Há mais gráficas Nvidia RTX 3090 com a Steam do que todas as AMD Radeon RX 6000

23 Comentários

A Nvidia e a AMD são as duas grandes fabricantes de chips gráficos. Mas é claro o domínio da primeira, especialmente depois dos últimos modelos lançados.

E de acordo com os recentes resultados, há mais equipamentos com Steam equipados com a gráfica Nvidia GeForce RTX 3090 do que todos os modelos da linha Radeon RX 6000 da AMD.

gráfica rtx 3090


A Steam lança todos os meses os resultados das características dos equipamentos usados pelos seus utilizadores. Nesse sentido, recentemente revelámos que 1% desses utilizadores conta com o sistema operativo Linux a executar nas suas máquinas.

Mas normalmente os resultados mais procurados nos inquéritos da plataforma de jogos, referem-se às placas gráficas que a executam. E, sobre isso, este mês mostrou um dado bastante curioso.

Nvidia RTX 3090 está em mais PCs com Steam do que as RX 6000 da AMD

Segundo os recentes resultados do Hardware Survey Steam, um em cada 14 computadores é equipado com algumas placa gráfica AMD baseada na microarquitetura RDNA 2, ou seja, as Radeon RX 6000. No entanto todos os restantes 13 computadores usam alguma GPU da linha GeForce RTX 30, a qual conquista uma participação de 93,4%.

Mas um dos dados mais curiosos é que há mais PCs com a Steam instalada equipados com a gráfica Nvidia GeForce RTX 3090 do que com toda a linha Radeon RX 6000 da Nvidia. A poderosa GPU da Nvidia conta com uma participação de 0,37% enquanto que toda a gama RX 6000 da rival tem uma quota de 0,34%.

steam gráfica

Numa análise mais detalhada, a RTX 3070 é a gráfica da linha da Nvidia mais usada para a Steam, com 1,53%. Segue-se a RTX 3080 que detém 0,85%, a RTX 3060 com 0,64% e por fim a RTX 3060 Ti com 0,41%.

Já do lado da AMD, a RX 6700 XT lidera com 0,11%, seguindo-se a RX 6800 XT com 0,10%. Por sua vez, a RX 6900 XT conta com uma participação de 0,08%, ao passo que a RX 6800 tem 0,05%.

A Nvidia Radeon RTX 3090 é o modelo mais potente da fabricante. Como tal, e com a escassez de chips, os preços desta GPU dispararam para valores muito altos.

Que placa gráfica usa para a Steam?

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tugaxino
    Tugaxino

    E gráficas para os pobres o que se arranja?

    1. Avatar de cel
      cel

      Neste momento com esta situação toda, até gráficas que já pouco ou nenhum valor comercial tem, valem ouro neste momento.

      Por estas e por outras é que deixar de usar o pc para gaming e ficou só mesmo para trabalho, fiquei pelas consolas além de ser mais barato investimento não tenho de andar a fazer melhoramentos constantes como no pc.

      1. Avatar de Chacal
        Chacal

        Já estão a baixar o preço, lentamente mas estão. O tele trabalho acabou, aulas online igual, PCs agora estão a ser vendidos por menos do que estavam na altura do confinamento. Agora quem precisa de euros, despacha bem.

        Mas sim, as gráficas têm se notado um pouco na descida de preços.

    2. Avatar de Chacal
      Chacal

      1050ti 4gb

      Bem dá para rodar o BF que vem aí

      1. Avatar de Diego henrique
        Diego henrique

        A claro não sendo da AMD, AMD tem placa de vídeo com quase o dobro de desempenho e custa o mesmo preço e o cara vem fala de 1050 placa horrível pelo preço

    3. Avatar de Diego henrique
      Diego henrique

      Rtx 3090 além de custar 500 sol a mais ainda dá problema em alguns jogos

  2. Avatar de David
    David

    Props para a nvidia que conseguiu convencer meio mundo que raytracing é a segunda aparição de cristo, quando na verdade 99% das pessoas só quer jogar CS, fortnight e League of Legends e desligam tudo para ter mais FPS.

    Mas isto foi fixe, comprei uma 6900xt por menos de 1000 euros em loja numa altura em que vendiam 3080’s a 1700.

    E não esquecer que o RT das consolas é AMD, portanto de certeza que vai começar a aparecer mais RT nos PCs sem necessitar de ter placas nvidia, é uma questão de tempo.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Raytracing é a segunda aparição de cristo para quem faz renderização 3d, como profissionais da área como eu.
      O mundo não gira só à volta dos gamers, e as RTX para consumidores comuns são tão competentes para trabalho 3d como as Quadro.

