TMN tem a melhor cobertura nos comboios Alfa

35 Comentários

A TMN é reconhecida, no âmbito do mais recente estudo da Anacom sobre a qualidade das redes móveis nos principais eixos ferroviários, como o operador móvel português com a melhor cobertura, quer no 2G, quer na rede de 3ª geração que suporta o serviço de Banda Larga Móvel.

De acordo com este estudo da Anacom, a TMN regista no global a melhor cobertura GSM (2ª geração) e WCDMA (3ª geração), nos troços ferroviários Braga-Porto-Lisboa e Lisboa-Faro, no serviço Alfa Pendular da CP.


Adicionalmente, a TMN revela na linha do norte a melhor taxa de queda de chamada nos serviços de voz e videotelefonia e, ainda, a melhor acessibilidade a este último serviço. A TMN destaca-se também na linha do sul, com a melhor taxa de queda de chamada na videotelefonia.

Os resultados deste estudo refletem uma vez mais a posição de liderança da TMN, para a qual tem vindo a contribuir uma permanente preocupação com a qualidade da rede e dos serviços. A TMN tem vindo a investir progressivamente na modernização e ampliação da sua rede, com vista à evolução para a 4ª geração e antecipando o crescimento acentuado do tráfego de dados nas redes móveis.

A melhoria da rede da TMN tem, igualmente, em conta a adoção de tecnologias mais eficientes e sustentáveis em termos ambientais, através da redução de consumos energéticos e diminuição dos espaços ocupados para instalação dos equipamentos de suporte.

Este estudo da Anacom corrobora as condições de qualidade que a TMN tem vindo a garantir aos seus clientes, destacando a posição de liderança do maior operador móvel como agente incontornável de promoção das Tecnologias de Informação e Comunicação em Portugal.

Mais informações sobre o estudo da Anacom podem ser consultadas aqui.

Homepage: TMN

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Isso é muito giro mas onde eu preciso de rede não é nos comboios, eles que se preocupem na distribuição de sinal de igual forma como faz a vodafone porque prefiro ter rede 2g em todo o lado do que ter 3G nas cidades e depois não ter rede nenhuma nas aldeias.

    1. Avatar de ft
      ft

      Tu não, mas eu passo uma parte significativa do meu tempo em viagens de comboio. Tenho uma pen 3G da vodafone que é uma verdadeira trampa. Se na altura em que foi escolhido um provider tivessemos alguns dados decentes sobre isso, se calhar neste momento não passava 1/3 das minhas viagens a dizer palavrões e a refilar para um objecto sobre a sua inutelidade.

      Pode-te parecer estranho mas o facto de um artigo não ser orientado às tuas necessidades não lhe tira qualquer valor.

      1. Avatar de ajbadboy
        ajbadboy

        A importância do artigo não está em causa, isto é mesmo uma crítica à TMN, não estava de forma alguma a querer criticar o artigo e o trabalho do P.Simões.

        1. Avatar de eu mesmo
          eu mesmo

          ya vamos gastar milhoes em infaestrutura para meia duzia de pessoas e 2 ou 3 caprinos na aldeia terem 2G e deixar as cidades a xuxar no dedo…

          eu a mim tb me afecta esse problema da falta de cobertura, mas é uma empresa privada tem é q ver o q lhe compensa mais, mas o meu problema foi facilmente resolvido metendo me no carro e ir até à cidade mais perto, 15 min

          1. Avatar de ajbadboy
            ajbadboy

            Mas essas redes que se preocupam com as meias dúzias de pessoas que vivem nas aldeias acabam per ter gente de todo o lado a preferi-las precisamente pela cobertura de rede. Primeiro deviam fazer cobertura total de 2g e depois investir em 3g nas cidades agora de que serve ter videochamadas nas cidades se quando sais 10 km da cidadejá tens de andar à pesca de sinal para conversar ao telefone!?

          2. Avatar de Yuy
            Yuy

            É preciso ver que o estado não cobrou licenças exorbitantes de espectro (na altura pelo menos… vamos a ver como vai ser para o 4G), precisamente para os operadores poderem gastar essa fortuna em equipamentos para servir os clientes POR TODO O PAÍS! E todo o país inclui as aldeolas e até lugares sem gente a morar, mas onde alguém possa passar nem que seja a pé.

  2. Avatar de André Flores
    André Flores

    Confirmado 🙂

  3. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    Isto significa que a chamada não cai de 5 em 5 kms, mas sim de 10 em 10 kms?

