    2. Avatar de adbu
      adbu

      Porque as crianças são portadoras e transmissoras do vírus, enquanto não forem vacinadas a batalha nunca será ganha

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        A vacina não evita o contágio logo esse argumento não faz sentido.

        1. Avatar de Américo Mendes
          Américo Mendes

          +1

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            -infinito

        2. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          a vacina evita o contágio 40-60% mais do que se não tiveres sido vacinado, logo esse argumento que tu usas é só estúpido e revela a ignorância que tu tens sobre o tema.

          1. Avatar de meister
            meister

            “a vacina evita o contágio 40-60% mais do que se não tiveres sido vacinado”

            Poderias fundamentar essa afirmação?
            Em que estudo atual e que viste isso?

          2. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Sugestão para melhorar os resultados do estudo: aumentar o número de doses até deixarem de contagiar

      2. Avatar de meister
        meister

        Exatamente o que o Hugo disse.
        As vacinas não são esterilizantes…facto comprovado.
        E mais…diferente da DGS deixo aqui um estudo:
        https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.09.21.20196428v1

      3. Avatar de Américo Mendes
        Américo Mendes

        Acredita mesmo no que escreveu?…releia, pf.
        Não é por maldade, é pq terá escrito à pressa, certamente.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Os dados que existem não são desta semana, são dos ensaios clinicos já realizados há meses e das vacinas já aplicadas em dezenas de países, simplesmente a DGS não tem competencia para ler nem decidir nada então segue a opinião publica e politica.

  6. Avatar de meister
    meister

    Há descobri o fundamento da vacinação de crianças…


    há 2 horas
    Carolina Quaresma
    “Benefícios da vacinação para adolescentes são em termos de saúde mental, educacional e social”

    O professor Luís Graça salienta que a campanha de vacinação significa que o processo científico vai evoluindo rapidamente.

    “Procura-se sempre tomar uma decisão baseada nos melhores dados”, adianta, acrescentando que, por isso, “Portugal está no grupos de países que aguardou algum tempo antes de tomar uma decisão definitiva”.

    O professor sublinha que os benefícios que os adolescentes podem obter com a vacinação são em termos de saúde mental, educacional e social.

    “Há um momento adequado para a garantir que as decisões são feitas com prudência e manter a confiança dos portugueses no processo de vacinação”, remata.”

    RIDICULO…nem dá para desenvolver mais.

  7. Avatar de meister
    meister

    desculpem mas tenho de dizer só mais isto.
    a DGS (desgraça geral de saúde) e que contribui para a degradação mental de todos com as suas Incongruência.

  8. Avatar de Pedro L
    Pedro L

    Daqui a pouco dizem que é apenas para crianças que frequentam a escola publica.

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      Não estas errado, a uma semana do arranque do ano lectivo a DGS vem com essa

  9. Avatar de Paulo Félix
    Paulo Félix

    Vamos lá ver é se daqui a pouco não entram na escola publica somente aqueles miúdos que já estiverem vacinados.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Já não acontece isso com outras vacinas?

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Este ano devem ter entrado muitos, até que os mandaram para casa quando foram descobertos.

  10. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Isto esta bonito esta. Incompetentes com poder nas maos e preciso e avancar com o plano de vacinacao doa a quem doer, morra quem morrer. E depois responsabilidades e do vizinho do lado, ou entao do cigano, do preto. Essa dos beneficios serem saude mental, educacional e social e comica. Deus queira que nao mas caso alguma crianca va conhecer o criador mais cedo,quem e que consegue colocar a DGS em tribunal e ganhar a causa ? Tenho as minhas duvidas.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Um dia, quando o vírus for controlado dirás que tinhas razão em algumas coisas que dizias mas NUNCA te esqueças de frisar que SEMPRE FIZESTE PARTE DO PROBLEMA E NUNCA DA SOLUÇÃO. É muito importante que tenhas isso em mente porque até um relógio estragado acerta duas vezes por dia.

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Hugo ja largavas a breguilha nao ? Ha muita mulher por ai disponivel.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          É como te estou a dizer. És ignorante e egoísta. Queres soluções mas não estás disposto a arriscar o que quer que seja. Chalupa.

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Chamares chalupa a uma pessoa tão atrasada, desinformada e ignorante é um elogio. Atrasado mental acho que se adequava mais.

