Tesla: 13 mil euros para “reparar” uma bateria? Empresa fez 590 euros

124 Comentários

Ao dono de um Tesla foi-lhe pedido 13 mil euros para “reparar” a bateria do veículo. No entanto, conseguiu por 590 euros.

O segmento dos veículos elétricos tem evoluído muito nos últimos anos. O mercado já tem um bom portefólio de ofertas para todos os bolsos. No entanto,  há componentes dos carros elétricos que ainda têm valores quase proibitivos. Conheça esta história verídica.


Empresa “fabricou” pequena peça para resolver problema da bateria do Tesla…

O dono de um Tesla Model 3 verificou que tinha problemas na bateria do seu veículo por causa do embate em obstáculos que estavam na via de circulação. Quando se deslocou à marca, a um Centro de serviço oficial da Tesla, pediram-lhe 13 mil euros pelo “arranjo”. Incrédulo pelo valor pedido, solicitou um orçamento a uma outra oficina que lhe “apenas” pediu 590 euros.

De acordo com o que foi revelado, após o embate a bateria dos Tesla começou a perder líquido. Como solução, a Tesla indicou que seria necessário a substituição da bateria por uma totalmente nova (não havendo possibilidade para arranjo).

Tesla: 13 mil euros por "reparar" uma bateria? Dono conseguiu por 590 euros

Não conformado, o dono do Tesla procurou uma outra oficina que disse ter solução para o seu problema. Na prática, o problema estava numa pequena peça que faz parte do sistema/circuito de refrigeração da bateria.

Tesla: 13 mil euros por "reparar" uma bateria? Dono conseguiu por 590 euros

Segundo o que é referido pelo dono, a parte que estava danificada foi cortada, tendo sido adaptada uma nova peça.

Tesla: 13 mil euros por "reparar" uma bateria? Dono conseguiu por 590 euros

No final tudo foi bem isolado e o carro estava de novo operacional para viagens. O problema aqui descrito não é apenas com a Tesla que acontece. Normalmente, as oficinas das grandes fabricantes automóveis não arranjam soluções para os problemas dos clientes. Apenas se limitam a vender peças novas, aos quais somam a mão de obra.

Já teve algumas “história” como esta? Se sim, deixe nos comentários.

Fica o vídeo com todos os pormenores deste caso.

Comentários

124

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lucas
    lucas

    Isso vai passar a ser o comum ninguem se oferece para fazer manutenção em carros electricos que não seja as marcas e como tal paga e não bufas.

    1. Avatar de David Cordeiro
      David Cordeiro

      Julgo se será exatamente o contrário que se irá passar.
      São novas oportunidades de negócio.
      Agora vão aparecer mais oficinas multimarcas com mecânicos especializados em Veículos Elétricos e que vão conseguir ter preços muito mais competitivo do que as marcas.
      Vão começar a aparecer peças de todo o tipo (clones) para esses milhares de veículos (ou milhões daqui a nada) o que permitirá fazer as reparações com custos idênticos aos carros de combustão!

      1. Avatar de lucas
        lucas

        Por acaso sabe o preço dos equipamentos que é preciso ter para mexer nos carros electricos ? e da formação especial que é preciso ter ter ?
        Ninguem se vai chegar a frente disposto a pagar equipamento para mexer em carros que são bombas com rodas.

        1. Avatar de Fo
          Fo

          Se pensares bem, bombas com rodas são os vários a combustão 😉

        2. Avatar de RC
          RC

          Eu sei, com 300 ou 400 euros tem quase tudo. Os equipamentos que precisa a mais são, luvas para alta tensão, uma mascara para proteger a cara como a que se usa para trabalhar com uma rebarbadora, uma vara isolada, e umas placas indicadoras do estado do veiculo, se está ligado e com corrente nos terminais expostos ou não.

          E um curso para saber usar isto tudo, que consegue por 100 a 200 euros.

      2. Avatar de António
        António

        O problema é que as marcas não vão dar garantia em baterias que foram repararas com material não original e a garantia das baterias é um fator a ter muito em conta neste tipo de carros.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Da mesma forma que se reparares o teu carro fora da marca/reparador autorizado pela marca, corres o risco de eventualmente quebrar a garantia.

      3. Avatar de Robin
        Robin

        Não esquecer que:
        Ao contrário dos veículos tradicionais, a tensão elétrica de trabalho da componente elétrica dos veículos elétricos e híbridos pode causar danos graves na saúde dos operadores. Em muitos sistemas as tensões elétricas ascendem aos 600V
        Não estamos a falar de baixas tensões

        1. Avatar de Robin
          Robin

          as empresas tem de ter as pessoas habilitadas para trabalhar com estas altas tensões , luvas de proteção , botas especiais , viseiras, o tecnico tem de usar um cabo preso a roupa para o caso de ser electrocutado poder ser puxado sem colocar em risco os outros trabalhadores,não podem usar objectos pessoais metalicos, pulseiras,relogios ,aneis ,se tiverem pacemaker ou outro tipo de equipamento electronico medico que tenham de usar não podem mexer nestes carros , etc.
          já dá para perceber o tipo de carros que ão os electricos e os hibridos.

