A NASA tem um plano para reparar o computador de 47 anos do Hubble

13 Comentários

Há cerca de uma semana ficamos a saber que ocorreu um problema grave num dos mais emblemáticos telescópios da NASA, o Hubble. Este equipamento entrou em modo de segurança devido a uma falha no computador interno. Apesar da sua idade, este ainda é um telescópio muito especial para a humanidade, pois deu-nos algumas das descobertas astronómicas mais importantes da história.

Agora a NASA tem um plano para o recuperar, mas para já tudo é teoria, será que vai funcionar na prática?

Imagem Hubble da NADA tem um problema no computador


Hubble está doente, mas não morreu!

O computador de carga útil do telescópio espacial desligou as suas operações no dia 13 de junho e entrou automaticamente em modo de segurança. Quer isso dizer que em teoria o telescópio ainda está a funcionar, contudo, este não ligará ou realizará operações até que o computador seja reparado.

Quase 1 mês depois o Hubble ainda não dá sinal de vida apesar de a NASA o ter tentado reparar a partir da Terra. As ações realizadas pela agência espacial tentaram primeiro reiniciar o computador, sem sucesso, e tentaram substitui-lo por outro computador que o Hubble possui.

Conforme já tínhamos referido, dentro do telescópio espacial existem dois computadores idênticos, um é o computador operacional e o segundo é o computador que entrará em funções caso o primeiro falhe. Agora, o primeiro falhou e o segundo não arranca.

Imagem telescópio espacial da agência norte-americana

 

Tecnologia com 47 anos recusa-se a voltar ao ativo

A NASA deparou-se com duas grandes dificuldades ao tentar reparar o Hubble. A primeira tem a ver com a idade dos componentes, a segunda, como é óbvio, com a distância.

Portanto, falamos de um computador criado em 1974, isto é, tecnologia com mais de 47 anos.

Há factos que ainda são surpreendentes no que toca a estes dispositivos espaciais. Um dos mais admiráveis é o tempo em que este telescópio esteve a funcionar sem nunca ter avariado. Este é o telescópio mais importante do mundo.

Para além da idade, temos de considerar que este telescópio não está instalado no cimo de uma montanha ou no meio de um deserto aqui na Terra.

O telescópio está no espaço, a orbitar o nosso planeta. Portanto, a solução é repará-lo remotamente ou, em última instância, enviar astronautas para fazer a substituição do hardware avariado.

No entanto, há um facto que complica está segunda opção, isto é, a NASA já não tem um vaivém espacial que já permitiu fazer este tipo de reparações no espaço.

 

Mas, então qual é a solução teórica encontrada?

Conforme foi anunciado pela NASA os especialistas vão tentar ligar o backup do Hubble comannd unit/cientific data format (cu/sdf).

Este componente é responsável por enviar e formatar comandos e dados no telescópio. Em princípio, poderá ajudar a ativar a memória de backup do computador, substituindo assim a memória que, em teoria, se acredita estar defeituosa.

A NASA afirma que na última semana testou este procedimento em simulações no terreno para verificar a viabilidade. Assim, há esperança que a teoria funcione na prática.

Se tudo correr como planeado, a alteração pensada para o Hubble poderá acontecer na próxima semana após terminarem os procedimentos de testes correspondentes. Por outras palavras, a agência terá de fazer avaliações de risco e procedimentos detalhados, antes de ser executado qualquer comando no Hubble. Um passo errado e perde-se este telescópio para sempre.

Para já, o Hubble continuará em modo de segurança e sem nos enviar qualquer observação científica.

Conforme sabemos, espera-se que este telescópio fique ativo pelo menos até 2040. Contudo, antes disso, entrará em funcionamento aquele que será o mais avançado telescópio alguma vez produzido, o James Webb, o substituto do Hubble.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FernandoRJ
    FernandoRJ

    Esse é bom. Não morreu e não dá sinal de vida.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ele dá sinal… mas falta-lhe vida 😉

  2. Avatar de Pedro Mendes
    Pedro Mendes

    como é que o computador é de 1974 quando o hubble foi lançado em 1990 ???? acho que devem verificar as vossas fontes.

    1. Avatar de Vítor M.

      Têm de ler mais, terem mais curiosidade.

      Spacecraft tend to use tried-and-tested technology and some of Hubble’s computer systems date back to the 1970s. The telescope’s payload computer is a custom-designed NASA Standard Spacecraft Computer-1 developed in 1974.

    2. Avatar de AJSB
      AJSB

      Os componentes informáticos usados na Industria Espacial NUNCA são da última geração, ou seja, da mesma Geração da Nave Espacial ou Satélite que integram, são sempre de uma tecnologia anterior devidamente testada até à exaustão já que é necessário ter o máximo de garantias possíveis de que não vão falhar num relativo curto ou mesmo médio tempo de vida.

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Oh pedro como estarmos em 2021 e ainda tens sistemas de defesas nacionais ( não só cá em Portugal ) que ainda trabalham a disquette… ok?

        Acho estranho é em um mês já não terem lançado uma equipa para mudar o equipamento… já tinham tempo de lá ir e voltar…mas enfim…vamos ver no que vai dar…

        1. Avatar de asdasa
          asdasa

          Portugal tem sistema de ponta! Tudo pcs de ultima geracao quantica e temos um dos melhores sistemas de espionagem a nivel mundial, tanto é que Israel andou a aprender cá.

        2. Avatar de Manuel da rocha
          Manuel da rocha

          Sabe que na edição da whitehat de 2019, com mais de 28700 “hackers” a operar o único computador que continuou a esconder o seu segredo foi um de 1992, que tinha instalado o msdos 3.5 e usava a versão do Windows 3.11. Nem o esforço final com todos os presentes (cerca de 3000) conseguiram controlar a máquina.

    3. Avatar de Manuel da rocha
      Manuel da rocha

      A razão é que um equipamento destes demora 7 a 20 anos a ser aprovado e 10 anos a ser construído. O Hubble era para ter sido lançado em 1987… aconteceu o acidente do Challenger, ficou na prateleira. Você é que não sabe nada sobre tecnologia espacial…

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Muitas pessoas não têm vontade de aprender mais e investigar…é pena.

        1. Avatar de Vítor M.

          É mesmo isso. Até porque se aprende e descobre informação fantástica.

      2. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Depois aconteceu o problema na lente que foi necessário corrigir no local. Trocar umas boarsa na altura seriam peanuts. Felizmente havia vaivém. Hoje em dia nem sei como o fariam.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    O hubble foi lançado a 24 de Abril de 1990…