COVID-19: 40% dos doentes mantêm sintomas 3 meses após infeção

40 Comentários

O estado de pandemia por COVID-19 foi decretado há mais de um ano. Hoje sabe-se um pouco mais sobre a doença, mas há ainda muitas questões sem resposta.

Um estudo recente do Hospital São João revela que 40% dos doentes COVID-19 mantêm sintomas três meses depois da infeção. Conheçam todos os resultados.

COVID-19: 40% dos doentes mantêm sintomas três meses depois da infeção


A conclusão é de um estudo do Hospital de São João, fornecido ao “Jornal de Notícias”, que revela que a fadiga, os distúrbios de sono e os sintomas depressivos são os sintomas mais persistentes. As mulheres com mais de 30 anos são as que mais relatam sintomas.

Sintomas principais da COVID-19 após recuperação…

De um universo de 3046 doentes do São João diagnosticados com COVID-19 sintomática:

  • 29,4% apresentavam fadiga
  • 26,7% distúrbios do sono
  • 21,5% sintomas depressivos

COVID-19: 40% dos doentes mantêm sintomas três meses depois da infeção

Alguns doentes relataram, ainda, perda de memória (20,3%), dificuldade de concentração (15,4%), cefaleias (13,3%), falta de ar (10%) e perda de olfato (6,9%).

Margarida Tavares, coordenadora do estudo sobre a COVID-19, esclarece que em causa não está a sintomatologia leve, mas sim sintomas “descritos como moderados e graves em intensidade e frequência na semana anterior à entrevista”. 

A médica sublinha que são dados que carecem de análise mais exaustiva para “determinar o efeito de um padrão de sintomas e não em cada sintoma individual”.

A COVID-19 afeta cada pessoa de formas diferentes. A maioria das pessoas infetadas desenvolve a doença com sintomas ligeiros a moderados e recupera sem necessidade de hospitalização.

Leia também…

COVID-19: Apenas 0,1% das pessoas com vacinação total foi infectada…

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    É tirares essa esmagadora maioria. Ficas com os outros.

  2. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    no texto é dito “COVID-19 sintomática”, e será de doentes diagnosticadas pelo Hospital de São João.
    O que isto quer dizer é que muita gente que teve que ser internada nos hospitais continua com sequelas.

  3. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Sim, tudo isto é uma mentira e estamos a viver uma conspiração para manipular a população e destruir a economia só porque sim…

  4. Avatar de André
    André

    Desde quando sintomas depressivos e distúrbios do sono são sintomas da covid?
    Isso são sintomas de quem levou uma lavagem cerebral baseada em medo e opressões durante 2 anos…
    Se essas pessoas não forem tratadas do mal que realmente têm, esses sintomas vão demorar muito mais de 3 meses.
    Até fazem rir estes estudos. O que vale é que ainda há pessoas que questionam estas parvoíces camufladas de ciência.

    1. Avatar de Vítor M.

      Fazem muito bem questionar, mas para contrariar têm de ter conhecimentos para isso. Ou então será apenas esperteza saloia. Basta ler alguma literatura científica para se perceber que esses e outros distúrbios apareceram após COVID. Mas há mais ainda outros sintomas que vão aparecer. Questionem, mas instruam-se com dados corretos e deixem o s grupos de facebook das conspirações. Não vão ganhar nada com isso e acabam por ainda ser um problema para a sociedade. Olhem os terraplsnistas. Eles também dizem que a Terra é plana e que as idas ao espaço, as imagens de outros planetas, é tudo feito no computador. Dizem mesmo que são “parvoíces camufladas de ciência.”

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        E os danos causados pelas vacinas? Esses são para varrer para debaixo do tapete?
        Info credível da base de dados da União Europeias: http://www.adrreports.eu/en/index.html
        “Basta ler alguma literatura científica para se perceber que esses e outros distúrbios” e até mortes aparecem após a vacinação.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Até depois de tomares aspirinas aparecem mortes já viste?

          1. Avatar de roger
            roger

            Year Zip File CSV File
            (VAERS DATA) CSV File
            (VAERS Symptoms) CSV File
            (VAERS Vaccine)
            All Years Data* 286.26 MB
            2021* 87.21 MB 272.51 MB 41.72 MB 30.26 MB
            2020 11.13 MB 41.61 MB 4.51 MB 4.43 MB
            2019 11.22 MB 41.38 MB 4.7 MB 4.45 MB
            2018 10.31 MB 39.95 MB 4.61 MB 4.47 MB

          2. Avatar de roger
            roger

            https://vaers.hhs.gov/data/datasets.html?

