Será um problema sério? Ecrãs dos MacBook M1 estão a partir-se em utilização normal

52 Comentários

Os novos MacBook e MacBook Pro com o SoC M1 têm sido uma das mais interessantes propostas da Apple nos últimos meses. Estas duas máquinas são uma das propostas mais vendidas no mercado, mostrando que a aposta da Apple neste SoC foi acertada.

O que não tem sido muito revelado é um problema que parece estar a afetar estes computadores. Esta situação arrasta-se há já alguns meses e leva a que o ecrã dos MacBook com o SoC M1 parta sem qualquer razão aparente, durante uma utilização normal.

ecrãs MacBook M1 problemas partir

A queixa mais comum que tem sido apresentada por muitos utilizadores é sempre a mesma. Estão a usar os seus MacBook com SoC M1 e a de forma completamente aleatória o ecrã deste aprece simplesmente partido, sem qualquer causa ou razão a ser apontada.

O cenário é tão simples como estar a usar o computador, fechar a tampa, mantendo-o na mesa, e ao voltar a surpresa não é das mais agradáveis. Presente está pelo menos uma quebra no ecrã, o que torna a sua utilização simplesmente impossível.

Opened new m1 13” macbook, LCD is cracked what the hell happened?
by inmacbook

Os casos têm-se acumulado ao longo dos meses, sendo relatados nos canais normais, como os fóruns da Apple ou até no próprio Reddit. Aqui os utilizadores relatam a sua má experiência e as situações, aparentemente normais, em que estes casos acontecem.

Confrontada com o problema, a Apple tem-se mantido em silêncio, com os seus técnicos das lojas a apontar para uma má utilização dos MacBook M1. Claro que os utilizadores refutam as acusações de má utilização ou transporte de forma indevida.

ecrãs MacBook M1 problemas partir

Não sendo um elemento barato, a grande maioria dos utilizadores têm sido obrigados a pagar a substituição dos ecrãs dos seus MacBook, sob pena de ficarem com as máquinas inutilizadas. Em alguns casos pontuais, a Apple tem simplesmente realizado a troca dos equipamentos.

Não sendo um problema generalizado, alguns apontam para uma fragilidade muito grande dos ecrãs destes computadores. Especula-se da presença de corpos estranhos, de dimensões muito reduzidas ou da pouca flexibilidade do ecrã. A verdade é que os problemas têm-se acumulado sem que a Apple tome uma posição para reconhecer esta situação.

Novo iMac com M1 da Apple está a apresentar problemas no alinhamento do ecrã

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Problema sério? Claro que não, isso nunca acontece com produtos Apple.
    Ecrãs partidos são uma nova (feature) que a Apple está a implementar e que aguarda o registo de patente lol

    1. Avatar de Pedro Barbosa
      Pedro Barbosa

      ibreak

      1. Avatar de Raven
        Raven

        Ou iCrack…
        (*_*)

        1. Avatar de Pedro Barbosa
          Pedro Barbosa

          lol… é mais uma ifeature

    2. Avatar de AX
      AX

      devo ter lido essa piada a primeira vez há 10 anos lol e a malta parece que continua a gostar! realmente não se percebe esse ódio constante. estamos em 2021 malta, passem lá para outra

  2. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    Terá a haver com a nova colocação do chip de controlo da energia? A Apple colocou o chip colado ao écran. Esse chip aquece bastante em caso de ter algo a funcionar no computador que exija capacidade de processamento.
    Esse aquecimento explicaria, com muita facilidade, o porquê de uns partirem mais facilmente que outros.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      e isso vem também com os bonecos dos ovos Kinder?

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Os fãs da marca da maçã até entram em combustão espontânea ao lerem estas notícias e os comentários lol

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Essas generalizações é que são a razão pela qual eu vou para a secção de comentários. Adoro fundamentalistas, seja qual for o lado a que pertencem 😀

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Eu não defende qualquer marca em específico, mas adoro ver os fanáticos das marcas defenderem o indefensável como se fossem pagos para tal.

