Facebook: Novo recurso permitirá nomear “especialistas” para travar desinformação

38 Comentários

Com a pandemia, o mundo conheceu uma dimensão ainda mais problemática da desinformação. Com milhões de utilizadores, torna-se fácil disseminar informações falsas sem que ninguém impeça, cabendo esse papel às próprias redes sociais. O Facebook está sempre a deitar cartas neste sentido.

A empresa decidiu adicionar uma nova funcionalidade que permitirá a um grupo nomear um “especialista”, por forma a limitar a desinformação.

Facebook


O Facebook tem trabalhado e desenvolvido recursos no sentido de mitigar a desinformação que circula, frequentemente, na sua plataforma. Aliás, estes esforços viram-se aumentados com o surgimento da pandemia e de uma necessidade de não entregar conteúdo falso, enganoso ou dissimulado aos utilizadores.

Agora, o Facebook vai começar a permitir que, nos grupos da rede social, seja possível nomear “especialistas”. Estes serão, nada mais nada menos, do que pessoas, à partida, conhecedoras dos tópicos abordados que poderão erguer a sua voz e ver as suas publicações amplificadas. Ou seja, as suas publicações terão mais relevância do que as dos restantes membros, sendo-lhes dado destaque. Segundo a BBC News, as pessoas nomeadas podem aceitar ou não esse rótulo, que será adicionado ao seu nome, no grupo, em caso positivo.

Dessa forma, a plataforma garante que existem especialistas nos assuntos a travar a desinformação e pessoas em quem os membros podem confiar. Isto, porque entregarão, conceptualmente, conteúdo fidedigno e serão consideradas figuras de autoridade. Estas poderão ser definidas por aqueles que moderam ou administram os grupos do Facebook.

Desinformação

Responsabilidade pela desinformação será dos especialistas nomeados no Facebook

Em novembro de 2020, foi criado um grupo, Stop the Steal, com mais de 365.000 membros. Nele alegavam que a eleição para a presidência dos EUA tinha sido uma fraude. Se o Facebook não tivesse apagado o grupo, as consequências poderiam ser muito graves.

Ora, a responsabilidade da desinformação que circula no Facebook é, segundo vários órgãos, do próprio Facebook. Isto, porque este deveria garantir meios que a prevenissem ou que a mitigassem. Portanto, esta ação da empresa é entendida como uma forma de desviar a responsabilidade, depositando-a nos, então, “especialistas”.

A questão que se levanta é como reagirá o Facebook se os “especialistas” forem os próprios a disseminar a desinformação.

 

Leia também:

Biden: Desinformação nas redes sociais sobre vacinas está a “matar pessoas”

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Quem é que decide o que é “desinformação” e quem é “especialista”?

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Decidem os marxistas leninistas e restantes esquerdistas.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Pois realmente. Agora não tenho o direito de dizer que 2 + 2 = 5 ?

    3. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Um qualquer anormal do Bloco de Esterco, what else?

    4. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Se lesses o artigo já sabias.

    5. Avatar de Spoky
      Spoky

      Ninguem decide, porque é mentira. 1984 Big brother is watching you, esta quase a chegar.
      Preparem-se, os que dizem que é teorias da conspiração, vamos ver dentro de alguns anos, muitos vão borrar a cuequinha… garantido!

    6. Avatar de Miguel
      Miguel

      Será alguém do sexo feminino, de cor e LGBTIAQ+.

  2. Avatar de CS
    CS

    AKA censura, lápis azul, limitar a liberdade de expressão, alimentar a narrativa oficial…

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Lá por 800000000 perfis portugueses dizerem o mesmo, não se torna verdade.
      Ainda há pouco vi 173000 posts de perfis diferentes que afirmavam que a manifestação anti-medidas covid-19 tinha tido “entre 250000 a 500000 pessoas, em Lisboa e mais de 100000 no Porto”. Já se propagou ao Twitter que tiveram mais de meio milhão de portugueses a exigir o fim da pandemia…

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        eu acho que tiveram lá 5 milhões de pessoas por acaso

      2. Avatar de Pablo
        Pablo

        Pois os poucos que foram à manifestação têm capacidade de gerar milhares de bots! Whow…
        Quem controla o dinheiro quer que os “negacionistas” vinguem…yeah

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Olha que não foi assim que puseram o Trump no poder? E no final de contas ele era contra o sistema certo? Ups

          1. Avatar de Pablo
            Pablo

            O Trump foi um desastre tão grande como presidente?

            Ele não começou nenuma guerra. Tem mto menos sangue do que noveis da apz.
            Queria um muro (iniciado pelo Bill), que é só uma fantochada. A Europa tem vários muros, e tem milhares de refugiados em campos. Não me me venham com essas falsas moral.

            O Trump é do sistema. É republicano. Achas que é uma pessoa é que decide o rumo dum país como a América?¿

            Relativizar uma eleição a uns bots é de rir…

            Mais vale haver desinformação do que não haver liberdade de informação.

            Vivo melhor com a primeira.

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Não vou discutir se foi um desastre ou se foi maravilhoso, não está aqui em causa.

            Todos são do sistema, se não fossem minimamente do sistema não chegavam a lado nenhum, logo qualquer pessoa que queiras votar vai estar tão no sistema como outra qualquer.

            O que está em causa foi que as eleições americanas (como as famosas eleições do brexit)foram manchadas por
            votações mediante desinformação com um fim.

            E alguns podem conseguir filtrar, mas depois tens uma percentagem muito grande de pessoas que infelizmente acredita em tudo o que m
            lê e toma decisões e diz coisas completamente absurdas.

