Chefes britânicos criticam a China e a Rússia por comportamento ‘imprudente’ no espaço

6 Comentários

Além de tudo aquilo que ficamos a saber, a exploração do espaço implica o envio e permanência de uma inimaginável quantidade de lixo. Embora não seja visível a olho nu, podem prejudicar a Terra, bem como os seres que nela habitam. Nesse sentido, chefes militares britânicos criticaram a China e a Rússia pelo comportamento ‘imprudente’ no espaço.

Esta crítica surge na sequência do envio de armas para destruir satélites, bem como do rasto perigoso que resulta dele.

Lixo espacial


Dois comandantes britânicos – o Mike Wigston, Marechal da Força Aérea Real, e o General Patrick Sanders, comandante do Strategic Command – criticaram a China e a Rússia por comportamento ‘imprudente’ no espaço, devido à recorrente utilização de armas para destruir satélites. Além disso, alegaram considerar prejudicial o rasto de detritos que ficam na órbita da Terra, como resultado dessas operações.

Os dois chefes britânicos também referiram, pela primeira vez, que o Reino Unido poderá vir a desenvolver as suas próprias armas, por forma a defender os seus bens no espaço.

Não estou a excluir o que poderemos fazer no futuro, mas não queremos armar o espaço. […] Não queremos que se torne um lugar onde haja conflito ou mesmo guerra. Queremos ter a certeza de que é um bem comum para todos, porque todos nós retiramos dele muitos benefícios.

Disse o General Patrick Sanders, ao Sky News.

Por sua vez, o Marechal Mike Wigston referiu que, “quando a diplomacia tiver seguido o seu curso e nos encontrarmos num conflito global, poderá não começar no espaço, mas não tenho dúvidas de que se moverá muito rapidamente para o espaço e muito provavelmente será ganha ou perdida lá”.

Militares britânicos
Air Chief Marshal Mike Wigston, à esquerda.

Chefes britânicos criticam o lixo que se acumula no espaço

Como exemplo para a acusação que dirigiram à China e à Rússia, Mike Wigston recordou que, há alguns anos, a primeira destruiu, deliberadamente, um satélite com uma arma antissatélite, originando destroços que ainda hoje circulam algures.

São pedaços de lixo espacial que viajam a milhares de quilómetros por hora. […] Se atingirem a Estação Espacial Internacional ou um dos satélites dos quais dependemos no nosso dia a dia, poderão ter um efeito desastroso no movimento do equipamento médico, das nossas redes de transporte, das nossas redes de energia, …

Ao invés de lançar armas espaciais na sua direção, a principal estratégia do Reino Unido passa por dissuadir este tipo de atividade, desenvolvendo um conjunto de regras internacionais. Isto, por forma a governar e controlar o comportamento dos vários países.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iDroid
    iDroid

    Bem, dá para ver que o síndrome de Kessler será inevitável. A exploração espacial será atrasada umas centenas de anos, nada de especial.

  2. Avatar de adbu
    adbu

    Estranho que o reino unido geralmente se esquece do que os eua fazem.
    Back in 1985, a U.S. Air Force F-15 Fighter ‘Killed’ A Satellite with a Missile … For the first time in history a satellite had been shot out of space by an airplane!

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Isto está tão relacionado com “lixo espacial” causado pela destruição de satélites, como estes senhores estão relacionados com a luta contra as armas, e a utilização das mesmas lol.. Do mesmo modo, questiono-me como isto é sequer notícia nesta plataforma, mas enfim, uma informação dramática.

  3. Avatar de theman
    theman

    O que é que cozinheiros têm que ver com os detritos no espaço? Esses chefes andam cada vez mais armadões, desde que lhes deram reality shows.
    Uma vergonha.

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Esta na hora de mandar todo o lixo para o espaco e deixa lo derreter na reentrada. Plastico no oceano e que nao

  5. Avatar de Oscar
    Oscar

    Diz o roto ao pobre. Enfim … parece a historia da bomba nuclear. Depois de as desenvolverem e testarem, os outros paises nao as podem desenvolver. Os EUA e os ingleses sao piores que qualquer pais em materia de lixo e querem dar moral a quem?
    A nossa salvacao é que com a quantidade de lixo no espaco nao é possivel colocar satelites ou armas em orbita, logo vao ser destruidos para bem da humanidade. Haja bom senso que parece que nao existe com nenhum pais que explora o espaco..