            As vacinas também aumentaram o registo de reações adversas 8 vezes em maio ano? Ok.

  5. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Como diferenciar estes sintomas dos de um stress (medo induzido) prolongado?

  6. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Eu não tive Covid e tenho os 3 sintomas mais reportados. Eu e muito provavelmente grande parte da população desde que começou isto da Covid.

    1. Avatar de D. Sousa
      D. Sousa

      Posso-lhe garantir que tenho fortes indícios de que 6 meses após diagnóstico de covid, a atividade EEG – cérebro – está alterada. Sem alterações de medicação, sem outros life events, apenas covid.

  7. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Os interesses de poder dominante são incompatíveis com o debate de ideias diferentes. Segui o rasto dinheiro e encontrarás as forças que criam o problema, para aparecerem com a solução prometida.

  8. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Que tipo de cientista aceita que “o futuro passa pelo certificado digital”?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não são os cientistas que têm de aceitar o futuro a passar pelo certificado digital. Isso é uma preocupação de quem gere um país. Os cientistas preocupam-se com outras coisas, não deixando, claro, de apoiar ou eventualmente ajudar a encontrar métodos que ajudem a normalidade a voltar à vida das pessoas. OS cientistas querem, no meio científico, desenvolver o que for necessário para não ter de haver certificados ou algo do género, por isso desenvolvem medicamentos, vacinas e tratamentos.

      As pessoas, os seus comportamentos, as suas decisões é que impõem a quem governa a obrigação de encontrar estas ferramentas para a sociedade.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Muitos ciencistas preocupam-se em obedecer a quem gere as “preocupações do país”.
        Se discordam são logo arrumados.

        Um dos ultimos casos é a vergonhosa roda dos alimentos “feita” segundo ordens da OMS. Era tão ridícula que a alteraram, mas mesmo assim é má e falsa.

        1. Avatar de Vítor M.

          Miguel, estás a colocar todos no mesmo prato e isso é do mais desonesto que pode haver. Os cientistas que trabalharam afincadamente para desenvolver uma vacina contra o SARS-CoV-2 em tempo recorde conseguiram que se permitisse perceber que há uma forma de sair da pandemia. De outras forma, nunca ouvi ninguém a dizer como se iria ultrapassar este problema, nunca antes vivenciado na idade moderna. Portanto, só por isto, a classe científica não merece essa tua forma errada de ver as coisas.

          A roda dos alimentos não foi feita por cientistas. Tem na sua base alguma informação de caráter científico, mas não são os cientistas que a gerem.

          1. Avatar de Antonio
            Antonio

            “A verdadeira crise sanitária se está criando agora, com os vacinados”
            “Negar o impacto das medidas tomadas e da vacinação massiva é um erro colossal ”
            Dr. Geert Vanden Bossche. Virólogo. Especialista em vacinas. Ex GAVI

          2. Avatar de LimpTuga
            LimpTuga

            É tão desonesta a opinião do Miguel… QUE DRAMA! Já vir fazer comparações com os terraplanistas não é nada exagerado e perfeitamente adequado ao tipo de leitores aqui que questionam e apresentam factos não totalmente coniventes com o que é praticamente imposto!

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mas não era só as mortes que importavam? Afinal as sequelas também.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Para as pessoas normais tudo importa, para os burros vai variando consoante a necessidade que tenham de fundamentar mais uma diarreia cerebral.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    O que é um doente de covid-19? São todos os infectados?

  11. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Cientista que não esteja de acordo com a ideia única dominante e do poder pode ser prêmio Nobel, médico, biologo, virulogista, farmacêutico, investigador na área da saúde, químico que será vetado, silenciado e ridicularizado, sem direito a participar em qualquer debate público aberto.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Totalmente verdade, já aconteceu, no caso com um prémio nobel.
      Hoje também há Copérnicos.
      Se a verdade for fora da ideologia politica corrente, podes ter am maior razão do mundo que nunca a reconhecerão, tal como já aconteceu no passado.