          1. Avatar de Robin
            Robin

            E ter seguros que possam cobrir a morte por ter sido electrocutado ou perda de veiculopr reparação incorrecta.

          2. Avatar de PC
            PC

            Acho que está a ser muito linear! Devia informar-se melhor no que diz respeito a Tensão eléctrica. Cumprimentos

          3. Avatar de RC
            RC

            Esses materiais só são necessários quando se trabalha com as partes do carro que tem alta tensão exposta. No caso do video não são necessários, só era se eles abrissem a bateria e tivesse os terminais expostos.

        2. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          A perigosidade não está na voltagem, está na amperagem.
          Contudo, obviamente a amperagem num veículo elétrico é bastante alta.

          1. Avatar de Imf
            Imf

            E como é óbvio não vais trazer rrabalhos em tensão, ninguém o faz.
            Alias isso so é feito em condições extremas, e tens formação propria para isso (TET), e equipamento de proteção próprio para esses trabalhos.
            Mas la esta num carro nao é estritamente nessecario trabalhar em tensão.
            Tal como tu em casa uma simples lampada trocas com o interruptor desligado.

          2. Avatar de RC
            RC

            Errado, o perigo está na tensão (voltagem não existe em português de portugal), pode ter 100000000 amperes numa bateria, mas se ela tiver menos de 60 volts pode mexer à vontade que não faz mal nenhum, se meter lá uma chave, claro que desaparece.

          3. Avatar de RC
            RC

            O certificado para trabalhar com esta vertente é acessivel, já existem centenas de profissionais em Portugal com ela, já existem várias empresas formadoras a dar essa formação. Eu já a tenho.

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          600v não é o problema. Os carros a combustão utilizam até 45.000V.
          Os tasers “disparam” 50.000V.

          1. Avatar de Artur
            Artur

            O que mata não é a tensão (V), mas sim a intensidade que nestes casos carros é muito baixa. Quem não sabe não deve mexer.

          2. Avatar de RC
            RC

            Depende da tensão, a corrente que passa pelo corpo é calcula pela lei de ohm.

        4. Avatar de Imf
          Imf

          600v é baixa tensão, nao venhas ca com o risco para a saúde dos trabalhadores.
          Ate 1000V é baixa tensão.
          Claro que se apanhar um choque podes morrer, mas isso ate na tomada da tua casa

          1. Avatar de Robin
            Robin

            Acho que não estão a ver bem a coisa a informação que apresentei consta de revistas tecnicas enviadas para as oficinas não em Portugal e para que saibem todos os instrumentos que vão ser utilizados são feitos alertas para se ter cuidado com electricidade estática ,suficiente para o tipo que os usa juntar os pézinhos se não levar isso em consideração.

        5. Avatar de RC
          RC

          Eu tenho formação para trabalhar em carros com essas tensões, e acredite que com as devidos cuidados não existe perigo nenhum, na prática só é perigoso para quem não sabe o que está a fazer.

          Os carros têm inumeras seguranaças para que as tensões não ficam ao alcance de qualquer um, incluivé os pontos em que têm essas tensões não estão juntos, estão sempre a alguma distância entre eles, isolados e bem assinalados.

          Já agora, 600v ou mais ainda são poucos, alguns audi, o porsche taycan, e o novo ioniq 5, os teslas trabalham todos até 400v, em que o perigo é o mesmo.

          1. Avatar de Mapril
            Mapril

            Bem explicado, acrescento só que não há perigo se se tocar apenas num dos terminais da bateria, tal como não há perigo para as as aves que poisam em cabos de alta tensão… e não são fulminadas.

      4. Avatar de Domingos
        Domingos

        Concordo plenamente, será o mercado a funcionar, para tudo que der lucro, haverá interessados em investir e rentabilizar o investimento

    2. Avatar de Imf
      Imf

      Mas achas que é so a tesla, levar p carro a marca é isso mesmo, eles sao substituiroes de peças caros.
      Mais nada.
      Se o motor se lixar eles nao arrajam trocam, etc,etc.
      Seja tesla, mercedes, opel, nissan , etc

    3. Avatar de RC
      RC

      Eu ofereço, quer o meu contacto ?

  2. Avatar de José Corte-Real
    José Corte-Real

    GPS do carro deixa de adquirir a posição do veículo. Orçamento da marca: 1000 euros para substituição integral do módulo multimédia. Mandei vir antena GPS do ali express e troquei-a eu mesmo. Custo total, 5 euros.

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      José, boa tarde. Qual a marca do veículo? Só por curiosidade. É interessante ter este género de feedbacks para quando queremos trocar de carro. Obrigado desde já.

      1. Avatar de José Corte-Real
        José Corte-Real

        Foi num Peugeot. Julgo que não diferem muito umas das outras…

        1. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          São todos umas sanguessugas. Obrigado.

