Gráficas usadas para minerar perdem 10% do poder de processamento por ano

17 Comentários

As placas gráficas usadas na mineração de criptomoedas são submetidas a cargas de esforço enormes. Para além disso, são equipamentos que muitas vezes trabalham intensamente durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, a altas temperaturas. Como tal, é de esperar que todas estas condições tenham um impacto negativo nas GPUs.

Agora, de acordo com a marca Palit, as gráficas usadas para a mineração perdem 10% do seu poder de processamento por ano.



Gráficas que mineram perdem 10% do poder de processamento por ano

Na passada quinta-feira, a Palit Microsystem referiu que as placas gráficas que foram usadas anteriormente para a mineração de criptomoedas, como a Ethereum, perdem cerca de 10% do seu poder de processamento original ao longo de um ano de atividade.

Os representantes da empresa taiwanesa conversaram com a equipa do site polaco Benchmark.pl acerca dos riscos inerentes à compra de placas gráficas usadas para a mineração das moedas digitais.

Tal como já aqui tivemos oportunidade de referir várias vezes, com o valor de algumas criptomoedas a baixar, e alguns países, como a China, a fechar as portas a esta atividade, muitos mineradores estão agora a vender os seus equipamentos a um preço mais baixo.

Leia também: 56% não comprariam uma placa gráfica usada para minerar criptomoedas

De acordo com a Palit, alguns modelos até funcionam em boas condições. Há mineradores que diminuem as frequências de operação, o que permite melhorar a eficiência. No entanto, existem também muitos equipamentos que são levados ao extremo.

Neste sentido, a empresa de Taiwan alerta que há uma forte possibilidade de, ao comprar uma gráfica nestas condições, esta revele ter menos performance do que o esperado. Consequentemente, o equipamento também terá um tempo de vida menor.

Testes independentes mostraram que os chips gráficos, após um ano a operar na mineração, podem contar com até 10% menos performance do que modelos novos idênticos.

Palit Microsystems

Caso seja a sua intenção comprar uma GPU usada anteriormente para extrair moedas digitais, é importante ter em atenção estes pormenores.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Teixeira
    Tiago Teixeira

    Que raio de estudo é que a Palit andou a fazer…
    O silicone é igual tenha ele 1 dia ou 100 anos. Um pentium MMX continua a ter a mesma performance hoje como tinha em 1995
    Agora, pode-se perder performance por a gráfica estar suja e com pasta térmica degradada, mas manutenção básica volta a traze-la de volta à performance original.
    A gráfica poderá ter menos durabilidade? Obvio, basta ser usada uma vez…
    Não concordo nem um bocado com este artigo

    1. Avatar de antonio
      antonio

      O silicone??????? WTF? Are you on drugs?

      1. Avatar de Tiago Teixeira
        Tiago Teixeira

        Ve as horas do post. Era suposto eu estar a dormir em vez de escrever comentários. Depois dá nisto 😀

    2. Avatar de Tanso Mor
      Tanso Mor

      😀 Silicone… experimenta silicone numa de 30 e numa de 60 e vais ver a diferença 😉

    3. Avatar de Miguel Gomes
      Miguel Gomes

      Não é silicon, é silicio… Mas compreendo o erro de tradução… xD

      Concordo contigo btw

    4. Avatar de jlxpmme
      jlxpmme

      Ignorando a parte de silicone =/= silicio que todos estão a comentar, concordo.

      Isto não são como baterias que se degradam e perdem capacidade com o uso. O chip ou funciona como sempre funcionou ou deixa de funcionar, ponto. No máximo precisa de uma limpeza como dizes e fica como novo.

      1. Avatar de azazel
        azazel

        Errado silicio degrada com o passar dos anos qualquer 1 que tenha feito overclock sabe disso compra 1 grafica ou cpu novo testa mete overclock e testa passados 2 anos vais ver que perdeste performance não é muito pelo que tenho testado ao longo dos anos e cerca de 2 ou 3 % em cpu com cerca de 10 anos muito abaixo dos 10% que o artigo refere mas tambem não estão a trabalhar 24/7

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Houve um canal de Youtube que fez este teste numa 1080, sim a grafica passado 2 anos apresentava menos performace quando comparada com uma em estado novo, mas era cerca de 3%, contudo após ser desmontada e devidamente limpa e trocada massa termica, voltou a performance original.
    Contudo acredito que posso ser altamente afetado se for usada como é suposto em que é devidamente castrada para eficiência

  3. Avatar de JR
    JR

    Agora que o mercado vai encher de produtos usados ninguém vai querer comprar novo aos preços inflacionados que estão, é disso que as marcas estão com medo e a encomendar estudos destes

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tretas nos meus testes as gráficas que tinha a minerar passado 3 anos tem o mesmo poder de processamento, e olhem que andamos sempre atentos a isso.

    Mas de 6 em 6 meses faço limpeza e muda pasta térmica e thermal pads.

  5. Avatar de Eu
    Eu

    Mas quem as vende vai anunciar que estiveram submetidas a essas condições?
    Jogar também as coloca sob pressão.
    Parece-me mais uma manobra para evitar o mercado secundário com interesses por parte da NVidia.

  6. Avatar de Chifrudo
    Chifrudo

    Aqui os génios acima nunca ouviram falar em fadiga dos materiais. Comprem, graficas usadas comprem.

  7. Avatar de Domingos
    Domingos

    Enfim é como o sol,hoje tem menos longevidade que ontem porque fui a praia 🙂

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Essa deve ser a pior comparação que li na minha vida.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu não compro usada a não ser que seja dada…

  9. Avatar de Oinquer
    Oinquer

    Treta….tenho 8 Rx580 a minar á uns 5 anos e fazem os mesmos 32 MegaHash que faziam ao inicio.

  10. Avatar de Domingos
    Domingos

    So se forem os condensadores que deixam de filtrar os picos de corrente.