COVID-19: Tem 18 ou mais anos e ainda não foi vacinado? Já pode (finalmente) agendar

35 Comentários

Depois de algum atraso na abertura da data para a vacinação de maiores de 18 anos, é finalmente possível proceder ao agendamento. O processo de vacinação em Portugal contra a COVID-19 está a decorrer a um bom ritmo, segundo avançam as autoridades, no entanto, alguns atrasos na entrega de vacinas, motivaram o adiamento da abertura do processo de agendamento para esta faixa etária.

O coordenador da task force, Gouveia e Melo, avançou ainda que o país está preparado para começar a vacinar jovens de 16 e 17 anos a partir de 14 de agosto, no entanto, é necessária a aprovação da DGS.

COVID-19: Tem 18 ou mais anos e ainda não foi vacinado? Já pode (finalmente) agendar


COVID-19: Tem 18 ou mais anos e ainda não foi vacinado?

O auto-agendamento online para os portugueses com 18 anos ou mais anos já está disponível. Esta possibilidade chegou um pouco mais tarde do que o esperado, por indisponibilidade de vacinas, mas esse problema já foi ultrapassado.

O portal para agendamento passou a disponibilizar um novo formulário para agendamento. Este formulário destina-se apenas ao pedido de agendamento da primeira inoculação contra a COVID-19. Se já foi vacinado(a), contraiu a infeção por COVID-19 ou tem agendamento anterior, o seu pedido não será considerado.

Entre as doenças que darão prioridade, independentemente da idade, conta-se a diabetes, obesidade grave, doença oncológica ativa, transplantação e imunossupressão, doenças neurológicas graves e doenças mentais, refere o comunicado da DGS.

Aqueles que recuperaram de infeção por COVID-19 “há pelo menos seis meses” também estão incluídos na segunda fase de vacinação, “de acordo com o grupo prioritário ou a faixa etária a que pertencem”. Estes serão vacinados “com apenas uma dose, independentemente da vacina”.

Agendamento

Além do processo de agendamento para os maiores de 18 anos, Gouveia e Melo, coordenador da task force já veio garantir que está tudo pronto para iniciar a vacinação de jovens acima dos 16 anos, a partir de 14 de agosto. No entanto, ainda é necessário o aval da DGS.

Em 14 de agosto, vamos iniciar a vacinação dos adolescentes dos 16 e 17 anos. Entre os 12 e os 15 anos será nos dois fins de semana a seguir, se a DGS acordar da importância da vacinação desta faixa da população. […]

É uma quantidade muito elevada de pessoas suscetíveis ao vírus e com uma grande mobilidade, por causa das escolas e dos infantários, e um grande contacto comunitário.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Error establishing a database connection

  2. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Ainda não deixa fazer ou por excesso de acessos ou mesmo por uma qualquer indisponibilidade.

  3. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Já vinha era o agendamento para M12 para vacinar a criançada, muito chato ter de ir a um restaurante e eu e aminha esposa não precisarmos fazer teste porque temos certificado e os miudos terem de fazer teste rapido à porta.

    1. Avatar de pretor
      pretor

      eu se fosse a ti vendia os putos ou entao contratava uma babysitter pq filhos sao para os outros aturarem

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Quando quero ficar só eu e a esposa ou queremos ir de férias sem miudos vão para os avós.
        Não sou a favor de ter babysitter, os filhos devem ser educados pelos pais. Se não têm avós, o meu conselho é não se meterem em filhos.

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          “os filhos devem ser educados pelos pais (…) vão para os avós.”

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Trabalhas para alguma revista cor-de-rosa? És perito em tirar as coisas do contexto em que foram ditas.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Por casais não tirarem tempo por eles longe dos filhos é que arruinam casamentos.

          3. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            “Por casais não tirarem tempo por eles longe dos filhos é que arruinam casamentos” … isso não são casais. São duas pessoas que por moda e por pressão social se juntaram e fizeram filhos. Essa conclusão é de um a estupidez suprema.

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            A conclusão da estupidez suprema é que as pessoas por serem pais se têm de anular como individuos e deixar de fazer o que gostam e os faz feliz em prol da felicidade dos filhos.
            Tem de dar para tudo e tem de ser tudo feito em proporção, conselhos de quem está casado há quase 20 anos, vai por mim.
            Tanto faço férias em familia como faço férias só eu e a esposa, igual com fim-de-semanas e hobbies. Vê lá tu que por vezes até faço fim-de-semanas sozinho ou com amigos e tenho hobbies que não partilho com a minha esposa, um indivuo não deixa de ser individuo porque se casou e nem porque teve filhos, se não houver equilibrio as coisas acabam por quebrar de algum lado, vidas de sacrificio eram há 50 anos e no meio rural e não acabava em divorcio porque isso era tabu, acaba em acomodação e infelicidade.
            Para tua informação nunca quis casar nem ter filhos até ter conhecido a minha agora esposa, pressão e modas não entram aqui.