          1. Avatar de Imf
            Imf

            Eles nao sao sanguessugas eles estão formatados para aquilo.
            Eles muitas vezes nao tem conhecimento técnico para reparar nada.
            Limitam se a correr um diagnóstico e trocar a peça/ pecas danificadas, muitas vezes os modulos completos, claro que vai sair caro.
            Mas sabem que fica bom, pois novo é novo

  3. Avatar de polo
    polo

    como não adorar o Rich Rebuilds.

    claro que as marcas não fazem reparações, qual é a dúvida?
    no grupo VAG ambém fartam-se de avariar por exemplo os switches da fechadura da porta, em que devem custar-lhes cêntimos e só vendem a fechadura por 200-300€

    ao menos já começam a haver mais oficinas preparadas para os eléctricos, apesar do perigo para o zé da esquina que se lembre em começar a mexer em baterias de lítio sem qualquer preparação e condições de segurança

    1. Avatar de Atento
      Atento

      Nas fechaduras dos Mercedes o «efeito metralhadora» é bem conhecido (impede/força a tranca da porta).
      O problema residia numa pequena mola (que partiu) que podia ser comprada por 2€, alguns kits já traziam 4 molas e um clamp para ajudar na substituição da mola (5€).
      Em 2014 pediram-me 340€ pela reparação na Mercauto (apenas uma fechadura e ainda ficavam com a fechadura velha para «reciclar»), reparei por 5€ (kit do ebay) + 30€ (desmontagem/montagem das fechaduras acordada com uma oficina de bairro) pois acabei por aproveitar a substituir em todas. Já foi há mais de 6 anos e ainda não tive problemas.

  4. Avatar de Jose Mendes
    Jose Mendes

    Right to repair :3

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      But is the repair a right one?

      1. Avatar de Jose Mendes
        Jose Mendes

        Sim! A questão n é se qq pessoa pode ou não reparar, a questão é haver peças para que seja possivel reparar e não perder a garantia pq se trocou uma peça num serviço que sabe o que está a fazer mas não é “oficial”

    2. Avatar de Fo
      Fo

      Está o que faltava não poder reparar o que é meu.
      Lol

  5. Avatar de Zezinho
    Zezinho

    O que vai acontecer a um carro elétrico de gama mais baixa com 8 ou 10 anos que precise de uma bateria que custa mais do triplo que vale o carro .

    1. Avatar de RC
      RC

      Em que planeta da galáxia é que uma bateria custa o triplo do carro ?

      1. Avatar de Zezinho
        Zezinho

        Uma bateria nova para um Nissan
        Pode custar até 12000€
        Se o carro já tiver 8 anos o valor comercial dele é muito inferior ao valor da bateria
        O que se faz neste caso ?
        Sucata ?

        1. Avatar de RC
          RC

          Não, as bateias têm preços definidos, e não “podem custar”, a bateria de um nissan custa 7000 euros + 3 a 4 horas de mão de obra + iva = +-9000 euros.

          Então e se o mesmo acontecer com o motor num carro a combustão ? vai meter um motor novo ? ou compra um em segunda mão ? `

          Compra um em segunda mão, certo ? pois, e o carro passa a valer mais no caso do eléctrico passa a valer mais porque o estado da bateria conta, e SIM, sabemos sempre qual o estado real da bateria.

          Pode fazer isso, foi o que fiz com a minha carrinha eléctrica de 22 anos que tem uma bateria de um tesla batido de 2016. Para provar isso posso mostrar-lhe um anuncio do OLX (que nada tenho a ver) onde está um nissan de 2011 com a bateria usada de um nissan de 2019

          https://www.olx.pt/d/anuncio/nissan-leaf-b-a-t-e-r-i-a-40kw-IDGyWsH.html#467003098a;promoted

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Simples, daqui a 8 /10 anos já haverao muitos mais eletricos a circular e como tal haverao empresas que reparam as baterias, tal como a Electrified garage. 😉

  6. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Os carros eléctricos só são viáveis para pequenas deslocações.
    Fazer uma viagem de milhares de quilómetros, já não é viável pelo tempo que demora a carregar as baterias.
    Qualquer viagem com distância superior á autonomia do veículo, torna a viagem muito complicada.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      O truque é trocar as baterias todas de uma só vez. Isso já existe no estrangeiro e demoram 2 a 5 minutos a mudar o bloco de baterias todo, e é uma máquina a fazer tudo. Poderia até ser mais rápido se fossem todas iguais, mas cada marca tem os seus ajustes.
      Aparentemente só as empresas com frotas acharam o conceito interessante até agora, a malta quer ser dona das suas baterias que as marcas se gabam tanto.

      1. Avatar de RC
        RC

        Existiu, agora já não existe, já nenhum carro vem preparado para isso, esse projecto já acabou, era o BetterPlace da Renault, os primeiros teslas também vinha preparados para isso, mas até a tesla viu que não era pratico nem iam ter aderentes, já que as cargas rápidas são uma melhor solução. Isso só poderia ter sucesso com a padronização dos carros e das baterias, coisa que dificilmente irá acontecer porque esbarra num conceito básico: limitação de desenvolvimento e de praticidade. Nesse caso todos os carros tinham de ter a bateria igual, o que não faz sentido, quem mais anda precisa de uma bateria maior, quem menos usa uma menor e uma maior diversidade. Além, disso são menos baterias por carro, assim cada carro precisa de uma, com esse projeto, cada carro precisa de pelo menos 2.

      2. Avatar de RC
        RC

        Já agora, as marcas nunca foram ou são donas das baterias, no caso dos que ainda existem em aluguer, apenas a renault, quem as detém é um banco.