  11. Avatar de André
    André

    Enfim, mais uma daquelas decisões que ninguém percebe. Num espaço de uma semana passam de dizer que não devem ser vacinados para agora dizerem que devem sem recomendação médica. Por que será?

    Aproveito para deixar uma sugestão: https://www.youtube.com/watch?v=BDxT8Mr7hmc

    Dr. António Ferreira e Dr. António Pedro Machado em relação ao covid, vacinas e vacinas nas crianças. O Dr. António Ferreira dá exemplos de como no governo é tudo um bando de incompetentes. E andámos nós a ser governados por esta mediocridade.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      O António Ferreira é tudo menos isento. Um boy socialista que ocupou um cargo de administrador por nomeação. Almejava o cargo de ministro da saúde ou pelo menos de secretário de estado e não lho deram. Desde aí, aponta o dedo e tudo e todos e só sabe lançar confusões.

    2. Avatar de A.F.
      A.F.

      Obrigado “André” pela sugestão:
      CIDADANIA XXI
      https://youtu.be/BDxT8Mr7hmc

      Se o Dr. António Ferreira e o Dr. António Pedro Machado, estão certos ou errados não é importante, o importante é ouvir outras opiniões.
      Devia-mos no mínimo ouvir os argumentos deles, depois cada um tire as suas conclusões.

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        Claro ouvir os melindrados que vão aproveitar tudo para criticar é o melhor. Devemos ouvir pessoas imparciais, não comediantes e lobbistas destes.

        1. Avatar de meister
          meister

          Desculpa lá, já agora na tua opinião, quem é que são os imparciais e nos não melindrados?

        2. Avatar de A.F.
          A.F.

          Os imparciais são aqueles que tem a mesma opinião que tu???
          R:
          Como se avalia ou quais são os critérios de avaliação que X ou Y é um imparcial???
          R:

          1. Avatar de Vítor M.

            Hehehe ora aí está uma boa questão para os apontadores de dedo aos imparciais. Quase sempre os apontadores de dedo acusam outros de imparcialidade quando não comungam da mesma opinião 😀 está certo Amaral! 🙂

      2. Avatar de fsrgio
        fsrgio

        Ouvi o vídeo todo e apesar de achar interessante e achar que deveria haver mais debates destes na televisão nacional tenho de referir que foi falado no exemplo da Suécia e um dos entrevistados disse que o numero de vacinados era dos mais baixos estava nos 14%, ora eu numa pesquisa rápida encontrei que a Suécia esta com 45% de vacinados, ainda é uma grande diferença e leva-me a questionar a veracidade dos comentários dos Dr’s. Obrigado pela partilha.

        1. Avatar de A.F.
          A.F.

          @L Carmona Carmona disse:

          fsrgio, tem que ouvir e interpretar melhor. Realmente o Dr. António referiu em relação à Suécia esses “14 %” de vacinação, mas logo a seguir mostrou que não se lembrava bem desse valor percentual e a seguir disse que a Suécia era dos países da Europa com uma taxa de vacinação mais baixa e isto é que na realidade interessa, ou seja, não é o valor em si.

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    Na semana passada, a equipa da DGS que avaliava esta questão decidiu por unanimidade que não era aconselhável vacinação abaixo dos 16 anos por diversos motivos. Depois a DGS veio dizer que iria reavaliar e mudar a equipa que avaliou isto. Passado uma semana, emitem um veredicto oposto.
    Que ciência é esta que muda de posição consoante as caras e interesses dos envolvidos?

    1. Avatar de meister
      meister

      “Que ciência é esta que muda de posição consoante as caras e interesses dos envolvidos?”

      Miguel não é ciência é politica.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Nem é ciência, nem política. É Astrologia…

  13. Avatar de PM
    PM

    Continuem a acreditar em tudo… o dia em que perceberem o que realmente se está a passar até se vão engasgar 😉 mas será tarde demais.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ilumina-nos por favor…

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        É isso mesmo Hugo, os Illuminatti. Não é que percebeu à primeira?

      2. Avatar de PM
        PM

        Eu não sou um cadeeiro para te iluminar 😉

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Bem me parecia. Continua na escuridão a que chamas “luz” então.

    2. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Cuidado, vamos morrer todos e vão ficar os atrasados mentais a controlar tudo.. o problema é que o tudo vai ser no fundo nada lol

  14. Avatar de meister
    meister

    “Por que razão devem as crianças ser vacinadas?