          3. Avatar de Pablo
            Pablo

            O Brexit foi consequência da própria ignorância do povo. E ainda mais, da inércia dos jovens! Que ficaram sentadinhos no sofá a pensar que não ia a lado nenhum o referendo!

            O Brexit ia ter impacto nos mais jovens, quem votou mais foram os idosos! Que sempre viveram de costas à Europa.

            Desinformação existe na política. Aliás eles mentem à cara podre!

            Achas que o Facebook os irá calar?
            Claro que não. Irá perpétuar a retórica de quem tem mais poder.

            Ja quase não há alternativas, votando nestas ferramentas de pura censura, então kkr oposição é que irá morrer!

            A história repete se…

            Amanhã não saberás quem estará lá a controlar estas ferramentas…

  3. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Pouco a pouco, está a ser implementada a censura a todos os níveis.
    O fim da liberdade de pensamento e de expressão, está em perigo.
    O delito de opinião já está institucionalizado.
    Triste futuro nos espera.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Triste futuro temos agora quando alguém usa 700000000 perfis para fazer que tem muito apoio.
      Mas, sim. Por alguma razão o Chega teve quase 660 milhões de apoiantes diferentes, numa sondagem no FB. “Só para eleitores portugueses.”

      1. Avatar de Luis Baker
        Luis Baker

        Fonte:Confia

      2. Avatar de Luís
        Luís

        Fonte: Ideias da minha cabeça

      3. Avatar de OneDude
        OneDude

        Fonte: Lí no esquerda.net.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Pensava que tinha sido no chegasenaoconseguisteentrarnosistemaestasnolocalcerto.net

      4. Avatar de Pablo
        Pablo

        Até parece que a verdade anda à volta dos bots do face… Mas prontos.

        Pode ter alguma influência, mas não a maior.

    2. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      podes alterar uma coisa


      Pouco a pouco, está a ser implementada inteligência a todos os níveis.
      O fim da estupidez de pensamento e de expressão, está em perigo
      O delito de enganar pessoas através de fake news está institucionalizado.
      Um risonho futuro sem bots nos espera.

  4. Avatar de Rafilda
    Rafilda

    Nomear especialistas…estou certo que muitos irão aplaudir como bons memés que são. Incluíndo aquele que aqui é um cancro da sociedade. O que termina em M. Vejam mais notícias, papem mais TV. Acreditem em tudo o que os politicos dizem. Só assim serão felizes nesta sociedade. Ah, e preparem-se para denunciar todos aqueles que vão atentar contra a paz(aqueles que simplesmente pensam diferente). Memezada de esterco.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Ainda bem que no meio do rebanho há uns iluminados como tu, dotados de uma inteligência e discernimento extraordinários!

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Há sempre parvos que tem 67000000 perfis e roubam fotos de outros, para andarem a vender-se a quem paga mais… assim como você. No meu tempo isso tinha um nome que não se pode usar actualmente.

    3. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Será que se eu disser que deus não existe e quem manda nisto tudo é o Deus Macaco vão respeitar o meu pensamento diferente de todos os outros ou vou ser vexado?

  5. Avatar de Marco Duarte
    Marco Duarte

    Portanto se eu falar tudo certinho viro especialista, agora intendo porque raio a CMTV mete os ditos especialistas na TV LOL

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Agora “intendo” porque é que você acha que falar tudo certinho vira especialista.. espero é que não seja da língua portuguesa.

      “Não há cerca sanitária”

  6. Avatar de Oscar
    Oscar

    Eu quero ser especialista. Como faço? Recebo dinheiro por esse serviço?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tens de esquecer os conceitos verdade e mentira e treinar a capacidade de dizer o que a maioria quer ouvir.
      Assim ganharás votos e poderás estar no rumo de especialista.

      1. Avatar de Oscar
        Oscar

        Eu nao vivo de votos! Kkkk
        Caridade hoje em dia está dificil. Entao o que vai definir os especialistas? Idade, sexo, cor politica?
        Pensei que dava para ganhar dinheiro agora fazer um trabalho, ser o mais criterioso possivel e no fim zero? Kkkk
        É um bom ideal de vida…

  7. Avatar de João
    João

    Censura ? Mas eu até poderia concordar que a desinformação pode ser perigosa… só que o perigo não e nem a censura do Facebook nem a desinformação no Facebook: o perigo é as pessoas acreditarem no que está escrito no Facebook !!! Mostra que a cultura da ignorância , da preguiça e da mera “cuscovilhice” está instalada e as pessoas já não procuram pela informação em fontes fiáveis

  8. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Alguém que pensa pela sua cabeça não necessita, nem quer, limitações na informações. Prefere conhecer diferentes pontos de visita e criar o seu.
    Limitar informação só necessita e alimenta quem pensa que algo tem a perder se for aceite uma opinião diferente.
    Primeiro critério para analisar uma informação será fazer a pergunta: com intenção e interesse é defendida esta ideia? Mais fácil se torna quando uma ideia se considera a única e imposta.

  9. Avatar de SP
    SP

    Notícias como estas só servem para espalhar a narrativa do Facebook. Ainda não vi aqui nenhuma notícia sobre o Dia da Liberdade inglesa.

  10. Avatar de chico_seabra
    chico_seabra

    boas notícias; é pena nem tudo funcionar como deveria

    1. Avatar de chico_seabra
      chico_seabra

      mudei de opinião. é uma notícia pehssima assim como este jornalixo

    2. Avatar de chico_seabra
      chico_seabra

      ateh gostava de saber qto ganham por pulbicitarem s0ftware com licenssas manh0sas!
      cumbada dinergúmenos fachos da sensura