    1. Avatar de Zé

      Eu uso diariamente a linha ferroviária do norte e não tenho razões de queixa da cobertura da TMN. Nunca me caiu chamada (excepto no túnel de espinho, mas isso é normal) e uso frequentemente a net móvel, também sem problemas.

  4. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Esta notícia é pura propaganda à TMN!!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Claro, querias que fosse aos gelados da Olá?

      Se estamos a falar em tecnologia, em infraestruturas criadas para o público em geral, temos de dar a conhecer. Não gostas de ter conhecimentos? Azar, há muita gente que gosta de estar informada… olha eu por exemplo!

      1. Avatar de FredRF
        FredRF

        Boas Vítor,

        O artigo está ótimo como sempre!

        No entanto, concordo com o Pedro A., em certa medida. Ao ler artigo, a discussão do estudo que lhe serve de base é parca. Por outro lado os últimos 3 parágrafos são só acerca de como a TMN é boa e tem vindo a melhorar.

        Mas nisto tudo, ficamos sem saber quem são os outros operadores que foram testados e como se portaram, nem a que distância ficaram do primeiro.
        Porque se ficaram perto uns dos outros, o artigo leva-nos a tirar conclusões erradas.

        Posto isto, do meu ponto de vista, o artigo parece-me algo parcial! (e não tenho nada contra a TMN, sou cliente desde sempre e não mudo!)

        Um abraço

        1. Avatar de Vítor M.

          É a tua opinião e eu respeito. Eu entendo que esta informação é relevante e como empresa nacional tem um acréscimo nessa relevância. O resto… é semântica e interpretação.

          1. Avatar de Paulo Joel
            Paulo Joel

            eh pá eu não me importo nada que seja publicidade à TMN. Aliás, se o PPLWARE receber uns cobres por publicidade acho que é bem merecido porque há anos que fazem um excelente trabalho.
            Agora a questão é que a maior parte das pessoas que conheço que usam TMN, bem como as que não conheço mas para quem ligo, têm uma péssima rede se comparada com a Voda e Optimus. Desculpem mas é verdade, e não compreendo pq há tta gente com TMNs… mas ok cada um lá sabe…

  5. Avatar de santiago
    santiago

    eu tenho a sapo adsl pacote 24mb e faz download de 32kb a 50kb sec , e nao chega ao compartimento ao lado -.-

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Viroses no teu pc? Quando tinha o adsl da sapo a 6 mb tinha a velocidade contratada, nunca tive razão de queixa…ah, e vivo numa vila pequena!;)

    2. Avatar de Yuy
      Yuy

      Número 1: – experimenta com outro computador a sacar de sites a ver a quanto descarrega! (E desliga todos os outros computadores, e desliga ainda a rede sem fios).
      Se já está normal, tenta novamente do teu computador e liga directamente ao aparelho por cabo de rede.
      Se não dá, limpa a bixarada desse computador, se dá, muda a senha da rede Wireless, e muda também o canal para outro a ver se melhora (a senha porque podes ter a vizinhança a sacar à tua custa e depois queixas-te que isso está lento);
      Número 2: se o anterior não resolveu, muda de aparelho ADSL! Se precisas de rede sem fios, compra um modem/ router ADSL2/2+ com norma N ( tipo isto: http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/18919/Router-com-Modem-WirelessN-Linksys-WAG320NEU ) mas olha que custa-te mais de 120 Euros normalmente! E o computador(es) tem de ter uma placa sem fios compatível com a norma N ou terás de comprar adaptadores externos com a norma N.

  6. Avatar de IRONLORD
    IRONLORD

    Muito bom! Quando faço ligação Coimbra-Lisboa também não tenho razões de queixa quanto à cobertura 3G.

    OFF-TOPIC:
    Quanto à vodafone, só sou cliente deles porque os meus amigos são vodafone, pois caso contrário, já me tinha despachado há muito tempo. Já tive internet deles, e só me ofereceram apoio técnico quando fui anular o contrato com eles. Gastei cerca de 20€ em chamadas para eles, para ouvir sempre o mesmo. Quando me ofereceram apoio técnico, já era tarde. Vergonhoso!

    IRONLORD

  7. Avatar de zylor
    zylor

    Bela porcaria de propaganda à TMN!!!!!!!

  8. Avatar de kekes
    kekes

    Eu uso vodafone desde… Ainda tenho cartão telecel e conto as vezes que fiquei sem rede ou me cairam as chamadas pelos dedos, no outro dia fui fazer um passeio florestal e fui o unico que fiquei com rede, não estou a dizer que é perfeita pelo contrario mas como nunca tive problemase e sempre que quiz 3G tive não penso em mudar-me, alem que optimus e TMn têm problemas de cobertura na minha zona.
    Apenas gostva de ter Voip disponibilizado pela prorpia rede, pois como façomuitas chamadas internacionais dá-me jeito, alguma companhia portuguesa tem?

