Depois de se posicionar contra os carros elétricos, o CEO da Bosch deixa o cargo

45 Comentários

Apesar da força que os carros elétricos estão, efetivamente, a ganhar, nem todos são fãs e nem todos acreditam que estes são o único caminho para a neutralidade. Caso disso é o CEO da Bosch que já tomou uma posição e opõe-se à exclusividade da mobilidade elétrica.

Aparentemente, esta posição ter-lhe-á custado mesmo o cargo que ocupa há 10 anos.

Bosch


O CEO da Bosch, Volkmar Denner, tem vindo a criticar o estreito compromisso com os carros elétricos. Mais do que isso, tem apelado à neutralidade da administração europeia para não prejudicar os investimentos feitos nos e com os motores de combustão.

Para o executivo da multinacional alemã, embora os carros elétricos estejam fortemente associados às emissões zero, a história não é bem assim. Isto, porque a eletricidade na Alemanha, por exemplo, não é neutra em termos de emissões. Além disso, a produção das baterias tem lugar na Ásia, onde grande parte da energia utilizada é alimentada a carvão.

Este é um caso de dois pesos e duas medidas em detrimento do motor de combustão interna e em detrimento do ambiente.

Disse Volkmar Denner.

Na realidade, as vendas dos carros a combustão estão em declínio, a par da ascendência dos carros elétricos, em todo o mundo. Portanto, as declarações do CEO da multinacional Bosch causaram alguma agitação na Alemanha e, segundo a Reuters, a sua posição parece ter-lhe custado o cargo de CEO que, aliás, ocupa há 10 anos.

O cargo de CEO vai, então, ser ocupado por Stefan Hartung, diretor das atividades automóveis da Bosh. Segundo a multinacional, esta é uma passagem de testemunho que vem sendo preparada há muito tempo.

Carros elétricos

Oposições face às vantagens dos carros elétricos

Apesar da panóplia de estudos que vangloriam as vantagens dos carros elétricos, em detrimento de outra qualquer mobilidade, também existem vários que pretendem provar exatamente o contrário.

Estes que são muitas vezes conduzidos por empresas que podem de alguma forma ser prejudicadas pela ascensão dos carros elétricos, espoletando dúvidas relativamente aos dados apresentados e aos resultados obtidos.

 

Leia também:

Carta aberta à UE afirma que os benefícios dos elétricos estão a ser sobrestimados

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de scp
    scp

    – És a favor dos carros elétricos?
    – Sim.
    – Estás contratado.

    (Em Alemão)

  2. Avatar de Ric Fazeres
    Ric Fazeres

    Carro eléctrico ainda não é o futuro

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Então? São o presente ou o passado?

      1. Avatar de Ric Fazeres
        Ric Fazeres

        Só o preço de mudar uma célula já me deixa….

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Num dia arranjas guita para mudar umas 5 células.

          Basta fazeres uma live com as crianças a pedir donation para a “Nova Célula do Riczão”

    2. Avatar de krabyweb
      krabyweb

      Tens que saber utilizar melhor as palavras … Há sempre alguém à espreita para mandar a baixo.
      Carro elécrico ainda não é o futuro próximo !!!
      Concordo que talvez daqui a 80 ou 100 anos …

      1. Avatar de Nick
        Nick

        Repara bem no que disseste, VE ainda não é o futuro. O “ainda” diz que estás a pensar no presente. No futuro é outra coisa que ainda não conhecemos. Se hoje ainda não é solução pelo preço, lá chegaremos.

        1. Avatar de krabyweb
          krabyweb

          Ok, lá está a aprendizagem do “portugalês”.
          Claro que está correcto. O “ainda emprega-se sempre a antecipar o futuro.
          Fico curioso para saber que notas a língua portuguesa conseguiram obter.
          Não está à espera que empregue as palavras pelo novo acordo ortográfico que nem os PALOP aceitaram.
          O mal das novas gerações é não quererem aceitar a sabedoria das gerações mais antigas, mas exigem que os antigos sejam condescendentes com os meninos das novas gerações que “sabem tudo” porque foram mal ensinados.
          Tenham dó … Se não querem aprender respeitem!

  3. Avatar de João do Boné
    João do Boné

    Mais uma vez, o que é verdade mas é politicamente incorrecto tem que ser silenciado.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1
      Bosch é o maior fornecedor de electronica automóvel e ganha mihoes com os carros electricos. Faz todo o sentido afirmar que esse mercado deverá ser evitado. Como CEO estava no bom caminho.

      1. Avatar de João do Boné
        João do Boné

        A minha interpretação até foi no sentido de que este CEO até estava a ser prudente na sua gestão.
        Claramente estamos a assistir a um boom enorme dos EV, mas acredito que seja um frenesim em demasia.
        Ambas as tecnologias são aceitáveis neste momento, EV e CI, !as concordo que não devemos abandonar por completo os CI em detrimento dos EV. Acredito que estes últimos serão o futuro, mas não a utilizar as baterias de lítio.
        Depois há casos e casos.