          1. Avatar de RC
            RC

            São projetos isolados, bons para dentro da marca, mas não passam de ideias que não me parece que sejam viáveis e praticas. A rapidez com que se faz uma carga permite menos infraestrutura e custos que pode proporcionar uma solução desse tipo.

            Duvido que tenha algum sucesso, isso só faz sentido para quem nunca usou electricos.

    2. Avatar de Rudua
      Rudua

      Tens que te informar melhor. Em Portugal se calhar não, mas já fizeram na Noruega com um model 3, 1000km em menos de 10h

      1. Avatar de RC
        RC

        Acabaram há horas de fazer em 9:20h 1000 kms, em um Tesla model 3 LR ultima versao, apenas mais 20 minutos do que leva a fazer num a combustão.

    3. Avatar de RC
      RC

      Com a rede de supercarregadores é bem prático, meia hora a 1 hora chega para fazer mais 300 a 400 kms, se o carro for para fazer isso todos os dias, que exista quem faça, depende de cada caso.

      Eu conheço várias pessoas que compraram carros eléctricos por esse motivo, para fazer muitos kms, porque para pouco não vale a pena.

      Há dias falei com um comercial que anda de norte a sul do pais e tem um electrico, e nunca sabe onde vai estar. Coragem ? talvez, mas ele diz que foi o melhor carro que comprou.

      As coisas não são apenas aquilo que temos na ideia, Eu mudei há muito tempo para eléctrico e mantive um velho corsa a diesel na garagem para quando for preciso, na verdade só o usei nas vezes onde preciso de transportar mais de 2 pessoas, porque tenho uma carrinha electrica.

    4. Avatar de Louro
      Louro

      Eu viajo regularmente entre o UK e Portugal, antigamente com um M5 E60, depois com uma carrinha E63AMG e agora com um Tesla.

      O tempo de viagem é o mesmo, mais meia hora, menos meia hora, a autonomia da bateria dá perfeitamente para fazer cerca de 4 horas de viagem em AE, e claro, paras numa estacao de servico, metes o carro a carregar, vais a casa de banho, esticas as pernas, tomas um café, da mesma forma como sempre fizeste e quando chegares ao carro dependendo da velocidade do carregador, lá está ele pronto para mais 4 horas de conducao.

      Simples… Quando alguém me vem com esse tipo de conversa, é quase sempre malta que as viagens mais longas que fazem é para ir de casa até ao trabalho.

      1. Avatar de RC
        RC

        A melhor que ouvi/li até agora foi:

        -“Esse carro nem dá para ir a Lisboa e voltar par ao Porto”

        -“então e fazes isso muitas vezes ?”

        -“Epá, já lá não vou há 6 anos” lool

        Aconselham-me a comprar uma retro-escavadora ? é que algum dia posso precisar abrir um buraco no quintal !!!

    5. Avatar de Artur
      Artur

      Sim, até porque no destino não sabe o que vai encontrar em termos de disponibilidade.

      1. Avatar de RC
        RC

        Se tive um tesla sabe, ele diz os que existem em todo o mundo e quais os que estão ocupados e até a espera prevista.

        Se não tiver usa uma aplicação no telefone que faz praticamente o mesmo.

  7. Avatar de Seal
    Seal

    O que está gente (Tesla) tem feito nestes casos, de reparação de baterias fora da marca , é cancelar o acesso à rede Supercharger e mesmo ao carregamento rápido em qualquer outra rede.
    Só pra se ter uma ideia de como isto vai…

    1. Avatar de RC
      RC

      Não, a tesla só bloqueia o acesso aos superchargers quando o carro foi alvo de intrusão no sistema, ou naqueles que são exportados para outro continente, o caso dos que são importados dos EUA para a Europa ou outro.

      Mas se for a tesla a fazer a preparação do carro para sair do continente não perde.

  8. Avatar de PTO
    PTO

    Há uns anos atrás o alternador do meu carro deixou de funcionar e na oficina da Toyota, na cidade da Maia, o fulano disse que não reparavam o alternador mas que me vendiam um “recondicionado” por cerca de 370€ + IVA, fora a mão de obra.

    E o extraordinário foi que me disse isto de imediato, logo na receção, sem ninguém examinar o meu carro e com um ar de quem me estava a fazer um favor extraordinário a facultar-me uma peça “recondicionada”, porque se fosse a meter um alternador novo, seria bem mais caro.

    Obviamente que os mandei para um certo sítio e na Garagem da Lapa (cidade do Porto) trataram-me do assunto e repararam o alternador por cerca de 120€, já com IVA e mão-de-obra incluídas. Continua a funcionar sem problemas até hoje.

    Resumindo… rico esquema de negócio que a Toyota lá têm montado. Em vez de repararem os alternadores aos clientes (sempre que possível), metem um recondicionado a preço de ouro e ficam com o que tiram do carro desse cliente para reparar e vender a outro “otário” com uma margem de lucro absurda.

    1. Avatar de RC
      RC

      Mesmo assim os 120 euros foi bem cobrado, escovas e casquilhos nem 10 euros custam, mas lá está, eles não está lá para fazer caridade.

    2. Avatar de GM
      GM

      E um equipamento recondicionado é o quê? Simplesmente um equipamento reparado, testado e com garantia da marca. Concordo no “…a preço de ouro…”.