    Presente na conferência de imprensa, Luís Graça, membro da Comissão Técnica de Vacinação Covid-19, apontou que o objetivo na vacinação destas faixas etárias é “reduzir a transmissão do vírus”, uma vez que os efeitos conhecidos da contração entre os 12 e os 15 anos se mostraram pouco graves. Assim, a vacinação permitirá ainda garantir o bem-estar deste grupo etário.

    “O maior benefício que recebe [ao ser vacinado] é do seu bem-estar de saúde mental, social e educacional”, disse Luís Graça durante a sua intervenção na conferência de imprensa ao lado de Graça Freitas.”

    fonte: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/conheca-as-razoes-que-levaram-a-dgs-a-recomendar-a-vacinacao-entre-os-12-e-os-15-anos-772492

    Reduzir a transmissão do vírus??
    Atendendo aos estudos que tem sido publicados isto não é fake news?
    A não ser que este senhor tenha dados que mais ninguém tem, mas se têm que os publique para que todos possamos ter acesso.

    “O maior benefício que recebe [ao ser vacinado] é do seu bem-estar de saúde mental, social e educacional”

    Inqualificável estes argumentos…

    “Benefício para a Saúde mental”?
    Para a degradação da saúde mental dos pais está ele a contribuir e muito…

    “Benefício social “?
    Então onde esta a primeira razão para a vacinação que é prevenir a doença grave e morte?
    Agora temos de dar vacinas a crianças para que tenham benefícios sociais?

    “Benefício educacional”?
    Esta então nem vou comentar, esta daria muito para dizer, aliás, esta no futuro vai fazer correr muita tinta.

    cumprimentos.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Todo este comentário é de uma deficiência cognitiva que até mete dó.

      “Benefício para a Saúde mental”?

      Se adultos como você ficou tão transtornado que se teve que refugiar numa dimensão paralela em que o vírus é uma conspiração um miúdo normal ficará assustado que possa transmitir o vírus e causar mal aos pais ou aos avós. Se estiver vacinado tal como os pais a probabilidade de acontecer algo de mal é infinitamente mais pequena -> Check

      “Benefício social “?

      Poderá estar com os avós, colegas, amigos sem estar constantemente em casa fechado por termos que estar sempre a entrar em estado de emergência para abrandar os casos -> Check

      “Benefício educacional”?

      Vai deixar de existir tele-escola, nem preciso de dizer mais nada -> Check.

      Em 2 minutos consegui deduzir isto. Burro.

      1. Avatar de meister
        meister

        Burro?
        Provavelmente tomara tu teres um recibo de ordenado com 4 dígitos seguidos de um “.” onde o primeiro digito é precisamente o numero 4 mas enfim, sou burro mas sou bem pago para o ser e não tenho problemas em o ser.

        Agora vejamos:

        “Benefício para a Saúde mental”

        Existe algum estudo cientifico publicado esta semana que justifique esta mudança de medidas por parte da DGS?

        claro que não, o que foi feito semana passada foi um mind game para as medidas que já estavam decididas.

        “Benefício social “

        Se as pessoas que estão vacinadas acreditam tanto na vacina nada tem a temer…
        O “Benefício” social é poderem ir a restaurantes e bares sem ter de fazer testes,
        testes esses que como defendem vários ilustres advogados neste pais dizem ser inconstitucionais, por exemplo podes ver aqui:
        https://www.youtube.com/watch?v=4m84cfw4BJg
        o Sr. Bastonários da ordem dos advogados defende o mesmo.

        “Benefício educacional”

        Aqui o que vão tentar fazer é exigir certificado também, felizmente a minha situação financeira permite-me colocar estas pessoas em tribunal caso isto venha a acontecer, mas nem todos podem fazer o mesmo infelizmente.

        Ter duvidas em relação a ESTAS vacinas não é ser contra as vacinas nem ser negacionista.

        Aconselho-te seriamente a mudar de Nick e até te posso dar uma sugestão se sua Iminência me permitir claro, poderia ser por exemplo Cruzado conta não vacinados.

        A estupidez e o grito, são as armas de defesa, de quem não tem argumentos.

        Lamento ter de ser um Burro a dizer isto.

        E mais… Lamento que a moderação permita este tipo de linguagem nestes debates.
        pessoas como tu pouco ou nada contribuem para o debate serio.
        disparas em tudo que se move apresentas poucos ou nenhum factos, tentas impor a tua opinião pelo grito e insulto.

