Mineradores chineses vendem as suas GeForce RTX 3070 por apenas 339 euros

28 Comentários

A China mostrou mão pesada à prática da mineração de criptomoedas. Como consequência, alguns mineradores migraram os seus sistemas para outros países, como EUA. Mas muitos outros já começaram mesmo a vender as suas placas gráficas, pois agora já de nada lhes servem.

Neste sentido, o mercado começa a assistir a duas coisas muito aguardadas. Por um lado a uma maior quantidade de equipamentos disponíveis para compra, mesmo que em segunda mão. E, por outro, a uma descida significativa dos preços das GPUs. Para acentuar esta tendência, segundo as últimas informações os mineradores chineses estão a vender as suas gráficas. E já pode encontrar à venda uma gráfica GeForce RTX 3070 da Nvidia por apenas 339 euros.




As proibições que a China tem implementado ao mercado das criptomoedas tem resultado em mudanças significativas na prática da extração das moedas digitais no país asiático.

Apesar de marcas como a Nvidia terem relançado algumas placas gráficas com limites da taxa de hash, parece que as medidas chinesas conseguiram um maior impacto para repor unidades de GPUs de volta nas mãos dos jogadores.

Já pode comprar uma GeForce RTX 3070 na China por 339 euros

Com a acentuada escassez de componentes na indústria e o stock limpo das prateleiras muito devido à mineração de criptomoedas, o preço das placas gráficas atingiu valores extremamente altos. A Nvidia GeForce RTX 3070, por exemplo, chegou a custar mais de 1.300 euros nalgumas lojas, quando o valor inicial recomendado pela marca era de 422 euros.

Mas com as barreiras impostas às moedas digitais na China, os mineradores já começaram a vender as suas placas gráficas em sites de artigos de segunda mão. Os vendedores optam por valores inferiores ao custo, de forma a conseguirem vender os equipamentos mais rapidamente.

RTX 3070

Segundo as informações, centenas de gráficas GeForce RTX 3070 estão a ser vendidas por 2.600 yuans, cerca de 339 euros. Mas estas vendas estão a ser feitas por quantidades, ou seja, os interessados devem comprar pelo menos 100 unidades para facilitar a venda.

Por sua vez, o modelo RTX 3060 pode ser encontrado à venda por 250 euros, enquanto que a RTX 3060 Ti está a 310 euros. Nestes modelos, a quantidade mínima é de 200 unidades por compra. Já do lado da AMD encontra-se à venda a Radeon RX 6700 XT por 260 euros, mas é exigida a compra de 300 unidades.

O fator menos positivo é que estamos a falar de gráficas que foram intensivamente usadas na mineração, muitas vezes durante 24 horas todos os dias, a temperaturas elevadas. Como tal, o estado dos equipamentos, nalguns casos, pode estar significativamente comprometido.

Leia também:

Bitmain vai suspender a venda das suas ASICs de mineração para ajudar a indústria

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Knight
    Knight

    Ja não compro sendo usado para minerar de um patriota, imagina de um chinês.
    Vau ficar no mimimi, vai lá mora lá e não volte, chega de dar trela pra comunista, gente vcs não entenderam ainda ou é de propósito essas matérias?
    O mundo inteiro minerando e ficam nessa com essa gente que quase dizimou o planeta todo, ah pelo amor.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      agora em português sff…

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        para um bom portugues meia palavra basta,.. tu nao e tuga man!

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    A verdade é que nas as vende por causa do Governo Chinês, vende porque esses modelos já não compensam para minerar, também vendi 6.
    Isto porque os mineradores a sério se deslocaram da China para outros países.

    Mas enquanto as criptos estiverem baixas é normal o mercado de usados crescer, quando voltar a subir voltamos a escaces das gráficas.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      E quando puseste a vender as 6, referiste no anúncio que foram usadas para minerar? Se sim, indicaste também se estavam underclocked ou não?

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      E quando puseste a vender as 6, referiste no anúncio que foram usadas para minerar? Se sim, indicaste também se estavam underclocked ou não?

      1. Avatar de Rafilda
        Rafilda

        Ele não vai responder.

        1. Avatar de Pedro Aranho
          Pedro Aranho

          Naahhh. Só minerava 3 horas por dia! Quanto a mim, nunca mais vou comprar uma gráfica usada! Preciso pagar mais por uma nova.

          1. Avatar de pH
            pH

            Há placas usadas para minar em muito melhor estado que outras usadas para gaming.
            Tudo depende da manutenção e cuidado.
            Provavelmente confio mais numa placa usada para minar, que certamente sofreu manutenção de pasta térmica, pads, etc. que uma usada para gaming, normalmente com OC até não dar mais e pouca manutenção.