  9. Avatar de Manel
    Manel

    Realidade atual dos “fantásticos” carros elétricos:

    – não há carregadores públicos suficientes em Portugal

    – são caríssimos ( e não venham com a história de que poupas em gasolina)

    – passado 8 anos tens de gastar 8 mil euros numa bateria nova (em média)

    – manutenção cara

    – a desculpa da treta ecológica é desculpa para aumentar os preços de tudo

    – a construção de baterias e outras peças do carro não são nada ecológicas

    – etc….

    1. Avatar de Cruz
      Cruz

      Tenho um chevtolet aveo. Há 3 anos começou, no inverno, a condensar humidade no farol dianteiro do lado direito. O representante da marca orçou a resolução do problema em 500€!! Uma oficina generalista resolveu por 90€!!

    2. Avatar de RC
      RC

      A realidade principal é aquela que você mostra, TOTAL desconhecimento do que está a falar, tudo o que disse são falta de conhecimento, aqui vai:

      – há carregadores para os que existem, lembre-se que cada tomada que existe em casa é um carregador, e sim, 70% das familias têm lugar para carregar, já que detêm local próprio de estacionamento, Portugal não é só Lisboa e Porto, ai sim, existem algumas dificuldades.

      – não, são baratos, têm é de considerar o custo ao longo da vida.

      – errado, as baterias não duram só 8 anos, têm muitos com ais de 8 anos e continuam a trabalhar com a bateria de origem, porquê 8 anos ??? é o que dura a garantia ? então um a gasolina só dura 2 anos ? eu tenho um electrico com 22 anos e a bateria ainda funciona.

      – manutenção barata, a média de custo de uma revisão anual não passa os 60 euros por ano, a tesla nem sequer tem revisões obrigatórias.

      – não é desculpa, é um facto, e não vale a pena dar a volta aos argumentos que arranjar , nunca vai conseguir provar o contrário, ou então você está certo e o mundo está errado, duvido.

      – poluem sim, mas a alternativa é bem pior, mas enfim, acho estranho no ano 2021 ainda haver quem acredite que uma coisa que dura milhares de vezes e pode ser reconstruida poder ser pior para o planeta que uma que só dura uma unica vez………

      Quais são os etc ??

      1. Avatar de pretor
        pretor

        RC … podes dizer o que quiseres, alias ate podes dizer que o equipamento do Sporting é vermelho … és um crente

        1. Avatar de RC
          RC

          Erado, sou um utilizador, e melhor dos que não são, sei melhor da realidade.

      2. Avatar de pretor
        pretor

        RC … é o teu negocio …. pervebo que o defendas … agora não lances areia para os olhos das pessoas

        1. Avatar de RC
          RC

          Areia ?? defenda-se com argumentos, é mais simples.

        2. Avatar de RC
          RC

          Negócio ? eu não vendo teslas nem trabalho na tesla, e NEM SEQUER TENHO UM TESLA.

      3. Avatar de Seal
        Seal

        @RC, Plenamente de acordo, mas com o seguinte aparte :
        Os valores de manutenção variam muito com as marcas.
        O contrato de manutenção de um Leaf fica por 80€ ano.
        De um Kia e niro entre 190€ e 270€ ano, comforme for programada ou integral.
        De um Tesla… enfim. Desde que vi uma fatura com preço de $175/hora de mão de obra…
        Nos States têm esta referência

        Maintenance Item cost

        Tire Rotation
        $35 to $100
        Cabin Air Filter
        $60 to $200
        Wiper Blades
        $20 to $50
        Full Service (Inspection Plus Items Above)
        $475+
        Brake System Flush
        $100 to $110
        A/C Service
        $50

        1. Avatar de RC
          RC

          Não, em Portugal a máo de obra é de 110 euros, mas o tempo não é cobrado pelo tempo que leva, mas sim pela tabela de tempo para cada serviço.

          Isso é caro ? então venha de lá as tabelas de manutenção em dolares para veiculos a gasolina e gasóleo.

          Um tesla não tem manutenções programas, não inventem.

        2. Avatar de RC
          RC

          Do kia e-niro não encontro, no grupo Hynday kwuai electrico tem um excel com os preços cobrados aos utilizadores, e como vê depende da oficina. os valores médios andam bem abaixo do que refere.

          https://scontent.flis9-1.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/217391463_4438264926193064_3000540965704082214_n.jpg?_nc_cat=101&ccb=1-3&_nc_sid=825194&_nc_ohc=vMrq_OJoLw4AX-weTKB&_nc_ht=scontent.flis9-1.fna&oh=638f1d8f79544733bf0975cda57e0697&oe=60F8B5BA

          1. Avatar de RC
            RC

            Esta ultima tem o custo dos planos do Niro Ev, nem tinha visto.

          2. Avatar de Seal
            Seal

            Não o quê ?! Estou a dar preços que são públicos.
            Os preços dos contratos de manutenção kia e Nissan em Portugal estão no configurador…pra quem quiser ver.
            Já agora, 110€ hora é valor de Porsche… um roubo.
            Mas sim, no geral a manutenção de um EV é mais barata. Varia é bastante (muito) de uma marca para outra. Nunca disse o contrário.

