Produção de automóveis cai 29,5% em Portugal por falta de chips

29 Comentários

A falta de chips afeta a produção de automóveis! A pandemia não é apenas e só um problema da área da saúde. São várias as áreas da sociedade que têm sido afetadas, e a área automóvel é uma das mais críticas.

De acordo com informações recentes, a produção de automóveis caiu 29,5% devido à falta de semicondutores.

Produção de automóveis cai 29,5% em Portugal por falta de chips


Nos últimos tempos muito se tem ouvido falar nos problemas de produção de chips à escala mundial. Portugal não é exceção e isso reflete-se no número de automóveis produzidos.

Em junho foram produzidos em Portugal apenas 16.170 automóveis

De acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em junho foram produzidos em Portugal apenas 16.170 automóveis. Contas feitas, tal significa uma quebra de produção na ordem dos 29,5% face ao mesmo mês de produção referente ao ano passado.

Segundo revela a ACAP…

para o resultado negativo registado em junho terá contribuído essencialmente a atual crise no fornecimento de semicondutores que afeta a indústria automóvel a nível mundial

Em termos acumulados, no primeiro semestre de 2021, saíram das fábricas instaladas em Portugal 152.267 veículos, ou seja, mais 29,8% do que nos primeiros seis meses de 2020, mas menos 17,3% do que em igual período de 2019

Produção de automóveis cai 29,5% em Portugal por falta de chips

Segundo a ACAP, “a Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos automóveis fabricados em território nacional, com 87,3%, com a Alemanha (15,8%), França (14,7%), Itália (13,6%), Espanha (12,0%) e Reino Unido (7,2%) no topo do ranking”.

Em termos de números acumulados, entre janeiro e março de  2021,foram produzidos nas fábricas instaladas em Portugal 152.267 automóveis. Tal significa um crescimento de 29,8% face aos primeiros seis meses de 2020, mas menos 17,3% do que em igual período de 2019.

Leia também…

ASAE: Detetores ilegais de radares de velocidade apreendidos

 

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    Isto ja está a afectar o mercado dos usados e novos, ando a procura de uma berlingo de 3 lugares nem nova nem seminovas encontro se quiser nova tenho que esperar 1 mês e usadas está tudo limpo só se encontra com mais de 3 anos.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Ando a procura de carro novo e em todos os concessionários onde fui, de diferentes marcas, deram-me prazos de 5/6 meses mínimo se o pedido tiver que ser feito a fábrica

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Ainda por cima nesta altura.Estes materiais fazem tanta falta. 😐

  3. Avatar de Robin
    Robin

    Já para não falar nos chips defeituosos que podem trazer , poque na falta ,marcha tudo, alguns vão ter problemas toda a vida.

  4. Avatar de lucas
    lucas

    É sinal que têm electronica a mais.
    Um tipo quando procura um carro não pretende um avião.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Claro, porque ABS, Airbag, radio, etc, são tudo coisas de avião, devia ser tudo mecanico..

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Eu nunca liguei o rádio do meu carro, e ele já tem 23 anos…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          autoradio, preferes assim?

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Sou eu mentiroso e não minto tanto

        3. Avatar de Infinity
          Infinity

          Se calhar ja esta ligado quando ligas o carro

        4. Avatar de andre
          andre

          eu tambem nunca usei o airbag do meu carro que ja tem 13 anos, mas espero que quando precisar dele ele lá esteja e o chip funcione.

          1. Avatar de iDroid
            iDroid

            O rádio tem a mesma função para salvar vidas que um airbag tem? Comparemos coisas comparáveis…

            E não sou mentiroso. Só liguei no início para ver se funcionava. De qualquer maneira acredita quem quiser; não tenho que prestar provas a ninguém.

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E também há falta de borracha natural para pneus.

  6. Avatar de asdasa
    asdasa

    E que tal deixarem de usar carro e passarem a usar bicicleta? Há muito que a UE devia obrigar as familias a ter apenas 1 carro por casa. Quem quiser mais que pague uma taxa de 10% do valor do carro ao ano.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Deves viver noutro planeta, tu. Tens noção do impacto que isso teria num país como Portugal?

      1. Avatar de Carlos Natario
        Carlos Natario

        Melhoria de qualidade do ar e da mobilidade nas cidades? Andar nas cidades portuguesas a pe e’ uma corrida de obstáculos tal e’ a quantidade de carros em cima do passeio ou passeios inexistentes para haver uma via rápida para carros.

        1. Avatar de Filipe Rocha
          Filipe Rocha

          Então vamos meter todas as pessoas e familias no mesmo saco? É que vejo mil familias de cidade com mãos cheias de carros, popo para a filhinha ir para a faculdade, para o filhinho ir passear, para a mamá e para o papá.

          Mas vamos lixar quem vive no interior e demora 2h para cada lado de transportes públicos. Muito bem pensado.

          1. Avatar de Carlos Natario
            Carlos Natario

            Isso de obrigar por decreto a ter apenas um carro por familia e’ irreal. Mas dentro das cidades onde existem alternativas ao carro nao faz sentido facilitar a utilização do carro em detrimento de outros meios de transporte.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não precisa de fazer sentido caso seja uma preferencia.
            Eu tenho metro à porta de casa e vai até à porta do trabalho, sem ter de mudar de linha, mesmo assim prefiro ir de carro e demorar 2 a 3 vezes mais.
            Abomino transportes publicos, sejam eles onde for, os melhores que já experimentei foi em Singapura, e além de ter experimentado por curiosidade só andei 1 unico dia, de resto andei sempre de taxi.
            Cada um sabe de si, e há pessoas que preferem a comodidade do carro.

        2. Avatar de AqueleAmigo
          AqueleAmigo

          É?

          Então quando fores de férias para longe quero-te ver a fazer 300km de bicicleta.
          Os camionistas vão passar a usar bicicleta com o material para as fábricas, às costas.

          Comentários da treta.

    2. Avatar de danny
      danny

      AHAHAH! e deves ter um painel de azulejos com a frase ” Adoro pagar taxas e impostos”

    3. Avatar de Guilherme Maia
      Guilherme Maia

      Isto certamente é a gozar

    4. Avatar de joao alves
      joao alves

      Quando uma pessoa pensa que toda a gente vive em cidades e tem tudo ao pe de casa/tranportes publicos a cada 5min, diz estas barbaridades. Sim porque as pessoas gastam 10.000-20.000€ em carros so porque querem ter comodidade….

    5. Avatar de LR
      LR

      Troll Alert (again…)

    6. Avatar de Infinity
      Infinity

      Faz Lisboa Porto de bicicleta e depois partilha o video da viagem

    7. Avatar de LimpTuga
      LimpTuga

      Vai pedalar pra Saturno, ó comuna!

    8. Avatar de LimpTuga
      LimpTuga

      Vai pedalar pra Saturno, ó comuna!

  7. Avatar de Abílio Portas
    Abílio Portas

    Quem precisar de vender automóveis, é agora a altura certa 😉

  8. Avatar de LimpTuga
    LimpTuga

    iDroid, sacana, mentiroso dum raio. Afinal ligaste o rádio!