        2. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Bruno, o srº Manuel da Costa é o Ficcionista Mor destas bandas. Nada do que ele disse é verdade! Pesquisa pelo histórico dos comentários dele e vê a quantidade de invenções!
          Basta pensar um pouco para ver a falta de credibilidade do que ele disse. Os circuitos não estão no ecrã, estão por baixo do teclado, e quando se “fecha” o ecrã o computador deixa de estar a trabalhar. Segundo ponto, estes MacBook aquecem muito menos do que os anteriores, a temperatura da superfície não atinge temperaturas elevadas!
          Qualquer que seja o problema não tem a ver com aquecimento, ou será um problema mecânico ou de menor resistência do vidro.

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Trabalho em informática, sei como estão estruturados e dispostos os componentes nos Macintosh. Mas agradeço Tadeu.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Se sabes por que é que vieste com aquele comentário?

  3. Avatar de Polo
    Polo

    Primeiro eram os iPads dobrados, agora isto

  4. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Comprem, comprem que é bom e barato…

    1. Avatar de Some_IT_Guy
      Some_IT_Guy

      Relativo… Quanto custa um PC portátil com mesmas características? Se calhar é mais caro

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Custa cerca de 700 euros.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Nope , com o m1 não custam 🙂

          Abc

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Com as mesmas características, foi a questão que foi colocada. A questão não é com os mesmos componentes.

  5. Avatar de FNAR
    FNAR

    A apple é uma vergonha, ultimamente é só problemas associados aos produtos deles , já tive vários problemas com aparelhos apple em que o ultimo foi o meu iphone x ao fim de 3 anos o ecrã salta para fora no bolso porque a bateria inchou, agora tenho uma bomba nas mãos que me custou 1200€.
    Qualidade zero e ainda se dizem uma marca premium, e para não falar da assistência ao cliente em que tive que pagar 25€ para fazerem um diagnostico em que nem sequer abriram o telemóvel .

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Foste enganado. Vai a um reparador sério.

      Abc

      1. Avatar de FNAR
        FNAR

        Pois fui e foi na apple do norte shopping, mas para mim acabou apple nunca mais, já é o terceiro produto apple que tenho problemas e a sorte num deles é que ainda estava na garantia(apple watch 5 ao fim de um ano a coluna foi a vida) já os meu BEATS de 300€ ao fim de 2 anos e com pouco uso as esponjas começaram a desfazerem-se mas como passava da garantia.
        Ah para não falar que nesta tal lojinha da apple do norte shopping disseram que tive azar lol

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Istore para reparação não aconselho.

          Abc

          1. Avatar de FNAR
            FNAR

            Eu até substituía a bateria em casa mas não se arranja baterias originais a venda.
            Onde aconselha a reparação?
            Obrigado

  6. Avatar de LA
    LA

    Liguem um monitor externo.

  7. Avatar de eu
    eu

    Nos modelos anteriores eram os teclados que não valiam nada.
    Agora é o ecrã.

    1. Avatar de Some_IT_Guy
      Some_IT_Guy

      Tive um Macbook Pro de 2014 que sofreu do chamado “Staingate” – o revestimento to produto antirreflexo aplicado ao ecrã começava saltar, deixando uma mancha horrível. A Apple criou um programa de substituição gratuita dos ecrãs. Se calhar deve acontecer o mesmo para esta situação do novo M1

      1. Avatar de Raven
        Raven

        Será o mais provável, mas é complicado pagarem tanto por um produto para acontecer isto. Se a assistência resolve, tudo bem, mas se não o faz… Continuo a achar que, apesar da qualidade, é muito dinheiro pela marca… Cada um na sua, contudo

      2. Avatar de Zane
        Zane

        Mas esse problema que falas é bastante comum, e vê se que não é mau uso por parte do utilizador.
        Neste caso é diferente o display parte, é difícil provar se é defeito ou mau uso. A notícia não reflete se é o problema em larga escala (o que duvido).
        Também existiu o flexgate, neste caso está mais que provada a causa, a apple só assumiu o problema dentro de garantia, depois de avariar.

  8. Avatar de lapisazul
    lapisazul

    Não sendo fã da marca, acho que isto deve acontecer com computadores feitos num local específico. Não me parece ser algo de anormal, mas sim falta de controlo de qualidade.

    1. Avatar de António
      António

      Sem saber pormenores eu prefiro não dar palpites sobre a causa do problemas.