          3. Avatar de RC
            RC

            Também lhe estou a dar preços públicos, até tem o nome das oficinas que deram o orçamento, entre no grupo que falei e veja, o link vem diretamente de lá.

            https://www.facebook.com/groups/hyundaikonaelectric

            É um custo alto sim, mas estamos a falar de bons profissionais e com técnicas diferentes de deteção de avarias , que não andam ali 5 horas há procura do problema, em praticamente todos os casos as intervenções são agendadas pela aplicação e nesse meio tempo a tesla olha para os logs que tem do carro para saber qual a anomalia, quando o carro entra na oficina já tem hora para sai. A coisa só não tem corrido bem para a parte de bate chapas, neste momento existem tempos de espera alguns até de algumas semanas para envio de peças para serviço de bate-chapa.

          4. Avatar de Seal
            Seal

            Em relação aos preços, prefiro seguir os indicados nos sites oficiais das marcas. No que toca à chaparia tens razão, mas é um problema criado pela Tesla. Tem uma fraca gestão de stock. Quase todas as peças produzidas vão pra linha de montagem…

          5. Avatar de Seal
            Seal

            Nota :
            Não uso facebook

          6. Avatar de RC
            RC

            Acho que você não leu o que disse ou não viu a foto, os preços que estão no site são do plano de manutenções, o print que meti aqui são os orçamentos que os clientes receberam das várias oficinas que existem e fazem a manutenção. São dados que os clientes preencheram. O grupo é dos clientes, não me venha dizer que estão aldrabados. Lool

          7. Avatar de Seal
            Seal

            Ninguém disse que eram aldrabados.
            Fazes lembrar um que costumava escrever por aqui…

          8. Avatar de RC
            RC

            Então, por ter uma opinião diferente e recheada de experiência não posso comentar ? ou isto é um local onde os petrolheads fazem e dizem o que querem ?

          9. Avatar de RC
            RC

            Veja que o preço que viu no site é do plano de manutenção comprado junto com o carro, também acho que devia ser mais barato que depois, mas enfim, no excel que mostrei até meteram a diferença dos preços orçamentados nas oficinas para o plano de manutenção, onde chega a ter diferenças de 500 euros.

          10. Avatar de Seal
            Seal

            Não percebes… . Não sei o que fazem os petrolheads. Nem me interessa.
            Pessoalmente acredito nos EVs e num futuro também com Hidrogénio.

          11. Avatar de RC
            RC

            Não percebo ?

            Eu também acredito que o hidrogénio nos eléctricos possa ter o seu lugar, se bem que nunca vão conseguir competir com os 100% BEV.

        3. Avatar de Louro
          Louro

          @Seal,
          Se tivesses um Mercedes e tivesses levado com uma factura de quase 3000Euros ainda dentro de garantia até saltavas lolol

          1. Avatar de Seal
            Seal

            Mas não tenho.

      4. Avatar de Infinity
        Infinity

        70% das familias tem lugar para carregar? queres dizer que 70% da populacao mora em moradias? Pois é que o resto do país comparado com Porto e Lisboa ainda é uma area muito extensa.
        Baratos? Onde? Deves pensar que a populacao vive com ordenados fantasticos, infelizmente a maioria das familas vivem com o dinheiro contado.
        “Dura milhares de vezes” tens que explicar bem isso

        1. Avatar de RC
          RC

          Página 14 sff: https://observatorio.acp.pt/estudos/condutor_portugues/14/index.html

          Sim, são baratos, a não ser que considere que apenas o custo de aquisição é um custo.

          Contado??? pois, para o queimar literalmente….

        2. Avatar de RC
          RC

          Esqueci-me do duram milhares de vezes, simples, uma bateria carrega e descarrega milhares de vezes durante a sua vida, um litro de gasolina só dura uma única vez, queimou, pronto, foi-se….

          1. Avatar de GM
            GM

            Um depósito de combustível também enche e esvazia milhares de vezes, e não perde a capacidade de armazenar combustível cada vez que se esvazia e volta a ser enchido. Já as baterias, cada carga que recebe e esgota perde sempre uma ligeiríssima capacidade de carga, que vai acumulando ao longo do tempo.

          2. Avatar de RC
            RC

            LOOOOL.você percebeu, então e a gasolina é dada pelo São Pedro, não tem de ser fabricada ?

            A bateria equivale ao motor, cada depósito que esvazia desgasta-se mais um pouco.

          3. Avatar de GM
            GM

            RC, a bateria é o acumulador de energia. No caso dos VE é a electricidade por razões óbvias. no caso dos VCI é o depósito de combustível, seja ele gasolina, gasóleo, GPL, GNC/GNV, Etanol.

          4. Avatar de RC
            RC

            Não, o que temos de considerar são os componentes que têm desgaste e os que desaparecerem, a eletricidade 10 x vezes mais eficiente que o combustível, acho que esta parte não quer comparar?

            Sobre a bateria, sim é o acumulador, mas dentro do elétrico é o único componente que tem “desgaste” ou por termos mais corretos, tem degradação.

