Tem um Android mais antigo? É provável que fique sem serviços Google em breve

16 Comentários

A integração dos serviços da Google com o Android é muito grande, sendo quase natural e até esperada. É com esta união que muito do sucesso deste sistema vem, garantindo um ecossistema que funciona e dá aos utilizadores o que precisam.

Com constantes melhorias e atualizações, a Google procura manter estes serviços sempre funcionais e acessíveis. Assim, e para manter os níveis de segurança, a Google vai bloquear o acesso aos serviços nos smartphones Android com versões mais antigas.

Android Google serviços smartphone

O fim do suporte para o Android 2.3.7

O alerta chegou há poucos dias, de forma muito discreta para os utilizadores. A Google vai em breve limitar a utilização dos seus serviços aos utilizadores que têm smartphones mais antigos. O padrão vai passar a ser a versão 3 do Android, deixando assim a 2.3.7 e anteriores de fora.

Do que revelou, as razões para esta mudança são lógicas e muito necessárias. É a forma da empresa criadora do Android manter os padrões de segurança, o que obriga a que a partir de 27 de setembro este acesso comece a falhar para quem tem smartphone com estas versões.

Android Google serviços smartphone

Falhas ao aceder aos serviços da Google

Nessa data, e ao aceder aos serviços, o utilizador receberá uma mensagem de utilizador ou password errada. Esta é uma informação incorreta, uma vez que a falha está no serviço e não nos dados de acesso do utilizador.

A Google revela ainda que esta mensagem poderá surgir em outras situações, sempre nos smartphones com versões mais antigas do Android. Caso removam a conta e tentem adicionar, ao fazer a reposição do smartphone, ao adicionar uma conta nova ou mudar a password no dispositivo.

Android Google serviços smartphone

Atualizem os smartphones para ultrapassar esta questão

Naturalmente que a Google recomenda aos utilizadores que atualizem os seus smartphones, para uma versão mais recentes, pelo menos a 3.0. Ainda assim, e caso não seja possível, a solução passa por usar o browser para aceder aos serviços e até à própria conta Google do utilizador.

Lançado em dezembro de 2010, o Android 2.3.7 é o próximo a perder o acesso aos serviços da Google. Poucos são os que ainda usam esta versão, que tem já 11 anos, bem como os seus smartphones, estando por isso já ultrapassados e provavelmente expostos a problemas de segurança graves.

É o fim do Android Jelly Bean! Google acaba com o suporte para esta versão

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    Uma vergonha a falta de updates no android, e agora obrigam a comprar um telemovel novo. Da proximo so compro iphone 13 pro max

    1. Avatar de Thomas
      Thomas

      Ninguem te esta a impedir de continuar a utilizar o telemovel….Apenas nao dao mais suporte de segurança.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Ao não darem suporte de segurança estão basicamente a obrigar-te a comprar um smartphone novo.

        Hoje em dia todos nós temos dados pessoais, financeiros e laborais nos telemóveis, e ninguém quer que alguém indesejado tenha acesso a esta informação.

        1. Avatar de Zé Duarte
          Zé Duarte

          Achas que só porque que a Google deixa de dar suporte que do nada o smartphone fica completamente inseguro e a expor os dados a qualquer um? Ele já é inseguro agora, não é por qualquer decisão que Google faça. Até os mais modernos não estão livres de problemas. Seja Android ou iOs

          1. Avatar de iDroid
            iDroid

            Claro que não é de um momento para o outro, mas naturalmente o risco vai aumentar exponencialmente com o passar do tempo.

        2. Avatar de Dedo do Meio
          Dedo do Meio

          Olhe que não doutor, olhe que não.

    2. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Mas achas mesmo que a Apple suporte telefones com 11 anos? Acorda para a vida.

      1. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        +1
        Pateticos estes fanboys.

  2. Avatar de Starnaute
    Starnaute

    Pensava que no Android 4 já havia umas grandes dificuldades em abrir a play store quanto mais no 2.3

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Eu ia dizer o mesmo… eu antes de trocar de telemovel tinha com o KitKat e já praticamente não tinha aplicações para actualizar…não percebo porque não mandam abaixo pelo menos a versão 4.0…

      1. Avatar de donkeykid
        donkeykid

        dá ideia que podes trocar de telefone de 3 em 3 anos…
        outros não podem…
        quem sabe um dia, lamentavelmente, queiras trocar e não poderes…

  3. Avatar de adbu
    adbu

    Agora obrigam a mudar de tlm de 11 em 11 anos, onde é que já se viu isto.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Brincas, mas as pessoas deveriam trocar o telemóvel mais próximo do intervalo dos 11 anos que em cada 3 anos atualmente (mais mês menos mês).

      O lixo eletrónico é um problema bem real.

  4. Avatar de Dedo do Meio
    Dedo do Meio

    Dá os serviços que precisam e os que não precisam…

  5. Avatar de jms74
    jms74

    Não há nenhum telemóvel com Android 3 ouhoneycomb.
    Isso era só para tablets. Erros destes constantes ficam mal, gostaria de saber como se sala do 2.xx para 3.xx…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      “…gostaria de saber como se sala do 2.xx para 3.xx…” Erros destes ficam mal…