  9. Avatar de Joel
    Joel

    Apple problemas? Nahhhhh, é inovação…
    Comprem comprem, é bom e barato.

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Como ?? 😐

  11. Avatar de neo
    neo

    “You are holding it wrong”. 🙂

  12. Avatar de António
    António

    Obviamente será uma nova feature que permite que o utilizador venha a usufruir de um novo ecrã, todos os anos.

  13. Avatar de Samuel MG
    1. Avatar de Vítor M.

      Hehehe lá vem o bálsamo para a ferida 😀 calma, em milhões que se venderam, apenas alguns apresentam um defeito que a Apple substituirá. Tem calma, ainda vais ver muito mais do M1. Invejoso 😀

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Muitos clientes não se queixam em fóruns e afins, pelo que o número de pessoas com o mesmo problema é obviamente superior.

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Não vale a pena defender a Apple!! Com produtos assim nem vale a pena ser Invejoso 😛

        1. Avatar de Vítor M.

          Uiii que estás pior do que parecia. Isso é muita inveja. Assim como? É que são máquinas fantásticas, olha a minha nunca teve qualquer problema 😉 mas claro, tu estás apenas a ver passar a banda 😀 e esse RIP mostra bem a dor de coto 😀 😀

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            A grande maioria dos fãs da Apple não consegue conceber que haja quem não adquira produtos Apple simplesmente porque não pretende fazê-lo, e não por falta de meios para tal, e isso é totalmente ridículo.
            Cada um é livre de avaliar os produtos como bem entenda.
            Para mim, todos os produtos Apple estão sobrevalorizados.

          2. Avatar de Vítor M.

            Não, os fãs da Apple querem lá saber dos outros. São utilizadores e estão bem equipados. Repara que são os utilizadores Android que vão dizer mal dos produtos Apple nos posts da Apple. Quem, tem Apple pode ter qualquer outro, visto que os preços dos equipamentos não são baratos e se escolheram Apple, é porque foram livres de o fazer.

            Eu também entendo que cada um escolhe o que quer, mas também pelas vendas da Apple, temos de concordar que os produtos da empresa são cada vez melhores e têm cada vez mais utilizadores vindos de outros sistemas operativos. Basta ver o número de vendas do iPhone 12.

  14. Avatar de Maats
    Maats

    Chora, chora que a mãe dá :D!
    Apple é como todas as marcas. Agora que haja malta tapada que não veja isso é problema da malta que não vê, ficam logo aziados e a atacar a malta loool tristeza mas isso só prova uma coisa… a verdade é lixada! Sugiro um Renie que passa, ou um comprimido para os nervos.

  15. Avatar de Asilva
    Asilva

    “Será um problema sério?” não me interessa a marca ou o modelo, mas se o ecrã parte claro que é um problema sério

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Óbvio, só não vê quem é tótó.

  16. Avatar de Nuno Manuel Alves
    Nuno Manuel Alves

    Não comprem nada desse fabricante e ficam com o assunto resolvido. Insistem em comprar sucata dps o resultado está a vista. Quem entende da fruta não compra este tipo de equipamentos simplesmente não dá os euros. Eu sou um deles…não consigo pagar por algo que simplesmente não vale nem metade… Mas se gostam que comprem:)

    Abr

  17. Avatar de iSad
    iSad

    Macbook Air de 2014 com 8Gb ainda rápido e excelente para use casual domestico. Estes sim foram criados para mais de 10 anos de uso. Bom investimento.

  18. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Até fico parvo com os comentários desta gente…

    Fiquem a saber que o suporte técnico da Apple é 5 estrelas. Já nem sem quantos milhares de Eur poupei em substituições gratuitas de produtos Apple nos últimos 10 anos (tenho muitos produtos é certo)
    Vão substituir e problema resolvido.

    A Apple é também um filosofia e forma de ver o mundo.
    Eles não querem gente como vocês com produtos Apple nas mãos.
    Continuem a escrever lixo, a demonstrar a inveja e também a ignorância, para nós sabermos quem vocês são e nos mantermos bem longe. (obrigado)

    1. Avatar de Helder Capelo
      Helder Capelo

      Substituições gratuitas? isso não é por ter o Apple care?