Full Self-Driving da Tesla já pode ser subscrito em qualquer carro elétrico da marca

19 Comentários

Ao longo dos últimos meses a Tesla tem desenvolvido a sua tecnologia Full Self-Driving para dar aos seus carros a capacidade de se conduzirem sozinhos. Este não tem sido um processo simples, com testes reais a serem realizados em alguns carros da marca.

Depois deste processo longo, a Tesla lançou agora uma novidade, ainda que em quase segredo. Todos os carros da marca podem agora subscrever uma nova funcionalidade. O Full Self-Driving chega agora a todos, por 199 dólares.

Full Self-Driving Tesla carros Elon Musk condução

Foi há alguns meses que Elon Musk revelou que em breve os condutores dos carros da sua marca iriam poder ter acesso ao Full Self-Driving, em regime de subscrição. Este momento tardava em chegar e agora parece finalmente ser uma realidade.

A Tesla parece apostada em alargar ao máximo esta funcionalidade e para isso já tem planos. Após ter descontinuado o Enhanced Autopilot, a marca traz novamente uma solução de apoio à condução para os seus carros, num novo modelo de negócio.

Full Self-Driving: Tesla começou a enviar a versão beta 9

Até agora, o Full Self-Driving era um extra que a Tesla vendia para os seus carros por 10 mil dólares. A novidade chegou com uma atualização da app da marca, que permite agora a subscrição mensal deste extra, por 199 dólares ou 99 dólares para quem tinha já o Enhanced Autopilot.

Curiosamente, esta subscrição não tem qualquer período de fidelização e pode ser cancelada a qualquer momento. Os utilizadores podem optar por apenas ter o Full Self-Driving ativo apenas em momentos-chave, associados a viagens mais longas ou quando entenderem ser realmente necessário.

Full Self-Driving Tesla carros Elon Musk condução

Algo que é essencial para poder usar esta novidade é mesmo a presença de hardware especial. Apenas com a versão 3.0 do hardware da Tesla é possível usar esta novidade. Se não estiver presente, será necessário desembolsar 1500 dólares para a sua instalação.

Este é um passo importante para a Tesla e para os seus carros. Com o Full Self-Driving a condução autónoma dá um passo importante e fica assim acessível a todos os condutores, desde que estejam dispostos a subscrever a proposta da empresa de Elon Musk.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Martins
    Martins

    E está lançado o novo modelo de negócio para os futuros carros..qualquer carro novo munido de todos os extras mas desativados mas com preços full e depois por activação via internet: bancos aquecidos – 60€/mês; AC auto – 40€/mês; GPS – 55€/mês; e etc..etc..

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Isso até seria uma coisa boa. Aplicava-se o conceito do utilizador pagador. Evitava pagar à cabeça por uma coisa que até posso considerar supérflua.

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Desde que baixe o preço dos automoveis (não vai acontecer)!!

      1. Avatar de Martins
        Martins

        Pois, exato. Não estou a ver os preços baixarem (os equipamentos acabam por ter custos para as marcas já que vem “pre-instalados” no veículo. Ainda por cima baixarem ao ponto de compensar a longo prazo o investimento feito agora num carro com esse equipamento todo.. ou seja: carro agora – 20k€ com bancos aquecidos; carro igual em 10 anos – 18k€ +30€ mês..ou seja mesmo baixando 2k€ no carro, só num extra deixava de compensar ao fim de cerca de 5 anos que é um carro praticamente novo.. isto com estes valores inventados por mim agora.

      2. Avatar de Miguel Gomes
        Miguel Gomes

        Se o negócio automóvel entrar no modelo das subscrições e fidelizações até pode ser que venham a baicar de preço.
        O que não quer dizer que o consumidor final vá gastar menos dinheiro… Apenas vai gastar menos no ato da compra, eles depois vão buscar o resto com o tempo.

      3. Avatar de Louro
        Louro

        @Martins,
        Nao é bem assim.

        Já hoje tens muitos carros que saem do stand equipados com todos os extras só que nao vem activados, porque fica mais barato a marca colocar o extra, incluindo a cabelagem e afins do que ter linhas de producao para cada opcao.

        Isto inclui coisas desde cruise control, até sistemas de audio premium, está tudo instalado só que nao está activo na centralina, ligas a um PC com o software do fabricante e activas, em algumas situacoes podes ter de comprar alguma coisa extra, mas geralmente muito mas muito mais barato que se tivesses activo de origem na compra do veiculo novo.

        O que a Tesla está a fazer nao é nada de novo, só que como os carros estao constantemente conectados é mais simples para eles de activar as coisas remotamente ao invés de teres de ir ao stand.

  2. Avatar de Lucas
    Lucas

    Num estudo recente que eu vi, a maioria das famílias europeias, as portuguesas ainda pior, não têm orçamento para adquirir um carro elétrico, mesmo com as ajudas do Estado.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Existe solução para isso!! Se querem acabar com as emissões então o estado que dê os carros elétricos às famílias que têm pelo menos um carro a funcionar!! Só um por família e com o mesmo numero de lugares como o a combustão!!

      1. Avatar de Louro
        Louro

        @Samuel,
        As pessoas que nao podem comprar, só tem de esperar até que haja um mercado de usados, quando isso acontecer já poderao comprar da mesma forma que compram carros ICE.