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        Ya, um prémio nobel com 80 e quantos anos mesmo? Tal como em todas as profissões chegas a uma idade que já não dá para acompanhar por muito queiras, a não ser em casos excecionais. Este não deve ser um desses.

        1. Avatar de LimpTuga
          LimpTuga

          Só porque tu o dizes.
          Não sou prémio Nobel mas tenho todas as garantias de que na TV e jornais há muita mentira e desinformação. Pelo menos nos poucos assuntos que domino. Nem quero imaginar a carrada de bosta que é dita por gente influente e assumida como verdade.

  12. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    A ciência aliada com o poder, ou o poder aliado à sua ciência, já tinham feito ensaios sociais anteriormente, com HIV, ébola, gripe aviar e outros do foro respiratório. Tamiflu e gripe A. Agora o espetáculo continua.

  13. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Há pessoas que tiveram Covid e que ficaram com redução de capacidade pulmonar

    https://www.youtube.com/watch?v=VGzxmxhVJ9w

  14. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Ainda alguem me ha-de conseguir explicar como 17 156 mortes por covid conseguiram parar um pais. Algo notavel na natureza humana.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Epah cala-te sff. Ninguém te deve explicações miúdo. Faz a tua vida e não chateies quem não te perguntou nada. Vai jantar fora…se puderes 😀

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Hugo estou-te a incomodar com as perguntas e ? Deixa de ser burro e ignorante. Ja que partes para a ofensa.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Pessoalmente não me incomodas mas no fundo estás a faltar ao respeito a quem estudou, quem trabalha na linha da frente e, basicamente, a quem sabe somar dois mais dois. As tuas perguntas tem respostas muito básicas que já foram respondidas há mais de um ano e como responderam o scp e o Chalupa pela verdade aqui a baixo.

          1. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Falta de respeito ? Falta de respeito tem estes FDP do governo e comunicacao social com o que estao a fazer as pessoas e empresas com esta palhacada. Oh Hugo vai dar banho ao cao. Voces quanto mais falam mais se enterram. Querem parecer intelectuais e afinal sao mais do mesmo, a alimentar o medo desta pandemia.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Tens razão lol
            Agora trata mas é da vacina se queres ir jantar fora, ajudar as empresas que tanto te preocupam, porque a vida não se faz de teorias de sofá mas sim de ações.

      2. Avatar de LimpTuga
        LimpTuga

        Oh Hugo borra-botas, deves ter a mania. Por essa forma ignorante e prepotente de regorgitar a bosta que aí vai dentro, também não me lembro de ninguém te ter pedido a opinião.
        Garotos com a mania que são inteligentes e nem educação sabem demonstrar.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Educação para um burro como o sardinha? Renega toda a informação em função de teorias da conspiração. Até fui bem educado pois ele passa a vida a desinformar por aqui.
          Em relação ao “garoto” agradeço. Até me sinto mais novo.
          Para quem tanto critica a falta de educação também não te desenrascas nada mal oh cromo.

    2. Avatar de scp
      scp

      O que parou um país inteiro não foram as mortes em si, mas a quantidade que foram parar ao hospital, entre quais acabaram de óbitos e recuperados. Isso afetou e de maneira o sistema que não se quase não se podia fazer mais nada que não receber quem aparecia lá por causa do vírus em vez de outras doenças não contagiosas.

    3. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      lol talvez porque se não tivesse parado em vez de serem 17156 eram o triplo, o quadruplo ou mais? É difícil de perceber… já para não falar na entropia ainda maior que ia causar no tratamento de outras doenças.

  15. Avatar de joca
    joca

    Se os habitantes em Portugal porque pelos vistos nem todos são pessoas cívicas, mais parece animais, que a única coisa que querem é passeios, festas, pu*as e vinho verde, provavelmente não havia nem 30% dos casos. não quero ser generalista mas a um ano uns que trabalhavam na zona de Lisboa (nascidos em Lisboa logo são lisboetas) foram a aldeia do interior visitar a família, eram uma família de 4 (eles diziam nos conseguimos furar as cercas sanitárias). Conclusão da historia estavam o 4 infetados antes da viagem chegaram a aldeia com menos de 50 habitantes maioria idosos foram todos varridos mais de 90% de infeções. Custa muito ficar em casa de vez em quando e viver em família?