Elon Musk admite que a condução autónoma é mais difícil de concretizar do que pensava

35 Comentários

Embora seja uma das grandes promessas da Tesla, a condução autónoma é também o calcanhar de Aquiles de Elon Musk. Afinal, garantir que um carro se movimenta e desenrasca sozinho em estradas acidentadas é um verdadeiro desafio.

Quem o diz é Elon Musk, admitindo que a condução autónoma é mais difícil de concretizar do que ele pensava.

Condução autónoma da Tesla de Elon Musk


Durante muitos anos, Elon Musk foi anunciado a chegada aos seus Tesla de um pacote de condução autónoma. Este iria possibilitar maior liberdade aos condutores, na medida em que não precisariam de estar atentos à estrada, bem como não precisariam de conduzir efetivamente o carro.

No entanto, conforme temos acompanhado, a fabricante tem vindo a adiar o lançamento, por não conseguir concretizar e garantir aos condutores uma condução completamente autónoma. Aliás, se inicialmente era para ter sido lançada em 2018, a condução autónoma viu-se adiada para 2019, posteriormente, para 2020, e, em 2021, surgem problemas associados à sua (ainda) versão beta. Isto, porque, segundo admite Elon Musk, o desafio é muito alto e complicado de alcançar.

Embora existam já sortudos a testar a condução autónoma da Tesla, Elon Musk já sublinhou que os condutores não podem desviar a atenção da estrada, como seria de esperar. Por causa disto, várias têm sido as queixas americanas a chegar à Tesla, pela promessa que não se vê cumprida, apesar do seu valor.

Elon Musk assume o desafio que é a condução autónoma

Após ser abordado por um utilizador, no Twitter, que batizou o seu Tesla de “Duas semanas”, referindo-se à promessa inicial de Elon Musk, o CEO da fabricante respondeu que a versão FSD 9 beta chegaria em breve.

Antes disso, ressalvou o quão difícil é tornar a condução autónoma real, uma vez que implica a resolução de muita Inteligência Artificial do mundo real. Segundo Elon Musk, “nada tem mais níveis de liberdade do que a realidade”.

 

Leia também:

Huawei pretende desenvolver a sua tecnologia de condução autónoma até 2025

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Dizia outro, de uma empresa concorrente, que só talvez daqui a 300 anos seria possível condução verdadeiramente autónoma. Estaria a exagerar? Talvez, mas claramente na área existia claramente a noção que condução verdadeiramente autónoma de forma generalizada era na realidade mais marketing e que ainda estava longe da realidade.

    É provavelmente também responsabilidade dos estados que não conseguem ter as estradas e ruas perfeitas, e então é difícil programar para tantas variáveis… sem falar que todos os veículos terão de ser realmente autónomos ou então existe a variável humana que só tornará a tecnologia ainda mais difícil de ter a funcionar a 100% por introduzirem todo o tipo de problemas.

  2. Avatar de David Cordeiro
    David Cordeiro

    Como dizia Steve Wozniak ainda à pouco tempo, a condução autónoma Nível 5, nunca será uma realidade.
    Isso porque, segundo ele, é impossível simular a mente humana com a inteligência artificial.
    Existem milhões de variáveis a levar em conta quando conduzimos, e os computadores ainda são “limitadíssimos” para conseguir equacionar todas as variáveis possíveis que a mente humana faz em milésimos de segundo enquanto conduz.

    Veja-se um exemplo simples:
    Quando aparece um saco de plástico a pairar á frente do carro, o que é que nós fazemos? Nada! Continuamos em frente.
    O que é que o computador faz? Fica baralhado. Não sabe se é uma pedra a cair, de é uma ave, se deve abrandar, travar a fundo ou simplesmente ignorar, etc…

    Embora a condução semi-autónoma venha ajudar muito na condução, evitando até mesmo muitas distrações e acidentes, ter uma carro sem condutor, a fazer o mesmo que um humano, concordo com o Steve Wozniak.

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Quem acredita numa condução 100% autónoma de viaturas nas atuais vias de comunicação (sejam terrestes ou até aéreas)deve ver muitos filmes de ficção científica ou ler muita banda desenhada! Nem daqui a meio século isso será realidade…e escrevo isto sem querer colocar em causa o avanço da ciência. Mas as variáveis são imensas e a chamada IA ainda tem muitas décadas pela frente até se poder comparar à IH (inteligência humana)!

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        100% é difícil mas imagino todos os carros autómatos assim que entram num acesso a uma cidade e então não haveria trânsito.. era 1 sonho

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Completamente em desacordo, facilmente ensinas a uma AI o que é um saco ou 1001 outras variáveis que possam surgir, isso é tudo uma questão de prever todos os cenários e colocá-los no software.
      Único e maior problema da condução nível 5 são as estradas, há demasiadas variáveis que não são possíveis de controlar para tornar previsível para uma AI interpretar.