  3. Avatar de Lucas
    Lucas

    Não contando sequer com manutenção e bateria nova.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      A manutencao é extremamente baixa, muito mais baixa que qualquer carro a combustao.

      Nao há mudancas de oleo, nao há mudancas de filtros de ar, filtros de oleo, filtros de combustivel, injectores, embraiagens , caixas de velocidades e por aí fora.
      Travoes devido a travagem regenerativa gastas muito menos o que faz com que troques pastilhas muitos mas mesmo muitos km depois de qualquer carro a combustao.
      Nao há fugas de oleo, nao há problemas com valvulas, pistoes e afins, é quase só carregar o carro, andar e de vez em quando trocar de pneus (da mesma forma que trocas num a combustao).

      As baterias, é um mito e depende daquilo que comprares para o uso que vais dar ao carro, se queres um carro para fazer muitos km todos os dias e estar sempre a fazer carregamentos rapidos, sim possivelmente vais encontrar problemas com as baterias.
      Eu por exemplo, o meu eletrico mais antigo na semana passada chegou a marca dos 400 mil km, trocou a bateria uma vez em garantia devido a um recall (nao tive problemas) e ainda nao tinha chegado aos 200k.

      Até agora, sempre a dar-lhe, a bateria está de boa saude com mais de 85% da carga original, pelo andar, muito possivelmente ainda deverá fazer mais 400 mil antes de ter de trocar a bateria.

      O dinheiro que gasto em manutencao é uma pequena, muito pequena parte do que gastava antes quando tinha carros a combustao, isso combinado com carregamentos grátis, o dinheiro que já poupei dava para trocar as baterias mais que uma vez.

      Para além de que, quantos mais eletricos andarem nas ruas, mais mercado irá haver para pecas aftermarket, o que inclui as baterias, o que as irá tornar muito mas muito mais baratas.
      Se considerares que em muitos casos o que acontece é que uma ou duas celulas que ficam danificadas e que podes só trocar essas e nao o pack todo ainda mais barato irá ficar.

  4. Avatar de Vamos pensar nisto
    Vamos pensar nisto

    Não sei se este modelo de negócio, não mata a “galinha dos ovos de ouros”. Comprar um electrico nos “minimos” não será barato na mesma – os equipamentos têm de vir instalados de base para ser ativados aquando da subscrição. Depois, a subscrição. Depois a falta de “bombas electricas de abastecimento” cuja rede cresce mais devagar que os carros vendido. Depois as baterias que 8 anos depois já só acumulam 2/3 de carga e a troca é quase um carro novo… E esse famoso AutoPilot, terá utilidade em estradas com deficiente marcação?

  5. Avatar de Victor
    Victor

    Que o Homem sabe ganhar muito dinheiro á custa da cegueira do consumidor é uma verdade incontestável.
    Arranjou fácilmente uma forma de cobrar mais do dobro do custo de um extra e muitos ainda vão dizer que é uma vantagem porque podem cancelar e activar o serviço. A 199USD mês os 10000USD de antes são á justa para 5 anos de pagamentos mensais, se estes veiculos são feitos para 8 anos de utilização até 10 anos o homem arranjou forma de vender um software aos utilizados por 20000USD, porque o hardware é pago na totalidade quando se compra o carro.
    E ao descontinuar o software antigo tendo vindo a reduzir as suas funcionalidades obriga os actuais proprietários a voltar a comprar o que já tinham comprado, mantém as margens de lucro ou de valor que quer ganhar no final ao disponibilizar o upgrade de software por 99USD mensais, porque já lá tem os 10000USD iniciais e poderá agora ir buscar mais outros 10000USD em prestações.
    Assim é que se ganha dinheiro, sabendo fazer com que se pague e continue a pagar. Cada vez mais entendo porque ele é um génio dos negócios e nós somos jumentos das compras LOL

  6. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Estava a ver o Audi Q4 Etron, 40, custa 51 000€, se acrescentar os retrovisores pretos, vidros escuros, lava farois e umas barras no tejadillho, pedem-se somente mais 7100€, estofos em couro + 2700€, para ter un head-up display e sistema de reconhecimento de sinais de transito + 3400€, estofos eletricos mais uns quantos, etc, e nem é uma moda nova, há muitos anos que há muita marca que só os extras são quase outro carro

  7. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Por 199 dólares… Por mês! Exagero…

  8. Avatar de danny
    danny

    AHAHAHA! Que grande modelo de negocio. A Tesla a lançar modinhas da treta. Além de comprar o carro, ainda temos de pagar mensalidades para usufruir do carro. Qualquer dia temos outra alternativa. Alem de comprar ou pagar mensalidades, teremos a opção, “ver anuncio” e lá teremos uma funcionalidade desbloqueada para 24horas.

  9. Avatar de Nick
    Nick

    Concordo com a ideia, quero bancos aquecidos só no inverno, ok. Afinal não preciso daquele extra que queria tanto, ok.

  10. Avatar de MP
    MP

    O que não falta por aí já são casos em que já se pagou o hardware e depois querem uma subscrição para utilizar. Veja-se o que a BMW/MINI fez em Fevereiro passado ao desativar o Carplay, sem aviso prévio, que vinha ativado de fábrica….

  11. Avatar de Sérgio correia
    Sérgio correia

    Se calhar vocês clientes da Tesla queriam tudo de graça !!!