      1. Avatar de David
        David

        Li mal a notícia? O steam não é para jogos?

        Estou perdido.

        Claro que há utilidades, que raio de conversa. Mas duvido que uma 6900 XT te deixasse ficar mal a não ser que uses CUDA ou semelhante. Principalmente quando custam 1/3 do preço.

        Pelas minhas contas estás a pagar 3 vezes mais pela tua placa (pelo menos na altura em que paguei a minha) para teres, eu diria, uns 20% de melhor desempenho no que estás a fazer.

        1. Avatar de Francisco Duraes
          Francisco Duraes

          A verdade, é que quando trabalhas em softwares 3D, o que estás a pagar 3 vezes mais é justificável. Tanto pela qualidade dos resultados como pelo tempo que perdes/ganhas.

          Time is money… friend !

  3. Avatar de .
    .

    Só os consumos da energia deviam deixar qualquer um com tonturas … Depois vêm falar do clima e sustentabilidade.
    Podem até as dar que eu não quero nenhuma.
    Também tenho que reconhecer que não jogo nada no electronico ( PC, PlayStation, etc, etc) só mesmo jogos físicos ou de tabuleiro embora cada vez tenha menos tempo para.
    Talvez fosse muito mais promissor nos ratings incluírem mais a importância dos consumos ou de baixos consumos energéticos para performance.

    1. Avatar de Chacal
      Chacal

      Caso não saiba, há maneira de gerir a energia que um PC consome. Geralmente estão sempre em modo “balanceado”, para ter uma performance ideal, para algo mais “hardcore”, tem planos para consumir mais.

      Mas por falar em consumir mais, devia era estar preocupado com as minerações de cripto moedas, isso sim é um custo absurdo de energia, para terem 3€ no final do mês … Lol

  4. Avatar de Sudoeste
    Sudoeste

    Falta dizer que a survey apanha algumas gráficas como HD 8800 ou AMD systems

  5. Avatar de Miguel Lopes
    Miguel Lopes

    Survey Linux DB? Então isto é um survey em SO Linux ou sou eu que estou a interpretar mal as coisas?

  6. Avatar de Miguel Lopes
    Miguel Lopes

    Também se esqueceram de dizer que a 1060 é que tem 10% da cota de mercado

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      Ya. E é a mais usada. Não é a 3070 como dizem

    2. Avatar de SANDOKAN 1514
      SANDOKAN 1514

      Qual 1060 ?? A GTX 1060 ?? Se for essa é a que eu tenho no meu computador. 🙂

      1. Avatar de Chacal
        Chacal

        Continua a ser das melhores.

  7. Avatar de SANDOKAN 1514
    SANDOKAN 1514

    Esta placa gráfica (Nvidia RTX 3090) é tão cara.Podia comprar um bom PC Desktop dedicado a gaming mais barato do que esta placa gráfica.Podem ter a certeza.Isto é só para quem tem muito dinheiro,tipo os geeks e nerds,e aqueles YouTubers,que têm dinheiro para pagar por ela.Dar mais de 2.000 e tal euros por uma placa gráfica ?? Deus me livre !! Custa mais do que um carro em 2° mão. 😐

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Percebes pouco da vida… Paga quem quer e quem pode. Feliz ou infelizmente é assim. Há quem gaste milhares em relógios, carros e roupas, quando podes comprar o mesmo por algumas centenas de euros.

      Investi 4k num PC em 2019, estou a pensar gastar o mesmo ou mais este ano… Porque quero, posso e preciso para o que faço.

      Queres achar-me arrogante? Tudo bem. Apenas procuro tentar que percebas, que existem diversas realidades, e não deixarão de existir.

  8. Avatar de Polo
    Polo

    Quem compra AMD só instala jogos de CD

    1. Avatar de Artur Gordinho
      Artur Gordinho

      Brincadeira tua… e tenho 3 monitores 2560×1440 sempre a bombar nos 165hz, gráficos em ultra, mas preferia ter uma 3080 sou sincero mas não havia!

  9. Avatar de Artur Gordinho
    Artur Gordinho

    Eu uso AMD 6800xt façoparte dos 0.10%, era o que havia… e para isso vendi o rim direito e uma RTX2080TI e ainda mais um dinheirinho!!!! 🙁