      O musk ou é lunatico ou troca tintas, ainda não descobri qual é, mas nenhum dos cenários é bom.

      1. Avatar de David Cordeiro
        David Cordeiro

        Embora afirmes estar em “desacordo”, acabas por te contradizer quando dizes aquilo que é a realidade:
        “há demasiadas variáveis que não são possíveis de controlar para tornar previsível para uma AI interpretar.”
        É e sempre foi esse o problema: “demasiadas variáveis” a serem controladas por computador.

        As estradas são o problema. Se colocarmos os carros sob carris, esse problemas desaparecem, mas também não é o que se espera de um automóvel.
        E mesmo que as estradas fiquem melhor preparadas, nunca serão todas otimizadas para andar “sempre em frente”…
        Veja-se o caso das vilas típicas, com estradas entre as casas aos ziguezagues, como se preparavam essas para a condução Nível 5?
        Nada bate a nossa massa cinzenta!!!

        1. Avatar de Manuel da Costa
          Manuel da Costa

          99% do problema são os humanos. Se os carros deixassem de ter pedais e volante, a condução autónoma é simples de fazer. Um computador consegue prever o que tudo o que o rodeia faz… se souber as limitações de tudo o que o rodeia.
          Ainda há poucos dias um americano morreu num Tesla, porque o veiculo da frente guinou para a direita e o sistema do carro tentou segui-lo, pensando existir um acidente, o condutor agarrou no volante e guinou para a esquerda, acabando numa ribanceira… o camião guinou porque rebentou um dos pneus dianteiros.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          “há demasiadas variáveis que não são possíveis de controlar para tornar previsível para uma AI interpretar.”
          Esta afirmação é para as estradas e não para a decisão humana, é isso que estou em desacordo, as variaveis para a percepção e decisão humana emboras muitas, são faceis de acautelar, para a questão das vias é quase impossivel da forma como as mesmas foram construidas.

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Nao é assim tao linear.
      Nivel 5 presupoe muitas coisas, se disseres que será muito complicado e um investimento muito mas muito grande para que toda a tecnologia seja implementada, estaria de acordo contigo, impossivel nao é e nem mesmo no tempo de vida de muita gente que ainda hoje está viva.

      E quantos mais carros existirem nas ruas com a tecnologia mais simples será, pois se eles comunicarem entre eles, será muito mas muito mais simples.
      É uma questao detempo até que mais e mais carros na rua tenham essa capacidade.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Falta muito tempo, para teres um IoT aplicado aos carros estás muito longe, primeiro precisas da infraestrutura 5G global, só depois consegues iniciar algum projecto piloto sobre isso.

        1. Avatar de TslaBull
          TslaBull

          Acho que com a rede da Starlink que ficará acessível em todo o globo (excepto polos) em breve, será suficiente. Acredito também que quando o comuptador Dojo estiver pronto seja uma vantagem para resolver a visão AI. É uma questão de tempo, mas acredito que seja possível. O mais incrível nesta empresa é saber que a equipa que está a trabalhar na condução autónoma é composta por cerca de 20 pessoas, tudo resto é computadores a resolverem o problema. Mesmo que demore mais do que o previsto a Tesla está a fazer um trabalho de excelência!

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Será que a moda de meterem em qualquer software, a palavra “AI” vai terminar? Pois não passam de algoritmos e nada têm de AI… O AI é para daqui a uns 500 anos… e com dificuldade…

    1. Avatar de meunomenaodou
      meunomenaodou

      Estas completamente enganado.
      Existe linguagens de programação especificamente desenhadas para AI.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Machine learning

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      A tecnologia está a evoluir a uma velocidade l exponencial nas últimas décadas.

      Provavelmente não reparas porque para nós é normal lermos sobre avanços tecnológicos diariamente, mas não tenhas dúvidas que não conseguimos imaginar connosco vai ser o panorama daqui a 5 anos, quanto mais 20.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        *imaginar como vai ser

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Isso não é verdade, na ultima decada estamos praticamente estabilizados em termos de previsibilidade de evolução tecnologica, já era tempo de existir um disruptor.

      3. Avatar de Luís
        Luís

        Machine learning

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Tens de te actualizar um pouco mais.

      Qualquer software que seja capaz de interpertar e aprender por si, sem ser necesário mais input usa AI, e já existe muitos no mercado.

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se calhar é melhor estudares um pouco.

      1. Avatar de PeterSnows
        PeterSnows

        Mas podes esclarecer o forum.
        Algoritmos, verdadeiros softwares com AI (não big data) e aplicações práticas.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          A única coisa que precisas esclarecer é a definição de IA.
          A “IA verdadeira”, como dizem, essa está longe… mas há que começar por algum lado.