    1. Avatar de BlinZK
      BlinZK

      Daquilo que sei, a TMN é o único operador móvel que permite VoIP com o pacote de dados. Os outros, bloqueiam esse tipo de acesso.

      1. Avatar de Paulo Joel
        Paulo Joel

        Não, eu tenho Optimus e uso o Skype diariamente no meu Nokia (sim, eu% de portugueses que ainda têm um Nokia…)

        1. Avatar de Paulo Joel
          Paulo Joel

          correcção: eu sou dos escassos no 90% de portugueses que ainda têm um Nokia…

  9. Avatar de CSilva
    CSilva

    Cada vez que leio\oiço alguém a dizer que a rede celular TMN sucka e que a VODAFONE é que rulla só me ocorre uma coisa… RISO. Do your homework first! 🙂

  10. Avatar de André
    André

    Cada vez mais adoro (not) este tipo de publicidade! Eu vivo ao lado de um nó de acesso á A14 Coimbra->Figueira da Foz, e é impressionante como não há rede TMN e Vodafone. Da 1ª ainda se consegue fazer chamadas com jeitinho, Vodafone a cobertura simplsmente nao existe. Motivo segundo a Vodafone: Não tem clientes potenciais.

    1. Avatar de Olly

      E descansa que ainda vai ser pior.
      Segundo o gestor de conta da empresa onde trabalho a vodafone vai cortar ainda mais na cobertura nacional.
      Eu só me questiono se é coerente cortar na rede em certas zonas só porque não têm clientes que justifique… até porque a mais valia de se ter um telemóvel – supostamente – é poder ir para todo o lado e poder usá-lo, não é?
      Ora, se eu estiver de passagem por esse nó da A14 e precisar de fazer uma chamada como faço?

      1. Avatar de André
        André

        @Olly

        Na autoestrada tem boa cobertura, eu vivo propriamente a cerca de 3km do nó e nem rede apanho! Tem calhado bem á Optimus porque o pessoal todo da zona tem net kanguru e optimus home, TMN apanha mal e porcamente, Vodafone, miragem apenas!

      2. Avatar de Renato Peixe
        Renato Peixe

        Resposta: mudas para a TMN…

        1. Avatar de aziado
          aziado

          empacote o dscp e cala-te.

  11. Avatar de FredRF
    FredRF

    Eu também uso a TMN nesses serviços e realmente nunca tive razões de queixa, além do normal (túneis)…

    Abraço

  12. Avatar de euZinho
    euZinho

    Estes estudos são fantásticos, uma vez que alegram os gregos e os troianos! Alguém é sempre melhor em qualquer coisa, nem que seja um aspecto irrelevante (que até nem é o caso). Já era altura de se fazer um estudo que coloque realmente frente-a-frente todos os tópicos para o consumidor poder comparar correctamente, ao invés de cada marca (e são todas iguais neste capítulo) pegar só no que lhe convém e ignorar tudo o resto.

  13. Avatar de Bráulio
    Bráulio

    Falando em redes, gostava de ver uma análise comparativa às três grandes operadoras a respeito da cobertura da internet móvel. 🙂

  14. Avatar de ME
    ME

    Após passar os olhos pelo documento dá para perceber que se tratar de uma comparação das 3 operadoras TMN, Vodafone e Optimos.
    Mas após alguma leitura, chega-se á conclusão que não se pode chegar a grande conclusão…
    Resumindo e passo a citar a conclusão da ANACOM: “Face ao estudo anterior, realizado em Abril de 2009 nas mesmas circunstâncias, observa-se uma
    ligeira evolução positiva generalizada do serviço de videotelefonia. Em voz, TMN e VODAFONE
    apresentam evoluções positivas de desempenho, enquanto a OPTIMUS apresenta evolução negativa.”

    Não sei porque raio dizem que é a TMN mas pronto, como diz a moddy’s opiniões….

  15. Avatar de O Silva
    O Silva

    2 Viagens semanais de Porto a Lisboa(ida e volta), em Alfa pendular e raramente “cai” a ligação…

  16. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Cada vez as pessoas andam menos de comboio, andam mais da carro ou de autocarro falo por mim, nas estradas onde é preciso da rede tmn já não se preocupam, na minha terra tenho pouca rede já estou farto de ligar para a tmn a fazer reclamações da rede e nunca vi melhorias…enfim…