        Acho que o que ele disse foi de senso comum, que largar tudo em prol dos carros eléctricos é um erro. Eu, em parte concordo com ele.
        Agora todos sabemos que a EU quer é carros eléctricos.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Ele afirmar o que ele afirmou é como o CEO da Intel dizer em publico que ARM é o futuro e que o x86 está morto. Pode estar correcto, mas vai contra os valores/objectivos da empresa

  4. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Aliar esta posição deste CEO de uma empresa de renome como a Bosch á entrevista do CEO da Toyota á uns tempos é de ficarmos a pensar se a electricidade, ou aliás, os carros electricos são mesmo o futuro PARA JÁ… sim, é o futuro, mas acho que estamos a meter a carroça á frente dos bois…

    1. Avatar de ACS
      ACS

      quem paga são os consumidores e os contribuintes de muitos países. Esta mudança às pressas é completamente política pois ainda há partes da infraestrutura que não está preparada para a conversão total. quero ver como vai ser daqui a 5 anos quando começar a existir apagões.

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Exactamente….apagões e outras situações bem mais graves… as pessoas não têm noção… precisamos da transação sim, mas com calma e não á pressa…

        1. Avatar de traveller
          traveller

          quais apagões? o carro a carregar gasta o mesmo que um aquecedor elétrico em casa queres ver que no inverno ficamos todos em apagões dah.

  5. Avatar de Robin
    Robin

    A grande cruzada dos carros a pilhas

  6. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Os carros elétricos ainda não têm mais vantagens do que os carros a combustão.

    1. Avatar de krabyweb
      krabyweb

      Claro que não.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não, eu gastava 120€ por mês gasolina agr gasto 16€ em eletrecidade para mim tem muita vantagem

  7. Avatar de Rui
    Rui

    É inacreditável a cegueira da UE. Mais um prego no caixão!
    Como é possível trocarmos uma dependência do petróleo por outra da energia eléctrica? Vamos voltar à energia nuclear?

    E já agora gostava de saber se vamos também acabar com os transportes marítimos (feitos com motores a diesel e/ou a gas), os transportes terrestres (liquidamos os camiões, autocarros e comboios e passam todos a eléctricos? Onde vão buscar a energia?) e também liquidamos os transportes aéreos?

    É bom que que os líderes expliquem as consequências que estas decisões idiotas implicam. É mais um disparate a ser tomado, depois de deslocalizarem a indústria para oriente, agora percebem que foi um disparate!!!!!

    1. Avatar de Paulito
      Paulito

      Sim, Portugal está carregado de Petróleo e tudo. Mais vale optarmos por um recurso que temos … no futuro terás carros a serem carregados com energia solar durante o dia e maybe à noite se o teu percurso no dia seguinte for só trabalho casa, ficam a alimentar a TV, frigorifico, fogão etc.
      Portugal só tem a ganhar com a energia elétrica. É pena sermos um povo com medo de coisas novas, até os Americanos lançarem a moda ahaha

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Explique-me lá como é que vai transportar as pessoas e mercadorias entre continentes.
        Sabe que os carros particulares existem para pequenas deslocações, certo? Conhece algum avião da Boing e Airbus eléctrico que vá ser lançado? E camiões eléctricos, são quantos? E navios eléctricos?

        Já agora, aprecie as energias renováveis tuga, porque são das mais caras no mundo!!!!! Já ouviu falar em rendas garantidas nas renováveis? https ://observador.pt/2019/03/13/rendas-nas-renovaveis-e-um-erro-achar-que-uma-tarifa-fixa-e-um-subsidio/

        1. Avatar de traveller
          traveller

          “Explique-me lá como é que vai transportar as pessoas e mercadorias entre continentes.” simples de combói que é elétrico.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Então é melhor começar a escavar o fundo do oceano, pode ser que daqui a uns 80 anos termine o túnel que liga a Europa a África + América! E tem também de descobrir o que fazer com as saídas de emergência a……. 5 a 10km de baixo de terra!!!!!

            Olhe? Já agora, sabe que Portugal tem o problema da bitola ibérica para resolver, antes de ligar ao resto da Europa, não sabe?

      2. Avatar de Honda
        Honda

        Quando não houver sol carregas com chuva
        Hahahah

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Felizmente somos um pais de muito sol, mas este comentario bate o recorde da estupides então quando não houver sol não carregas?? amigo ate podes fazer eletricidadese rodares uma manivela agr se não houver petroleo vai lá fazer um buraquinho no chao para ver se o encontras ahah que falta de inteligencia

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          Eu gastava 120€ em gasolina agr gasto 16 em eletrcidade mas claramente eu tenho o triplo dos teus neuronios

          1. Avatar de Krabyweb
            Krabyweb

            Os neurónios estão é todos queimados para não saber escrever electricidade e ser o único a favor de carros elétricos!