        Neste tipo de debate fazes cá tanta falta como uma guitarra num estádio de futebol.
        Deverias resumir-te a tua insignificância se a tua intenção e insultar e tentar rebaixar as pessoas.

        Provavelmente deves ser um cachopo, ainda vais ter tempo de aprender na vida, espero que o consigas honestamente.

        Cumprimentos de um Burro.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Este chalupa sabe bem chamar burro aos outros

          Todos os que tem opinião diferente dele são burros

          1. Avatar de meister
            meister

            ervilhoid Concordo plenamente contigo.
            Mas vindo de quem vem ninguém se deve sentir ofendido.

            Cumprimentos.

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Errado, todos os que tem opiniões baseadas em crenças, mitos e vídeo do youtube sem factos científicos são burros. Não é a minha opinião, é o que a ciência diz.

            2+2 =4, por muito que alguém diga que é 5. é um facto, não é a minha opinião.

          3. Avatar de C.S.
            C.S.

            Eu logo vi que 2+2=4 não era a tua opinião.

          4. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Orgulho neste menino, já tinha saudades do C.S.

        2. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Lol boa, é pena que todo o dinheiro do mundo não te possa tornar mais inteligente. aahahahahah agora fizeste-me rir com essa do tribunal. Espero que isso aconteça, de certeza que vai fazer manchetes no telejornal.

          Sim, realmente tu apresentas argumentos.. os teus argumentos são dizer “não, não são”

          ““O maior benefício que recebe [ao ser vacinado] é do seu bem-estar de saúde mental, social e educacional”

          Inqualificável estes argumentos…

          “Benefício para a Saúde mental”?
          Para a degradação da saúde mental dos pais está ele a contribuir e muito…

          “Benefício social “?
          Então onde esta a primeira razão para a vacinação que é prevenir a doença grave e morte?
          Agora temos de dar vacinas a crianças para que tenham benefícios sociais?

          “Benefício educacional”?
          Esta então nem vou comentar, esta daria muito para dizer, aliás, esta no futuro vai fazer correr muita tinta.”

          Peço desculpa realmente contribuíste muito para este debate.. LOL é só rir.

          Pega no teu dinheiro e investe num curso para aprenderes a argumentar com factos.

          Lamentas? Devias lamentar mais ser o tipo de pessoas como tu que andam a propagar falsas ideias e a levar pessoas que morram quando se tivessem sido vacinadas provavelmente não teriam tido mais que uma simples gripe. Mas realmente estes comentários é que são bons.

          Engraçado que falas em disparar e gritar, quando o teu comentário anterior parece escrito por uma criança a dizer não aos pais.

          Estás muito enganado.. a partir do momento que alguém baseia opiniões em tudo menos factos é o quê? Inteligente? Volto a dizer.. apresenta os motivos para não quereres ser vacinado e vamos ver o quão baseado em factos esses motivos são. E a partir daí podemos ter uma discussão séria.

          1. Avatar de meister
            meister

            “Pega no teu dinheiro e investe num curso para aprenderes a argumentar com factos.”

            É precisamente o que tenho feito, já tenho uma licenciatura e talvez para o ano consoante o tempo e as obrigações familiares me permitam acabe a segunda.

            “Engraçado que falas em disparar e gritar, quando o teu comentário anterior parece escrito por uma criança a dizer não aos pais.”

            Mais uma vez lamento não teres percebido o alcance dos meus comentários, pois a tua obsessão com a vacinação não te permite ver o que está a frente dos teus olhos.
            Mas devo dizer que não te vou ser eu a explicar, como te dizes uma pessoa inteligente com certeza chegaras lá.

            “apresenta os motivos para não quereres ser vacinado e vamos ver o quão baseado em factos esses motivos são. ”

            Todos os riscos e efeitos colaterais registrados até agora são apenas recortes dos últimos meses – isso deve ser destacado apesar de toda a euforia sobre o rápido desenvolvimento da vacina. Ainda não se sabe nada sobre os possíveis efeitos a longo prazo das vacinas individuais. Somente os estudos de longo prazo que acompanham as vacinações em todo o mundo e que continuarão após a aprovação proporcionarão clareza.