      2. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        Ele é dos que aqui aparecem a dizer que fizeram 70000 milhões de euros nas bitcoins e que ainda tem 60000 na carteira virtual “à espera que cheguem aos 70000 dólares cada para começar a vender”.
        Depois, não passa de um youtuber que vende PDF´s a 200 euros aos miúdos a dizer que conseguem obter 300000 euros mensais se investirem nos links que tem ao fundo da página…

        1. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Que arrogância de tua parte

      3. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        A tua de gaming deve estar mais esmifrada que as dele de mineração

    3. Avatar de RPG
      RPG

      Não compensam para minerar como? RTX 3070 e 3060 Ti, são os 2 modelos com melhor rácio de hashrate/watt LOL

    4. Avatar de Alex
      Alex

      Segundo esse CÚmentário n me parece mesmo que sejas um minerador a sério….

    5. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Minerar em Portugal? ROTFLLLLLLLLLLLL
      Precisavas de investir 80000 euros em equipamentos informáticos e 6 milhões de euros em energia para conseguir algum lucro, se as moedas virtuais tivessem acima de 40000 dólares. Abaixo disso, bem podes penar, pois a única maneira de teres lucro era investires em quintas com 6000 máquinas a 4000 euros cada uma e roubar electricidade de um poste de alta tensão.

      1. Avatar de VP
        VP

        Vamos fazer o calculo para uma gtx 3080:
        Tem um consumo anunciado de 320W + CPU e SSD 30W = 350W

        Adicionando a perda por ineficiência da fonte de alimentação (daquelas baratas a 80%) o consumo total fica a 420W, ao final de 24h ficamos com 10KWh (420W x24) (consumo diario)

        A GTX 3080 a minar ETH (sem overclock) rende por dia 6.37$ = 5.31€ segundo site whattomine.

        Plano EDP tarifa simples, 30A potencia contratada, o custo por KWh fica a 0.1445 + IVA fica a 0.178€

        Portanto em electricidade diariamente teríamos um custo de 1.78€
        Lucro diario 5.31€ – 1.78€ = 3.53€.
        Por mês dá 106€

        Todos os valores anunciados estão por cima. A gráfica na verdade não consume 320W, existem fontes de alimentação com eficiência de 90% e os valores da EDP não incluem os descontos pela adesão ao debito directo.

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Na realidade o consumo será quase 2/3 disso, isto pq será sempre definido um power limit a rondar os 220W numa RTX 3080.. e por exemplo numa 3070 será limitado a 120W. Isto é feito porque mesmo que a GPU consuma mais, a hashrate não será superior, e na verdade até começará a crashar.. portanto é sempre definido um power limit no miner, para n exceder determinada potência, e tornar o processo o mais rentável possível (obter o máximo de hashrate com a menor potência/consumo possível). Se quiserem ver o cálculo já feito por modelo: https://minerstat.com/hardware/gpus

        2. Avatar de Luís Miguel
          Luís Miguel

          Só considero lucro quando o valor de minar for superior ao valor total do hardware.
          Valor mínimo 2000€ de hardware para um sistema com uma RTX 3080 levaria +-20 meses, para efetuar lucro, só no 21º mês terias os 100€ de lucro.
          Para material informático em segunda mão… nunca daria mais de metade do valor inicial recomendado (422€), para mim material informático perde muito valor.

        3. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Uma RTX 3080 com undervolt tiras 200€ brutos por mês

      2. Avatar de BL
        BL

        Enfim, é por barbaridades destas, que as pessoas que as dizem deveriam ser obrigadas a estudar antes de falar! teriamos um mundo melhor…

      3. Avatar de Vitor
        Vitor

        Tanta coisa e ainda não encontrei qualquer site com as mesmas à venda. Já agora se algum de vocês souber diga.

    6. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Não rende porque? Não deves saber o que dizes

  3. Avatar de Ivan Ribeiro
    Ivan Ribeiro

    Espero que todos os países tomem as mesmas medidas que a china. As moedas virtuais são o cancro financeiro. O melhor é estudar e trabalhar como pessoas normais e deixarem de ganhar dinheiro à sombra da bananeira. Já para não falar da fuga a impostos que destrói um país

    1. Avatar de ze
      ze

      Bem dito Ivan, criptomoedas são um cancro, produzir milhares de GigaWattt.hora com geradores a carvão e petróleo, nuclear etc, só para encriptar a porcaria destas moedas e poluir o meio ambiente pra um simples zé povinho lucrar 100 euros por mês, isto é mesmo um cancro

    2. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Não deixo de concordar contigo…mas calma rapaz…não sejas tao violento… eheheh

  4. Avatar de Thiago
    Thiago

    Qual site q está vendendo ????

  5. Avatar de Vitor
    Vitor

    Talvez mais depressa compre uma gráfica usada para estes fins por 200€ que teve manutenção devida doque comprar uma de um gamer qualquer por 500€ que talvez nunca tenha sido devidamente tratada e muitas vezes com paragens forçadas e descuidada. Portanto se algum souber onde comprar eu quero saber onde.