            A eletricidade não se queima, move-se de um lado para o outro, obviamente que existem emissões para criar esse movimento, mas é isso que muito se discute, onde os resultados não deixam dúvidas, com a duração atual das baterias, as emissões são muito menores, e com tendência para baixar, já que os veículos estão a aumentar na eficiência, estas também estão a usar cada vez materiais mais comuns e fáceis de obter..

    3. Avatar de Louro
      Louro

      @RC
      Se a ignorancia pagasse imposto voce estaria todo carimbado e na miséria.

      – Há sim, apesar de que a maioria das pessoas carregam os seus carros em casa, durante a noite.
      – Sao caros, mas sim poupas muito dinheiro no combustivel, e nao só.
      – Nao tem de gastar nada… o meu Model s é de 2014, já conta com 400mil km e a bateria retem mais de 85% da capacidade original.
      – Manutencao infinitamente mais barata que um carro a combustao.
      – A treta ecológica é o que irá salvar muitas vidas no futuro e livrar os nossos descendentes de doencas respiratórias (no grosso).
      – A construcao de outras pecas dos carros sao iguais a qualquer outro carro, na verdade até mais ecológicas pois nao há oleos e afins para meter no motor.
      As baterias, sao mais poluentes para construir (algo que tem vindo a mudar com a evolucao), mas o facto de teres zero de emissoes durante a vida do carro, faz com que em “poucos” km um eletrico fique tao ecologico como um a combustao e por consequencia deixe de poluir enquanto que o a combustao continuará a poluir muito mesmo depois do seu fim de vida.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        @RC desculpa, nao era para ti mas sim para o Manuel como deves de ter percebido.

        1. Avatar de RC
          RC

          SIm, eu dei por isso, Força.

    4. Avatar de J.P.
      J.P.

      A EDP já esfrega as mãos p quando puder dar a desculpa que não há produção de energia para todos e terá de fazer “preços especiais” para abastecer em pontos de carga auto.

      1. Avatar de RC
        RC

        A GALP e as outras também vão fazer o mesmo nos combustíveis, já que também dependem da energia, mas pode sempre arranjar alternativas, cada um pode produzir a sua energia, já gasolina não pode.

  10. Avatar de Cruz
    Cruz

    Tenho um chevtolet aveo. Há 3 anos começou, no inverno, a condensar humidade no farol dianteiro do lado direito. O representante da marca orçou a resolução do problema em 500€!! Uma oficina generalista resolveu por 90€!!

  11. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    A Tesla só está interessada em vender carros novos.

    Quem tiver problemas depois do carro lhe ser entregue: azar.

    1. Avatar de RC
      RC

      errado, a tesla tem dos melhores centros de assistência que existem, onde outras marcas só conseguem em carros de valor muito mais elevado, inclusive em Portugal e todo o mundo têm tecnicos que vão a casa das pessoas resolver problemas.

      Não fale do que nada sabe.

      1. Avatar de Santos
        Santos

        Chama a isso resolver problemas!!!
        Com valores desses eu chamaria assalto ao cliente.

        1. Avatar de RC
          RC

          Assalto é quando cobram e não resolvem.

    2. Avatar de RC
      RC

      Até lhe posso mostrar um caso em que a tesla pagou a reparação numa oficina fora da rede deles. Ou seja, houve um recall aos carros para substituição ou reparação de uma unidade e a tesla até pagou reparações a quem tivesse feito fora da oficina deles.

  12. Avatar de baj
    baj

    Num Audi, o limpa vidros deixou de funcionar! O motor funcionava normalmente, mas o braço não se movia! Fui á Audi, e o problema estava numa anilha que fazia o encaixe entre o braço e o veio do motor! Orçamento: 470€ + IVA…. ( conjunto completo ) não aceitei e fui ao mecânico aqui da zona. Analisou o caso e disse que a solução era muito fácil, bastava rebaixar o encaixe no veio do motor e colocar uma anilha de aço inox, em vez da de plástico que estava de origem, e que não teria mais problemas. Orçamento: 20€. Foi feito o trabalho, há 5 anos, e zero problemas….
    As marcas não tentam solucionar o problema da forma mais económica para o cliente! Por vezes apresentam orçamentos surreais, para situação que podem ser resolvidas por mt pouco. Sugestão: peçam sempre uma 2ª opinião.

  13. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Esse fez como os tugas…desenrascou-se!!! CLAP CLAP

  14. Avatar de Ana Maria C.A. Pereira da Cruz
    Ana Maria C.A. Pereira da Cruz

    Axonteceu-me o mesmo na VW. Acabou o contrato de financiamento 3 dias antes da revisão marcada por eles e, como inacreditávelmente não têm qualquer programa de fidelização pos-venda, pedi orçamento para a dita revisão.
    Na Soauto pediram-me 530€ e fora 180€ e a Soauto perdeu um cliente.
    Os filtros e tudo o que estava bom, ficou. Se fosse na Soauto/VW, era tudo fora e sacavam tudo novo ao cliente. Com margens pois são peças fabricadas por eles em enorme escala.