            Até o momento, falta informação sobre efeitos colaterais raros, possivelmente graves, por exemplo no caso de doenças raras pré-existentes ou em certos grupos de risco, como os que sofrem de alergia.

            Tais efeitos colaterais só se tornam aparentes após muitas pessoas terem sido vacinadas e após um período de observação mais longo. “Há, portanto, um risco residual”, diz Christian Bogdan, diretor do Instituto de Microbiologia Clínica, Imunologia e Higiene do Hospital Universitário de Erlangen, na Alemanha. “O quão alto ele é, terá que ser examinado nos próximos meses e anos”.

            O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, mas tu estas cheias de certezas…

            “apresenta os motivos para não quereres ser vacinado e vamos ver o quão baseado em factos esses motivos são. E a partir daí podemos ter uma discussão séria.”

            Aqui devo-te dizer que” discussão séria” com fundamentalistas e ditadores de opinião nunca foi possível e não é agora que vai ser.

            Querias argumentos tens ai alguns, da minha parte a partir de agora ficas a estrebuchar sozinho (pois me parece que já toda a gente aqui te ignora).

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Espero então que este segundo melhore 🙂

            O alcance do teu comentário atrás foi nulo, simplesmente disseste que não sem qualquer argumentação em condições e sem factos. Neste comentário já foi diferente e já temos algum sumo.

            Meses de testes que na realidade já são um ano e 2 meses. E como podes ver pelo link que envio abaixo a probabilidade de teres sintomas secundários após 8 semanas da vacinação é residual, logo faz as contas de quantas pessoas já tomaram as vacinas e tiveram efeitos secundários após as 8 semanas vs as que foram salvas do covid devido a terem vacinação completa.

            Como é óbvio para quem tem certas doenças deve ir falar com médicos e perceber se deve tomar ou não, são casos completamente diferentes. Estamos a falar da maioria da população que não tem associado outras doenças e só não toma porque diz que existem riscos associados muito altos quando após 14 meses de milhares de milhões de pessoas a serem vacinadas comprovou-se que a percentagem de efeitos secundários graves é extremamente pequena.

            Ninguém tem certezas de nada, existe um risco residual, mas uma pessoa inteligente como tu sabe de certo o que residual significa.. neste caso significa que os ganhos em tomar a vacina são muito superiores a não tomar e é isso que eu defendo.

            A tua solução (como és rico segundo o que dizes) seria ninguém se vacinar, continuarmos a confinar quando fosse necessário e continuarmos a criar mais pobreza. É isso? Ou então deixarmos a natureza seguir o seu curso natural e morrerem as pessoas que tivessem a morrer? Só para perceber o que defendes já que vacinação não é.

            https://www.uab.edu/news/health/item/12143-three-things-to-know-about-the-long-term-side-effects-of-covid-vaccines

  15. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Não vejo grandes fundamentos para esta decisão. Pesando prós é contras parece-me que a decisão tomada não é a mais correta.

  16. Avatar de DFS
    DFS

    Eu concordo com a decisão, mas acho que a DGS ficou outravez mal na fotografia.
    Tem morrido poucas crianças, mas tem havido vários relatos de crianças que tem problemas de alguma gravidade 3 semanas após a infeção.
    Parece que a percentagem de crianças que tem problemas com a covid é superior à que tem problemas com a vacinação.
    Além disso, se isto permitir que uma turma não vá 2 semanas para casa sempre que há um caso de covid, já pode ajudar na saúde mental e educacional dos jovens e famílias.
    É verdade que há estudos em que relatam casos em que pessoas vacinadas tem níveis elevados de covid, mas nunca foi dito que isto é sempre assim, provavelmente na maior parte dos casos a vacinação reduz o contágio. Além disso, se uma pessoa não tiver sintomas, não tocir nem espirrar, pode ter o virus mas a capacidade de contágio é muito inferior a uma pessoa que tem sintomas.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Mas será que esses benefícios pesam mais do que os riscos? Eu fico com dúvidas.

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        Quais são mesmo os riscos? 0,000000000….1% de acontecer alguma coisa?

  17. Avatar de Shout
    Shout

    Mais cedo ou mais tarde toda a gente vai ser vacinada, ou pela vacina ou de forma natural pela doença. Para os não vacinados negacionistas, desejo boa sorte na lotaria genética.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Boa, agora coloca de um que disse o contrário.

  18. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Procuras emprego como delegado de propaganda médica ou já estás orientado?