          5. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Não sabes que eu sou nem queiras dar-me conselhos. Só queres justificar o injustificável. E a tua realidade é apenas isso: a tua realidade. Parece-me que faltam-te aí dois ingredientes, quiçá os principais numa relação. Mas como já tens quase 20 anos de casado, deves saber quais são… Ou pelo menos já terás perguntado a ti próprio sobre esses ingredientes. Sê sincero nas respostas…

          6. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Pelos vistos precisas de conselhos, pelo teu discurso nem filhos tens.

          7. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Não te enganes a ti próprio. O tempo passa e não volta para trás.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ganhas o prémio da dica mais absurda do dia lol

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Neste momento, só é preciso teste para quem tem mais de 18 anos… os miúdos podem entrar sem ser pedida qualquer documento. Os pais é que ou tem certificado válido ou pagam os testes rápidos, à entrada.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Não é verdade. Só as crianças até aos 12 anos é que estão dispensadas de teste.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Graças a Deus eu já estou vacinado.Espero que muitos/as sigam o meu exemplo e o de outros e se vacinem também a ver se isto vai para a frente.Um abraço a todos.

  5. Avatar de Infinity
    Infinity

    Uma pessoa agenda e depois nem aparece nas listagens

  6. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Error 403 – This web app is stopped… em baixo

  7. Avatar de StupidDGS
    StupidDGS

    Metam as vacinas no …
    Tentei agendar, não deu para responder à SMS, tentei noutro dia, diz para contactar a DGS, tentei ir ao local em dia de casa aberta, mandaram-me dar uma volta. Agora, site indisponível, vão-se catar.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ehehehe… de facto por vezes os sistemas têm problemas. Não desistas.

      Cps.

  8. Avatar de O°O
    O°O

    Eu com 33 anos quero ser vacinado e não há vagas, e já estão a prometer a vacinação a partir dos 18?

    1. Avatar de Dunno
      Dunno

      Basicamente é isto, muita conversa, mas na prática a culpa é dos jovens porque não há vagas pra se vacinarem

    2. Avatar de StupidDGS
      StupidDGS

      Boa sorte amigo, como disse acima, tentei agendar, não deu para responder, fui em casa aberta, mandaram-me para casa, tento novamente no site diz que tenho de aguardar contacto da DGS, vou ao centro de saude a médica diz-me que todos têm o direito de ser vacinados e que até um emigrante qualquer pode ir portanto não deverá haver problema, manda-me para a enfermeira para ver a minha ficha no SNS, a enfermeira diz que não pode, é tudo a empurrar uns para os outros, cambada de incompetentes.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Marca para outro centro de vacinação. O que não falta são centros com vagas.

    4. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Há concelhos onde ainda hoje só estão a vacinar pessoas de 27 anos para cima, por terem muita população nessas faixas etárias. Há outros que os centros de vacinação já despacharam toda a gente acima de 23 anos. É continuar a tentar.
      Os homens tem uma vantagem: a Janssen está disponível e podem ir estando atentos à casa aberta. Vários concelhos já o estão a fazer para homens com mais de 30 anos, sem ser preciso agendamento. Outros ainda só estão a aceitar maiores de 35.

  9. Avatar de HL
    HL

    Num espaço de 32 dias a contar com hoje já marquei 2 vezes. Na primeira disseram para remarcar. Na segunda vez não me disseram nada até agora passados 27 dias. Mas que grande treta isto das vacinas.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Truque muito simples: se já alguma vez foi ao centro de saúde da sua área de residência, envie por mail (procurar no site sns24 pelo mail do centro de saúde da sua freguesia) o seu número de utente, nome completo, morada completa e o número de telemóvel, referindo que pede uma actualização dos dados. Espere 5 dias úteis.
      Ao 6 dia útil, após enviar os dados, faça o agendamento. Se existirem vagas, o seu agendamento terá prioridade, pois passa à frente dos mais novos.

      1. Avatar de LM
        LM

        Mas eu já fiz isso. A primeira vez não tinha vagas e mandaram agendar de novo e estou a aguardar a resposta da segunda vez. É inadmissível isto. Vejo pessoas da minha idade a caminho da segunda dose e eu ando nisto.

  10. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Aviso: Se levarem da Janssen preparem-se para 48 horas de problemas 🙁

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Quais são os efeitos secundários?

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Eu tive dores musculares, cefaleia (enxaqueca), fadiga, vómitos. Os sintomas que se pode ter são febre, fadiga, cefaleia, dores musculares, náuseas e vómitos.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Quanto a cefaleias eu já estou habituado pois tenho-as algumas vezes sendo que no meu caso não se consegue determinar o que as causa.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Fui vacinado com a Janssen e tive Zero reações.
      Na minha esposa injetaram a Pfizer e já teve de ficar de cama.
      Penso os efeitos secundários depende do metabolismo de cada um

  11. Avatar de contacto
    contacto

    dores de estomago, diarreia, dores de cabeça.