  15. Avatar de RF
    RF

    Os problemas elétricos podem custar mulhares ou alguns euros na reparação. O meu caso foi com a chave do meu carro que é das que pode andar no bolso das calças para abrir e colocar o carro em funcionamento. Acontece que um dia a chave foi no bolso das calças para a máquina de lavar roupa. Quando saiu a chave perdeu a “vida”. Fui ao concessionário da marca para saber a solução. Resposta da marca: A reparação andará entre os 250 a 350 euros. Procurei casas de reparação de chaves e comandos e desloquei-me a uma delas. Entrego a chave expliquei o que se passou e passados 2 minutos devolve a chave e são 2 euros. Devemos procurar sempre outra solução em determinadas situações elétricas.

    1. Avatar de RC
      RC

      Então uma chave de um carro elétrico é mais cara que de um a gasolina ?

      Pois podem, tal como nos outros, milagres é em Fátima, mas como tem menos componentes, menos gastos.

  16. Avatar de Javier Reinaldo Baez
    Javier Reinaldo Baez

    Só tenho uma dúvida… quem vai se responsabilizar pela bateria desses carros elétricos cheias de metais pesados, chumbo, lítio que são altamente prejudiciais ao meio ambiente quando essas tiverem defeitos? Milhões e milhões de carros elétricos a serem fabricados, milhões e milhões de baterias altamente nocivas ao meio ambiente sendo despejadas pelo mundo.

    1. Avatar de RC
      RC

      Primeiro convem informar-se, chumbo tem a bateria do seu carro a combustão.

      Os mesmos que agora fazem com a bateria do seu carro, do oleo que sai do carter. Etc.

      Já existem fabricas para reciclar essas baterias.

    2. Avatar de RC
      RC

      Despejadas porquê ? também manda fora a bateria do seu carro ? eu sei que é diferente, mas manda ? não a manda para reciclar por que vale dinheiro ? Então tem a sua resposta.

      1. Avatar de Mapril
        Mapril

        A reciclagem de baterias de litio é MUITO mais complicada do que a das baterias de chumbo, e em geral o lítio nem sequer é recuperado. Da Wikipedia em inglês: “…extraction of lithium from old batteries is five times more expensive than mined lithium.[19]”

        1. Avatar de RC
          RC

          É complicada em certos tipos de baterias, nas baterias que não usam sais de litio e sim carbonado e oxido de litio é mais simples.

          https://www.duesenfeld.com/

          https://li-cycle.com/

          https://www.redwoodmaterials.com/

  17. Avatar de Santos
    Santos

    A mim também já me aconteceu na MCoutinho, num BMW X3 deram como solução numa avaria relacionada com o sistema de tração substituir a caixa de transferência completa por um valor que ultrapassa 4000 Euros, com mão de obra incluída, mas ainda me faziam o favor de me aceitar a minha de retoma pelo valor de 300 Euros senão este valor era acrescentado ao preço da nova.
    Por incrível que pareça eu próprio resolvi a avaria por um valor minúsculo de 45 Cêntimos, tive de por mãos á obra e descobri que a avaria estava relacionada na pequena placa do servomotor onde substitui o circuito que recebe e envia a informação á centralina de modo a gerir a tração.
    Estes Abutres de grandes marcas estão-se “cagando” para os clientes quando as avarias aparecem, ou o cliente quando não percebe nada de carros cai na cilada ou muitas vezes desiste e procura outra alternativa.

    1. Avatar de Artur
      Artur

      Quem passou a vida a trabalhar em tecnologias, será um dia um bom técnico ou até possivelmente não, tem que trabalhar 40 anos para se reformar. O Mundo não é perfeito e as pessoas também não.

  18. Avatar de Edu
    Edu

    Alguém sebe me dizer qual é a oficina que arranjou a viatura também tenho uma situação parecida

    1. Avatar de RC
      RC

      Esta é nos EUA, em Portugal tem quem lhe faça o mesmo, consulte a rede de oficinas da Evolution SBC

    2. Avatar de Miguel Truta
      Miguel Truta

      Procura a rede EVA Network tem 23 agentes em Portugal e são especialistas em elétricos e híbridos. Tem tudo até laboratório para reparação de eletrónica que é outra chatice dos elétricos quando avaria…

      1. Avatar de JL
        JL

        Chatice porquê? O meu já teve problemas electrónicos e foi reparado, e pelo que paguei não foi grande chatice.

  19. Avatar de ANTÓNIO CARLOS SOUSA
    ANTÓNIO CARLOS SOUSA

    Assim desmoraliza qq comprador.

    Afinal firmas como Worten fazem falta nesse setor

    Pq inicialmente os Telm tinham que ir para a marca e a Worten criou oficina de reparação de todas as marcas

  20. Avatar de Rui Rodrigues
    Rui Rodrigues

    Bom dia tenho um Smart for two de 2015 elétrico com 50 mil km o qual serve perfeitamente para as distâncias que faço carrego em casa recentemente tive uma avaria não carrega as baterias depois de testadas estão ok também testaram os cabos estão ok a informação passada avaria no módulo de carregamento não vou divulgar o valor neste momento o carro está noutra oficina estou a espera de solução

  21. Avatar de Artur Santana
    Artur Santana

    Estas questões técnicas têm que ser analizadas em cada caso, sempre existiu material com defeito de fabrico e sempre esistirá.

  22. Avatar de Miguel Truta
    Miguel Truta

    A EVA Lab em Portugal já faz isso…e reparam BMS – Braga