  4. Avatar de Atento
    Atento

    Qualquer conhecedor do mundo do software sabe que verdadeira AI ainda não existe. Os algoritmos existentes são limitados e exigem o tratamento de grandes quantidades de informação.
    No entanto,há perspectivas preocupantes no horizonte (provavelmente já não o verei) com a chegada de um novo «player» que é a computação quântica.
    A união da computação quântica com diferentes tecnologias de AI (existentes e futuras) podem muito bem vir a ser a próxima «revolução industrial» da humanidade. Imaginem um mundo onde as pessoas deixaram de necessitar de trabalhar ou pensar para resolver problemas ou atingir objectivos, com a inteligência artificial a ter ultrapassado o ponto de singularidade (AI mais desenvolvida que humanos). Um mundo onde a fronteira entre o biológico e o digital se torna tão ténue que deixa de ser perceptível.
    Estou convencido que o próximo grande desafio da humanidade será conseguir conciliar os avanços tecnológicos com a sua própria existência (como a conhecemos); não gostava de ter gente como Elon Musk na linha da frente desse desafio (com isto não quero retirar valor ao que alcançou).

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      “Imaginem um mundo onde as pessoas deixaram de necessitar de trabalhar ou pensar para resolver problemas ou atingir objectivos…”! Mas que sociedade seria essa já que o que faz o “homem” evoluir é precisamente a sua capacidade de pensamento e de raciocínio? Se isso vier a acontecer no futuro achas que a essa “sociedade” ainda poderia chamar de Humana…ou teria de ter uma outra designação qualquer já que ficaria desprovida de algo que a robótica não consegue “imitar”…por exemplo as emoções e os sentimentos!

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Acho que estás a confundir as coisas, hoje temos vários softwares no mercado desenvolvidos com recurso a AI, leia-se, sao capazes de aprender e desempenhar novas tarefas sem que seja necessário ser compilados novamente ou novo input.

      Se um dia iremos enquanto humanos ser ultrapassados por máquinas, nao tenho margens para duvida disso, de certa forma já somos há muitos anos, nao no que diz respeito a capacidade intelactual mas no que diz respeito a capacidade fisica.
      Se somos capazes de desenvolver máquinas mais fortes que nós, porque haveriamos nós de nao sermos capazes de desenvolver maquinas intelectualmente superiores a nós?

      1. Avatar de Vitor Tavares
        Vitor Tavares

        Não confundi absolutamente nada por que a “discussão” aqui não coloca em causa o avanço tecnológico já existente e que evolui todos os dias! Existir tecnologia que aumente e controla a “capacidade física” já nem é assunto desde os “macacos” hidráulicos,retroescavadoras,elevadores,etc! Eu estava precisamente a referir-me à capacidade intelectual e principalmente à parte EMOCIONAL que “comanda” grande parte das nossas reações nas coisas mais “corriqueiras” do dia a dia…e isso ainda não existe IA que o consiga “imitar”!

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Eis um génio que de génio não tem nada pois se o fosse não dizia isto 🙂

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Só se reconhece as ignorância com conhecimento. Quanto maior o conhecimento maior a ignorância

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Quando se tira os sensores dos carros dá nisto. Um fiasco monumental com publicidade enganosa 🙂

        1. Avatar de TslaBull
          TslaBull

          Estás enganado, os sensores estavam a atrasar ainda mais a evolução do software, porque os sensores são muito limitados, são só precisos se tiveres um objeto em movimento, quando está estacionário n o deteta, as cameras são bem mais eficazes. https://youtu.be/PRXjW-DYW-I
          Neste vídeo dá para entender bem o que se está a passar

  6. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    A condução autónoma só será possível no momento em que retirem o factor humano da equação.
    Se todos os veículos forem controlados por computador que reage aos movimentos, sabendo o que farão todas as variáveis em redor, é possível ter milhões de automóveis a circular dessa forma.
    Num futuro distante, sim será possível. Os humanos deixarão de precisar de carta de condução, os automóveis passam a operar automaticamente, podendo nem ser propriedade e passando a existir uma app que chama o mais próximo aquele local e lhe dá o destino, recebendo o tempo previsto e podendo escolher um dos trajectos apresentados.
    Até isso se tornar obrigação, nunca irá existir condução autónoma. O ser humano é demasiado imprevisível e basta um movimento fora do que os computadores conseguem reconhecer, já se foi toda a condução autónoma.

  7. Avatar de AJ
    AJ

    O que é a consciência? De onde vem e como funciona? Alguém sabe explicar? Claro que não! Existem algumas teorias, certezas zero! Ter este tipo de noção é a última fronteira do conhecimento.
    A IA vai-se desenvolver muito nos próximos anos, principalmente quando a computação quantica seja uma realidade concreta e acessível. Na minha óptica esqueçam maquinas mais inteligentes que o homem devido à natureza da consciência e senciência dos seres vivos mais inteligentes…