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Unico? ahah não deves andar na rua para ver a quantidade de eletricos que já há.
            Os meus estão queimados? mas tu vais me corrigir e mesmo assim consegues fazer asneira ahah é eletricidade

          3. Avatar de krabyweb
            krabyweb

            Não tenho a sua idade e muito menos nunca terá uma formação digna de vocabulário português porque não lhe foi ensinado como tal e à 50 anos escrevia-se ELECTRICIDADE e não tenho que andar ao sabor das modernices, que até os PALOP não aderiram ao acordo ortográfico quer das aberrações dos carros eléctricos.
            Vá ler os textos do Presidente da República e corrija-o …
            Doutra forma o “meu patrão” foi corrido do maior cargo da Bosch por VER BEM que os carros eléctricos não são sustentáveis para a empresa e haver internamente determinados “afilhados” mandatados pelo governo da senhora Merkl.
            Amigo, quando se quiser afirmar em determinado assunto, primeiro estude e depois manifeste a sua tese assente em dados concretos.
            Carros eléctricos da forma como estão a ser fabricados, daqui por 20 anos causaram maior impacto no clima que os de combustão.
            É para quem sabe …

          4. Avatar de traveller
            traveller

            Krabyweb “não lhe foi ensinado como tal e à 50 anos escrevia-se ELECTRICIDADE” mas olhe que há 50 anos foi ensinado que se escreve com h 🙂 mas pronto é o pináculo da sabedoria, quantos estudos quer de fontes independentes que indicam o contrário do que diz.

      3. Avatar de Rafilda
        Rafilda

        Claro, num futuro bem distante com outro tipo de economia e “liberdade”. Até lá é sermos roubados por genocidas profissionais.

      4. Avatar de Miguel
        Miguel

        As pessoas dos grandes centros urbanos não necessitam de carro electrico para o trabalho, necessitam de andar de transportes públicos.

        É pena sermos um povo comodista que quer fazer mudança sem sacrificio da sua vidinha de luxo.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          O que é pena é termos idiotas a governar-nos e outros fazerem crer-nos que temos uma vidinha de luxos, quando bastava olhar para aqui e vermos que Portugal caminha a passos largos para ser o país mais pobre da UE!!!!!

          https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/portugal-esta-a-ser-ultrapassado-no-pib-per-capita-pelos-10-paises-que-aderiram-a-ue-em-2004

          Continuem a gastar rios de dinheiro, que não temos, para subsidiar as tecnologias verdes!!!! E depois essas tecnologias verdes…… têem preços dos mais altos da Europa! Isso sim é progresso!!!!!

          Eu estou lixado por ver países muito mais pobres que nós em 2004, que entraram na UE e só nessa altura passaram a receber subsídios e são neste momento mais ricos que nós!!!!!

          Mas espera lá, não se pode falar em rico, que isso é pecado para a esquerda!!!! Não interessa estarmos a empobrecer, o que interessa é distribuír o que existe por todos!!!!!!

          Mais xuxialismo para a mesa do canto se fax favore!!!!!

    2. Avatar de Honda
      Honda

      +1
      Tudo dito

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sim realmente é um disparate trocar coisas que usam um recurso que não temos por outra que usam um recurso que temos ahah que cerebro tão pequenino e sim o objectivo é troar tudo para eletrico que é o que faz sentido podes fazer energia eletrica em casa mas não podes fazer petroleo é esta a grande diferença

  8. Avatar de António
    António

    Electricos?…
    Optarei quando forem autossuficientes e sem necessidade do recurso a uma ficha que esteja dependente e ligada a uma central de produção de energia, que permite a uma companhia de electricidade ter ganhos exorbitantes.
    Quando a estrutura do eléctrico contemplar painéis solares para captação de raios solares, aerogeradores accionados pela deslocação de ar ou correias de transmissão ligadas ao alternador e movidas pelo próprio movimento do veículo e todos estes componentes visando carregar a bateria, aí valerá a pena adquirir um veículo eléctrico.

    1. Avatar de traveller
      traveller

      entretanto tens carro que faz poluição a andar e esta ligado a uma bomba de combustível que foi alimentada por um camião por sua vez foi alimentado numa refinaria que foi alimentada por um navio que foi alimentado por uma extração de petróleo.
      Mas gosto tantos utilizadores de veículos a combustão preocupados agora com o ambiente.

      1. Avatar de FreakOnALeash
      2. Avatar de krabyweb
        krabyweb

        Só para que conste, em 1970 “farmácia” já não se escrevia com “H” quanto mais eletricidade …
        O ensino dessa época era muito mais rigoroso, os professores bem mais qualificados e as pessoas bem mais instruídas.
        Há que respeitar a sabedoria e entender que a evolução das palavras só veio tornar o país mais analfabeto.

        1. Avatar de traveller
          traveller

          krabyweb o Dr. que se acha mais inteligente e vem corrigir o que outros escrevem mas no seu comentário escreveu “à 50 anos” quando se escreve há 50 anos, bem haja.

  9. Avatar de Krabyweb
    Krabyweb

    Os neurónios estão é todos queimados para não saber escrever electricidade e ser o único a favor de carros elétricos!

  10. Avatar de José Abreu
    José Abreu

    Uma mono solução é sempre má para o ambiente.

  11. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Tenho algumas dúvidas que essa tenha sido a razão da sua saída até porque os carros a combustão ainda vão andar cá bastante tempo.